quinta-feira, 18 de junho de 2020


PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 19/06/2020



EQUIPE GESTORA
2020



   7 C   -   MATEMÁTICA   -   PROFESSORA:     MARIA REGINA

                                               2 BIMESTRE
 

TEMA: FRAÇÕES E SEUS SIGNIFICADOS
 

DATA 18/06 /20 ENTREGA 24/ 06 /20
 

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA
 

1)      RESUMO DAS AULAS DA SEMANA E CONCLUSÃO - CMSP OU DA TV CULTURA.
  


2)      O QUE VOCÊ ENTENDE SOBRE FRAÇÕES?
  


 3)      QUAL O SIGNIFICADO DE RAZÃO NA MATEMÁTICA?
  


4)      NA FRAÇÃO NUMERADOR TEM UM SIGNIFICADO QUAL É? E O
DENOMINADOR?
 

 5)      QUAL É O VALOR DE:
 

A)        7      DE  54
            6
 

B)        5     DE   20
            4


C)        7      DE  36
            4
  

6)      FELIPE REPARTIU UMA REGIÃO QUADRADA EM 4 PARTES IGUAIS E PINTOU 2 PARTES DE VERDE E 2 PARTES DE AZUL.
 

A)      QUAL FRAÇÃO REPRESENTA A PARTE PINTADA DE VERDE NESSA REGIÃO QUADRADA?


B)      QUE PARTE DO TODO ESSA FRAÇÃO REPRESENTA?
 

7)      EM UM CAMPEONATO DE HANDEBOL, A EQUIPE VENCEDORA GANHOU 3/4 DOS 20 JOGOS QUE DISPUTOU. QUANTOS JOGOS ELE GANHOU?
 

8)      SIMPLIFIQUE ATÉ NÃO DAR MAIS:
 

A)      72/ 20
            

B)      18/ 6
  

 C)      102/ 4
 

BOM ESTUDO!

 

6º Anos: A,B,C (Clayton - Português)


Prof. Aline Rossi- Ciências/ 7° anos A e B


Atividade sobre a aula transmitida no dia 12/06 e 15/06 pelo aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP.


Habilidades: - Identificar, analisar e avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas;

- Discutir o uso de diferentes tipos de combustíveis e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar e argumentar sobre os avanços na perspectiva econômica e conseqüências socioambientais causadas pela produção e uso destes.

Conteúdos: Máquinas térmicas e combustíveis.

Atividade


         1- O que é uma máquina térmica?

         2- O que faz o Trem “Maria Fumaça” se locomover?

         3- O que é Equilíbrio Termodinâmico?

                  4-  Qual é a relação entre as máquinas térmicas e a poluição ambiental?

         5- O que é combustível?

         6-   Que tipo de combustível é utilizado pelo Trem “Maria Fumaça”?

         7-Quais são os principais combustíveis que você encontra no seu dia a dia?

         8- Quais os problemas que a queima de combustíveis causa ao Meio Ambiente?

Para realizar a atividade proposta acima, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo faz Escola-Volume 1), o livro de Ciências ou a internet.


Entrega e dúvidas:
Enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 25/06 (próxima Quinta-feira).

Vocês também poderão enviar as dúvidas, no chat da sala dentro do aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP ou na nossa turma no classroom.

Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE.
Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL

Prof. Aline Rossi- Ciências/ 6° anos A, B e C


Atividade sobre a aula transmitida no dia 12/06 pelo aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP.



Habilidades: Associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais.

Conteúdos: Materiais sintéticos.

Atividade

1- O que é um material sintético?

2- Diferencie material sintético de material de origem natural.

3-Cite três materiais sintéticos e três materiais naturais.

4-Qual é a relação entre o plástico e o petróleo?

5- Quais os problemas ambientais causados pelo excesso de uso de plástico pelos Seres Humanos?

6- O que podemos fazer para diminuir o impacto ambiental causado pelo uso do plástico?

7- Por que é importante fazer o descarte de materiais de forma correta e seletiva?

8-Você acha que a produção dos medicamentos sintéticos com ajuda da tecnologia é boa ou ruim? Comente.

Para realizar a atividade proposta acima, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo faz Escola-Volume 1), o livro de Ciências ou a internet.

 Entrega e dúvidas:
Enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 25/06 (próxima Quinta-feira).

Vocês também poderão enviar as dúvidas, no chat da sala dentro do aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP ou na nossa turma no classroom.

Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE.
Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL
Nome: Sandro R. Espinoli                                   Série: 8°B e 8°C
Matéria: Língua Portuguesa


Boa Tarde, 8°B e 8°C. Estou postando o conceito básico para trabalharmos com a pontuação. Existem diversos conceitos que podemos aplicar para pontuarmos em português.

   Estou convidando todos alunos e alunas para participarem do chat do aplicativo durante o horário das aulas de Língua Portuguesa. Só lembrando que a conversa deve girar entorno do assunto da matéria do dia.
Técnicas para produzir um texto




                                                Constituição textual
 

                                                Letras formam sílaba 
                                                Sílabas formam palavras,                                                  
                                                Palavras formam frases,                                                   
                                                Frases formam orações,      
                                               Orações formam períodos,                                                   
                                               Períodos formam parágrafos                                                   
                                               Parágrafos formam um texto. 

Frase é todo enunciado linguístico de sentido completo, capaz de estabelecer comunicação. 

Oração é a frase ou membro de frase que se organiza ao redor de um verbo.

Exemplo: 

Muitos alunos estudaram a matéria para a prova. 

Período é a frase constituída por uma ou mais orações. O período começa pela letra maiúscula e encerra com um destes sinais de pontuação (! ? ...   .)

Período simples: quando constitui de uma só oração. 
Exemplo:                    
                   O casarão todo dormia. 





Período composto: quando formado por duas ou mais orações.

 Exemplos:               
                   Raimunda juntou dinheiro e viajou pela Europa.                            
                   Conversamos com calma, quando eu voltar.
 
Pontuação

A vírgula entre orações 

As orações que compõe um período podem ser separadas por vírgula ou não.

As orações separam-se por vírgula (exceto as iniciadas pela conjunção e

Exemplos:

                 

Eles se esforçam muito, porém não obtiveram o resultado desejado.    
                              
Não tem vontade de come, estudar, sair.               

Não tem vontade de comer, estudar e sair. (Você só pode usar a conjunção e entre a penúltima e última oração). 

O Ponto final  e ponto simples ( . )

É chamado de ponto simples quando marca, no interior de um período ou parágrafo, o término de um sentido. Trazendo uma informação adicional sobre o mesmo assunto.

Exemplos:

Letícia foi estudar na Bélgica. Lá, Letícia estudou medicina.


  As duas reformas são estruturais e fundamentais. Mas adiar só irá dificultar as negociações. É preciso aproveitar agora que o governo conta com o apoio da sociedade e do congresso.                    
(O Estado de S. Paulo, jan. de 2003) 



Dois pontos (: ) 

 Os dois pontos são empregados antes de citação (geralmente depois dos verbos dizer, perguntar, responder...) 


Aspas (“ ”)  
  - São usadas no início e no fim de uma citação.    
-  Empregam-se aspas para assinalar neologismo e estrangeirismo   
 - Empregam –se aspas para isolar termos de gírias.

Exemplos:

Já dizia a minha avó: “Pedra que rola não cria limo.”

 
Marieta, ríspida, respondeu: nem eu, que sou de ferro!         

  A vida do “mouse” eletrônico é tão curta quanto a do animal.

 “Corta essa, meu!” Esse “bagulho” é ridículo.

                                                  Exercícios

1) Pontue as frases abaixo, usando ponto final, vírgula, dois pontos e as aspas. 

A) Tudo muda tudo passa o mundo permanece

B) O lutador colocou as luvas começou a lutar ganhou a luta

C)  Moleque Nicanor arregalou os olhos e eu pensei que ia ouvir as pancadas do seu coração 

D) Eles mesmo não sabem que no madeirame dos navios nas velas rotas dos saveiros está a terra de Aioca onde Janaína é princesa                (Jorge Amado)

E) Lembrando um poema de Vinícius de Moraes Tristeza não tem fim felicidade sim

F) A única coisa que tenho feito na vida é trabalhar estudar trabalhar 


Prezados alunos e alunas,

Enviar os exercícios para o meu e-mail: espinoli2020@bol.com.br

Próxima postagem: 19 de junho de 2020

Fiquem atento nas próximas postagem!  Sempre no período da tarde.






 

6 ano: A - B - C - Matemática - 2 bimestre

 6¨ano:  A - B - C -                 2 bimestre         Matemática


Professora: Maria Regina


O ALUNO DEVERA SE IDENTIFICAR COM O SEU: NOME:  Nº : SÉRIE: DATA:


18 / 06 / 20  entrega 24 / 06


ATIVIDADE DE MATEMÁTICA


1) RESUMOS DAS AULAS DE MATEMÁTICA  DA SEMANA DO CMSP OU DA TV

CULTURA  E CONCLUSÃO:



2) DE O ARREDONDAMENTO DOS VALORES:


A) 12  -----------     B) 19 ----------      C) 38  ----------       D) 52 ----------   E) 1279 ----------


3) DEFINIR O DENOMINADOR E O NUMERADOS DAS FRAÇÕES :


A)    7  ---------------------------
         9 ---------------------------


B)    15   -------------------------
        20  --------------------------


C)   13  --------------------------
         2  --------------------------


4) O NUMERADOR INDICA O QUE?



5) O DENOMINADOR INDICA O QUE?



6) PASSE CADA FRAÇÃO PARA O DECIMAL:



A)    2                   B)     12                C)     46               D)     66           E)        184      
      100                         1000                      10                       1000                    100



7) INDIQUE COM UM  ( X ) NO PARENTESES,  QUAIS FRAÇÕES SÃO EQUIVALENTES:
   


A)     4         (     )           B)      9       (    )           C)     5       (    )           D)    3        (    )
         6                                      5                                 15                               7




8) ONDE ENCONTRAMOS FRAÇÕES NO NOSSO DIA A DIA?
             


9) SIMPLIFIQUE AS FRAÇÕES ATE NÃO DAR MAIS;


A)    18                                      B)       36                                    C)      54     
         9                                                    4                                                6



BOM ESTUDO! 

2°A,B,D TECNOLOGIA PROF TALI

ATIVIDADE REFERENTE TECNOLOGIA VIRTUAL
Caso tenha dúvida pesquise na internet , ou em lições anteriores. VALE 2.0

PREENCHA (V ) VERDADEIRO OU (F) FALSO.


(     )   O Firewall protege os seus equipamentos contra os acessos não autorizados vindo s da internet.

(     )   O Antivírus protege os seus equipamentos dos códigos maliciosos.

(     )   Não há limites de idade para internet, pois ela é livre e pode ser usada a partir de qualquer terminal ou canal que transmita seu uso, incluindo redes sociais , vídeos de qualquer tipo no youtube e jogos.

(     )  Spyware é responsável por mostra propagandas para você.

(     )   O filtro Antispam bloqueia as mensagens indesejadas que podem conter códigos maliciosos.

(     )  O Boot espalha-se pelas redes , enviando cópias dele de equipamento para equipamento.

(    )  Phishing são emails ou sites falsos, bem parecidos com o verdadeiro que tentam confundir você e descobrir sua senhas e seus dados pessoais.


G R A T I D Ã O
Prof. Tali

Eletiva - Literatura de Cordel - 1F,2A,3B

Atenção alunos:


1F - Leandro Ramos, Leticia Oliveira, Lucas Oliveira, Lucas Ribeiro, Nicolly Alves, Nicoly Santos, Odair Martins, Pamella Soares, Salete Almeida, Samirah, Samuel Isaak
2A - Abrãao João, André Lucas, Andreia Alves, Cristovão Cordeiro, Erik Carvalho, Gustavo Henrique, Johan Cano, Kaiky Henrique, Luiz Fernando, Maria Hallana, Pedro Assis, Vinicius Henrique, Vitor Manoel
3B - Anna Clara, Arion Amaral, Bruno Henrique, Diego Moscardo, Douglas Oliveira, Fabrício de Souza, Gabriella Ortega, Giovanna Camillo, Guilherme Elias, João Vitor Gomes, Katerin, Laryssa Helena, Leandro Adib, Lucas Roque, Lui Gutierri

Vocês estão inscritos na Eletiva Literatura de Cordel

A primeira atividade foi enviada no primeiro bimestre

A partir de hoje quem assume essa Eletiva é a professora Andressa que irá enviar a segunda atividade em breve.

A não entrega das mesmas resulta em não atribuição de notas. Peço que se empenhem e entreguem o solicitado, evitando transtornos e acúmulo de atividades no retorno das aulas presenciais.

Obrigada
Profª Ester

Eletiva - Arte na História - 2B, 2C, 2E, 3B

Olá Alunos:

2B- Everton, Giovanna Paula, Kemelly Beatriz, Lizbeth Jimena, Matheus do Carmo, Matheus Henrique, Mayra Isabel, Nataly Silva, Vitoria Caroline Pereira, Wagner Almeida,
2C - Ana Beatriz Santos, Angel Ronaldo, Bruna Cristina, Caue Araujo, Emilly Alves, Gabriel Ribeiro, João Vitor, José Bladimir, Kaylany Alyce, Laura Ávila, Naomy Santos, Natalia Maria, Oscar Kahuaza, Victor Hugo Ribeiro
2E - Alex Gabriel, Ana Beatriz, Enzo, Alex Silva, Daniel Sousa, Danilo Mendes,
3B- Natan Santos, Richar Ticona, Thais Mel, Victor Gabriel, Vitoria Cristina, Wagner Bruno, Wesley Silva



Vocês estão inscritos na Eletiva - Arte na História

A primeira atividade já foi postada no bimestre anterior

A partir de agora quem assume essa Eletiva será o professor Patrick, que essa semana postará a segunda atividade.

É necessário que vocês participem e  entreguem o solicitado, caso contrário não será possível o lançamento das notas.

Obrigada.

Proª Ester

1º ABCDEF - Inglês - Prof. Ricardo

Olá Segue atividade de Inglês:


Assistir ao vídeo conforme segue link e identificar o uso do
presente simples pesquisado nas atividades anteriores. Utilizar o
material de apoio anexado com as explicações para realizar a
atividade conforme seguem os anexos em word.



SKILLS
SPEAKING = FALAR
LISTENING = OUVIR
READING = LER
WRITING = ESCREVER
WHAT’S YOUR NAME?
WHAT’S YOUR SURNAME?
HOW DO YOU SPELL IT?
SOM DAS LETRAS DO ALFABETO EM
INGLÊS.
WHERE DOES VICTORIA LIVE?
“I LIVE(MORO) IN FRANCE”
VICTORIA(SHE) LIVES(MORA) IN
FRANCE.
DO YOU STUDY ENGLISH AT SCHOOL?
DO YOU LIKE IT?

“I LIVE IN ITALY,ROME”
CHIARA (SHE) LIVES(MORA) IN ITALY.
WHAT’S YOUR FAVORITE SCHOOL
SUBJECT?

DO YOU STUDY ENGLISH AT SCHOOL?
DOES CHIARA (SHE) STUDY ENGLISH
AT SCHOOL?

DOES = HE/SHE/IT
DO = I/YOU/WE/THEY

DO YOU LIKE IT?

SIMPLE PRESENT
ROTINA/ROUTINE
HABITUAL/FAZ NORMALMENTE NO SEU DIA A DIA. 
WAKE UP/BRUSH MY TEETH
TAKE A SHOWER/HAVE BREAKFAST
HAVE LUNCH/HAVE A SNACK
HAVE DINNER/DRINK WATER
HAVE SOME WATER/STUDY/WORK
TRAVEL/GO TO THE CINEMA

I NEVER WAKE UP AT 6:20 A.M.
AMANDA ALWAYS WAKES UP AT 6:20 A.M.
3ªPESSOA DO SINGULAR (HE/SHE/IT)  O VERBO MUDA
ES = GO/PASS/FIX/WATCH/WASH
PARA A 3ªPESSOA DO SINGULAR (HE/SHE/IT)   
I GO TO THE SHOPPING MALL.
RICARDO SOMETIMES GOES TO THE SHOPPING MALL.

I STUDY IN THAT SCHOOL.
MARIANA STUDIES IN THAT SCHOOL.
IES = 3ªPESSOA DO SINGULAR (HE/SHE/IT)   
STUDY = HE STUDIES
PLAY = HE PLAYS
CRY = PARA SOMENTE HE/SHE/IT = CRIES
STAY = STAYS
ENJOY = ENJOYS
ALWAYS
NEVER
USUALLY
RARELY
SELDOM
Occasionally
OFTEN
ONCE A WEEK
TWICE A WEEK

FOUR TIMES A WEEK

Verbos auxiliares = Inglês

Você estuda nessa escola?

Do you study in this school?
Yes, I do/ No, I don’t
Yes, I study in this school.
I do/ I don’t
Do you work?
Verbo principal = do = fazer
Verbo auxiliar = do = sem tradução

What do you do?
O que você faz?

Simple Present
I/you/we/they= do
He/she/it (3ªpessoa do singular) = does
Do you work? I do, yes, I do =
short answer
Where do you work?
I work at the bank.

Fabiana works at the bank.
Does she work at the bank?
Yes, she does/ No she doesn’t(does
not)
She does/ She doesn’t
She works at the bank.
Where does she work?

2ºA (Clayton - Português) "O Ultrarromantismo" Interpretação pt.2



"O Ultrarromantismo" Interpretação pt.2

1)      O que foi o “Ultrarromantismo”?

2)      Em quais países e/ou continentes ele ocorreu?

3)      Como era o sentimento do poeta no “Ultrarromantismo”?

4)      Qual foi o principal nome do ultrarromantismo e que influenciou diretamente a geração brasileira?

5)      Quais gostos trazia o poeta Inglês do ultrarromantismo ?

6)      Em quais datas este poeta Inglês publicou suas duas primeiras obras, quais eram elas?

7)      Qual foi o principal poeta francês do ultrarromantismo ?

8)      Qual foi o principal escritor do ultrarromantismo português?

9)      Qual foi o principal poema deste escritor português?

10)   Mencione duas obras de Álvares de Azevedo.

Tecnologia - 2ºC - Profª Alice

Olá turma,


Quando falamos em tecnologia rapidamente fazemos uma associação com a internet e suas redes sociais. No entanto, precisamos lembrar que tecnologia significa o uso de técnicas e métodos, segundo o dicionário Aurélio:

substantivo feminino
Ciência que estuda os métodos e a evolução num âmbito industrial: tecnologia da internet.
Procedimento ou grupo de métodos que se organiza num domínio específico: tecnologia médica.
Teoria ou análise organizada das técnicas, procedimentos, métodos, regras, âmbitos ou campos da ação humana.

Hoje utilizamos bastante a tecnologia da internet. Adoramos a internet quase na mesma medida que a criticamos. A matéria "Os dilemas da democracia digital e os impactos das novas tecnologias"  que postei aqui na última aula levanta alguns pontos positivos e negativos da internet.

Link da matéria: https://www.cartacapital.com.br/blogs/desabafo-social/os-dilemas-da-democracia-digital-e-os-impactos-das-novas-tecnologias/

Respondam as seguintes questões de acordo com a leitura da matéria e me enviem até dia 25/06 com assunto "atividade de tecnologia"  no e-mail : alicecavalcanti@prof.educacao.sp.gov.br

Questões:
1- O que o jornalista aponta como preocupante na internet?
2- Você concorda com o jornalista? Justifique
3- O que podemos entender por democracia digital? Ela existe?

6º anos: A,B,C (Português – Clayton)



EXERCÍCIOS
1)      Identifique o sujeito simples e i sujeito composto nas frases a seguir.

a)      Deus é perfeito!
R: Sujeito _______________________

b)      As vacas brancas e os touros pretos pastavam.
 R: Sujeito _______________________

c)       Fome e desidratação são agravantes das doenças daquele povo.
R: Sujeito _______________________

d)      Os jornais noticiaram o fato.
R: Sujeito _______________________

e)      A turma já foi embora.
R: Sujeito _______________________

f)       Alguém gostaria de ler o texto?
R: Sujeito _______________________

g)      João e seus amigos jogaram futebol a tarde inteira.
R: Sujeito _______________________

h)      Doces e frituras prejudicam a saúde.
R: Sujeito _______________________

i)        Os nossos celulares foram roubados.
R: Sujeito _______________________

j)        O amar e o adorar são semelhantes.
R: Sujeito _______________________