segunda-feira, 23 de março de 2020

Atividade de quadrinhos da Turma da Mônica para meus alunos do 6º ano A, 6º ano B, 6º ano C. Professor Clayton – Língua Portuguesa


Atividade de quadrinhos da Turma da Mônica para meus alunos dos 6º anos.

Professor Clayton – Língua Portuguesa

Sugestões de quadrinhos e vídeos no link abaixo:

http://www.youtube.com/channel/UCV4XcEqBswMCryorV_gNENw

Só copiar este link e colar na barra de busca.


Parte das atividades, destinada aos alunos do 2ºA (Ensino Médio). Professor Clayton - Língua Portuguesa / Literatura.


Professor: Clayton – Língua Portuguesa

Esta é uma parte do conteúdo destinado aos meus alunos do 2º Colegial A.

Seguindo o Currículo do Estado de São Paulo para o Ensino Médio, consultem o material que entreguei para cada um de vocês, que anexaram em seus cadernos (folha frente e verso: Literatura – Romantismo / páginas: 10, 11, 12, 13, 14, 15) e respondam as questões (páginas: 16 e 17) a seguir:

Releia atentamente o texto

      1)      Que acontecimentos históricos estão intimamente relacionados com o advento do Romantismo?
 2)   Qual a posição dos românticos em relação à obediência a regras e modelos?
      3)      Que estilos de época precederam o Romantismo?
      4)      Identifique a característica Romântica predominante em cada um dos seguintes textos:

a)      “Eu sei como este mundo ri d’escárnio,
Deste aéreo sonhar da fantasia.
Eu sei... P’ra cada crença de noss’alma,
Ele tem uma frase de ironia...
Ah! Deixai-me guardar o meu segredo:
Deste riso cruel eu tenho medo...”  (Castro Alves)

b)      “Minha terra tem palmeiras
Onde canta o sabiá;
As aves que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores...”   (Gonçalves Dias)

c)       “Uma noite, eu me lembro... Ela dormia
Numa rede encostada molemente...
Quase aberto o roupão... solto o cabelo
E o pé descalço no tapete rente.”   (Castro Alves)

d)      “Quem és tu, quem és tu, vulto gracioso,
Que te elevas da noite na orvalhada?
Tens a face nas sombras mergulhada...
Sobre as névoas te libras vaporoso...”   (Castro Alves)

e)      “Sonho-me às vezes rei, nalguma ilha,
Muito longe, nos mares do Oriente,
Onde a noite é balsâmica e fulgente
E a lua cheia sobre as águas brilha...”   (Antero de Quental)

f)       “Por isso, ó morte, eu amo-te e não temo:
Por isso, ó morte, eu quero-te comigo.
Leva-me à região da paz horrenda,
Leva-me ao nada, leva-me contigo.”   (Junqueira Freire)

g)      “Basta de covardia! A hora soa...
Voz ignota e fatídica revoa,
        Que vem... Donde? De Deus,
A nova geração rompe a terra,
E qual Minerva armada para a guerra,
        Pega a espada... olha os céus.”   (Castro Alves)

h)      “E se eu a vejo nos saraus ruidosos,
          C’roada de beleza,
E a sombra da tristeza irresistível
Tingir-lhe o rosto, e desbotar-lhe o riso;
Na mulher, que os outros vêem, descubro o anjo
Que as asas d’oiro, que perdeu, lamenta! ”   (Gonçalves Dias)


·         Observação : Este exercício está escrito com linguagem literária, a escrita literária difere da escrita gramatical, portanto não há nada errado. Respondam em folha de almaço.

2°E - Gramática vídeo aula sobre classificação dos substantivos



Assistir ao vídeo aula - conteúdo já visto em sala
 



3°A,B,C,D Exercícios com tipos de sujeito


 Exercícios sobre tipos de sujeito - copiar e responder no caderno
1.Relacione as orações com os tipos de sujeito:
a) ( ) Choveu muito ontem à noite.
b) ( ) Cantar faz bem para a alma.
c) ( ) As chaves e as malas da Joana já estão no carro.
d) ( ) Não encontraram o culpado.
e) ( ) Perdi o voo.
I. Sujeito composto.
II. Sujeito oculto.
III. Oração sem sujeito.
IV. Sujeito indeterminado.
V. Sujeito simples.

2.Identifique os sujeitos das orações a seguir e classifique-os:
a) A festa continuou madrugada a fora.
b) Encerrou satisfeito a reunião o diretor da empresa.
c) Bateram no meu carro.
d) Faz muitos anos que ele partiu.
e) Estudo e dedicação são essenciais para a aprovação.

 3.“Nunca me faltou ajuda nas dificuldades”. Qual é o sujeito e o tipo de sujeito dessa oração?
a) ( ) Nunca / Sujeito simples.
b) ( ) Dificuldades / Sujeito simples.
c) ( ) Ajuda nas dificuldades / Sujeito composto.
d) ( ) Ajuda / Sujeito simples.
e) ( ) Sujeito indeterminado.

4.(TJ-SC-2010) Na oração “Trabalhar no Tribunal de Justiça é um grande desejo meu”:
a) ( ) O sujeito é “trabalhar”.
b) ( ) O sujeito é oculto: eu.
c) ( ) É uma oração sem sujeito.
d) ( ) O sujeito é indeterminado.
e) ( ) O sujeito é “Tribunal”.

5.(TJ-SC-2008) Há sujeito indeterminado em:
a) ( ) Não deve haver problemas com a sua contratação.
b) ( ) Precisa-se de mais computadores no escritório.
c) ( ) Dê-se ciência às partes da decisão.
d) ( ) Alugam-se apartamentos.
e) ( ) É preciso entrar com novo recurso.



3°A,B,C,D Revisão gramática tipos de sujeito


Revisão aula tipos de sujeito  assista ao vídeo aula


2°E Português Literatura Romantismo



Assistir ao vídeo aula sobre Romantismo ( revisão conteúdo visto em sala)

Primeira parte das atividades de Língua Portuguesa (para os 6º anos: A,B,C). Professor Clayton.


Professor: Clayton – Língua Portuguesa

Esta é a primeira parte do conteúdo destinado aos meus alunos das turmas:

6º ano A,
6º ano B,
6º ano C.

De acordo com o Currículo Paulista, pesquise na Internet e responda as questões a seguir:

  1) O quê é um “conto”?
  2) O quê é “foco narrativo”?
  3) O quê é “pronome”? Dê 4 exemplos.
  4) O quê é “pretérito”? Dê 4 exemplos.
  5) O quê são “Figuras de linguagem”?
  6) O quê é “antítese”? Dê 4 exemplos.
  7) O quê é “onomatopeia”? Dê 4 exemplos.
  8) O quê é “metonímia”? Dê 4 exemplos.
  9) O quê é “personificação”? Dê 4 exemplos.
10) O quê é “metáfora”? Dê 4 exemplos.


                                                                            "Obedeçam suas mães!"

7°C,8°A,B,C,9°A,B,C - Exercícios de revisão Inglês ( Responder no caderno)

Passem as frases com o verbo "to be" para as formas negativa e interrogativa.

A.

Afirmativa: I am a student.
Negativa:_
Interrogativa:_

B.

Afirmativa: You are my teacher.
Negativa:_
Interrogativa:_

C.

Afirmativa: He is a boy.
Negativa:_
Interrogativa:_

D.

Afirmativa: She is a girl.
Negativa:_
Interrogativa:_

E.

Afirmativa: It is my house.
Negativa:_
Interrogativa:_

F.

Afirmativa: We are friends.
Negativa:_
Interrogativa:_

G.

Afirmativa: They are soccer players.
Negativa:_
Interrogativa:_

7°C, 8°A,B,C,9°A,B Exercícios com verbo to be (revisão)

 **Copiar e responder no caderno
Exemplos:
am Italian. (Eu sou Italiano.)
I‘m from Spain. (Eu sou da Espanha.)
It is a computer. (Isto é um computador.)Exercíc
Exercícios  - Complete com a forma correta do verbo to be
1) The buses ___ green.
2) People ___ happy today.
3) Their friend ___ happy today.
4) I ___ a teacher.
5) You ___ students.
6) He ___ well.
7) The men ___ young.
8) The man ___ young.
9) People ___ sad.
10) Where………..the men when the police arrived?

3°A,B,C,D Exercícios de literatura Pré Modernismo

Exercícios sobre pré modernismo
 (Copiar e responder no caderno de português)

1.Assinale a alternativa que enumera apenas escritores da literatura Pré-modernista brasileira:
a) Augustos dos Anjos, Lima Barreto, Raul Pompeia;
b) Euclides da Cunha, Monteiro Lobato, Alcântara Machado;
c) Machado de Assim, Lima Barreto, Augusto dos Anjos;
d) Lima Barreto, Euclides da Cunha, Monteiro Lobato;
e) José de Alencar, Euclides da Cunha, Oswald de Andrade.
2.Com a obra Os Sertões (1902), Euclides da Cunha foi um escritor pré-modernista pioneiro ao aproximar a literatura e a história quando recriou literariamente o sangrento conflito da Guerra de Canudos (1897). Além de retratar os conflitos ocorridos durante o período, o autor atribuiu maior destaque a três principais aspectos:
a) A escravidão, o povo e a luta;
b) A terra, o homem e a luta;
c) O povo, a raça e a luta;
d) O homem, a luta, a guerra;
e) O sertão, o homem, a luta.
3.A obra de Lima Barreto, escritor pré-modernista, é marcada pela análise e descrição da vida:
a) no sertão do Brasil, retratando a seca e os conflitos ocasionados pela disputa de terras;
b) nos grandes centros urbanos, retratando os subúrbios os quais eram, até então, ignorados pela elite cultural brasileira;
c) dos trabalhadores dos cafezais do interior de São Paulo, mais precisamente da região do Vale do Paranaíba;
d) da elite carioca, sobretudo dos artistas vanguardistas, como Tarsila do Amaral e Mário de Andrade.
e) e da cultura do Rio Grande do Sul, na região dos Pampas.
4.O pré-modernismo foi um período da literatura marcado pela produção de textos em prosa. Na poesia pré-modernista, o autor de maior destaque nesse período foi:
a) Lima Barreto;
b) Alcântara Machado;
c) Raul Pompeia;
d) Augusto dos Anjos;
e) José de Alencar.

Matemática 1º anos: A,B,C e D. Professora: Deborah. (NOVAS ATIVIDADES)

Olá! Alunos(as) da E.E. Maria Montessori.
Professora: Deborah
Público alvo: 1º anos: A,B,C e D do Ensino Médio.

Seguem abaixo atividades de matemática para serem realizadas nas semanas dos dias: 23-03 até 27-03 e 30-03 até 03-04.

1º Atividade para a semana dos dias: 23-03 até 27-03.

1.1 - Fazer pesquisas com o tema: " A matemática pode ser uma grande aliada no combate ao COVID-19 (Novo Coronavírus)"?
1.2 - Crie um novo registro a partir das várias leituras realizadas durante a pesquisa. Não esqueçam de colocar as referências bibliográficas.

2º Atividade para a semana dos dias: 30-03 até 03-04.

Retomada de conteúdo: Sequências e Generalização de Padrões.
Progressão Aritmética(P.A) e Progressão Geométrica(P.G).
Habilidades: SA1, SA2 que foram trabalhadas em sala e estão sendo retomadas através do blog da Escola.

2.1 - Assistir  aos vídeos dos links abaixo:
-  https://youtu.be/yLCtLp-VcZg;
- https://youtu.be/6h0NUyJHVC0;
- https://youtu.be/_OikrVD_EVE.

2.2 - Resolver as atividades do caderno do aluno páginas: 6 e 7, atividades: 1, 2, 3 e 4.
2.3 - Resolver as atividades do caderno do aluno páginas: 8, 9 e 10 atividades: 5,6,7, 8, 9 e 10.

Observação: Se tiverem alguma dúvida, enviem um e-mail para deborahfidelix711@gmail.com ( TIREM FOTOS DAS ATIVIDADES E ENVIEM PARA O E-MAIL NÃO ESQUEÇAM DE COLOCAR NOME, NÚMERO E SÉRIE(ANO)
Bom inicio de semana e se cuidem.


3º Atividade para a semana dos dias: 27-04 até 30-04.

ROTEIRO DE ESTUDOS

ASSISTAM AS AULAS NO APLICATIVO CENTRO DE MÍDIAS SP;
ASSISTAM OS VÍDEOS DOS LINKS ABAIXO
-  https://youtu.be/yLCtLp-VcZg;
- https://youtu.be/6h0NUyJHVC0;
- https://youtu.be/_OikrVD_EVE.
FAÇAM OS EXERCÍCIOS PROPOSTOS;
ENVIEM IMAGENS(FOTOS) DAS ATIVIDADES REALIZADAS PARA O E-MAIL:
deborahfidelix711@gmail.com

CONTINUAÇÃO DA RETOMADA DE CONTEÚDO
HABILIDADES: SA3 E SA4.
CONTINUAÇÃO DAS ATIVIDADES NO CADERNO DO ALUNO.
SOMA DOS N PRIMEIROS TERMOS DE UMA P.A E PG.

ATIVIDADES

3.2 - Resolver as atividades do caderno do aluno (APOSTILA)  páginas: 15 e 16, atividades: 1, 2, 3 e 4.



3° A,B,C,D Aula Literatura Pré Modernismo



Assistir aos vídeos sobre o Pré Modernismo ( revisão) , matéria já vista em sala de aula

Aulas 3 e 4 - Matemática Professora Carol - 2°E


Aulas revisão - Matemática 2º ano E

Professora Carol

Aula 3 e 4 – A periodicidade e o modelo da circunferência trigonométrica

Dada uma circunferência de centro (0,0) e raio 1, representada em um plano cartesiano, ao traçarmos um segmento de reta, formando um ângulo de 30°, podemos projetar sua medida em relação ao eixo x e ao eixo y.



No eixo x a medida formada pelo ângulo de 30° é 0,9R.
No eixo y a medida formada pelo ângulo de 30° é 0,9R.



Em relação ao eixo y, podemos observar as medidas aproximadas em relação aos ângulos notáveis.  


Ângulos notáveis em relação ao eixo y:

0 R
30°
0,5 R
45°
0,7 R
60°
0,9 R
90°
1 R


Ângulos notáveis que podemos relacionar:


Podemos fazer uma projeção para toda a circunferência trigonométrica e encontrar os simétricos dos ângulos notáveis. Em relação ao eixo y temos:







Exercícios:

 1) Preencha a tabela seguinte associando o ângulo em com a medida da projeção aproximada no eixo vertical:

Ângulo   (°)


0
30
45
60
90
120
135
150
180
210
225
240
270
300
315
330
360
Projeção (kR)




















2) Adotando a escala de 1 unidade de malha equivalente a 15° para a representação de valores no eixo horizontal, e de 10 unidades de malha equivalentes a 1R para a representação no eixo vertical, desenhe um sistema de eixos e represente o gráfico da projeção dos ângulos notáveis e seus simétricos de acordo com a tabela do exercício anterior: