terça-feira, 1 de dezembro de 2020

 

                   PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

Lembramos que as aulas continuam normalmente pelo Centro de Mídias, no App, TV, YouTube e Facebook!

Estamos sempre aqui para atender a todos em suas particularidades e necessidades.

HORÁRIO DAS AULAS DO DIA  01/12/2020


Equipe Gestora
2020

 

Atividade de Arte – 1ª, 2ª e 3ª etapas

9º ano - Profa. Daniela

 

Etapa 1

 

RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES PESSOAIS (SONDAGEM)

 

As questões devem ser respondidas de acordo com sua experiência, relembre momentos em que teve contato com a linguagem teatral como espectador e/ou participante.

 

1. Você já participou de alguma experimentação teatral de improvisação, jogo cênico, construção corporal e vocal de personagens do drama? Conte um pouco desta experiência.

 2. Se já participou, onde foi? Na escola? Projetos sociais? Igreja? Centro Cultural?

3. Cite quais profissões ligadas ao teatro você conhece que tem funções técnicas, artísticas, de comunicação e imagem e administrativas .

4. Quais são as principais atividades que um ator, um figurinista, um aderecista, um maquiador/visagista, um cenógrafo, um iluminador, um sonoplasta, um produtor, diretor e um assessor de imprensa exercem em uma produção teatral?

5. Você já participou alguma vez da produção de um espetáculo teatral na escola ou em outro local? Como foi esta experiência? Qual ou quais funções você exerceu?

 

Etapa 2

Assista a aula do CMSP no seguinte link

https://www.youtube.com/watch?v=JSNwtkjXM7U

 

Etapa 3

Assista a também a aula do CMSP no seguinte link

https://www.youtube.com/watch?v=PvBxkdj_QSw

 

 

ATENÇÃO

 

- Realizar atividade e enviá-la NO E-MAIL professoradaniela.montessori@gmail.com  - NÃO ESQUEÇA, POR FAVOR, DE COLOCAR SEU NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE

 

- EM CASO DE DÚVIDAS, MANDE UM E-MAIL COM SUA PERGUNTA OU ENVIE NO GRUPO DO WHATSAPP (A COORDENAÇÃO OU A DIREÇÃO ME ENCAMINHARÁ E EU O RESPONDEREI)

 

- CASO NÃO CONSIGAM ENVIAR POR E-MAIL A ATIVIDADE REALIZADA, FAVOR ENTREGAR AS RESPOSTAS NA PRÓPRIA ESCOLA, NÃO ESQUECENDO DE COLOCAR NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE, DIZENDO TAMBÉM QUE É DA MATÉRIA ARTE.

 


 

Atividade de Arte – etapa 1, 2 e 3

8º ano - Profa. Daniela

 

Etapa 1

 

Leia atentamente o texto a seguir e responda das questões

 

Asdrúbal Trouxe o Trombone – Um projeto artístico de criação coletiva

 

O grupo Asdrúbal Trouxe o Trombone foi criado no Rio de Janeiro, em 1974, com a liderança de Hamilton Vaz Pereira e a participação de Regina Casé, Luiz Fernando Guimarães, Evandro Mesquita e Patrícia Travassos, entre outros. Asdrúbal Trouxe o Trombone colocou em evidência, na história do teatro brasileiro, o processo de criação coletiva, no que se refere à concepção cênica, aos figurinos, à interpretação e à dramaturgia. O grupo tinha a singularidade de não se sentir como um grupo de “atores” que fazia teatro, e sim que fazia “Asdrúbal”. Essa marca poética parece ter sido o modo encontrado pelo grupo para preservar certa diferença de outros grupos importantes da época e de atores que faziam em cena o que era oferecido no mercado como oportunidade profissional. Um trabalho que marcou a carreira do grupo – e que, à época, trouxe um frescor à linguagem teatral – foi a criação coletiva “Trate-me leão (1977)”, uma sequência de cenas curtas sobre problemas da adolescência e da juventude. O tema de Trate-me leão é o tédio; onde ninguém tem objetivo na vida, há um sentimento de abandono, de não saber como continuar. A gênese da estrutura narrativa de “Trate-me leão” é a vivência pessoal dos integrantes do grupo. O texto ia sendo escrito em casa pelos atores, por meio da pesquisa com pessoas do prédio, da família, gerando cenas e diálogos que traziam para o palco a própria vida. Durante nove meses de criação, Hamilton Vaz Pereira, em um trabalho de colaboração entre os participantes, fez o esboço de cenas, identificando núcleos temáticos no material apresentado pelo grupo. Ao mesmo tempo, a criação de cenas emergia de improvisações e jogos coletivos que permitiam a invenção expressiva dos participantes do grupo. Esse processo de criação fazia o trabalho do Asdrúbal ser ancorado na criação coletiva, tanto na construção da narrativa textual como na composição das personagens, com base no repertório pessoal expressivo dos participantes durante as improvisações. Podemos dizer, então, que a criação coletiva do Asdrúbal era um processo criativo teatral que tinha como características: a presença da expressão de todos os integrantes do grupo; a “grupalidade”, como possibilidade de se reunir para falar de si e ouvir o outro; os pedaços da própria história de vida e a vontade de experimentar com o grupo outras possibilidades de cena e de vida; a experimentação da linguagem teatral por meio do improviso como processo de trabalho; e a necessidade de trazer para o palco a própria vida. Esse processo de criação coletiva resultava em uma encenação que deixava transparecer um jeito próprio de representar de cada um, que era descoberto durante as improvisações e os ensaios, assim como, durante a encenação, cenas inéditas poderiam aparecer no “aqui-agora” do palco, formando uma autoria coletiva. Ou seja, em vez de seguir procedimentos tradicionais calcados sobre o fator segurança (texto decorado, marcação prematura, especialização de tarefas), o Asdrúbal, em seu processo de criação coletiva, arriscava adentrar o terreno dos lapsos, das falhas, do inesperado que revela aspectos desconhecidos durante os improvisos. A construção estética teatral dos espetáculos do Asdrúbal era feita do aproveitamento de materiais. A iluminação era caseira e precária, os cenários grafitados e os figurinos, com indumentária das roupas de rua. Os atores traziam ao palco interpretações que mostravam a espontaneidade dos intérpretes, dando ação a uma dramaturgia escrita com base nos trechos de diários, na narração de casos de família, na recitação da poesia do amigo, na cena da briga de namoro, nas trilhas sonoras roqueiras de contestação à família e ao teatro comercial. O teatro de grupo dos anos 1970, portanto, era feito do e no trabalho coletivo. No final dessa década, já estava claro que a criação coletiva não era um movimento nem um estilo de época, mas um método de trabalho marcado pelo mesmo dinamismo que caracterizava o modo de fazer teatro contemporâneo no que hoje é chamado de “processos colaborativos”.

 Fonte: Texto elaborado pelos autores para o São Paulo Faz Escola.

 

RESPONDA

1. Vocês conseguiram compreender as características dos processos artísticos coletivos e colaborativos teatrais?

2. Nesses processos, a função dos profissionais se modifica? Comente.

3. Como o uso das tecnologias e recursos digitais mudou o modo de acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos? Justifique?

4. De que maneira podemos acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos de modo reflexivo, ético e responsável?

 5. É prática comum, antes do início de um espetáculo teatral, os responsáveis avisarem se o espetáculo pode ser fotografado ou filmado. Porém, muitas pessoas desobedecem esse aviso, registrando e publicando cenas em redes sociais. Qual é sua opinião sobre o fato? Quais soluções você indicaria para resolver esse problema?

 

Etapa 2

 

Assista a aula do CMSP no seguinte link

https://www.youtube.com/watch?v=P5JwkGoLyMw

 

 

Etapa 3

 

Assista também a aula do CMSP no seguinte link

https://www.youtube.com/watch?v=LhgggVC1IhQ

 

 

ATENÇÃO

 

- Realizar atividade e enviá-la NO E-MAIL professoradaniela.montessori@gmail.com  - NÃO ESQUEÇA, POR FAVOR, DE COLOCAR SEU NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE

 

- EM CASO DE DÚVIDAS, MANDE UM E-MAIL COM SUA PERGUNTA OU ENVIE NO GRUPO DO WHATSAPP (A COORDENAÇÃO OU A DIREÇÃO ME ENCAMINHARÁ E EU O RESPONDEREI)

 

- CASO NÃO CONSIGAM ENVIAR POR E-MAIL A ATIVIDADE REALIZADA, FAVOR ENTREGAR AS RESPOSTAS NA PRÓPRIA ESCOLA, NÃO ESQUECENDO DE COLOCAR NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE, DIZENDO TAMBÉM QUE É DA MATÉRIA ARTE.

 


 

Atividade de Arte – etapa 1, 2 e 3

7º ano - Profa. Daniela

 

Etapa 1

 

Reflita e responda as seguintes questões:

Há sempre um encantamento quando assistimos os espetáculos de marionetes ou Teatro de Bonecos; ou, ainda, os mamulengos ou teatro de fantoches, como é habitualmente chamado o Teatro de Formas Animadas na escola. Participe da atividade expondo o que você sabe sobre improvisação teatral, jogo cênico, construção de movimento (manipulação) e vocais de personagens – “seres animados-inanimados” do Teatro de Formas Animadas.

1. O que você imagina que seja um Teatro de Formas Animadas?

 2. Você já assistiu a algum espetáculo em que as histórias eram contadas por meio de bonecos? Se a resposta for sim, qual? Onde foi (escola, internet, teatro, etc.)?

3. Para você, como é a criação de um boneco-personagem? De que modo o boneco “ganha vida” no palco?

4. Você já criou algum fantoche, marionete ou boneco para fazer Teatro de Animação? Quais materiais utilizou?

 5. Existe em seu bairro, cidade ou região, cursos de Teatro de Animação? Onde acontece o curso?

 6. Geralmente escolas, igrejas, centros culturais e/ou projetos sociais promovem várias atividades por meio do Teatro de Animação. Você já participou de algumas dessas atividades? Comente

 

Etapa 2

 

Assista a aula no CMSP no seguinte link

https://www.youtube.com/watch?v=GVQfZAC9MGQ

 

 

Etapa 3

 

Assista a também a seguinte aula no CMSP no link

https://www.youtube.com/watch?v=15X9S_y1oPQ

 

 

ATENÇÃO

 

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Atividade de Arte – etapas 1, 2 e 3

6º ano - Profa. Daniela               

 

Etapa 1

 

RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES PESSOAIS (SONDAGEM)

 

1. Quais profissionais trabalham em um circo? Comente.

2. Conhecem quais são os profissionais necessários para a produção de um espetáculo teatral? 

 3. Quem define como serão feitos os figurinos para o teatro ou circo?

4. Para você, como é o figurino de uma personagem de circo? Quais adereços são usados no circo?

5. Como você definiria a maquiagem de um palhaço? Por que há um profissional maquiador de teatro ou circo?

6. O que é necessário para se criar um ambiente cenográfico (uma floresta, uma casa ou o mar, por exemplo) no teatro? E quem faz isso?

7. Toda peça de teatro tem, necessariamente, um cenário? Quais elementos podem ser utilizados na composição de um cenário? Comente.

 

Etapa 2

 

Assista a aula no CMSP no seguinte link

 

https://www.youtube.com/watch?v=n1gh9YRmgic

 

Etapa 3

 

Assista a outra aula no CMSP no seguinte link

 

https://www.youtube.com/watch?v=l7wYtPSVrtM

 

ATENÇÃO

 

- Realizar atividade e enviá-la NO E-MAIL professoradaniela.montessori@gmail.com  - NÃO ESQUEÇA, POR FAVOR, DE COLOCAR SEU NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE

 

- EM CASO DE DÚVIDAS, MANDE UM E-MAIL COM SUA PERGUNTA OU ENVIE NO GRUPO DO WHATSAPP (A COORDENAÇÃO OU A DIREÇÃO ME ENCAMINHARÁ E EU O RESPONDEREI)

 

- CASO NÃO CONSIGAM ENVIAR POR E-MAIL A ATIVIDADE REALIZADA, FAVOR ENTREGAR AS RESPOSTAS NA PRÓPRIA ESCOLA, NÃO ESQUECENDO DE COLOCAR NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE, DIZENDO TAMBÉM QUE É DA MATÉRIA ARTE.

 


 

Atividade de Arte – 

3ª série EM - Profa. Daniela

 

Responda através de um breve texto a seguinte questão

 

- Como a tecnologia está presente na criação e execução de obras musicais? DE que maneira os avanços tecnológicos se fazem presentes na linguagem da Música?

 

ATENÇÃO

 

- Realizar atividade e enviá-la NO E-MAIL professoradaniela.montessori@gmail.com  - NÃO ESQUEÇA, POR FAVOR, DE COLOCAR SEU NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE

 

- EM CASO DE DÚVIDAS, MANDE UM E-MAIL COM SUA PERGUNTA OU ENVIE NO GRUPO DO WHATSAPP (A COORDENAÇÃO OU A DIREÇÃO ME ENCAMINHARÁ E EU O RESPONDEREI)

 

- CASO NÃO CONSIGAM ENVIAR POR E-MAIL A ATIVIDADE REALIZADA, FAVOR ENTREGAR AS RESPOSTAS NA PRÓPRIA ESCOLA, NÃO ESQUECENDO DE COLOCAR NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE, DIZENDO TAMBÉM QUE É DA MATÉRIA ARTE.


6ºAnos: A,B,C (Clayton - Português)

 Exercícios de Ortografia

Questão 1

(Copese-2020) Todas as palavras da sequência estão grafadas CORRETAMENTE em:


a) Cizânia – ojeriza – apaziguar – deslizamento – envernizado.


b) Usura – reveses – despreso – maisena – grisalho.


c) Pretensão – suspenção – expansivo – conversível – defensivo.


d) Submissão – discussão – remissão – intercessão – restrissão.


e) Intervenção – exceção – presunsão – remição – contenção.

 ___________________________________________________

Questão 2


(São Marcos-SP) Assinale a alternativa cujas palavras estejam corretamente grafadas:

a) pajé, xadrês, flecha, mixto, aconchego
 


b) abolição, tribo, pretensão, obsecado, cansaço
 


c) gorjeta, sargeta, picina, florescer, consiliar
 


d) xadrez, ficha, mexerico, enxame, enxurrada
 


e) pagé, xadrês, flexa, mecherico, enxame.

  ___________________________________________________

Questão 3


(Fundatec-2019) O vocábulo “ansiedade” é escrito com ‘s’. Qual das palavras abaixo está corretamente escrita com essa mesma letra?

a) Ansestral.

b) Pulseira.

c) Progreso.

d) Anoiteser.

e) Precausão.

  ___________________________________________________

Questão 4


(Quadrix-2019) Assinale a alternativa em que a grafia das palavras dos trechos está de acordo com as regras da ortografia oficial brasileira e com os significados apropriados.

a) Estou com dificuldade em absolver tanta informação.
 

b) Com este calor, não paro de suar.

c) Há novas medidas para combater o tráfego de drogas.
 

d) Não se preocupe, não vou dilatar ninguém.
 

e) É preciso ratificar estes dados errados.

  ___________________________________________________

Questão 5


(Quadrix-2019) Segundo as regras da ortografia oficial brasileira para o uso do “g” e do “j”, assinale a alternativa que apresenta vocábulo grafado corretamente.

a) estranjeiro
 


b) sarjento
 


c) berinjela
 


d) lage
 


e) tijela

  ___________________________________________________

Questão 6


(Cesgranrio-2018) As palavras juiz, suor e várzea, ao serem passadas para o plural, apresentam a seguinte grafia:

a) juízes; suores; várzeas
 


b) juizes; suores; varzeas
 


c) juízes; suóres; várzeas
 


d) juizes; suórs; varzeas
 


e) juízeis; suóreis; várzeeis

 


1°F - ÚLTIMA LIÇÃO DE PORTUGUÊS?!

 MORFEMA 

FAÇA NO CADERNO.


ASSISTA O VÍDEO:





Morfema é a unidade mínima dotada de significado que integra o vocábulo. Essas estruturas são partes constituintes das palavras.

Morfema lexical

Essa parte da palavra também é conhecida como radical, que é o núcleo que abriga a significação externa da palavra.

Exemplo:

comer – comia – comem – comilão: com é o morfema lexical da palavra comer
trabalho – trabalhador – trabalham – trabalhoso: trabalh é o morfema lexical da palavra trabalhar.

Há palavras que não podem ser divididas em formas significativas menores porque só possuem o radical.

Exemplo:

sol, mar, ar, hoje, lápis, lua, giz, pé.

Morfema gramatical

Os morfemas gramaticais são as unidades internas de significação das palavras. Esses se juntam com o radical e indicam a classe gramatical da palavra.

- Morfemas aditivos

1) prefixo - apresenta-se antes de um vocábulo existente:

respeito → desrespeito

2) sufixo - apresenta-se após o radical ou tema de uma palavra:

planta → plantação
legal → legalmente

3) interfixo – aapresenta a união entre a raiz e o sufixo:

pedregoso  pedr (raiz)
eg (interfixo)
oso (sufixo)

4) infixo - insere-se dentro de outro morfe (realização física, gráfica ou fônica de um morfema: raiz, {S} para indicar plural etc.), normalmente a raiz:

picar (radical: pic) → p-in-icar

Se entendermos que pinicar vem de picar,
notaremos a presença do infixo /-in-/.
pic (raiz)
in (infixo)

Morfemas Subtrativos

São morfemas que têm um fonema do radical retirado a fim de marcar diferença no sentido da palavra.

Anão / anã
Órfão / órfã

- Morfema Zero

O morfema zero não é o mesmo que morfema subtrativo, uma vez que o morfema zero é a ausência de uma marca de oposição gramatical em referência a outro termo marcado, ou seja, é quando a existência de um morfema só existe graças à existência do outro.

MarØ ←Essa ausência identificando o singular é o morfema zero
Mares





https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/o-que-e-morfema.htm- Por Mariana Pacheco


1°F - Arcadismo

 Arcadismo  (Conteúdo para resumir, copiar no caderno ou apenas leitura) não vale nota, apenas para enriquecimento de informação.

O Arcadismo é o período que vem depois do Barroco, podendo ser chamado também de "Setecentismo", já que ele ocorreu nos anos 1700 (século XVIII). 




Entenda o contexto

Era a época do Iluminismo na Europa, da Revolução Francesa, da Independência das Treze Colônias na América do Norte e essas ideias de "liberdade", "igualdade" e "fraternidade" que nasceram na Filosofia Francesa chegaram ao Brasil, inspirando a Inconfidência Mineira. O Brasil era colônia de Portugal e o desejo de liberdade e de independência ficava cada vez mais intenso por aqui. Porém, escrever sobre isso era perigoso e, por conta disso, os escritores do período costumavam usar pseudônimos. 

É importante observar que o Arcadismo brasileiro passa a ter características mais próprias, diferenciando-se da Literatura europeia. Sendo assim, a Literatura Brasileira passa a ter mais identidade, passa a "andar mais com as próprias pernas", a ter mais autonomia. 

Características que você precisa saber:

Crítica da vida nas cidades ("fugere urbem" ou "fuga da cidade"), valorização da vida no campo (vida bucólica), vida mais simples e natural, uso de apelidos, linguagem mais simples, pastoralismo (vida pastoril no campo), sentimentos mais espontâneos, pureza dos nativos (mito do "bom selvagem", de Rousseau). 


Autores do período:

Cláudio Manuel da Costa (apelido: Glauceste Satúrnio)

Poesia Lírica: “Obras Poéticas”, a obra que marcou o início do Arcadismo no Brasil. O autor se declara para sua musa (Nise), mas vive se lamentando por não ser correspondido por ela. Nise é uma figura distante, não se manifesta e nem é descrita com detalhes. A lírica se limita a lamentação do autor em não ser correspondido. Possui traços do barroco (como inversões) apesar de ser árcade e tem afinidade com a tradição clássica (à lírica de Camões).

Poesia Épica: “Vila Rica”. Diz a respeito a descoberta das minas, fundação de Vila Rica, entradas e bandeiras, revoltas locais, etc... Destaca-se a descrição da paisagem local. Tem afinidade às tradições clássicas.


Tomás Antônio Gonzaga (apelido: Dirceu)

Poesia Lírica: “Marília de Dirceu”. Poesia de transição entre o Arcadismo e o Romantismo. A mulher (Marília) é descrita de uma forma mais emotiva, espontânea, humana e real, comparando com Nise, de Cláudio Manuel. O tema do distanciamento da mulher amada e do sofrimento em virtude disso é encarado de uma forma mais real.

Poesia Satírica: “Cartas Chilenas”. Foi um meio que Gonzaga usou para criticar o governador da capitania de Minas Gerais (Luís da Cunha Meneses) e seus assessores. Essas cartas circulavam pela cidade e não se sabia a autoria, pois essas cartas eram escritas baseadas em pseudônimos (Luís da Cunha Meneses X Fanfarrão Minésio, mineiras X chilenas, Vila Rica X Santiago, Doroteu – destinatário – e Critilo – quem assinava).


Basílio da Gama (apelido: Termindo Sipílio)

Poesia Épica: Uraguai

Estrutura: não copia o modelo clássico de Camões (sem estrofação, versos brancos, início do poema com a ação em pleno desenvolvimento). A história trata da guerra entre jesuítas e índios contra os portugueses e espanhóis com a aprovação do Tratado de Madri, que trocava a posse da Colônia do Sacramento pelos Sete Povos das Missões.

Características temáticas: O índio é visto como um herói moral, pois ele é manipulado pelo jesuíta (anti-jesuitismo). Crítica à guerra (a necessidade da guerra é questionada). A história não é mudada (os portugueses e os espanhóis vencem). A descrição é fiel à paisagem (natureza bruta, figura do índio – nativismo).

Frei José de Santa Rita Durão

Poesia Épica: Caramuru

Estrutura: copia o modelo clássico camoniano
História: narra a história de um náufrago português, Diogo, que vai acabar parando numa tribo indígena.

Características temáticas: vai escrever o poema épico baseado no que ele ouviu ou leu. Ele teve pouca vivência no Brasil, por isso é inferior ao Uraguai, que traz uma maior riqueza da descrição brasileira. 

DICA: O Arcadismo se aproximou dos ideais do Iluminismo e procurava restabelecer o equilíbrio, a harmonia e a simplicidade da literatura renascentista, escrevendo num contexto de idealização, fora da realidade. Por esse motivo, os escritores desse período sofreram muitas críticas e foram obrigados a usar pseudônimos com nomes de pastores gregos e romanos.

Além de ser marcado pelo Iluminismo, seu contexto também é marcado pelo avanço tecnológico que produziram a industrialização e o êxodo rural. O período é fundamental para compreender o declínio do Absolutismo e a ascensão da burguesia.


RESUMO 

 O marco inaugural do Arcadismo foi em 1768, em Vila Rica MG, com a fundação da Arcádia Ultramarina e a publicação de Obras Poéticas, de Cláudio Manuel da Costa. Mesmo não construindo um grupo nos moldes das arcádias europeias, assim é formada a primeira geração literária brasileira.

Com a chegada da Família Real ao Rio de Janeiro em 1808, nasce a chamada Escola Setecentista, que com suas medidas político-administrativas, permitiu a introdução do pensamento pré-romântico no Brasil. Entre as características do movimento no Brasil, destacam-se a introdução de paisagens tropicais, valorização da história colonial, a luta pela independência e o início do nacionalismo.

Na Literatura, ficou marcado por romper as ideias barrocas e valorizar a natureza e o estilo de vida no campo. Esse movimento literário representou os anseios da vida burguesa em que os poetas costumavam criticar e desprezar a vida nas grandes cidades e centros urbanos, pela agitação e pelos problemas da vida moderna.


Diferenças entre Barroco e Arcadismo

Estes dois movimentos são diferentes, ainda que similares. Isso porque o Arcadismo veio para contrapor o Barroco e ambos são movimentos artísticos com inspirações europeias que tiveram grande destaque na veia artística brasileira.

O Barroco surgiu a partir de uma oposição religiosa, dividindo os pensamentos em antropocentrismo – homem no centro das coisas – e o teocentrismo – Deus no centro das coisas. Assim, as produções artísticas desse movimento passaram a ser usadas para expressar o que se pensava, sempre mostrando alguma divisão de conflito (exemplo: o bem e o mal).

Já o Arcadismo surgiu como uma reação ao Barroco e representou o equilíbrio, a simplicidade, antropocentrismo e principalmente a vida simples no campo. Enquanto o Barroco usava o jogo de palavras e o intelectual, o Arcadismo usava uma linguagem mais simples, por considerar o outro movimento com uma linguagem rebuscada e cheia de paradoxos.





http://www.resumosdeliteratura.com/2014/03/resumo-do-arcadismo-literatura.html
https://www.pravaler.com.br/arcadismo-contexto-historico-caracteristicas-e-autores