|
PARA O E-MAIL: jamesisee@outlook.com
HABILIDADES MOTORAS
A aprendizagem da escrita e leitura se origina e se
reproduz a partir de um conjunto de fatores. Um destes fatores é a ação motora,
resultado de um movimento estabelecido pelo indivíduo, ocasionado por
diferentes habilidades motoras fundamentais. Segundo Medina, Rosa e
Marques (2006), quando as crianças encontram dificuldades na realização de suas
atividades motoras, estas podem repercutir negativamente em seu desempenho
escolar.
Portanto,
podemos considerar que estas habilidades motoras na criança desenvolvem uma
ação fundamental dentro do espaço escolar, levando em conta que as mesmas
ampliam as condições de envolvimento da criança com o seu próprio corpo,
tornando-a mais intimamente ligada as ações impostas em suas tarefas diárias. O
desenvolvimento motor e as habilidades motoras são essenciais para o
desenvolvido da criança, tanto no desempenho escolar, quanto em suas ações
diárias. Conforme Gallahue e Ozmun (2005), o desenvolvimento motor se
estabelece a partir de níveis e estágios de grande importância para definir a
progressão da criança frente a seus componentes motores. Desta forma, os
especialistas ou educadores físicos devem estar preparados e conhecerem todas
as etapas que envolvem o desenvolvimento motor infantil da criança.
De acordo, com
Lobo e Vega (2008), os estágios podem ser classificados como habilidades
fundamentais, sendo estas estabilizadoras, locomotoras e manipuladoras. E é
diante destes estágios que as habilidades motoras vão se organizando e
articulando-se com a tarefa a qual foi destinada.
O estímulo de
determinadas atividades oferece possibilidades ao sujeito de desenvolvimento
motor. A realização de tarefas como ler, escrever ou jogar, por exemplo, são
aspectos constitutivos deste processo. Conforme Amaro et al (2010),
a realização com sucesso das tarefas escolares deve ser estimulada na fase dos
seis aos dozes anos de idade. Na aprendizagem da escrita e da leitura, a
criança enfrenta uma complexidade de estágios. O ato de desempenhar a escrita,
de acordo com Ajuriaguerra et al. (1988), desenvolve-se,
inicialmente, através de sinais gráficos, mediante influência por demanda de
habilidade manual. Diante da perspectiva do ato de escrever, Oliveira (2009)
menciona que para a concretização deste saber, a criança deve estar mobilizada
por diferentes partes do corpo. Portanto, a aprendizagem da escrita deve estar
envolvida estruturalmente em uma organização de movimentos corporais, na qual a
realização se estabelece a partir desta ação. Quanto ao aprendizado da leitura,
Fonseca (2008) salienta que a criança deve apresentar certa organização motora.
As habilidades motoras fundamentais assumem grande importância frente à
aprendizagem da leitura e da escrita, conforme Oliveira (2009). A relação
existente entre leitura, escrita e habilidades motoras pressupõe o entendimento
de como se constituem tais habilidades motoras.
O QUE SÃO HABILIDADES MOTORAS DE MANIPULAÇÃO? *
O QUE SÃO HABILIDADES MOTORAS ESTABILIZADORAS? *
O QUE SÃO HABILIDADES MOTORAS DE LOCOMOÇÃO? *
QUAIS AS HABILIDADES MOTORAS NÓS UTILIZAMOS QUANDO BRINCAMOS DE PULAR CORDA? *
QUAIS AS HABILIDADES MOTORAS NÓS UTILIZAMOS QUANDO BRINCAMOS DE PEGA-PEGA? *
QUAIS AS HABILIDADES MOTORAS NÓS UTILIZAMOS QUANDO BRINCAMOS DE PEGA-PEGA? *
QUAIS AS HABILIDADES MOTORAS NÓS UTILIZAMOS QUANDO JOGAMOS BASQUETE? *
QUAIS AS HABILIDADES MOTORAS NÓS UTILIZAMOS QUANDO BRINCAMOS DE QUEIMADA? *
COMO PODEMOS MELHORAR NOSSAS HABILIDADES MOTORAS? *
Nenhum comentário:
Postar um comentário