Professor usa fake news para ensinar
ciência na escola
Alvo de debate ao redor do mundo por seu possível impacto na
democracia, as fake news - notícias inventadas geralmente com o objetivo de
viralizar na internet e influenciar consumidores e eleitores - têm sido
usadas em uma escola particular do interior paulista para ensinar pensamento
crítico e pesquisa científica.
A ideia é que eles
próprios se perguntem: essa notícia tem fontes e dados confiáveis? Merece ser
acreditada - e compartilhada?
"Eles trazem as
notícias das quais ficam desconfiados. Começamos com notícias de ciências e
saúde, mas os alunos se interessaram também por notícias de entretenimento e
política, por estarmos em um ano eleitoral", conta Zilioli à BBC Brasil.
"O
método de checagem é o mesmo para todas: buscar informações de fontes
confiáveis. Estou falando de método científico, de busca de informações
seguras que possam ser demonstradas, até para eles entenderem que não é
simples provar as coisas."
A aula se centra em
discutir as notícias e em encontrar formas de checar as informações online -
buscando as fontes originais dos fatos ou pesquisando em artigos acadêmicos,
periódicos científicos, IBGE e sites de tribunais eleitorais, por exemplo.
Entre as notícias já
analisadas, estão:
- Uma de que frutas
ingeridas em jejum curam câncer, que os alunos perceberam que não tinha
fontes seguras para garantir a afirmação do título;
- A de uma mãe que teria
aplicado botox na filha pequena (os jovens foram atrás das imagens da mãe,
que é participante de um reality show nos EUA, e estão tentando tirar suas
próprias conclusões pelos vídeos);
- Uma do cientista
Stephen Hawking, morto em março, falando sobre vida extraterrestre (os alunos
descobriram que a notícia em si não era falsa, mas tinha um título
exagerado);
- Uma de que o juiz
Sergio Moro seria orador em cerimônia de universidade americana, a qual,
apesar de ter algumas informações verdadeiras, trazia declarações falsamente
atribuídas a um pesquisador da instituição;
- Uma sobre
terraplanismo, difícil de ser analisada justamente por colocar em xeque
premissas científicas.
As nuances das notícias
têm sido úteis para os alunos entenderem a categorizá-las, diz Zilioli.
"Vimos que há notícias falsas, mas também as que são baseadas em fatos
verdadeiros, porém com títulos exagerados ou sensacionalistas", explica
o professor, notando uma mudança no comportamento dos estudantes.
"Eles já estão mais
treinados a ver o que é falso ou não do que recebem do grupo da família (no
WhatsApp) e pensam duas vezes antes de acreditar. Antes, se uma matéria era
compartilhada muitas vezes, eles achavam que necessariamente era real. Agora,
estão percebendo que esse critério numérico não vale. E mesmo que eles
percebam logo de cara que a notícia é fake, têm de confirmar isso com a
metodologia."
A ideia fez o professor
ser selecionado para o projeto Inovadores, do Google, que o ajudou a
idealizar um site - batizado pelos alunos de Ourinhos de HoaxBusters, ou
Caça-boatos -, que terá uma espécie de "termômetro" para
identificar o quanto cada notícia analisada tem de veracidade.
As aulas vêm ajudando a
estudante Giovana Domiciano Sanches, 16, a identificar notícias falsas que
circulam nos grupos virtuais nas e redes sociais.
"Algumas são
notícias velhas - quando vamos checar as datas e horários, vemos que tem
gente que posta links de 2013, por exemplo", conta Giovana à BBC Brasil.
"Pensando em como o
mundo avançou, com os meios de comunicação e a eleição do (presidente
americano Donald) Trump, é importante para a gente saber como verificar as
informações e compartilhar só depois de ver o conteúdo na íntegra, não só
pelas chamadas."
IDOETA, Paula Adamo.
Professor usa fake News para ensinar ciência na escola. BBC Brasil, São
Paulo, 21 abr. 2018. Disponível em: https://bbc.in/2v4E5hs.
Acesso em 29 set. 2018T
Atividade 1 - análise do gênero textual
*O gênero acima é uma notícia. Localize: qual o fato, onde e quando ocorreu, como e por que aconteceu .
*Qual o tempo (passado, presente ou futuro) é usado no título e na maior parte do texto? Que sentido é produzido com esses usos?
*Quais modos verbais são mais utilizados no texto:
indicativo (mostra certeza) / subjuntivo (mostra possibilidade) / imperativo (mostra ordem ou sugestão)
Atividade 2 - argumentação
Releia os depoimentos do professor e da estudante na notícia:
"Eles já estão mais treinados a ver o que é falso ou não do que recebem do grupo da família (no WhatsApp) e pensam duas vezes antes de acreditar. Antes, se uma matéria era compartilhada muitas vezes, eles achavam que necessariamente era real. Agora, estão percebendo que esse critério numérico não vale. E mesmo que eles percebam logo de cara que a notícia é fake, têm de confirmar isso com a metodologia."
"Pensando em como o
mundo avançou, com os meios de comunicação e a eleição do (presidente
americano Donald) Trump, é importante para a gente saber como verificar as
informações e compartilhar só depois de ver o conteúdo na íntegra, não só
pelas chamadas."
a)Quais as ideias centrais defendidas pelo professor e pela estudante em suas falas?
b)Quais os argumentos usados pelo professor e a estudante para justificarem os seus pontos de vista? São argumentos fortes? Explique.
c)Dê sua opinião: qual a responsabilidade de cada um na colocação de informações nas redes sociais? Cite pontos negativos e positivos desta atitude.
Atividade 3 - filme
Assistir filme Uma boa mentira. Direção: Philippe Falardeau. EUA/Quênia/Índia: Paris Filmes. 2014. (110 min.)
*As atividades escritas devem ficar no caderno. Os textos desta atividade não devem ser copiados, apenas as questões devem ser respondidas.
|
- 1
- 1°F
- 1°F PORT
- 1ª série A
- 1ª série B
- 1ª série C
- 1ª série D
- 1ª série E
- 1ª série F
- 1F
- 2 série A
- 2° Série E
- 2°A tecnologia
- 2°B
- 2°B TECNOLOGIA
- 2°C
- 2°D
- 2°D TECNOLOGIA
- 2ª série B
- 2ª Série C
- 2ª série D
- 2ª série E
- 2C
- 3ª série A
- 3ª série B
- 3ª série C
- 3ª série D
- 6° E 7° ANOS ELETIVAS CULTURA REGIONAL. PROFESSORA ANA PAULA
- 6º ano A
- 6º ano B
- 6º ano C
- 7 A
- 7A
- 7c
- 7º ano A
- 7º ano B
- 7º ano C
- 7ºB
- 7ºC
- 8 B
- 8° e 9° anos eletivas oficina ortográfia
- 8º
- 8º A
- 8º ano A
- 8º ano A 8º ano B
- 8º ano B
- 8º ano C
- 8º B
- 8º B C
- 8º C
- 8º e 9º Ano.
- 9º ano A
- 9º ano B
- AAPs - EF - 6º 7º 8º e 9º Anos EM - 1º 2º e 3º
- Avisos Coordenação
- B
- C
- D
- Direção
- Eletiva Áudio Visual
- ELETIVA BIBLIOTECA
- Eletiva Cultura Regional 6º e 7º anos
- Eletiva de Biblioteconomia - Ensino Médio
- Eletiva de Cinema - Ensino Médio
- Eletiva de Eventos - Ensino Médio
- Eletiva de Fotografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Ortografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Reciclagem/Revitalização - 6º e 7º anos
- Eletiva de Teatro - Ensino Médio
- Eletiva de Técnicas de Redação para o Enem - Ensino Médio
- Eletiva Empreendedorismo - 8º e 9º anos
- Eletiva Feminícidio - Ensino Médio
- Eletiva Laboratório de Matemática - 8º e 9º anos
- Eletiva Laboratório de Matemática - Ensino Médio
- Eletiva Quadrinho - HQ - Ensino Médio
- Eletiva turismo
- Grêmio Estudantil
- PROFESSORA: DEBORAH
- PROFESSORA: MARIA MARLI
- PROFESSORA: MARIA MARLI 3º
- PROFESSORA: MARIA MARLI DE HISTÓRIA 7ºB
- PROFESSORA: MARIA MARLI- 1º
- PROFESSORA:DEBORAH
- PROFESSORA:MARIA MARLI
- Projeto de Vida Protagonismo Juvenil
segunda-feira, 23 de março de 2020
Língua Portuguesa 9ºA e 9ºB - semana 23/03 a 27/03 Profª Elizabeth
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
2° Ano E Biologia Profa Solange Período para entrega: Até 28/10/2020 4° Bimestre: Unidade Temática: DNA- Tecnologias de Manipulação do DN...
-
Exercícios de fixação 1) Use MAL ou MAU: a) Antônio sempre foi um mau elemento. b) Na luta contra o mal , devemos nos lemb...
-
Atividades - Correção 1.Pesquise: 2 poemas ou 2 músicas, em seguida, identifique o esquema de rimas utilizado pelo autor/compositor. ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário