segunda-feira, 19 de outubro de 2020

 1B, 1C, 2C, 3C- ELETIVA COMUNICAÇÃO 4º BIMESTRE
 CAROS ALUNOS INSCRITOS NESSA ELETIVA, SEGUE ATIVIDADE DO QUARTO BIMESTRE
 ENTREGAR ATÉ 09/11 ENVIANDO PARA EMAIL OU WHATSAPP
QUALQUER DÚVIDA ESTAREI À DISPOSIÇÃO PARA ESCLARECIMENTOS



                                         Libras (Linguagem Brasileira de Sinais)

A linguagem brasileira de sinais foi criada com o objetivo de utilizar os gestos e os sinais para substituir os sons durante a comunicação. Os sinais sã uma forma comum de entendimento entre pessoas mudas ou surdas eles compartilham de uma dificuldade em comum que é entender e ser entendido. Assim como a linguagem oral, a língua de sinais pode variar de região para região, como a criação de variações linguísticas como gírias.
A libras é um diferencial na identificação dos surdos, a expressão facial e corporal que acompanham os sinais também são parte importantes na composição da cultura dos surdos. Mesmo com língua própria, eles sofrem com a diversidade e o preconceito do mundo dos ouvintes.

Atividade
Escolha uma música de seu gosto grave um vídeo traduzindo-a em libras

 

3A- GEOGRAFIA- 4° BIMESTRE
CAROS ALUNOS! VAMOS DAR INÍCIO AS ATIVIDADES DE GEOGRAFIA DO 4° BIMESTRE
ENTREGAR ATÉ 26/10 ENVIANDO PARA EMAIL OU WHATSAPP
QUALQUER DÚVIDA ESTRAREI À DISPOSIÇÃO
adriana.barbosa33@yahoo.com
95791-8631
                      



                                                Fluxos Materiais e Imateriais
A globalização além da comunicação acelerou também os meios de transportes e o fluxo de mercadorias no mundo, chamados de fluxos materiais (físicos). Esse aumento da circulação de mercadorias mundiais foi possibilitado pela integração de sistemas imateriais (virtuais),
Os meios de transportes, o comércio e a distribuição de mercadorias representam exemplos de fluxos materiais, pois essa gama de objetos possui materialidade e volume. Os sistemas técnicos que dão fluidez (movimento) ao espaço geográfico não são os únicos incorporados ao território de um país no mundo moderno. Na atualidade, o avanço das tecnologias da comunicação e da informação delineou uma gama variadíssima de novos sistemas responsáveis por dar corpo aos denominados fluxos materiais. Esta imaterialidade manifesta-se pela enorme gama de transações por meio da telefonia e da internet, principais responsáveis pela disseminação da comunicação e da informação. A telefonia e a internet podem ser consideradas o verdadeiro tecido de nossas vidas, pois atualmente a tecnologia da informação provocou mudanças tão significativas quanto a eletricidade fez na era industrial.

Atividade

Assinale a alternativa correta:

1) O mundo globalizado é um dos eixos que percorrem a proposta curricular de geografia. Por meio dele, o professor poderá abordar os seguintes temas:

I- A sociedade em redes
II- Os fluxos materiais e imateriais
III- Os processos migratórios recentes 
IV- Os critérios de divisão regional adotados pelo IBGE

a) Apenas I e II
b) Apenas I, II, IV
c) Apenas I, II e III
d) Apenas I
e) Apenas II e IV


2) Os fluxos materiais são:

a) Telefonia, internet, comunicação
b) Meios de transporte, o comércio, distribuição de mercadorias
c) Comércio, internet, tecnologia
d) Telefonia, meios de transporte, comunicação
e) Distribuição de mercadorias, internet, telefonia


     

SRS. PAIS E/OU RESPONSÁVEIS!


FAVOR RETIRAREM  APOSTILA DO 3º BIMESTRE


HORÁRIO:  DAS 13:00 ÁS 15:00H


VENHAM DE MÁSCARA!!!


EQUIPE GESTORA

2020



 2E- GEOGRAFIA- 4° BIMESTRE

CAROS ALUNOS! VAMOS INICIAR AS ATIVIDADES DE GEOGRAFIA DO 4° BIMESTRE

ENTREGAR ATÉ 26/10.  ENVIAR PARA EMAIL OU WHATSAPP

QUALQUER DÚVIDA PODE CHAMAR QUE PRESTAREI ESCLARECIMENTOS

                                   Domínios Morfoclimáticos Brasileiros

Domínio morfoclimáticos é uma classificação geográfica que engloba aspectos naturais como clima hidrografia, vegetação, relevo e solo predominante em uma determinada área e a forma como eles se relacionam entre si.
Os domínios morfoclimáticos brasileiros são:
Amazônico, caatinga, mares de morros, cerrado, araucárias e pradarias.

1) Domínio morfoclimático amazônico- é o maior do Brasil e está praticamente todo localizado na região norte do país.
2) Domínio Morfoclimático da caatinga- o clima semiárido contribui para que haja um baixo índice de chuvas no local. A caatinga atravessa períodos de estiagem superiores a um ano e padece de diversas secas.
3) Domínio morfoclimático dos mares de morros- o domínio dos mares de morros ocupa o litoral brasileiro estendendo-se desde o nordeste até o sul do país.
4) Domínio morfoclimático do cerrado- localizado na região central do país, o cerrado é também chamado de "caixa d`água" do Brasil, por conta da sua hidrografia. O solo do cerrado é tipicamente avermelhado e pode ser arenoso ou argiloso.
5) Domínio morfoclimático das araucárias- de aparência protuberante e formado pelo processo de erosão, esse domínio se localiza no Planalto Meridional e tem uma altitude que vai desde os 500 aos 1300 metros.
6) Domínio morfoclimático das pradarias- o solo das pradarias geralmente é profundo e de cor escuro. As pradarias são cobertas de vegetação rasteira (grama, capim) em vastas planícies de árvores e arbustos, geralmente formada próxima aos desertos.
Atividade

1) Preencha as lacunas de acordo os seus significados:

a) Desmatamento
b) Mar
c) Tropical
d) Espinhos
e) Pernambuco
f) Mares de Morros
g) Queimadas
h) Amazônica
i) Calcário
j) Cerrado
l) Oceano
m) Santa Catarina
n) Serras
o) Caatinga

1) A mata atlântica recebe umidade do________________.
2) A serra do _______ é uma das serras encontradas no domínio de mares de morros.
3) As _________________, são um dos males que afetam cerrado.
4) As araucárias são comuns nos planaltos e _____________.
5) Os _________________________ é domínio comum no Rio de Janeiro e Espírito Santo.
6) O agricultor utiliza o ________________ para corrigir solos ácidos do cerrado.
7) O _____________________ é um dos males que afeta a floresta amazônica.
8) _______________________ é um dos estados que possui parte da caatinga.
9) No domínio ______________________é comum a falta de chuva no inverno.
10) O clima _______________________ é predominante em Cuiabá.
11)  A _______________ é a maior floresta tropical do Brasil.
12) Na caatinga é comum as plantas possuir ______________.
13) A ________________é comum na vegetação do sertão nordestino.
14) _______________________ é um estado que possui parte do domínio das araucárias.





8A,B,C -GEOGRAFIA- 4° BIMESTRE CAROS ALUNOS! VAMOS DAR INÍCIO AO 4° BIMESTRE SEGUE ATIVIDADE PARA SER ENTREGUE ATÉ 26/10 PARA O EMAIL OU WHATSAPP QUALQUER DÚVIDA PODE CHAMAR QUE ESTAREI À DISPOSIÇÃO adriana.barbosa33@yahoo.com 95791-8631
                 
                                     Bacias Hidrográficas da América Latina

O que é uma Bacia Hidrográfica?
Entende-se por bacia hidrográfica uma área em que a água da chuva escoa para baixo dos pontos mais altos do relevo, formando rios, suas nascentes e os afluentes. O conjunto desse rio, nascente e afluentes se chama região hidrográfica.

Bacia do Prata- Com uma área de mais de 3,1 km² a bacia tem a população distribuída da seguinte maneira: 100% do Paraguai: quase 90% do Uruguai: mais de 80% da Argentina: 55% da Bolívia e 54% do Brasil. Buenos Aires, Montevidéu, Assunção e Brasília, quatro capitais , têm seu território na Bacia.
Suas coordenadas extremas estão compreendidas entre os meridianos 67° E 43° e os paralelos 14° e 37°.


Os três principais rios que formam a Bacia são : Paraná ( 4352 km²), o Paraguai *2459 km²) e o Uruguai ( 1600 km²). O estuário do Prata é o maior do mundo medindo 256 km de extensão.

Bacia do Rio Uruguai- No Brasil a Bacia do rio Uruguai localiza-se nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, ocupando uma área de 174,4 milhões de pessoas. Ela é compartida com Uruguai e Argentina.

Bacia Amazônica- Formada pelo rio Amazonas afluentes e subafluentes se estende o território da Bolívia, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela

Bacia do Rio Paraná-  Formado pelos rios Paraná, Paraguai e Uruguai e afluentes, se estende ao território do Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai e Bolívia.

Atividade
Assinale a alternativa correta:

1) A América Platina é uma subdivisão da América do Sul. Essa região é composta por três países que são banhados pelos rios que integram a Bacia Hidrográfica do Rio Prata. Essas três naç~oes que formam a América Platina são:
a) Peru, Chile e Bolívia
b) Argentina, Paraguai e Uruguai
c) Argentina, Brasil e Paraguai
d) Colômbia, Equador e Venezuela
e) Peru, Brasil e Paraguai

2) A expressão " Bacia Hidrográfica" pode ser entendida como:
a) O conjunto de terras drenadas ou percorridas por um rio principal e seus afluentes
b) A área ocupada pelas águas de um rio principal e seus afluentes no período normal de chuvas
c) O conjunto de lagoas isoladas que se formam no leito dos rios quando o nível da água baixa
d) O aumento exagerado do volume de água de um rio principal e seus afluentes quando chove acima do normal
e) O lago formado pelo represamento das águas de um rio principal e seus afluentes








 

ENEM








Equipe Gestora
2020

 

PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO
Lembramos que as aulas continuam normalmente pelo Centro de Mídias, no App, TV, YouTube e Facebook!

Estamos sempre aqui para atender a todos em suas particularidades e necessidades.

HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 20/10/2020



Equipe Gestora
2020

 

Prezados pais, responsáveis e alunos!


Nos dias 20, 21, 22 e 23/10/20, das 13:00 às 15:00 h, atenderemos na escola para entrega da apostila do 3º Bimestre e recebimento das apostilas (respondidas) do 1º, 2º e 3° Bimestres.  Nesse mesmo horário estaremos com o plantão de dúvidas para os alunos que estão sem notas e com faltas nos 1º, 2º e 3° Bimestres.

Esse é o momento para sanar as suas dúvidas. 


PROTOCOLOS DE SEGURANÇA.

Obrigatório o uso de máscara!!!!

Respeite o distanciamento!!!!!

Traga a sua caneta!!!!


Equipe Gestora

2020

7A,B,C- GEOGRAFIA- 4° BIMESTRE
 CAROS ALUNOS! VAMOS DAR INÍCIO AS ATIVIDADES DE GEOGRAFIA DO 4° BIMESTRE
ENTREGAR ATÉ 26/10 PELO EMAIL OU WHATSAPP
DÚVIDAS PODEM CHAMAR PARA ESCLARECIMENTOS QUE ESTAREI À DISPOSIÇÃO
adriana.barbosa33@yahoo.com
95791-8631
   
Impactos socioambientais associados à transformação da paisagem rural e urbano-industrial

Nesta aula vamos identificar os impactos socioambientais associados às transformações na paisagem rural e urbano-industrial pelas técnicas e trabalho humano.
Falaremos também sobre as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização.
Essas formas se dão pelos elementos culturais na paisagem contidos, podendo ser naturais ou culturais. Os elementos naturais são aqueles que ainda não sofreram atuação humana (morros, florestas, rios). Já os elementos culturais representam as paisagens que forma transformadas pelo homem (casa,prédios).
Na paisagem cultural ressalta-se a importância do desenvolvimento do trabalho humano no espaço. Por isso, acredita-se que o homem tem a necessidade de intervir na natureza para se reproduzir e para isso faz a partir do trabalho e do desenvolvimento de instrumentos técnicos, que ão processos inerentes à da natureza, necessita criar instrumentos, decidir que técnicas utilizar para tal e como intervir no meio natural para satisfazer suas necessidades. O homem cria constantemente novas necessidades e isso impulsiona o desenvolvimento do trabalho, que sempre é transformado, assim como às técnicas utilizadas para essa finalidade, levando a uma evolução técnica cada vez mais especializada e precisa (tecnologia) evoluindo de cultura à cultura e de momentos históricos à momentos históricos. E é a partir de todo esse processo que o homem transformou o meio natural (sem a interferência do homem) em meio humanizado, onde este foi transformado pelo trabalho e pelas técnicas do homem, transformando-se em um meio técnico-científico e informacional, como o é nos dias atuais.
É importante ressaltar que a partir desa apropriação do espaço pelo homem que surgem os impactos socioambientais, a partir da exploração do espaço, interferindo consideravelmente ´na paisagem, em constante transformação.
Esta paisagem rural foi transformada a partir exploração da água do Mar de Aral pelo homem já no final do século XIX, utilizando-a para a produção de alimentos na região, como arroz e algodão e posteriormente para o desenvolvimento da técnica de irrigação.

Atividade

1) Enumere a segunda coluna a partir da primeira com base no conceitos de paisagem natural e paisagem cultural:

Coluna 1
(1) Paisagem Natural
(2) Paisagem Cultural

 Coluna 2
a) (  ) Parque ambiental criado no espaço urbano de uma cidade
b) (  ) Reserva ambiental em área rural
c) (  ) Hotel fazenda reservado para o turismo
d) (  ) Floresta equatorial não ocupada pelo homem
e) (  ) A rua de uma cidade industrializada
f) (  ) Área do espaço urbano dedicada à promoção de práticas culturais

2) Assinale V para verdadeiro e F para falso:
a) (  ) Espaço e paisagem se diferenciam porque o espaço é uma produção social, enquanto na paisagem predominam os elementos da dinâmica natural
b) (  ) Na paisagem podemos observar elementos naturais e culturais, bem como formas novas e antigas que nos revelam sucessivos passados
c) (  ) A paisagem é forma estática, por isso jamais pode revelar as relações sociais do passado que produziram as formas geográficas do presente 
d) (  ) A paisagem tem significado apenas panorâmico, pois é destituída de conte´do social, o que nos permite contemplar as formas, mas jamais analisar a sua essência
e) A paisagem assim como o território são delimitados pelo alcance visual de quem os observa:
são portanto, espaços delimitados pelas relações de poder, cuja escala varia conforme a posição do observador
 







 

REMATRÍCULA 2021


A REMATRÍCULA PODERÁ SER FEITA ATÉ 0 DIA 27/10/20, DEVIDO À INSTABILIDADE NO SITE O PRAZO FOI PRORROGADO.

 

PELA SED – SECRETÁRIA ESCOLAR DIGITAL, ONLINE.

SEGUE O PASSO A PASSO:

1) ACESSAR A SED https://sed.educacao.sp.gov.br/

2) LOGIN: (RG+ NÚMERO DO RG E DIGITO + SP) DO RESPONSÁVEL

                          EX.: RG10345765SP

3) SENHA:   O NÚMERO DO SEU CPF

4) ESCOLHER PERFIL DE RESPONSÁVEL

5) GESTÃO ESCOLAR

6) INTERESSE REMATRÍCULA

7) REMATRICULAR

É NECESSÁRIO INFORMAR E-MAIL E ANEXAR COMPROVANTE DE ENDEREÇO!!!

 

DE FORMA PRESENCIAL. 

 

HORÁRIO DAS 9:00 ÀS 15:00 H

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS CÓPIA:

 

ALUNO: CARTEIRA DE VACINAÇÃO (FRENTE E VERSO), RG, CPF, CERTIDÃO DE NASCIMENTO.

RESPONSÁVEL:  RG, CPF, COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA, TELEFONE E EMAIL.


OU


ATRAVÉS DO FORMULÁRIO, PARA QUE OS RESPONSÁVEIS QUE NÃO CONSEGUIRAM FAZER A REMATRÍCULA ONLINE E PRESENCIAL, AUTORIZE À ESCOLA A FAZÊ-LA.

Clique Aqui para responder o questionário.



Equipe Gestora

2020


6º Anos: A,B,C (Clayton - Português)

 

           Vamos dar continuidade aos nossos estudos? Aprendemos um pouco sobre o gênero notícia. Nesta semana temos um novo desafio, conhecer os gêneros reportagem e a charge e aprender o que eles têm em comum e diferente.

              Vamos relembrar o que sabemos sobre o gênero notícia? Veja:

              Então, nesta semana, vamos nos aprofundar no gênero notícia e conhecer um pouco sobre a     reportagem e a charge.

 

               A Notícia é um gênero textual jornalístico que relata um fato presente em nosso dia a dia, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação.

        Trata-se, portanto de um texto informativo sobre um fato atual ou algum acontecimento real, veiculada pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.

 

Vamos ler e interpretar a notícia a seguir?

Sorriso: cantora adolescente que gravou música para novela do SBT quer lançar CD

A cantora Lays Queiroz, de 14 anos, moradora de Sorriso, está se preparando para lançar o primeiro CD. De acordo com o pai, Paulo Queiroz, a gravação da música “O Close”, tema da novela Carinha de Anjo,  do  SBT, tem  alavancado  a carreira da jovem,  que sonha,  agora, com outros passos. “A intenção é gravar o CD. A Fátima Leão (cantora e compositora goiana) escreveu uma música para ela, que deverá entrar neste álbum. A cantora sertaneja Marília Mendonça também se dispôs a gravar alguma canção junto com ela”, afirmou, ao Só Notícias.

A carreira de Lays começou a decolar em 2015, quando o cantor e compositor Serginho Pinheiro, que é amigo da família, esteve em Peixoto de Azevedo (197 quilômetros de Sinop), onde a jovem nasceu e morava, até então. “Ela sempre gostou de cantar, desde os sete anos de idade. O Serginho escutou, gravou uma música e mandou para o Arnaldo Saccomani (produtor musical). Ele entrou em contato no ano passado e demonstrou interesse na gravação de uma música para a novela”, explicou o pai.

A canção interpretada por Lays foi composta em 2005, pelo próprio Sérgio Pinheiro, em coautoria com Carlos Randall e Zéo Moreira. Na novela, a versão cantada pela jovem embala o romance do casal Gustavo Larios e irmã Cecília. Para Paulo, a cantora mirim deve começar a ganhar ainda mais visibilidade nos próximos meses. “O CD da novela está para sair e, quando isso acontecer, ela vai começar a se apresentar em programas do SBT. Há ainda algumas conversas com os diretores da novela para que ela grave outra música”.

Em abril deste ano, Lays Queiroz gravou um videoclipe em São Paulo (SP), interpretando a canção da novela. No Youtube, já são mais de 5,2 mil visualizações.

 

Disponível em: http://www.sonoticias.com.br> Acesso em 19/05/2020.

 

 

01.   O texto 1 apresenta característica de qual dos gêneros textuais

apresentados abaixo?

 

a)  reportagem

b)  notícia

c)  entrevista

 

02.   Qual é o fato divulgado pelo texto?

 

03.   Qual das opções abaixo está relacionada com o texto?

 

 

a)  A música “O Close” tem alavancado a carreira da jovem.

b)  A música “O Close” ajudou a menina a lançar seu primeiro CD.

c)  A canção “ O Close” foi composta por Lays Queiroz.

d)  Em abril de 2015 a garota gravou um videoclipe em São Paulo.

 

04.   Releia: “Ela sempre gostou de cantar, desde os sete anos de idade. O Serginho escutou, gravou uma música e mandou para o Arnaldo Saccomani (produtor musical). Ele entrou em contato no ano passado e demonstrou interesse na gravação de uma música para a novela”

 

Justifique o emprego das aspas nesse trecho.

2ºA (Clayton - Português)

 

Realismo é o movimento cultural e literário ocorrido na segunda metade do século XIX aproximadamente, marcando uma total mudança de pensamento em relação ao Romantismo.

Nesse período, devido às mudanças sociais acontecidas, os artistas passaram a ver o mundo de maneira completamente diferente, dando lugar a uma visão bem mais crítica da realidade que os cercava.

O que acontecia no mundo?

Na segunda metade do século XIX, o contexto sociopolítico europeu mudou profundamente. Lutas sociais, tentativas de revolução, novas ideias políticas e científicas apareceram. O mundo agitava-se, e a literatura não podia mais viver de idealizações, do culto do eu e da fuga da realidade, como no tempo do Romantismo.

A Revolução Industrial na Inglaterra também foi algo que contribuiu para essas mudanças, já que a vida pacata e tranquila que os românticos tinham transformou-se completamente com o advento da máquina.

No vídeo abaixo é possível compreender muito bem a trajetória dessas mudanças: