terça-feira, 26 de maio de 2020





ATENÇÃO ALUNOS DOS TERCEIROS ANO!






EQUIPE GESTORA
2020


PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 27/05/2020








Equipe Gestora
2020

2°A (Português - Clayton) As aulas desta semana estarão focadas na Recuperação dos alunos.



                A aula de hoje estará focada nos estudos intensivos, na recuperação, ok?!
                Terminem as pendências que faltam fazer, as lições de Português contidas neste blog, enviem para meu e-mail o mais rápido possível ok?! Nós professores estamos nos empenhando ao máximo para vocês, alunos. Peço-lhes que empenhem-se também!

objetivopereira3000km@yahoo.com

6º anos: A, B, C (Português - Clayton) As aulas desta semana estarão focadas na Recuperação dos alunos.

               A aula de hoje estará focada nos estudos intensivos, na recuperação, ok?!
               Terminem as pendências que faltam fazer, as lições de Português contidas neste blog, enviem para meu e-mail o mais rápido possível ok?! Nós professores estamos nos empenhando ao máximo para vocês, alunos. Peço-lhes que empenhem-se também!


objetivopereira3000km@yahoo.com

RECUPERAÇÃO DE QUÍMICA - 2º A

Olá pessoal, tudo bem?

Pouquíssimas pessoas atingiram a média, outras estão com a nota zerada em química.
Os alunos que não entregaram todas as atividades deverão fazer a atividade de Recuperação, só clicar no link abaixo e fazer a atividade com calma. Pode consultar o caderno, apostila, e o livro didático. Qualquer dúvida: scarletfs@hotmail.com

A RECUPERAÇÃO SÓ ESTARÁ DISPONÍVEL ATÉ ÀS 23:59 DO DIA 28/05.

Acesse: https://forms.gle/mR9DBFVA8G1x6WyFA

RECUPERAÇÃO DE QUÍMICA - 1º A,B,C,D,E e F

Olá pessoal, tudo bem?

Pouquíssimas pessoas atingiram a média, outras estão com a nota zerada em química.
Os alunos que não entregaram todas as atividades deverão fazer a atividade de Recuperação, só clicar no link abaixo e fazer a atividade com calma. Pode consultar o caderno, apostila, e o livro didático. Qualquer dúvida: scarletfs@hotmail.com

A RECUPERAÇÃO SÓ ESTARÁ DISPONÍVEL ATÉ ÀS 23:59 DO DIA 28/05.

Acesse: https://forms.gle/PThMBUZsu8wSrmRFA


SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS- FOTOGRAFIA - PROF ANA CARLA


[Elementos da Câmera Fotográfica]

Alunos

Nesta semana deixo alguns vídeos para que vocês assistam e apreciem os conteúdos já estudados no Bimestre. 




https://www.youtube.com/watch?v=m0tSfDUlhek








AOS ALUNOS QUE NÃO ENTREGARAM NENHUMA ATIVIDADE:
A atividade de recuperação é entregar todas as atividades atrasadas até o dia 28/05/20 até as 17h .  (Alunos que já entregaram algumas atividades não necessitam fazer novas entregas).
Enviar as atividades pelo e-mail: analis71@gmail.com

SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS- PROF ANA CARLA - PROJETO DE VIDA

[Protagonismo Juvenil]

Alunos
Esta semana deixo algumas sugestões de vídeos para reforçar os temas estudados no bimestre.




https://www.youtube.com/watch?v=2GuIOnruj4o

https://www.youtube.com/watch?v=I19BLoJ7x6w

AOS ALUNOS QUE NÃO ENTREGARAM NENHUMA ATIVIDADE:
A atividade de recuperação é entregar todas as atividades atrasadas até o dia 28/05/20 até as 17h .  (Alunos que já entregaram algumas atividades não necessitam fazer novas entregas).
Enviar as atividades pelo e-mail: analis71@gmail.com

Prof. Aline Rossi/ Ciências e Biologia- Recuperação 1° bimestre


A recuperação de conteúdos e habilidades deste bimestre será enviar todas as atividades solicitadas. Portanto, verifique a seguir as atividades para o fechamento de notas do 1° bimestre e caso esteja devendo, envie para o e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 28/05.

6° anos A, B e C: Trabalho Coronavírus (postada 29/04), Atividade sobre Misturas (postada dia 30/04) e atividade sobre separação de misturas (postada dia 12/05).

7° anos A e B: Trabalho Coronavírus (postada 29/04), Atividade sobre máquinas simples (postada dia 30/04) e atividade sobre propagação de calor (postada dia 12/05).

1° anos A, B, C, D, E e F: Trabalho Coronavírus (postada 29/04), atividade cadeia e teia alimentar (postada dia 30/04) e atividade ciclos biogeoquímicos (postada dia 12/05).

2° anos A, B, C, D: Trabalho Coronavírus (postada 29/04), atividade células (postada dia 30/04) e atividade células parte 2 (postada dia 12/05).


SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS - ARTE PROF. ANA CARLA

[ARTE E TECNOLOGIA. PROJETOS EM ARTE]

Alunos
Nesta semana deixo alguns vídeos para apreciação , reforçando os temas que foram estudados no bimestre. 


https://www.youtube.com/watch?v=tdgUK4cR9T8


https://www.youtube.com/watch?v=avW8xWz--IY



https://www.youtube.com/watch?v=3-tbj428w4w









AOS ALUNOS QUE NÃO ENTREGARAM NENHUMA ATIVIDADE:
A atividade de recuperação é entregar todas as atividades atrasadas até o dia 28/05/20 até as 17h .  (Alunos que já entregaram algumas atividades não necessitam fazer novas entregas).
Enviar as atividades pelo e-mail: analis71@gmail.com

3º C e D - Biologia - Profª Márcia

Atividades


Fazer um relatório sobre o número de casos do Coronavírus nos períodos:
13/04 a 17/04
22/04 a 25/04
04/05 a 08/05
11/05 a 15/05


Responda:
1- O que é um contra texteis? Quando ele é utilizado?


Responder até: 29/05
Enviar para email: marcianajm@gmail.com

8º ABC - Ciências - Profª Márcia

Atividades

Responda no caderno:

1- Quais as características dos vírus? Cite três doenças causadas por vírus.

Pesquisar sobre:

1- Coronavírus  e as consequências dessa doença no sistema respiratório
2- Sistema Digestório : fazer um esquema e a função de cada órgão



Entrega: até dia 29/05
Enviar para email: marcianajm@gmail.com

REVISÃO MATEMÁTICA 1 BIMESTRE prof. Antonio Carlos

ASSISTIR A AULA DO  " C M S P " NO DIA 27.05.2020 (QUARTA FEIRA)
ENVIAR ATIVIDADE  ATÉ DIA 28.05.2020

PREPARAR ATIVIDADE EM DUAS PARTES

PARTE 1 =  O QUE EU APRENDI NESSA AULA
...COPIAR 3 EXERCÍCIOS DADOS NESSA AULA  E SUAS RESOLUÇÕES. QUE VOCÊ ENTENDEU PERFEITAMENTE COMO FAZER.
(caso não seja possível copiar todo o exercício, copiar apenas o início do enunciado mais a resolução)

PARTE 2 =  EXERCÍCIOS QUE NÃO CONSEGUI ENTENDER.
...COPIAR OS EXERCÍCIOS DADOS NESSA AULA, QUE VOCÊ NÃO CONSEGUIU ENTENDER , INDICANDO QUAIS AS DÚVIDAS SURGIDAS.
..CASO TENHA ENTENDIDO TODOS OS EXERCÍCIOS, NÃO PRECISA RESPONDER ESTA PARTE 2 .
(caso não seja possível copiar todo o enunciado, copiar apenas o início do enunciado ).

7º ano C - Ciências - Profª Marcia

Atividades de Ciências

Fazer no caderno:


Atividade 1

1- O que são fatores bióticos e abióticos?
2- Elabore uma cadeia alimentar
3- O que é um ímâ?
4- Quando colocamos um ímã em qualquer superfície metálica ele é atraído. Por que isso ocorre?

Atividade 2
1- Desenhe um coronavírus. Colorido

Entrega: até dia 29/05
Enviar para: marcianajm@gmail.com

REVISÃO MATEMÁTICA 1 BIMESTRE prof. Antonio Carlos

ASSISTIR A AULA DE MATEMÁTICA NO   '' C M S P ''  DIA 27.05.2020
ENVIAR ATIVIDADE ATÉ DIA 28.05.2020

PREPARAR ATIVIDADE EM DUAS PARTES :

PARTE 1  =  O QUE APRENDI NESSA AULA
..RELACIONAR 3 EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA REALIZADOS NESSA AULA DO CMSP QUE VOCÊ ENTENDEU PERFEITAMENTE COMO RESOLVER.
(caso não seja possível copiar todo o exercício, copiar apenas o início do enunciado,  mais a resolução)

PARTE 2 =  O QUE EU NÃO ENTENDI NESSA AULA
...CASO TENHA HAVIDO ALGUM EXERCÍCIO QUE VC NÃO CONSEGUIU APRENDER COMO RESOLVER, COPIAR E ENVIAR JUNTAMENTE COM A EXPLICAÇÃO DO QUE VC NÃO ENTENDEU .
..CASO TENHA ENTENDIDO TODA A AULA, NÃO RESPONDER ESTA PARTE 2
(caso não seja possível copiar todo o exercício, copiar apenas o início do exeercicio)

9º ano A e B - Ciências - Profª Márcia

Atividade de Ciências 

Pesquise e responda:

1- Como era o primeiro modelo atômico elaborado por John Dalton?
2- Qual a diferença entre mistura homogênea e heterogênea?
3- Quais são os componentes para se obter uma solução?
4- A sublimação consiste na passagem direta de uma substância do estado sólido para gasoso.A sublimação pode ser aplicada:
a) neve e naftalina
b) naftalina e gelo seco
c) nuvens e gelo seco
d) parafina e gelo
5- Como estão as moléculas da água nos estados: sólido, líquido e gasoso?
6- Qual a diferença entre uma substância simples e uma composta?


Responda e envie até o dia 29/05/2020
Enviar para o email: marcianajm@gmail.com


SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS- ARTE- PROF ANA CARLA


[ARTE CONTEMPORÂNEA - APROXIMAÇÃO DA ARTE E PÚBLICO. CURADORIA]

Alunos
Nesta semana deixo sugestões de vídeos que complementam os temas estudados no bimestre. Assistam! 



https://www.youtube.com/watch?v=EkDVFfVoL6M

https://www.youtube.com/watch?v=BglsLIH0PDA






AOS ALUNOS QUE NÃO ENTREGARAM NENHUMA ATIVIDADE:
A atividade de recuperação é entregar todas as atividades atrasadas até o dia 28/05/20 até as 17h .  (Alunos que já entregaram algumas atividades não necessitam fazer novas entregas).
Enviar as atividades pelo e-mail: analis71@gmail.com

Prof. Cristiano - História - Atividade 7º Anos A e C - Atividade De Recuperação



Boa tarde estudantes, do dia 26 a 28 trabalharemos a atividade referente à Recuperação, que faz parte das notas do 1º Bimestre.

Assista ao vídeo que foi transmitido no CMSP sobre “O significado de “Modernidade” e as características do Humanismo e Renascimento”.


E leiam o capítulo 1 - A Europa Ocidental no inicio da Era Moderna e responda as questões abaixo. 

Encaminhem por e mail até dia 28/05. E-mail: cristianohistoria@gmail.com Poderá ser respondido no próprio campo do e mail ou criem outro arquivo Word.  Qualquer duvida posso ajuda-los.


---------------------------------------------------------------------

Habilidades:

1 - Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia.

2 - Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos, analisar seus significados, relacionando-os ao processo da expansão marítima.



Atividade de Recuperação - Renascimento Científico e Cultural

1 - (Funcab)  “A reflexão humanista colocou o ser humano no centro do mundo e, como ele passou a ter consciência de seus feitos no mundo, era necessário que esses feitos fossem relatados como realizações humanas.” (COLLINGWOOD. R. G. A ideia de História. Lisboa: Presença, [s.d.], p. 98.)1,0

A partir da citação lida, com relação ao humanismo e ao Renascimento, é correto afirmar que:

a. ( ) a inspiração na cultura medieval permitiu que os humanistas valorizassem a figura humana e suas ações.
b. (  )  as ações humanas eram expressões únicas da vontade divina, daí o seu caráter teocêntrico.
c. (  )  a valorização do teocentrismo existiu como forma de oposição ao antropocentrismo medieval.
d. (  ) as ideias socialistas desse movimento cultural inspiraram movimentos sociais da modernidade.
e. (  ) a inspiração em ideais humanistas clássicos revalorizava a condição humana.

2 - (Vunesp) Com suas ideias renovadoras, o movimento renascentista contribuiu de modo marcante para a afirmação dos valores da burguesia. (...)1,0

A Renascença identificou-se com a Antiguidade Clássica, em oposição à Idade Média. O próprio termo Renascimento foi utilizado nessa época com o propósito de indicar uma ruptura em relação aos valores e concepções medievais. (Alceu L. Pazzinato e Maria Helena V. Senise. História moderna e contemporânea. São Paulo: Ática, 2002.) Podem ser apontados como valores do Renascimento:

a. (    ) o misticismo e o relativismo.
b. (    ) o racionalismo e o antropocentrismo.
c. (    )  o espiritualismo e a natureza explicada pela fé.
d. (    ) o coletivismo e o teocentrismo.
e. (    ) o geocentrismo e o antinaturalismo.

3 - (Cespe–Adaptada) O humanismo renascentista está profundamente ligado à promoção da figura humana, uma perspectiva que ficou conhecida como antropocentrismo. Com relação ao antropocentrismo, é correto afirmar que ele propiciou:1,0

a. (  ) a erradicação dos principais problemas da sociedade medieval, como a fome, as pestes e as guerras.
b. (   ) a redução da importância da religião na vida das sociedades europeias.
c. (   ) a recuperação da razão e do raciocínio como valores filosóficos, os quais haviam sido perdidos ao longo da Idade Média.
d. (  ) o entendimento de que a figura humana, como criatura da divindade, deveria ser o centro do pensamento filosófico.

4 - (Mackenzie) No início da Idade Moderna, buscando construir um novo tipo de sociedade, por meio da difusão de novos padrões de comportamento, surgiram, na Península Itálica, ricos patrocinadores das artes e das ciências, que objetivavam não só a promoção pessoal, mas também proveitos culturais e econômicos.1,0

Assinale a alternativa que indica como são denominados esses patrocinadores.
a. (   )  Neoplatônicos.
b. (   ) Condottieris.
c. (   ) Mecenas.
d. (   ) Humanistas.
e. (   ) Hedonistas.

5 - Nascido na Itália, o Renascimento — movimento intelectual, científico, artístico e literário — espalhou-se pela Europa, mas de forma desigual. Considere as seguintes afirmações a respeito desse movimento. 2,0
I. A arte renascentista tinha como característica principal a exploração dos motivos religiosos, recebendo, dessa maneira, o apoio do clero e dos mecenas.
II. O Renascimento foi um movimento que valorizou o antropocentrismo, o hedonismo, o racionalismo, o individualismo e o naturalismo.
III. O combate central das ideias renascentistas residiu na defesa das concepções de mundo baseadas no teocentrismo e na escolástica, então emergentes.
IV.A Itália acumulou maior quantidade de capital e alcançou um significativo desenvolvimento comercial e urbano invejável, gerando excedentes econômicos para se investir em obras de arte.

Está correto apenas o contido em:
a. (   ) I e II.
b. (   ) I e IV.
c. (   ) I, II e IV.
d. (   ) II e IV.
e. (   ) III e IV

6 - Releia os textos do capítulo 1 e, escreva um parágrafo explicando o que foi o humanismo. 2,0


7 - Com base no que você estudou, qual foi à importância da invenção da prensa de tipos móveis para as produções renascentistas? E para a cultura escrita atual, em nossa sociedade? 2,0


SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS - ARTE- PROF ANA CARLA

[Patrimônio Imaterial]

Alunos

Nesta semana deixo sugestões de vídeos (encontrados também no 1o volume do Caderno do Aluno) que retratam o Patrimônio Imaterial em diversas linguagens artísticas. Assistam!

https://www.youtube.com/watch?v=dJtVmVmOd4c

https://globoplay.globo.com/v/3059034/

AOS ALUNOS QUE NÃO ENTREGARAM NENHUMA ATIVIDADE:
A atividade de recuperação é entregar todas as atividades atrasadas até o dia 28/05/20 até as 17h .  (Alunos que já entregaram algumas atividades não necessitam fazer novas entregas).
Enviar as atividades pelo e-mail: analis71@gmail.com




Recuperação de  História 8A, 8B e 8C.

1- Leia com atenção.

Declaração dos Direitos do homem e do cidadão (1989)

(...)
Artigo 1_ Os homens nascem e são livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem fundar-se na utilidade comum.
Artigo 2 - O fim de toda a associação política é a conservação dos direitos naturais e imprescritíveis do homem. Esses Direitos são a liberdade, a propriedade, a segurança e a resistência a opressão. (...)
Artigo 4 - A liberdade consiste em poder fazer tudo aquilo que não prejudique outrem.(...)
Artigo 6- A Lei é a expressão da vontade geral . (...) Ela deve ser a mesma para todos, quer se se destine a proteger e querer a punir. (...)
Artigo 11- A livre comunicação dos pensamentos e das opiniões é um dos mais preciosos direitos do Homem; todo o cidadão pode, portanto, falar, escrever, imprimir livremente, respondendo, todavia, pelos abusos desta liberdade nós termos previsto na lei.(...)

Extraídodo do site: http://pfdc.pgr.mpf.gov.br/atuação -e-conteudos de apio- legislação/direitos humanos.

a) Sobre o artigo 2 responda: Que pensador iluminista afirmou que o homem possui direitos naturais e quais são esses direitos ?

b) Reflita e opine: a justiça brasileira tem tratado com igualdade todos os cidadão ?

c) Na história recente do Brasil houve um período em que o artigo 11 da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi desrespeitado. Pesquise que período foi esse ? Dê exemplos desse desrespeito .

d) Você concorda com a definição de liberdade contida no artigo 4 da Declaração?

Enviar até 29/05 para o e-mail: profmariajose9@gmail.com.

7°C,8°A,8°B,8°C,9°A,9°B,1°F,2°A,2°B,2°C,2°D,2°E,3°A,3°B,3°C,3°D Sobre a Recuperação

Esta semana é semana de recuperação, mas  uma grande maioria dos alunos não me entregaram nem as atividades que postei desde 23 de março, sendo assim, vocês precisam me enviar as atividades que já postei no Blogger, principalmente porque uma grande parte já era atividades de revisão de conteúdo. Fico no aguardo destas atividades até o dia 29 de maio, quando encerraremos o 1° bimestre. Os alunos que já me enviaram as atividades até o dia de ontem (25/05) já estão corrigidas e está tudo certo. Na próx semana começaremos o 2° bimestre, obrigada.

Prof. Cristiano - História - Atividade 9º Anos A e B - "Atividade de Recuperação"


Boa tarde estudantes, do dia 26 a 28 trabalharemos a atividade referente à Recuperação, que faz parte das notas do 1º Bimestre.


Habilidades:
1 - Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil.

2 - Caracterizar e compreender os ciclos da história republicana, identificando particularidades da história local e regional.

3 - Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos na região em que vive.

4 - Identificar e discutir o papel do trabalhismo como força política, social e cultural no Brasil, em diferentes escalas (nacional, regional, cidade, comunidade).


Assistam aos vídeos que foram transmitidos no CMSP e respondam as questões. No total são dois (02) vídeos sobre o A Primeira República (1889-1930) e Tensões na Primeira República.
Encaminhem por email até dia 28/05. E-mail: cristianohistoria@gmail.com Poderá ser respondido no próprio campo do e mail ou criem outro arquivo Word.



Atividade  de Recuperação


1 - Explique o conceito de República. 1,0
2 - Onde surgiu o conceito de República? 1,0
3 - Explique o conceito de federalismo e de qual país o Brasil se inspirou para implementa-lo. 1,0
4 - Como ficou conhecido o período da História do Brasil de 1889-1930? 1,0
5 - Quais cidadãos tiveram o direito de voto após a Constituição de 1891? 1,0
6 - Explique o conceito de Oligarquia e onde surgiu. 1,0
7 - Como ficou conhecida a política entre o Governo Federal e as Oligarquias Estaduais? 1,0
8 - Explique o que foi a política do Café com Leite. 1,0



9 - (PUC–RJ) Durante a Primeira República (1889–1930), houve, na sociedade brasileira, revoltas que, a despeito das diferenças, expressaram a insatisfação e a crítica de grupos populares quanto aos mecanismos de exclusão social e política e às estratégias de expansão dos interesses oligárquicos, então vigentes. 1,0

Assinale a alternativa que identifica corretamente revoltas dessa natureza.
a. (  ) Guerra de Canudos e Revolta da Vacina.
b. (  ) Revolta Federalista e Guerra do Contestado.
c. (  ) Revolta da Vacina e Revolta da Armada.
d. (  ) Revolta da Chibata e Revolta Federalista.
e. (  ) Guerra do Contestado e Revolta da Armada

10 – (Fuvest) 1,0


(Stormi, Careta, 19/02/1927. Apud: Renato Lemos (org) Uma história adaptada através de caricaturas. (1840-2006. Rio de Janeiro. Bom Texto, 2006, p. 35. Adaptado.

A charge satiriza uma prática eleitoral presente no Brasil da chamada Primeira República. Tal prática revelava a:

a. (  ) ignorância, por parte dos eleitores, dos rumos políticos do País, tornando esses eleitores adeptos de ideologias políticas nazifascistas.
b. (  ) ausência de autonomia dos eleitores e sua fidelidade forçada a alguns políticos, as quais limitavam o direito de escolha e demonstravam a fragilidade das instituições republicanas.
 c. (  ) restrição provocada pelo voto censitário, que limitava o direito de participação política àqueles que possuíam um certo número de animais.
d. (  ) facilidade de acesso à informação e propaganda política, permitindo aos eleitores a rápida identificação dos candidatos que defendiam a soberania nacional frente às ameaças estrangeiras.
e. (  ) ampliação do direito de voto trazida pela República, que passou a incluir os analfabetos e facilitou sua manipulação por políticos inescrupulosos.