SETEMBRO AMARELO
Olá alunos
Este é o mês de prevenção ao suicídio e, apesar de ser um tema "pesado" (principalmente neste momento de pandemia em que vivemos, onde muitos de nós estão depressivos, tristes, ansiosos e melancólicos), não adianta fazer de conta que isso não existe. Que tal utilizarmos a Arte para amenizar tudo isso?
Deixarei aqui alguns vídeos que falam sobre o tema.
https://www.youtube.com/watch?v=_sZsIaHvbjY
https://www.youtube.com/watch?v=qdHsIbXWuIs
https://www.youtube.com/watch?v=KADe32gMn3U
https://www.youtube.com/watch?v=wGD0JkI6cro
Nossa atividade será criar um FANZINE com o tema "Setembro Amarelo".
Aí vão as regras:
1)- o FANZINE deverá ter caráter INFORMATIVO e ENCORAJADOR.
2)- o público-alvo: destinado a crianças de 7 a 10 anos
3)- UTILIZEM VÁRIOS DESENHOS E CORES.
O FANZINE deverá ser enviado até o dia: 25/09/20
email: analis71@gmail.com
NOME, NÚMERO, SÉRIE. ATIVIDADE: FANZINE: SETEMBRO AMARELO
Enviem as dúvidas pelo e-mail também!
Tenho certeza que vcs produzirão coisas super criativas
Bjos da Prô
- 1
- 1°F
- 1°F PORT
- 1ª série A
- 1ª série B
- 1ª série C
- 1ª série D
- 1ª série E
- 1ª série F
- 1F
- 2 série A
- 2° Série E
- 2°A tecnologia
- 2°B
- 2°B TECNOLOGIA
- 2°C
- 2°D
- 2°D TECNOLOGIA
- 2ª série B
- 2ª Série C
- 2ª série D
- 2ª série E
- 2C
- 3ª série A
- 3ª série B
- 3ª série C
- 3ª série D
- 6° E 7° ANOS ELETIVAS CULTURA REGIONAL. PROFESSORA ANA PAULA
- 6º ano A
- 6º ano B
- 6º ano C
- 7 A
- 7A
- 7c
- 7º ano A
- 7º ano B
- 7º ano C
- 7ºB
- 7ºC
- 8 B
- 8° e 9° anos eletivas oficina ortográfia
- 8º
- 8º A
- 8º ano A
- 8º ano A 8º ano B
- 8º ano B
- 8º ano C
- 8º B
- 8º B C
- 8º C
- 8º e 9º Ano.
- 9º ano A
- 9º ano B
- AAPs - EF - 6º 7º 8º e 9º Anos EM - 1º 2º e 3º
- Avisos Coordenação
- B
- C
- D
- Direção
- Eletiva Áudio Visual
- ELETIVA BIBLIOTECA
- Eletiva Cultura Regional 6º e 7º anos
- Eletiva de Biblioteconomia - Ensino Médio
- Eletiva de Cinema - Ensino Médio
- Eletiva de Eventos - Ensino Médio
- Eletiva de Fotografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Ortografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Reciclagem/Revitalização - 6º e 7º anos
- Eletiva de Teatro - Ensino Médio
- Eletiva de Técnicas de Redação para o Enem - Ensino Médio
- Eletiva Empreendedorismo - 8º e 9º anos
- Eletiva Feminícidio - Ensino Médio
- Eletiva Laboratório de Matemática - 8º e 9º anos
- Eletiva Laboratório de Matemática - Ensino Médio
- Eletiva Quadrinho - HQ - Ensino Médio
- Eletiva turismo
- Grêmio Estudantil
- PROFESSORA: DEBORAH
- PROFESSORA: MARIA MARLI
- PROFESSORA: MARIA MARLI 3º
- PROFESSORA: MARIA MARLI DE HISTÓRIA 7ºB
- PROFESSORA: MARIA MARLI- 1º
- PROFESSORA:DEBORAH
- PROFESSORA:MARIA MARLI
- Projeto de Vida Protagonismo Juvenil
quarta-feira, 2 de setembro de 2020
Prof. Cristiano - História - 7º Anos A e C - 3º Bimestre
Boa tarde Estudantes, Iniciamos o 3º Bimestre e as postagens já foram feitas no Google sala de aula, acesso pelo e-mail institucional. Estou replicando a postagem do texto aqui no blogger, clicando no link será possível acessar o texto, também postado no Google Sala de Aula.
Leitura 3 = https://docs.google.com/document/d/1xGfWvbr746TIshtnynHmbnYx-glPO4N7MSa77vIdcVo/edit?usp=sharing
Leitura 3 = https://docs.google.com/document/d/1xGfWvbr746TIshtnynHmbnYx-glPO4N7MSa77vIdcVo/edit?usp=sharing
6º Ano: C (Clayton - Português)
Correção da atividade de: quarta-feira, 19 de agosto de 2020 (6º
Ano: C)
QUESTÃO 06: Da leitura do texto, pode-se
entender que a poluição luminosa é provocada
(A) pelo
brilho intenso das estrelas.
(B) pela
pouca iluminação de algumas cidades.
(C) pelo excesso de
iluminação urbana.
(D) pela
perda do frescor dos astros.
QUESTÃO 07: De acordo com o texto, o
excesso de iluminação é uma preocupação para os astrônomos porque
(A)
dificulta a iluminação urbana.
(B)
ilumina excessivamente a cidade.
(C) impede a plena
observação das estrelas.
(D) torna
a noite ainda mais escura.
QUESTÃO 08: A questão central tratada no
texto é a
(A)
economia de energia.
(B)
beleza das estrelas.
(C)
pesquisa dos astros.
(D) poluição luminosa.
QUESTÃO 09: A finalidade desse texto é
(A) informar a
preocupação dos astrônomos.
(B)
denunciar os perigos de um apagão.
(C)
alertar sobre o consumo de energia.
(D)
valorizar o excesso de iluminação urbana.
QUESTÃO 10: O texto lido trata-se de:
(A)
crônica.
(B) notícia.
(C) carta
ao leitor.
(D)
redação escolar.
6C; 7C; 8D; 9A; 10B
Professor Alex Educação Física - 6º A, B e C 3º Bimestre
Atividade para entrega – SP Faz Escola Vol 3
6ºs anos - Educação Física
PRAZO DE ENTREGA: 11/09/2020
sexta-feira
Págs. 47 e 48
Atividade 1 – Relembrando as capacidades físicas utilizadas
no handebol
Atividade 2 – Atletismo e capacidades Físicas
Essas atividades foram resolvidas nas aulas do CMSP de 06 de
agosto, podem acessar o resumo.
Como discutido na última videoaula que infelizmente teve de
ser interrompida devido a dificuldades técnicas com a internet, eu discordei da
resposta dada na atividade 2 sobre a Capacidade Física predominante no Lançamento
de Disco, na minha opinião é FORÇA e não AGILIDADE.
Essa será a única resposta que pode ser divergente.
Bons estudos galera!
Professor Alex
Professor Alex Educação Física - 7º A e B 3º Bimestre
Atividade para entrega – SP Faz Escola Vol 3
7ºs anos - Educação Física
PRAZO DE ENTREGA: 11/09/2020
sexta-feira
Págs. 51 até 53
Atividade 1 – O que você já sabe?
Sondagem dos conhecimentos prévios sobre Ginástica, mais
especificamente G.R (Ginástica Rítmica) – relatos pessoais, não tem resposta
certa.
Atividade 2 – Curiosidade sobre a G.R.
Atividade comentada na aula do CMSP de 06 de agosto, interpretação
de texto.
Arregacem as mangas e BONS ESTUDOS!!
Professor Alex
2°B,C,D BEM VINDO AO REALISMO - NATURALISMO
fazer no caderno ( matéria de avaliação 18.09)
Bem vindos ao
REALISMO e NATURALISMO
Bem vindos ao
REALISMO e NATURALISMO
O Realismo é a escola literária que analisa a realidade. Tem origem na França e, no Brasil, surge depois do Romantismo e antes do Simbolismo, compreendendo os anos 1881 a 1893 - o mesmo período em que o Naturalismo e o Parnasianismo também ocorreram.
Marcado pelo objetivismo, pela veracidade e pela denúncia social, o Realismo brasileiro tem início com a obra de Machado de Assis “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, publicada em 1881.
Contexto histórico do realismo no Brasil
Quando o Realismo surge no Brasil em 1881, o País passava pelo processo do abolicionismo, um movimento que tinha surgido na Europa e promoveu o fim da escravidão brasileira em 1888. Na mesma altura, em 1889, ocorre a Proclamação da República.
É nesse cenário, influenciado pelo Positivismo, pelo Socialismo e pelo Marxismo, que se desenvolvem ao longo dos anos 1800, que o Realismo surge no Brasil.
Características do realismo brasileiro:
- Inversão dos ideais do Romantismo;
- Enfoque no homem e no seu cotidiano;
- Crítica social;
- Linguagem simples e objetiva;
- Personagens e ambientes descritos de forma detalhada.
O Realismo no Brasil dá enfoque ao homem, ao seu cotidiano e à crítica social. Assim, por meio de uma linguagem simples e objetiva, as obras são ricas na descrição de detalhes - características que visam aproximar o leitor o mais possível da realidade. O Realismo em Portugal, por sua vez, tem enfoque no combate ao Romantismo e a sua idealização da sociedade, bem como no ataque à burguesia, à monarquia e ao clero.
Obras do realismo brasileiro:
Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis (1881)
Clássico da literatura brasileira, Memórias Póstumas é a obra de maior destaque de Machado de Assis, e aquela que inaugura o Realismo no Brasil.
Isso porque é uma obra ousada, a partir da qual tem início o processo de inversão dos ideais românticos ao desmascarar interesses presentes nas relações sociais.
Dividida em 160 capítulos, começa com o relato da morte do seu narrador, Brás Cubas, o “defunto autor”.
Dom Casmurro, de Machado de Assis (1899)
Outra incrível obra de Machado de Assim, Dom Casmurro trata da desconfiança na relação conjugal, mais uma vez opondo-se aos ideais do romantismo.
Dom Casmurro apresenta-se em 148 capítulos, que não são suficientes para revelar a dúvida quanto à traição de Capitu com Escobar. Capitu é o amor da vida do narrador Bentinho, conhecido como “Dom Casmurro”; Escobar é o seu melhor amigo.
Quincas Borba, Machado de Assis (1891)
É com Quincas Borba que se completa a trilogia realista de Machado de Assis, obra em que o autor aborda a questão dos casamentos por interesse.
Composta por 201 capítulos curtos, o narrador da obra é onisciente e, por vezes, chega a se comunicar com o leitor.
O Ateneu, de Raul Pompeia (1888)
Importante obra do realismo, ao mostrar a realidade de um colégio interno através de descrições detalhadas, O Ateneu constitui uma crítica à sociedade.
O livro, inicialmente publicado em folhetins, é composto por 12 capítulos, e pode ser considerado autobiográfico, uma vez que fala de uma realidade vivida pelo próprio autor, que estudou num colégio interno.
Os 2 autores brasileiros da escola realista:
Machado de Assis (1839-1908)
Considerado um dos maiores escritores da Literatura Brasileira, Machado de Assis foi também jornalista e crítico literário
Figura singular, um dos fundadores e diretor da Academia Brasileira de Letras, escreveu poesia, contos, crônicas, romances e teatro.
Marcada por temas sociais, críticas à burguesia e profunda análise psicológica dos personagens, sua prosa é dividida em dois momentos: uma fase com a presença de características românticas, e outra marcadamente realista.
Raul Pompeia (1863-1895)
Jornalista, escritor e orador brasileiro, Raul Pompeia publica seu primeiro romance, Uma Tragédia no Amazonas, em 1880.
O grande destaque dessa fase é o seu romance intitulado O Ateneu (1888), primeiramente publicado nos folhetins e posteriormente a obra completa.
Figura polêmica, envolveu-se na campanha abolicionista e nas causas republicanas. Além disso, foi caluniado e afastado pelos amigos e, diante disso, suicidou-se no dia 25 de dezembro de 1895.
Aluísio Azevedo, Rodolfo Teófilo e Visconde de Taunay são realistas?
Machado e Pompeia são os autores em cujas obras as características do realismo são marcantes. Além de ambos, no período realista Aluísio Azevedo, Rodolfo Teófilo e Visconde de Taunay transportam em alguns trabalhos marcas realistas.
Aluísio Azevedo e Rodolfo Teófilo pertencem ao Naturalismo, o qual é considerado por alguns estudiosos uma vertente do Realismo. Isso porque as duas escolas literárias apresentam semelhanças - especialmente no que respeita à representação da realidade e a inversão dos ideais do Romantismo.
Visconde de Taunay, por sua vez, pertence ao Romantismo. No entanto, sua obra de maior destaque, Inocência, conjuga características românticas e realistas. Para alguns críticos literários, Inocência, marca a transição do autor entre uma escola e outra.
Em Portugal a obra que nos chama atenção foi "O PRIMO BASÍLIO" de Eça de Queiros, traz o marco de Realismo-naturalismo.
Trecho da obra:
"Nessa semana, uma manhã, Jorge, que não se recordava que era dia de gala, encontrou a secretaria
fechada e voltou para casa ao meio-dia. (...) chegando despercebido ao quarto, surpreendeu Juliana
comodamente deitada na chaise-longue* , lendo tranqüilamente o jornal (...) Jorge não encontrou Luísa na
sala de jantar; foi dar com ela no quarto dos engomados, despenteada, em roupão de manhã, passando
roupa, muito aplicada e muito desconsolada.
- Tu estás a engomar? - exclamou. (fala de Jorge esposo)
(...) A sua voz era tão áspera, que Luísa fez-se pálida, e murmurou:
- Que queres tu dizer? ( fala da Luísa esposa)
- Quero dizer que te venho encontrar a ti a engomar, e que a encontrei a ela lá embaixo muito repimpada na
tua cadeira, a ler o jornal ( fala de Jorge esposo)
Na obra a empregada Juliana tema patroa Luísa em suas mãos, devido uma carta que pegou contendo juras de amor ao seu primo Basílio, e passa a chantagear a patroa retirando dela privilégios fora do comum. Até que Jorge esposo começa a perceber , quando chega e pega a empregada no sofá descansando e a esposa passando roupa engomando suas camisas. Sem entender nada ele fica muito bravo com aquela cena.
trailer da obra "MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS". ( TAMBÉM CAÍRA NA PROVA)
RESUMO DA OBRA
Caraterísticas do Naturalismo
As características do naturalismo seguem os ideais do realismo, ou seja, estão relacionadas com a percepção da realidade.
No entanto, trata-se de um realismo mais exagerado e que abrange sobretudo, os problemas da realidade social e de seus personagens.
Principais características:
- Radicalização do realismo
- Oposição aos ideais românticos
- Cientificismo e Determinismo
- Positivismo e Darwinismo
- Linguagem coloquial, clara e objetiva
- Descrições minuciosas
- Visão mecanicista do homem
- Romance experimental
- Temas sociais, obscuros e polêmicos
- Personagens patológicas (mórbidas, desequilibradas e doentias)
- Foco na análise de comportamentos humanos
- Sensualismo e erotismo
- Impessoalidade e engajamento
- Explicação pelas forças da natureza
Origem do Naturalismo:
O Naturalismo foi um movimento artístico e cultural que surge em meados do século XIX na França.
Trata-se de um estilo que se manifestou na literatura, no teatro e nas artes plásticas. Para muitos, ele é considerado uma ramificação do realismo.
Na literatura, seu precursor foi o escritor francês Émile Zola, a partir da publicação da obra “O Romance Experimental” em 1880. Ela foi considerada uma espécie de manifesto literário do movimento naturalista.
Seu livro que merece destaque é “Germinal” publicado em 1885, no qual o escritor descreve as condições desumanas dos trabalhadores de uma mina de carvão na França.
No geral, os principais temas abordados na literatura naturalista são: miséria, violência, crimes, patologias humanas, sexualidade, adultério, dentre outros.
No Brasil, o naturalismo começa em fins do século XIX e tem como marco inicial a publicação do romance “O Mulato” (1881) de Aluísio de Azevedo. A obra tem como tema central o preconceito racial.
Também merece destaque sua obra O Cortiço (1890). Nela, Aluísio apresenta um retrato da realidade brasileira do século XIX mediante as relações e o comportamento dos personagens.
Da mesma maneira, os escritores naturalistas brasileiros estão preocupados em demostrar os problemas da realidade social, política e econômica. Por esse motivo, muitos deles focam nos temas relacionados com a abolição da escravatura.
Já em Portugal, o naturalismo tem início com a publicação da obra “O Crime do Padre Amaro” (1875) de Eça de Queirós.
3º Ano A e 3° Ano B - Biologia - Profa Solange
Período para entrega: Até 09/09/2020
Unidade: História da vida na Terra- Formação da Terra e início da vida.
Instruções:
1- Fazer a leitura e interpretação da página 44 do Caderno do Aluno sobre os termos apresentados no quadro: (Mito, Crença, Opinião, Hipótese, Fato, Teoria Científica, Conhecimento Científico).
2- Responder as questões de 1 à 5, as questões estão logo abaixo dos significados.
3- Investigando as Teorias sobre a Origem da Vida- Pesquisar sobre as principais Teorias Científicas (Panspermia Cósmica, Abiogênese, Biogênese, Origem por Evolução Química).
4- Colocar a Tese e as Evidências. (Tabela disponível no Caderno do Aluno página 45.
5- Responder as questões enumeradas de 1 à 3 que estão abaixo da tabela.
Unidade: História da vida na Terra- Formação da Terra e início da vida.
Instruções:
1- Fazer a leitura e interpretação da página 44 do Caderno do Aluno sobre os termos apresentados no quadro: (Mito, Crença, Opinião, Hipótese, Fato, Teoria Científica, Conhecimento Científico).
2- Responder as questões de 1 à 5, as questões estão logo abaixo dos significados.
3- Investigando as Teorias sobre a Origem da Vida- Pesquisar sobre as principais Teorias Científicas (Panspermia Cósmica, Abiogênese, Biogênese, Origem por Evolução Química).
4- Colocar a Tese e as Evidências. (Tabela disponível no Caderno do Aluno página 45.
5- Responder as questões enumeradas de 1 à 3 que estão abaixo da tabela.
ATIVIDADE DE FÍSICA 2ª A /B /C
3º bimestre - atividade 4
Profª CIDA Entrega até 08/09/2020
TEMA : ONDAS SONORAS
1)Uma onda tem freqüência de 40 Hz e se propaga com
velocidade de 480 m/s.
Qual é o comprimento de onda?
V = λ. f v-velocidade média λ-comprimento f-frequência
2)Uma onda com freqüência 7,5 Hz, tem comprimento de 8 m..
Calcule a velocidade de onda.
3)Uma onda tem velocidade de 150 m/s e comprimento de
125 cm, sua frequência é de:
obs. Efetuar as transformações de unidades
4)Uma onda tem freqüência de 10 Hz. Determine seu período.
Obs. Período é o intervalo de tempo para ocorrer uma oscilação.
F = 1/T
5) Uma onda se propaga com freqüência de 60 Hz conforme
o gráfico abaixo:
Determine:
a) a amplitude
b) o comprimento
c) a velocidade de propagação dessa onda
d) a freqüência
e) o período
6) A nota musical de frequência 440 Hz é denominada lá
padrão.
Qual é o seu comprimento de onda, em m,
considerando a velocidade do som 340 m/s
7) O ouvido humano é capaz de ouvir sons entre 20 Hz e 20000 Hz,
aproximadamente. A velocidade do som no ar é aproximadamente
340 m/s.
O som mais grave que o ouvido humano é capaz de ouvir tem
comprimento de:
8) Suponha uma corda de 5 m de comprimento e massa
igual a 800 g.
Uma força de intensidade 576 N a traciona,
determine a velocidade de propagação de um pulso nessa corda.
Dúvidas Pelo whattsapp pv ou email
3º bimestre - atividade 4
Profª CIDA Entrega até 08/09/2020
TEMA : ONDAS SONORAS
1)Uma onda tem freqüência de 40 Hz e se propaga com
velocidade de 480 m/s.
Qual é o comprimento de onda?
V = λ. f v-velocidade média λ-comprimento f-frequência
2)Uma onda com freqüência 7,5 Hz, tem comprimento de 8 m..
Calcule a velocidade de onda.
3)Uma onda tem velocidade de 150 m/s e comprimento de
125 cm, sua frequência é de:
obs. Efetuar as transformações de unidades
4)Uma onda tem freqüência de 10 Hz. Determine seu período.
Obs. Período é o intervalo de tempo para ocorrer uma oscilação.
F = 1/T
5) Uma onda se propaga com freqüência de 60 Hz conforme
o gráfico abaixo:
Determine:
a) a amplitude
b) o comprimento
c) a velocidade de propagação dessa onda
d) a freqüência
e) o período
6) A nota musical de frequência 440 Hz é denominada lá
padrão.
Qual é o seu comprimento de onda, em m,
considerando a velocidade do som 340 m/s
7) O ouvido humano é capaz de ouvir sons entre 20 Hz e 20000 Hz,
aproximadamente. A velocidade do som no ar é aproximadamente
340 m/s.
O som mais grave que o ouvido humano é capaz de ouvir tem
comprimento de:
8) Suponha uma corda de 5 m de comprimento e massa
igual a 800 g.
Uma força de intensidade 576 N a traciona,
determine a velocidade de propagação de um pulso nessa corda.
Dúvidas Pelo whattsapp pv ou email
FILOSOFIA 1ºB 1ºC 1ºD 1ºE 1ºF
Filosofia
David Hume
Ideias, percepções e impressões: Como são construídos o modo
de pensar e os diferentes pontos de vista das pessoas?
Assista ao vídeo mais de uma vez, há palavras pouco usadas:
Empirismo, Cético, Racionalismo, Metafísica e outras.
É imprescindível ver OUVINDO mais de uma vez!
Só assim entenderemos o radicalismo empirista de David Hume.
Atividade avaliativa:
Produção textual respondendo à pergunta:
Ideias, percepções e impressões: Como são construídos o modo
de pensar e os diferentes pontos de vista das pessoas?
Assinar:
Postagens (Atom)
-
2° Ano E Biologia Profa Solange Período para entrega: Até 28/10/2020 4° Bimestre: Unidade Temática: DNA- Tecnologias de Manipulação do DN...
-
Exercícios de fixação 1) Use MAL ou MAU: a) Antônio sempre foi um mau elemento. b) Na luta contra o mal , devemos nos lemb...
-
Atividades - Correção 1.Pesquise: 2 poemas ou 2 músicas, em seguida, identifique o esquema de rimas utilizado pelo autor/compositor. ...