sexta-feira, 24 de julho de 2020


2° Ano E Biologia Profa Solange

Período: 24/07/2020 à 29/07/2020


Atividade para Recuperação


Consulte materiais didáticos com esquemas explicativos sobre meiose e responda a atividade a seguir: 

1- Qual a relação entre Reprodução Sexuada e Variabilidade Genética?

2- Descreva o processo de meiose e indique qual sua relação com a transmissão e Variabilidade das Características Hereditárias.

3- Como seriam as células reprodutivas quanto ao seu material genético? E as demais células do corpo? 

4- Por que uma pessoa não tem o dobro de características, já que as herda do pai e da mãe?



3º Ano A e 3° Ano B - Biologia  - Profa Solange


Período: 24/07/2020 à 29/07/2020

Atividade para Recuperação

Elaborar a partir das pesquisas realizadas em fontes confiáveis (livros e sites), esquemas sobre reprodução dos vegetais .Escreva em seu caderno como as plantas se reproduzem, elaborem desenhos esquemáticos ilustrando o processo reprodutivo.

Realize uma pesquisa sobre características da Biologia dos Filos do Reino Animal, a fim de propiciar a comparação entre os grupos. Para tanto organizem as informações obtidas, indicando a presença ou ausência do sistema e, quando for o caso, qual (is) tipo (s) de sistema (s) e forma de reprodução está presente no grupo.Para o registro, elaborem um quadro comparativo, conforme exemplo do caderno do aluno.



Hello everybody!!!




EQUIPE GESTORA
2020

PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 25/07/2020




EQUIPE GESTORA
2020
Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Portuguesa                               Série: 8°B e 8°C

Boa Tarde, turmas!

Na postagem de hoje, vamos realizar uma atividade avaliativa para a nota final do 2° bimestre. Só lembrando: Estou postando essa atividade pela segunda vez. Então, quem já entregou essa atividade está dispensado da avaliação.

ATENÇÃO!

VALE NOTA PARA O 2° BIMESTRE.

As respostas devem ser enviadas para o meu e-mail: espinoli2020@bol.com.br


                                                              ATIVIDADE AVALIATIVA


LEIA O TEXTO ABAIXO E  RESPONDA ÀS PERGUNTAS A SEGUIR


                                                      Recado ao Senhor 903

    “Vizinho, 

    Quem fala aqui é o homem do 1003. Recebi outro dia, consternado, a visita do zelador, que me mostrou a carta em que o senhor reclamava contra o barulho em meu apartamento. Recebi depois a sua própria visita pessoal – devia ser meia-noite – e a sua veemente reclamação verbal. Devo dizer que estou desolado com tudo isso, e lhe dou inteira razão. O regulamento do prédio é explícito e, se não o fosse, o senhor ainda teria ao seu lado a Lei e a Polícia. Quem trabalha o dia inteiro tem direito a repouso noturno e é impossível repousar no 903 quando há vozes, passos e músicas no 1003. Ou melhor; é impossível ao 903 dormir quando o 1003 se agita; pois como não sei o seu nome nem o senhor sabe o meu, ficamos reduzidos a ser dois números, dois números empilhados entre dezenas de outros. Eu, 1003, me limito a Leste pelo 1005, a Oeste pelo 1001, ao Sul pelo Oceano Atlântico, ao Norte pelo 1004, ao alto pelo 1103 e embaixo pelo 903 – que é o senhor. 
    Todos esses números são comportados e silenciosos: apenas eu e o Oceano Atlântico fazemos algum ruído e funcionamos fora dos horários civis; nós dois apenas nos agitamos e bramimos ao sabor da maré, dos ventos e da lua. Prometo sinceramente adotar, depois das 22 horas, de hoje em diante, um comportamento de manso lago azul. Prometo. Quem vier à minha casa (perdão: ao meu número) será convidado a se retirar às 21h45, e explicarei: o 903 precisa repousar das 22 às 7 pois às 8h15 deve deixar o 783 para tomar o 109 que o levará ate o 527 de outra rua, onde ele trabalha na sala 305. Nossa vida, vizinho, está toda numerada: e reconheço que ela só pode ser tolerável quando um número não incomoda outro número, mas o respeita, ficando dentro dos limites de seus algarismos. Peço-lhe desculpas – e prometo silêncio.
[…] 
    Mas que me seja permitido sonhar com outra vida e outro mundo, em que um homem batesse à porta do outro e dissesse: ‘Vizinho, são três horas da manhã e ouvi música em tua casa. Aqui estou’. E o outro respondesse: ‘Entra vizinho e come do meu pão e bebe do meu vinho. Aqui estamos todos a bailar e a cantar, pois descobrimos que a vida é curta e a lua é bela’. E o homem trouxesse sua mulher, e os dois ficassem entre os amigos e amigas do vizinho entoando canções para agradecer a Deus o brilho das estrelas e o murmúrio da brisa nas árvores, e o dom da vida, e a amizade entre os humanos, e o amor e a paz.” 

                 
                                 Vamos ver como está sua compreensão de texto?

1) Analise as alternativas: 
I- o apartamento 903 é muito barulhento. 
II- o apartamento 1003 é muito silencioso.
 III- o apartamento 1005 está vazio. 
IV- o apartamento 305 é um escritório de advocacia.
 V- o apartamento 1003 não é silencioso. 
Em relação ao texto, qual ou quais são incorretas? 
a) I e II 
b) I, II e III 
c) I, II, III e IV 
d) I, II, III e V 
e) II e III

2) O morador do 1003 recebeu, consternado, a visita do zelador que falava sobre a reclamação de barulho desse apartamento. Em relação à palavra consternado, podemos substituí-la, sem prejuízo do sentido contextual por: 
a)comovido 
b)lisonjeado 
c)ignorado 
d)chateado 
e)feliz

3) “O regulamento do prédio é explícito”, diz o morador do 1003. Para dizer o contrário, conforme o contexto, a alternativa correta seria: 
a) O regulamento do prédio é claro. 
b) O regulamento do prédio é bom. 
c) O regulamento do prédio é inequívoco. 
d) O regulamento do prédio é evidente. 
e) O regulamento do prédio é obscuro.

4) Marque C para CONCORDA COM O TEXTO e D para DISCORDA DO TEXTO: 
( ) O morador do 903 recebeu reclamação do morador do 1003. 
( ) O morador do 903 recebeu reclamação do zelador do 1003. 
( ) O morador do 903 recebeu pedido de desculpas do morador do 1003.
 a) D – D – C 
b) C – C – C 
c) D – D – D 
d) D – C – C 
e) D – C – D


5) Conforme o último parágrafo do texto, pode-se afirmar que: 
a) o morador do 1003 acredita que precisaria morar em outro lugar. 
b) o morador do 903 não aceitou o pedido de desculpas. 
c) o morador do 903 aceitou o pedido de desculpas. 
d) o morador do 1003 idealiza outra forma de viver. 
e) o zelador mora no apartamento 103, que fica no térreo.

6) As palavras murmúrio e brisa, presentes no fim do texto, trazem o mesmo sentido de: 
a) pouca intensidade. 
b) muita intensidade. 
c) neutralidade. 
d) motivação. 
e) consciência ecológica.




1°F PORT. ATV SEMÂNTICA

LEIA O ENUNCIADO E RESPONDA CONFORME A LIÇÃO ENVIADA ANTERIORMENTE: 1- ANALISE A FRASE , RESPONDA A QUAL CLASSIFICAÇÃO SEMÂNTICA PERTENCE: ____________________________________ Amanda pediu a Fabio que pegasse sua mochila na sala. O Homem mal-humorado reclamou na fila do banco. A mãe avisou à filha que estava terminando o serviço. 2- ANALISE AS FRASES, E RESPONDA A QUAL CLASSIFICAÇÃO SEMÂNTICA PERTENCE:__________________________________ Boca fechada não entra mosquito Cuidado! Aquele lugar é boca quente. Quando jovem, meu avô usava calça boca de sino. 3- CLASSIFIQUE ( S) PARA SINONÍMIA OU (A) PARA ANTONÍMIA ( ) casaco, paletó, roupa, blusa, camisa, jaqueta. ( ) Ajudar - atrapalhar ( ) retirar - colocar ( ) débil - fraco, frágil. ( ) distante - afastado, remoto. 4- ANALISE A FIGURA EM ANEXO NO RODAPÉ E RESPONDA A QUAL CLASSE SEMÂNTICA PERTENCE:

















FINALIZAÇÃO SEMESTRAL DA ELETIVA

Bom dia,

Conforme foi passado, essa semana é para a entrega oficial do trabalho de culminância, para fechamento semestral, referente as oficinas de Eletivas.

Hoje estarei a disposição para receber esses trabalhos.

Alunos que tiverem com atraso, me chamem no privado para auxílio.

Fico a disposição,
Prof. Tali




Atividade de Tecnologia 2ºE, 3ºABC - Profª Scarlet

Olá pessoal, tudo bem? 
Essa será a nossa ultima atividade do bimestre. Semana que vem já iniciamos o terceiro bimestre.
Portanto, é ESSENCIAL que TODOS façam essa atividade final para garantir a nota do segundo bimestre.
Atividade: Leia atentamente o Texto abaixo, assista o vídeo que está no final da página, e faça uma redação sobre "O que é certo ou errado no uso da internet?"
Envie a foto da redação ou se preferiri enviar o arquivo em Word, para o email: scarletfs@hotmail.com ou pelo Classroom.

TEXTO: O que é certo ou errado no uso da internet?
De forma muito simples, ética trata da forma como as pessoas se relacionam.
E internet é mais uma forma desse relacionamento ocorrer.
Há pessoas que não fazem diretamente certos comentários, mas têm coragem de postar ofensas e agressões nas redes sociais.
A sensação de anonimato e de invisibilidade no uso da internet é falsa, pois por meio do IP (PROTOCOLO DE INTERNET) é possível se descobrir de que máquina uma determinada ofensa foi publicada. Os especialistas reconhecem que isso dá trabalho, mas que é possível se chegar ao local de onde houve a publicação.
E isso dá trabalho porque, apesar das legislações existentes, há pouca fiscalização. Como exemplo, lembro que há uma lei que obriga as LAN HOUSES a solicitarem a identificação dos usuários das máquinas.
E sabemos que há milhares de LAN HOUSES no país.
Mas nem sempre o atendente confere a autenticidade do documento apresentado. Essa falha de segurança faz com que muitas vezes o anonimato seja garantido.
O IP da máquina será rastreado, mas nem sempre será possível alcançar o mau usuário.
Muitas ofensas são originadas de e-mails falsos.
Ou ainda utilizando-se de e-mails válidos, mas roubados por meio de programas espiões em máquinas disponíveis em locais de uso público como bibliotecas e LAN HOUSES.
Por isso é importante a troca frequente das senhas como uma política de TI. Por isso é preciso manter os programas anti vírus atualizados. Também é recomendável a formatação dos computadores periodicamente.
Abrir mensagens de origem duvidosa ou fazer downloads de arquivos em determinados sites são atitudes de alto risco.
Segundo a ONG SaferNet, de 2007 para 2008, houve aumento de 238% em infrações cometidas na web. Os crimes que mais crescem são os de racismo, homofobia e pornografia infantil.
Os crimes contra a honra (calúnia, difamação e injúria) também não param de crescer. Junto destes há ainda crimes como furtos, extorsão, ameaças, violação de direitos autorais, estelionato, fraudes com cartão de crédito e desvio de dinheiro de contas bancárias.
O mundo virtual não é um mundo sem lei como alguns podem pensar. Há a Lei que trata das interceptações de comunicações em sistemas de telefonia, informática e telemática.
Há ainda a Lei 9609 que dispõe sobre a proteção da propriedade intelectual de programas de computador.
Além dessas leis, o Código Penal pode ser amplamente aplicado para combater os crimes na internet. Por exemplo: insultar a honra de alguém (calúnia – artigo 138), espalhar boatos eletrônicos sobre pessoas (difamação – artigo 139), insultar pessoas com apelidos grosseiros (injúria – artigo 140), desvio ou saque indevido de dinheiro (furto – artigo 155), comentários negativos sobre raças e religiões (preconceito ou discriminação – artigo 20 da Lei 7716/89), enviar fotos de crianças nuas (pedofilia – artigo 247 da Lei 8069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente), usar cópia de software sem licença (crime de pirataria – artigo 12 da Lei 9609/98).
Fonte: Olhar digital
No campo ético, o mais importante é não fazer com as outras pessoas o que não gostaríamos que fizessem conosco.
Às vezes um comentário pode parecer inocente, mas pode macular a honra de outra pessoa. E isso pode trazer consequencias danosas de difícil reparação posterior.
O uso de textos de outras pessoas pode parecer algo corriqueiro (plágio), mas sabemos que não é certo. Atualmente a prática do CONTROL C e CONTROL V (copiar e colar) vem ganhando da conhecida “cola”.
Todos gostamos que nossas idéias sejam disseminadas. Para isso existe a possibilidade de se citar as referências bibliográficas. Ninguém gosta quando suas idéias são literalmente roubadas por outras pessoas.
Falar mal dos professores e demais servidores pela internet pode parecer engraçado para os estudantes. Mas já tomei conhecimento de casos em que esses comentários levaram pessoas à depressão.
Agora imagine se essa pessoa fosse nossa mãe ou nosso pai. Ninguém ficaria feliz com isso não é mesmo?
Há muitas formas de se faltar com ética no uso de redes sociais. Há pessoas que criam perfis falsos para prejudicar outras. Há pessoas que postam vídeos comprometedores de ex-namoradas. Há pessoas que utilizam a internet para praticar bullying.
Por isso vale a reflexão.
Além dos problemas éticos, o mundo virtual está cheio de perigos e de criminosos.
Para saber mais, acesse:

Atividade Avaliativa de Química 2ºA

Olá Pessoal, tudo bem? Hoje é a nossa prova! É importante que TODOS respondam até o dia 28/07! Caso você tenha contato com algum colega de turma que não está no Classroom, envie o link da prova para que ele não fique sem nota! ATENÇÃO 1.Você fará a prova em casa, procure um lugar tranquilo e sossegado; 2.Verifique a conexão da internet para evitar problemas durante a execução da prova; 3.Deixe seus materiais próximos e organizados (livros, calculadoras, folhas em branco, entre outros), caso possa consultar, você não perderá tempo procurando material; 4.Leia as questões com atenção!!!! A leitura é muito importante para a compreensão correta da questão.

Clique no link para acessar a prova: https://forms.gle/S7bsLYDs5rsQ3B2y8 Boa Prova!

1°F Port. Semântica aula 2

BOM DIA, ( fazer no  caderno)
PARA FINALIZAR, ESSA AULA De HOJE FALAREMOS DE SINONÍMIA e ANTONÍMIA 

SINONÍMIA:
São palavras que mantêm relações de sinonímia e que representam, basicamente, uma mesma ideia. Ou seja, é a relação que se estabelece entre duas ou mais palavras que apresentam significados iguais ou semelhantes - SINÔNIMOS.

Veja a relação a seguir:

* casa, moradia, lar, abrigo.

* residência, sobrado, apartamento, cabana

Todas essas palavras representam a mesma ideia: lugar onde se mora. Logo, trata-se de uma família de ideias.

Observe outros exemplos:

revista, jornal, biblioteca, livro.

serra, rio, montanha, lago, ilha, riacho, planalto. 

cômico - engraçado.

_________________________________

Antonímia 
É a relação que se estabelece entre duas palavras ou mais que apresentam significados diferentes, contrários - ANTÔNIMOS.

Exemplos:

economizar - gastar
bem - mal

bom - ruim

Obg, 
prof Tali


Prof. Sandro Rodrigo
Matéria: Língua Inglesa                                     Série: 2° E


Bom Dia, turma!

Na postagem de hoje, vamos realizar uma atividade avaliativa para a nota do 2° bimestre.

VALE NOTA PARA O 2° BIMESTRE!!!!!

Essa atividade deve ser enviada para o meu e-mail: espinoli2020@bol.com.br

  

                                        ATIVIDADE AVALIATIVA SOBRE O SIMPLE PAST

1) Faça perguntas utilizando os interrogativos entre parêntese:

a) He drank three cups of tea. (How many)

b) They left early because they were tired. (Why)

c) Paul smoked a cigar after lunch. (What)

d) She lay in bed all day long. (How long)




Prof. Aline Rossi/ Biologia- 1° anos A, B, C, D, E, F e 2° anos A, B, C,D

Lembrete

Olá alunos!

Não esqueçam que as atividades de Biologia estarão somente no Classroom Institucional. Eu não postarei mais as atividades aqui no blog.

Eu já enviei o convite da minha sala de Biologia para todos os meus alunos, então vocês precisarão acessar o e-mail institucional que foi disponibilizado pela escola e aceitar o convite para participar. Espero vocês lá o mais rápido possível!

Obs.: Caso alguém não recebeu o meu convite ou tenha algum problema para acessar o Classroom Institucional, por favor, entre em contato comigo no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br que eu ajudarei vocês.

Atividade de Teatro - Professora Rebeca Righetti Ramos - 11

ELETIVA DE TEATRO - PROFESSORA REBECA RIGHETTI RAMOS - 11

Caras e caros alunos,

Vocês sabem como tem sido o Teatro no Brasil a partir do século XX? (PARTE 2)

ARIANO SUASSUNA E O TEATRO POPULAR
Como já citado na aula sobre Autos, Ariano Suassuna funda, em 1970, o Movimento Armorial. O movimento nasce com a intenção de reunir elementos culturais nacionais, como a literatura de cordel, a xilogravura, música e danças tradicionais da região nordeste e a pintura, à cultura erudita.
Como sabemos, as peças de autoria de Ariano Suassuna contam com elementos religiosos, cômicos e da cultura regional. Peças como Auto da Compadecida e Uma mulher vestida de Sol dão renome à carreira do autor.

Foto de Ariano Suassuna.

ASDRÚBAL TROUXE O TROMBONE
A companhia de teatro Asdrúbal Trouxe o Trombone foi fundada no Rio de Janeiro, em 1974, por Regina Casé e Hamilton Vaz Pereira. A maior característica do teatro produzido por esta companhia é a montagem de peças de comédia. Além disso, é notável a presença de um ator que experimenta em cena, sendo capaz de criar através de improvisação e jogos, ao passo que o diretor comanda a escolha das cenas mais interessantes.
Ainda que inicialmente a companhia tenha assumido uma postura pouco preocupada com a venda de ingressos, acabou adotando com o tempo uma forma de fazer teatro menos reflexiva e mais acessível, o que seria chamado de “Teatro besteirol”.
Alguns dos nomes importantes da companhia são: Patrícia Pillar, Luis Fernando Guimarães, Evandro Mesquita, Cacá Dionísio e Gilda Guilhon.

Grupo teatral Asdrúbal Trouxe o Trombone.

TEATRO DO ORNITORRINCO
A companhia teatral Teatro do Ornitorrinco foi fundada em 1977 por Maria Alice Vergueiro, Cacá Rosset e Luiz Galiza. Com musicais inspirados em Brecht, peças dedicadas à vida e à obra de Moliére, além de montagens de peças de Shakespeare, é uma das companhias mais premiadas do país, vencedora vários prêmios internacionais.
A companhia atua até hoje, no centro da cidade de São Paulo.

TEATRO DA VERTIGEM
A companhia teatral brasileira Teatro da Vertigem surgiu em 1991, provocando curiosidade do teatro brasileiro com sua linguagem inovadora. A companhia montava peças com a temática homem moderno versus homem religioso, utilizando como base para suas intervenções artísticas textos de autores como Franz Kafka e o filósofo Gilles Deleuze.
Com 30 anos de experiência, a companhia já realizou diversos espetáculos de sucesso, tendo recebido por eles dezenas de prêmios.

Cena de “Estudo sobre o Masculino: Primeiro Movimento”. Fonte: spescoladeteatro.org.br

ATUALIDADE
Algumas das companhias e grupos teatrais citadas nestas últimas duas aulas ainda estão em atividade na cidade de São Paulo. Ao mesmo tempo, temos em cena musicais importados da Broadway, além de peças acessíveis economicamente em espaços de coletivos e em centros culturais municipais, espalhados por diversas regiões da cidade. O centro de São Paulo abriga peças de todos os gêneros, com destaque para a cena teatral que rodeia a praça Franklin Roosevelt, no bairro da Bela Vista. 

Eis uma pequena lista de lugares e companhias que oferecem teatro de qualidade a preços acessíveis em SP:

Centro Cultural São Paulo (ao lado do metrô Vergueiro) 
Centro Cultural Banco do Brasil (no centro de SP)
Sesc SP (em quase todas as unidades espalhadas por São Paulo e região)
Teatro do Ator (Praça Franklin Roosevelt)
Cia Naturalis
Cia do Caminho Velho (Unifesp Guarulhos) - oferece curso de Iniciação Teatral grátis e aberto ao público no Campus de humanidades da Universidade Federal de São Paulo, no bairro dos Pimentas, em Guarulhos. Basta se inscrever no começo de cada semestre, pela página do Facebook, e ter completado 16 anos.


Foto do Centro Cultural São Paulo.

Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Oficina de Escrita     -   ELETIVA

                                             
                                                          DISSERTAÇÃO

Análise de temas (Enem)

   É possível que um aluno que domina a estrutura do texto dissertativo-argumentativo e que apresente excelente repertório cultural, bom uso dos recurso coesivo e das técnicas de argumentação obtenha uma nota muito baixa num texto? A resposta é “sim.” Basta que ele tenha escrito sobre algo que não foi proposto. Sem dúvida, uma das competências a serem desenvolvidas para escrever boas redações diz respeito à compreensão do tema.   

Diferenciar assunto x tema:

Assunto: Referência genérica ou fato.

Tema: Um direcionamento, um recorte.

TEMA DE RESAÇÃO: O movimento imigratório para o Brasil no século XXI
                                               (ASSUNUNTO)                      (TEMA)

. Os efeitos da implantação da lei seca no Brasil
             (ASSUNTO)                      (TEMA)

. Publicidade infantil em questão no Brasil
  (ASSUNTO)               (TEMA)

Diferença entre temas objetivos e temas reflexivos 

   Enquanto os temas reflexivos buscam a reflexão, os objetivos discutem assuntos sociais, políticos, culturais e científico. São questões que são acessíveis diariamente através de jornais, revistas, televisão e internet. Por isso, os temas objetivos são mais fáceis, pois uma pessoa bem informada consegue escrever sobre essas temáticas pelo conhecimento de mundo adquirido ao longo da vida.

TEMAS REFLEXIVOS:

 A importância do passado para compreender o futuro

. Imagem e realidade


TEMAS OBJETIVOS (Enem)

. Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

 . Como se pode explicar o recrudescimento do preconceito no Brasil

 . Quais as causas para o aumento do racismo no Brasil?

TEMAS OBJETIVOS: aborda aspectos mais concretos, ligados à realidade ou à atualidade.

TEMAS REFLEXIVOS: aborda aspectos mais sensíveis, ligados à essência humana.







Atividade Avaliativa de Química 1º ABCDEF

Olá Pessoal, tudo bem? Hoje é a nossa prova! É importante que TODOS respondam até o dia 28/07! Caso você tenha contato com algum colega de turma que não está no Classroom, envie o link da prova para que ele não fique sem nota! ATENÇÃO 1.Você fará a prova em casa, procure um lugar tranquilo e sossegado; 2.Verifique a conexão da internet para evitar problemas durante a execução da prova; 3.Deixe seus materiais próximos e organizados (livros, calculadoras, folhas em branco, entre outros), caso possa consultar, você não perderá tempo procurando material; 4.Leia as questões com atenção!!!! A leitura é muito importante para a compreensão correta da questão.
Clique no link e acesse a prova: https://forms.gle/xEfFBzK1m9oaDHxx5

Boa Prova!

Professor Alex Educação Física 7º A e B


CMSP – 23/07 – A prática de Exercícios Físicos dento e fora da escola
Profas. Mara e Juliana
Habilidades
EF07EF10 – Propor alternativas para a prática de exercícios físicos dentro e fora do ambiente escolar . 
Objetivo
·         Propor alternativas para a prática de exercícios físicos dentro e fora do ambiente escolar
Interação – problematização, tema da aula

Retomada
Estilo de vida – o exercício físico regular, quando realizado em idade escolar, ajuda na concentração e na fixação de conteúdo, desenvolve melhor o raciocínio lógico e a memória, além de proporcionar reflexos mais apurados e maior foco na realização de atividades escolares ou acadêmicas.
Apesar de pesquisas já terem demonstrado esses benefícios, 81% dos adolescentes e jovens entre 11 e 17 anos não praticam nem uma hora diária de atividade física (caderno do aluno pg. 53) – Gráfico do perfil do praticante de atividades física e esporte no Brasil.
A prática de atividades físicas regulares contribui para uma melhor qualidade de vida, posto que promove alterações fisiológicas que trazem benefício à saúde das pessoas, principalmente no que diz respeito à prevenção e ao tratamento de doenças.

Interação – investigando o ambiente onde mora, com relação a locais para a prática de atividades físicas.
Refletindo sobre esses ambientes – frequência, público, horários, locais públicos e privados, etc.
Na escola – adaptação dos espaços e materiais
Ambientes em que se pode praticar atividades físicas
Apresentação de vídeos com exercícios de musculação.
Adaptação dos exercícios com materiais alternativos.
Explicação de séries.

Atividade a ser entregue até 31/07 - sexta-feira
Preencha o quadro de adaptação de exercícios. (tem na aula do CMSP)
Academia
Outros Ambientes
Agachamento Hack (máquina)

Rosca Direta (barra com halteres)
usar garrafas com água ou areia como peso
Tríceps Francês (halter)



Caderno do Aluno – para entregar
Atividade 1 – pág. 51
Atividade 4 – pág. 53

Professor Alex Educação Física 6º A, B e C


CMSP – 23/07 – Os tipos de Ginástica e tipos de Condicionamento Físico
Profas. Mara e Juliana
Habilidades
EF06EF08 – Experimentar e fruir exercícios físicos da ginástica de condicionamento físico que solicitem diferentes capacidades físicas
EF06EF09 – construir, coletivamente, procedimentos e normas de convívio que viabilizem a participação de todos na prática de exercícios físicos.

Objetivo
·         Experimentar e conhecer alguns exercícios de Ginástica de Condicionamento Físico
·         Conhecer e identificar, em atividades e exercícios físicos os tipos de condicionamento
·         Criar normas de convívio para a participação de todos numa aula de ginástica

Interação – retomando os conteúdos da aula passada – capacidades físicas e circuito
·         Conhecimentos anteriores sobre tipo de ginástica conhecida ou vivenciada

Tipos de ginástica
CrossFit
·         Aproximadamente uma hora ou até finalizar o WOD (work of the day - treino)
·         Peso corporal, barra fixa, kettlebell, bolas, barras olímpicas e anilhas (equipamentos)
·         Para todas as idades e sexos
·         O Brasil é o segundo país com mais boxes no mundo
Zumba
·         Aproximadamente de 50 minutos a um hora
·         Peso corporal e música (equipamentos)
·         Público predominante – mulheres
·         Criada em 1990, na Colômbia

Vamos pratica? – Caderno do aluno página 58 tabela (Musculação e Aeróbica – adaptado)
Interação – questionamento sobre as 2 ginásticas
Tipos de condicionamento
·         Anaeróbio
o   Tem a capacidade de aumentar as resistências cardiovascular e muscular
o   Envolve exercícios curtos e intensos, como pular corda e agachamento
·         Aeróbio
o   Tem como principais objetivos: reduzir o peso, aumentar a resistência e fortalecer o coração
o   Usa grandes grupos musculares por longos períodos de tempo
§  Caminhar
§  Corrida, bicicleta

Interação – situação problema
            1)      Davi participou dos jogos escolares em 2019 na categoria pré-mirim, e venceu a prova de 75 metros rasos com o tempo de 9’18”(9minutos e 18 segundos). Podemos dizer, então, que seu condicionamento _______ está em ótimas condições. (cad do aluno pg. 57)
            2)      A professora se sente cansada ao subir as escadas de sua escola. Pode-se afirmar que ela precisa melhorar seu condicionamento ______.

Atividade pra entrega até 31/07 - sexta-feira

A situação problema (1) tem algum erro? Se sim aponte qual?

Caderno do aluno para entregar
Atividade 1 – pág. 54
Atividade 2 – pág. 54
Atividade 5 – pág. 57