sexta-feira, 24 de julho de 2020

Atividade de Teatro - Professora Rebeca Righetti Ramos - 11

ELETIVA DE TEATRO - PROFESSORA REBECA RIGHETTI RAMOS - 11

Caras e caros alunos,

Vocês sabem como tem sido o Teatro no Brasil a partir do século XX? (PARTE 2)

ARIANO SUASSUNA E O TEATRO POPULAR
Como já citado na aula sobre Autos, Ariano Suassuna funda, em 1970, o Movimento Armorial. O movimento nasce com a intenção de reunir elementos culturais nacionais, como a literatura de cordel, a xilogravura, música e danças tradicionais da região nordeste e a pintura, à cultura erudita.
Como sabemos, as peças de autoria de Ariano Suassuna contam com elementos religiosos, cômicos e da cultura regional. Peças como Auto da Compadecida e Uma mulher vestida de Sol dão renome à carreira do autor.

Foto de Ariano Suassuna.

ASDRÚBAL TROUXE O TROMBONE
A companhia de teatro Asdrúbal Trouxe o Trombone foi fundada no Rio de Janeiro, em 1974, por Regina Casé e Hamilton Vaz Pereira. A maior característica do teatro produzido por esta companhia é a montagem de peças de comédia. Além disso, é notável a presença de um ator que experimenta em cena, sendo capaz de criar através de improvisação e jogos, ao passo que o diretor comanda a escolha das cenas mais interessantes.
Ainda que inicialmente a companhia tenha assumido uma postura pouco preocupada com a venda de ingressos, acabou adotando com o tempo uma forma de fazer teatro menos reflexiva e mais acessível, o que seria chamado de “Teatro besteirol”.
Alguns dos nomes importantes da companhia são: Patrícia Pillar, Luis Fernando Guimarães, Evandro Mesquita, Cacá Dionísio e Gilda Guilhon.

Grupo teatral Asdrúbal Trouxe o Trombone.

TEATRO DO ORNITORRINCO
A companhia teatral Teatro do Ornitorrinco foi fundada em 1977 por Maria Alice Vergueiro, Cacá Rosset e Luiz Galiza. Com musicais inspirados em Brecht, peças dedicadas à vida e à obra de Moliére, além de montagens de peças de Shakespeare, é uma das companhias mais premiadas do país, vencedora vários prêmios internacionais.
A companhia atua até hoje, no centro da cidade de São Paulo.

TEATRO DA VERTIGEM
A companhia teatral brasileira Teatro da Vertigem surgiu em 1991, provocando curiosidade do teatro brasileiro com sua linguagem inovadora. A companhia montava peças com a temática homem moderno versus homem religioso, utilizando como base para suas intervenções artísticas textos de autores como Franz Kafka e o filósofo Gilles Deleuze.
Com 30 anos de experiência, a companhia já realizou diversos espetáculos de sucesso, tendo recebido por eles dezenas de prêmios.

Cena de “Estudo sobre o Masculino: Primeiro Movimento”. Fonte: spescoladeteatro.org.br

ATUALIDADE
Algumas das companhias e grupos teatrais citadas nestas últimas duas aulas ainda estão em atividade na cidade de São Paulo. Ao mesmo tempo, temos em cena musicais importados da Broadway, além de peças acessíveis economicamente em espaços de coletivos e em centros culturais municipais, espalhados por diversas regiões da cidade. O centro de São Paulo abriga peças de todos os gêneros, com destaque para a cena teatral que rodeia a praça Franklin Roosevelt, no bairro da Bela Vista. 

Eis uma pequena lista de lugares e companhias que oferecem teatro de qualidade a preços acessíveis em SP:

Centro Cultural São Paulo (ao lado do metrô Vergueiro) 
Centro Cultural Banco do Brasil (no centro de SP)
Sesc SP (em quase todas as unidades espalhadas por São Paulo e região)
Teatro do Ator (Praça Franklin Roosevelt)
Cia Naturalis
Cia do Caminho Velho (Unifesp Guarulhos) - oferece curso de Iniciação Teatral grátis e aberto ao público no Campus de humanidades da Universidade Federal de São Paulo, no bairro dos Pimentas, em Guarulhos. Basta se inscrever no começo de cada semestre, pela página do Facebook, e ter completado 16 anos.


Foto do Centro Cultural São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário