segunda-feira, 13 de julho de 2020

Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Portuguesa                             Série: 8°B e 8°C

e-mail: espinoli2020@bol.com.br


Alunos e alunas,

Vamos dar continuidade ao assunto da última aula - do dia 10 de julho.

Linguagem verbal e não verbal

   A combinação de elementos visuais e verbais torna a charge objeto de fascínio e exige do leitor interpretação cuidadosa, já que a interação entre essas linguagem é determinante para o entendimento pleno do texto. Assim, palavras e imagens compõe a base do gênero. Observe o exemplo a seguir:






   Essa imagem foi composta de imagens e palavras e exige do leitor conhecimento prévio do ditado popular "entra por um ouvido e saiu por outro", utilizado em situações em que determinada mensagem não é alvo de atenção por parte do interlocutor. Assim, a expressão facial do ex presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, aliada à imagem de palavras entrando por um ouvido e saindo por outro, sugere que o ex-líder americano não deu a devida  atenção ao fato de que o Brasil desejava uma vaga no conselho de segurança da ONU.

    A charge nasce das notícias de jornal. Inspirados em fatos marcantes, os chargistas procuram ilustrar determinado acontecimento com um toque de emoção ou irreverência, imprimindo marcas subjetivas na mensagem. Assim, as charges costumam ter uma vida  útil relativamente curta, pois diariamente as notícias se renovam e, consequentemente, a charge torna-se distante do contexto apresentado.

















 Já na foto acima, podemos observar uma charge criada a partir da mesma notícia: o acidente aéreo, ocorrido em 29 de novembro de 2016, que matou mais de setenta pessoas, entre elas parte da delegação da Chapecoense.

  Nessa ilustração, os jogadores que foram vitimas do acidente encontram-se em um pódio feito de nuvens e, em vez de medalhas, recebem auréolas das mãos de um senhor com vestimenta branca e cabelo branco trazendo um significado de santidade, o que pode ser lido como uma sugestão de que o próprio Deus está premiando os jogadores.

Observação: Não esqueçam que para interpretarmos uma  charge é preciso de um conhecimento prévio do assunto. Devemos analisar a imagem e as frases contida na charge.


                                                                 EXERCÍCIOS 

Com base nas charges abaixo, reflita sobre o tema. Analise  cada uma das charges apresentada e identifique que mensagem está sugerida pelo chargista.

Charge 1

ARIONAURO CARTUNS - Blog do Cartunista Arionauro: Charge Mosquito ...















Charge 2

ARIONAURO CARTUNS - Blog do Cartunista Arionauro: Charge Dengue Brasil



Próxima postagem - 14 de julho de 2020 - Vamos finalizar esse assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário