PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO
Atividade
de Arte – 1ª, 2ª e 3ª etapas
9º
ano - Profa. Daniela
Etapa
1
RESPONDA
AS SEGUINTES QUESTÕES PESSOAIS (SONDAGEM)
As questões devem ser respondidas de acordo com sua experiência,
relembre momentos em que teve contato com a linguagem teatral como espectador
e/ou participante.
1. Você já participou de alguma
experimentação teatral de improvisação, jogo cênico, construção corporal e
vocal de personagens do drama? Conte um pouco desta experiência.
2. Se já participou, onde foi? Na escola?
Projetos sociais? Igreja? Centro Cultural?
3. Cite quais profissões ligadas
ao teatro você conhece que tem funções técnicas, artísticas, de comunicação e
imagem e administrativas .
4. Quais são as principais
atividades que um ator, um figurinista, um aderecista, um maquiador/visagista,
um cenógrafo, um iluminador, um sonoplasta, um produtor, diretor e um assessor
de imprensa exercem em uma produção teatral?
5. Você já participou alguma vez
da produção de um espetáculo teatral na escola ou em outro local? Como foi esta
experiência? Qual ou quais funções você exerceu?
Etapa 2
Assista a aula do CMSP no seguinte
link
https://www.youtube.com/watch?v=JSNwtkjXM7U
Etapa 3
Assista a também a aula do CMSP no
seguinte link
https://www.youtube.com/watch?v=PvBxkdj_QSw
ATENÇÃO
- Realizar atividade e enviá-la NO
E-MAIL professoradaniela.montessori@gmail.com - NÃO ESQUEÇA, POR FAVOR, DE COLOCAR SEU
NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE
- EM CASO DE DÚVIDAS, MANDE UM E-MAIL
COM SUA PERGUNTA OU ENVIE NO GRUPO DO WHATSAPP (A COORDENAÇÃO OU A DIREÇÃO ME
ENCAMINHARÁ E EU O RESPONDEREI)
- CASO NÃO CONSIGAM ENVIAR POR E-MAIL
A ATIVIDADE REALIZADA, FAVOR ENTREGAR AS RESPOSTAS NA PRÓPRIA ESCOLA, NÃO
ESQUECENDO DE COLOCAR NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE, DIZENDO TAMBÉM QUE É DA
MATÉRIA ARTE.
Atividade
de Arte – etapa 1, 2 e 3
8º
ano - Profa. Daniela
Etapa
1
Leia
atentamente o texto a seguir e responda das questões
Asdrúbal Trouxe o Trombone – Um
projeto artístico de criação coletiva
O grupo Asdrúbal Trouxe o Trombone
foi criado no Rio de Janeiro, em 1974, com a liderança de Hamilton Vaz Pereira
e a participação de Regina Casé, Luiz Fernando Guimarães, Evandro Mesquita e
Patrícia Travassos, entre outros. Asdrúbal Trouxe o Trombone colocou em
evidência, na história do teatro brasileiro, o processo de criação coletiva, no
que se refere à concepção cênica, aos figurinos, à interpretação e à
dramaturgia. O grupo tinha a singularidade de não se sentir como um grupo de
“atores” que fazia teatro, e sim que fazia “Asdrúbal”. Essa marca poética
parece ter sido o modo encontrado pelo grupo para preservar certa diferença de
outros grupos importantes da época e de atores que faziam em cena o que era
oferecido no mercado como oportunidade profissional. Um trabalho que marcou a
carreira do grupo – e que, à época, trouxe um frescor à linguagem teatral – foi
a criação coletiva “Trate-me leão (1977)”, uma sequência de cenas curtas sobre
problemas da adolescência e da juventude. O tema de Trate-me leão é o tédio;
onde ninguém tem objetivo na vida, há um sentimento de abandono, de não saber
como continuar. A gênese da estrutura narrativa de “Trate-me leão” é a vivência
pessoal dos integrantes do grupo. O texto ia sendo escrito em casa pelos
atores, por meio da pesquisa com pessoas do prédio, da família, gerando cenas e
diálogos que traziam para o palco a própria vida. Durante nove meses de
criação, Hamilton Vaz Pereira, em um trabalho de colaboração entre os
participantes, fez o esboço de cenas, identificando núcleos temáticos no
material apresentado pelo grupo. Ao mesmo tempo, a criação de cenas emergia de
improvisações e jogos coletivos que permitiam a invenção expressiva dos
participantes do grupo. Esse processo de criação fazia o trabalho do Asdrúbal
ser ancorado na criação coletiva, tanto na construção da narrativa textual como
na composição das personagens, com base no repertório pessoal expressivo dos
participantes durante as improvisações. Podemos dizer, então, que a criação
coletiva do Asdrúbal era um processo criativo teatral que tinha como
características: a presença da expressão de todos os integrantes do grupo; a
“grupalidade”, como possibilidade de se reunir para falar de si e ouvir o
outro; os pedaços da própria história de vida e a vontade de experimentar com o
grupo outras possibilidades de cena e de vida; a experimentação da linguagem
teatral por meio do improviso como processo de trabalho; e a necessidade de
trazer para o palco a própria vida. Esse processo de criação coletiva resultava
em uma encenação que deixava transparecer um jeito próprio de representar de
cada um, que era descoberto durante as improvisações e os ensaios, assim como,
durante a encenação, cenas inéditas poderiam aparecer no “aqui-agora” do palco,
formando uma autoria coletiva. Ou seja, em vez de seguir procedimentos
tradicionais calcados sobre o fator segurança (texto decorado, marcação
prematura, especialização de tarefas), o Asdrúbal, em seu processo de criação
coletiva, arriscava adentrar o terreno dos lapsos, das falhas, do inesperado
que revela aspectos desconhecidos durante os improvisos. A construção estética
teatral dos espetáculos do Asdrúbal era feita do aproveitamento de materiais. A
iluminação era caseira e precária, os cenários grafitados e os figurinos, com
indumentária das roupas de rua. Os atores traziam ao palco interpretações que
mostravam a espontaneidade dos intérpretes, dando ação a uma dramaturgia
escrita com base nos trechos de diários, na narração de casos de família, na
recitação da poesia do amigo, na cena da briga de namoro, nas trilhas sonoras
roqueiras de contestação à família e ao teatro comercial. O teatro de grupo dos
anos 1970, portanto, era feito do e no trabalho coletivo. No final dessa
década, já estava claro que a criação coletiva não era um movimento nem um
estilo de época, mas um método de trabalho marcado pelo mesmo dinamismo que
caracterizava o modo de fazer teatro contemporâneo no que hoje é chamado de
“processos colaborativos”.
Fonte: Texto elaborado pelos autores para o
São Paulo Faz Escola.
RESPONDA
1. Vocês conseguiram compreender
as características dos processos artísticos coletivos e colaborativos teatrais?
2. Nesses processos, a função dos
profissionais se modifica? Comente.
3. Como o uso das tecnologias e
recursos digitais mudou o modo de acessar, apreciar, produzir, registrar e
compartilhar práticas e repertórios artísticos? Justifique?
4. De que maneira podemos acessar,
apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos
de modo reflexivo, ético e responsável?
5. É prática comum, antes do início de um
espetáculo teatral, os responsáveis avisarem se o espetáculo pode ser
fotografado ou filmado. Porém, muitas pessoas desobedecem esse aviso,
registrando e publicando cenas em redes sociais. Qual é sua opinião sobre o
fato? Quais soluções você indicaria para resolver esse problema?
Etapa 2
Assista a aula do CMSP no seguinte
link
https://www.youtube.com/watch?v=P5JwkGoLyMw
Etapa 3
Assista também a aula do CMSP no
seguinte link
https://www.youtube.com/watch?v=LhgggVC1IhQ
ATENÇÃO
- Realizar atividade e enviá-la NO
E-MAIL professoradaniela.montessori@gmail.com - NÃO ESQUEÇA, POR FAVOR, DE COLOCAR SEU
NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE
- EM CASO DE DÚVIDAS, MANDE UM E-MAIL
COM SUA PERGUNTA OU ENVIE NO GRUPO DO WHATSAPP (A COORDENAÇÃO OU A DIREÇÃO ME
ENCAMINHARÁ E EU O RESPONDEREI)
- CASO NÃO CONSIGAM ENVIAR POR E-MAIL
A ATIVIDADE REALIZADA, FAVOR ENTREGAR AS RESPOSTAS NA PRÓPRIA ESCOLA, NÃO
ESQUECENDO DE COLOCAR NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE, DIZENDO TAMBÉM QUE É DA
MATÉRIA ARTE.
Atividade
de Arte – etapa 1, 2 e 3
7º
ano - Profa. Daniela
Etapa 1
Reflita e responda as seguintes
questões:
Há sempre um encantamento quando
assistimos os espetáculos de marionetes ou Teatro de Bonecos; ou, ainda, os
mamulengos ou teatro de fantoches, como é habitualmente chamado o Teatro de
Formas Animadas na escola. Participe da atividade expondo o que você sabe sobre
improvisação teatral, jogo cênico, construção de movimento (manipulação) e
vocais de personagens – “seres animados-inanimados” do Teatro de Formas
Animadas.
1. O que você imagina que seja um
Teatro de Formas Animadas?
2. Você já assistiu a algum espetáculo em que
as histórias eram contadas por meio de bonecos? Se a resposta for sim, qual?
Onde foi (escola, internet, teatro, etc.)?
3. Para você, como é a criação de
um boneco-personagem? De que modo o boneco “ganha vida” no palco?
4. Você já criou algum fantoche,
marionete ou boneco para fazer Teatro de Animação? Quais materiais utilizou?
5. Existe em seu bairro, cidade ou região,
cursos de Teatro de Animação? Onde acontece o curso?
6. Geralmente escolas, igrejas, centros
culturais e/ou projetos sociais promovem várias atividades por meio do Teatro
de Animação. Você já participou de algumas dessas atividades? Comente
Etapa 2
Assista a aula no CMSP no seguinte
link
https://www.youtube.com/watch?v=GVQfZAC9MGQ
Etapa 3
Assista a também a seguinte aula no
CMSP no link
https://www.youtube.com/watch?v=15X9S_y1oPQ
ATENÇÃO
- Realizar atividade e enviá-la NO
E-MAIL professoradaniela.montessori@gmail.com - NÃO ESQUEÇA, POR FAVOR, DE COLOCAR SEU
NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE
- EM CASO DE DÚVIDAS, MANDE UM E-MAIL
COM SUA PERGUNTA OU ENVIE NO GRUPO DO WHATSAPP (A COORDENAÇÃO OU A DIREÇÃO ME
ENCAMINHARÁ E EU O RESPONDEREI)
- CASO NÃO CONSIGAM ENVIAR POR E-MAIL
A ATIVIDADE REALIZADA, FAVOR ENTREGAR AS RESPOSTAS NA PRÓPRIA ESCOLA, NÃO
ESQUECENDO DE COLOCAR NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE, DIZENDO TAMBÉM QUE É DA
MATÉRIA ARTE.
Atividade
de Arte – etapas 1, 2 e 3
6º ano - Profa. Daniela
Etapa
1
RESPONDA
AS SEGUINTES QUESTÕES PESSOAIS (SONDAGEM)
1. Quais profissionais trabalham em um circo? Comente.
2. Conhecem quais são os profissionais necessários para a
produção de um espetáculo teatral?
3. Quem define como
serão feitos os figurinos para o teatro ou circo?
4. Para você, como é o figurino de uma personagem de circo?
Quais adereços são usados no circo?
5. Como você definiria a maquiagem de um palhaço? Por que há
um profissional maquiador de teatro ou circo?
6. O que é necessário para se criar um ambiente cenográfico
(uma floresta, uma casa ou o mar, por exemplo) no teatro? E quem faz isso?
7. Toda peça de teatro tem, necessariamente, um cenário?
Quais elementos podem ser utilizados na composição de um cenário? Comente.
Etapa
2
Assista
a aula no CMSP no seguinte link
https://www.youtube.com/watch?v=n1gh9YRmgic
Etapa
3
Assista
a outra aula no CMSP no seguinte link
https://www.youtube.com/watch?v=l7wYtPSVrtM
ATENÇÃO
- Realizar atividade e enviá-la NO
E-MAIL professoradaniela.montessori@gmail.com - NÃO ESQUEÇA, POR FAVOR, DE COLOCAR SEU
NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE
- EM CASO DE DÚVIDAS, MANDE UM E-MAIL
COM SUA PERGUNTA OU ENVIE NO GRUPO DO WHATSAPP (A COORDENAÇÃO OU A DIREÇÃO ME
ENCAMINHARÁ E EU O RESPONDEREI)
- CASO NÃO CONSIGAM ENVIAR POR E-MAIL
A ATIVIDADE REALIZADA, FAVOR ENTREGAR AS RESPOSTAS NA PRÓPRIA ESCOLA, NÃO
ESQUECENDO DE COLOCAR NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE, DIZENDO TAMBÉM QUE É DA MATÉRIA
ARTE.
Atividade
de Arte –
3ª
série EM - Profa. Daniela
Responda através de um breve texto a
seguinte questão
- Como a tecnologia está presente na
criação e execução de obras musicais? DE que maneira os avanços tecnológicos se
fazem presentes na linguagem da Música?
ATENÇÃO
- Realizar atividade e enviá-la NO
E-MAIL professoradaniela.montessori@gmail.com - NÃO ESQUEÇA, POR FAVOR, DE COLOCAR SEU NOME
COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE
- EM CASO DE DÚVIDAS, MANDE UM E-MAIL
COM SUA PERGUNTA OU ENVIE NO GRUPO DO WHATSAPP (A COORDENAÇÃO OU A DIREÇÃO ME
ENCAMINHARÁ E EU O RESPONDEREI)
- CASO NÃO CONSIGAM ENVIAR POR E-MAIL
A ATIVIDADE REALIZADA, FAVOR ENTREGAR AS RESPOSTAS NA PRÓPRIA ESCOLA, NÃO
ESQUECENDO DE COLOCAR NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE, DIZENDO TAMBÉM QUE É DA
MATÉRIA ARTE.
Exercícios de Ortografia
Questão 1
(Copese-2020) Todas as palavras da sequência estão grafadas CORRETAMENTE
em:
a) Cizânia – ojeriza – apaziguar – deslizamento – envernizado.
b) Usura – reveses – despreso – maisena – grisalho.
c) Pretensão – suspenção – expansivo – conversível – defensivo.
d) Submissão – discussão – remissão – intercessão – restrissão.
e) Intervenção – exceção – presunsão – remição – contenção.
(São Marcos-SP) Assinale a alternativa cujas palavras estejam
corretamente grafadas:
a) pajé, xadrês, flecha, mixto,
aconchego
b) abolição, tribo, pretensão, obsecado, cansaço
c) gorjeta, sargeta, picina, florescer, consiliar
d) xadrez, ficha, mexerico, enxame, enxurrada
e) pagé, xadrês, flexa, mecherico, enxame.
(Fundatec-2019) O vocábulo “ansiedade” é escrito com ‘s’. Qual
das palavras abaixo está corretamente escrita com essa mesma letra?
(Quadrix-2019) Assinale a alternativa em que a grafia das
palavras dos trechos está de acordo com as regras da ortografia oficial
brasileira e com os significados apropriados.
a) Estou com dificuldade
em absolver tanta informação.
b) Com este calor, não paro de suar.
c) Há novas medidas para combater o tráfego de drogas.
d) Não se preocupe, não vou dilatar ninguém.
e) É preciso ratificar estes dados errados.
(Quadrix-2019) Segundo as regras da ortografia oficial
brasileira para o uso do “g” e do “j”, assinale a alternativa que apresenta
vocábulo grafado corretamente.
a) estranjeiro
b) sarjento
c) berinjela
d) lage
e) tijela
(Cesgranrio-2018) As palavras juiz, suor e várzea, ao serem
passadas para o plural, apresentam a seguinte grafia:
a) juízes; suores; várzeas
b) juizes; suores; varzeas
c) juízes; suóres; várzeas
d) juizes; suórs; varzeas
e) juízeis; suóreis; várzeeis
MORFEMA
FAÇA NO CADERNO.
ASSISTA O VÍDEO:
Morfema é a unidade mínima dotada de significado que integra o vocábulo. Essas estruturas são partes constituintes das palavras.
Morfema lexical
Essa parte da palavra também é conhecida como radical, que é o núcleo que abriga a significação externa da palavra.
Exemplo:
comer – comia – comem – comilão: com é o morfema lexical da palavra comer
trabalho – trabalhador – trabalham – trabalhoso: trabalh é o morfema lexical da palavra trabalhar.
Há palavras que não podem ser divididas em formas significativas menores porque só possuem o radical.
Exemplo:
sol, mar, ar, hoje, lápis, lua, giz, pé.
Morfema gramatical
Os morfemas gramaticais são as unidades internas de significação das palavras. Esses se juntam com o radical e indicam a classe gramatical da palavra.
- Morfemas aditivos
1) prefixo - apresenta-se antes de um vocábulo existente:
respeito → desrespeito
2) sufixo - apresenta-se após o radical ou tema de uma palavra:
planta → plantação
legal → legalmente
3) interfixo – aapresenta a união entre a raiz e o sufixo:
pedregoso → pedr (raiz)
eg (interfixo)
oso (sufixo)
4) infixo - insere-se dentro de outro morfe (realização física, gráfica ou fônica de um morfema: raiz, {S} para indicar plural etc.), normalmente a raiz:
picar (radical: pic) → p-in-icar
Se entendermos que pinicar vem de picar,
notaremos a presença do infixo /-in-/.
pic (raiz)
in (infixo)
- Morfemas Subtrativos
São morfemas que têm um fonema do radical retirado a fim de marcar diferença no sentido da palavra.
Anão / anã
Órfão / órfã
- Morfema Zero
O morfema zero não é o mesmo que morfema subtrativo, uma vez que o morfema zero é a ausência de uma marca de oposição gramatical em referência a outro termo marcado, ou seja, é quando a existência de um morfema só existe graças à existência do outro.
MarØ ←Essa ausência identificando o singular é o morfema zero
Mares
Arcadismo (Conteúdo para resumir, copiar no caderno ou apenas leitura) não vale nota, apenas para enriquecimento de informação.
O Arcadismo é o período que vem depois do Barroco, podendo ser chamado também de "Setecentismo", já que ele ocorreu nos anos 1700 (século XVIII).
Além de ser marcado pelo Iluminismo, seu contexto também é marcado pelo avanço tecnológico que produziram a industrialização e o êxodo rural. O período é fundamental para compreender o declínio do Absolutismo e a ascensão da burguesia.
RESUMO
O marco inaugural do Arcadismo foi em 1768, em Vila Rica MG, com a fundação da Arcádia Ultramarina e a publicação de Obras Poéticas, de Cláudio Manuel da Costa. Mesmo não construindo um grupo nos moldes das arcádias europeias, assim é formada a primeira geração literária brasileira.
Com a chegada da Família Real ao Rio de Janeiro em 1808, nasce a chamada Escola Setecentista, que com suas medidas político-administrativas, permitiu a introdução do pensamento pré-romântico no Brasil. Entre as características do movimento no Brasil, destacam-se a introdução de paisagens tropicais, valorização da história colonial, a luta pela independência e o início do nacionalismo.
Na Literatura, ficou marcado por romper as ideias barrocas e valorizar a natureza e o estilo de vida no campo. Esse movimento literário representou os anseios da vida burguesa em que os poetas costumavam criticar e desprezar a vida nas grandes cidades e centros urbanos, pela agitação e pelos problemas da vida moderna.
Estes dois movimentos são diferentes, ainda que similares. Isso porque o Arcadismo veio para contrapor o Barroco e ambos são movimentos artísticos com inspirações europeias que tiveram grande destaque na veia artística brasileira.
O Barroco surgiu a partir de uma oposição religiosa, dividindo os pensamentos em antropocentrismo – homem no centro das coisas – e o teocentrismo – Deus no centro das coisas. Assim, as produções artísticas desse movimento passaram a ser usadas para expressar o que se pensava, sempre mostrando alguma divisão de conflito (exemplo: o bem e o mal).
Já o Arcadismo surgiu como uma reação ao Barroco e representou o equilíbrio, a simplicidade, antropocentrismo e principalmente a vida simples no campo. Enquanto o Barroco usava o jogo de palavras e o intelectual, o Arcadismo usava uma linguagem mais simples, por considerar o outro movimento com uma linguagem rebuscada e cheia de paradoxos.