terça-feira, 26 de maio de 2020

Prof. Cristiano - História - Atividade 9º Anos A e B - "Atividade de Recuperação"


Boa tarde estudantes, do dia 26 a 28 trabalharemos a atividade referente à Recuperação, que faz parte das notas do 1º Bimestre.


Habilidades:
1 - Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil.

2 - Caracterizar e compreender os ciclos da história republicana, identificando particularidades da história local e regional.

3 - Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos na região em que vive.

4 - Identificar e discutir o papel do trabalhismo como força política, social e cultural no Brasil, em diferentes escalas (nacional, regional, cidade, comunidade).


Assistam aos vídeos que foram transmitidos no CMSP e respondam as questões. No total são dois (02) vídeos sobre o A Primeira República (1889-1930) e Tensões na Primeira República.
Encaminhem por email até dia 28/05. E-mail: cristianohistoria@gmail.com Poderá ser respondido no próprio campo do e mail ou criem outro arquivo Word.



Atividade  de Recuperação


1 - Explique o conceito de República. 1,0
2 - Onde surgiu o conceito de República? 1,0
3 - Explique o conceito de federalismo e de qual país o Brasil se inspirou para implementa-lo. 1,0
4 - Como ficou conhecido o período da História do Brasil de 1889-1930? 1,0
5 - Quais cidadãos tiveram o direito de voto após a Constituição de 1891? 1,0
6 - Explique o conceito de Oligarquia e onde surgiu. 1,0
7 - Como ficou conhecida a política entre o Governo Federal e as Oligarquias Estaduais? 1,0
8 - Explique o que foi a política do Café com Leite. 1,0



9 - (PUC–RJ) Durante a Primeira República (1889–1930), houve, na sociedade brasileira, revoltas que, a despeito das diferenças, expressaram a insatisfação e a crítica de grupos populares quanto aos mecanismos de exclusão social e política e às estratégias de expansão dos interesses oligárquicos, então vigentes. 1,0

Assinale a alternativa que identifica corretamente revoltas dessa natureza.
a. (  ) Guerra de Canudos e Revolta da Vacina.
b. (  ) Revolta Federalista e Guerra do Contestado.
c. (  ) Revolta da Vacina e Revolta da Armada.
d. (  ) Revolta da Chibata e Revolta Federalista.
e. (  ) Guerra do Contestado e Revolta da Armada

10 – (Fuvest) 1,0


(Stormi, Careta, 19/02/1927. Apud: Renato Lemos (org) Uma história adaptada através de caricaturas. (1840-2006. Rio de Janeiro. Bom Texto, 2006, p. 35. Adaptado.

A charge satiriza uma prática eleitoral presente no Brasil da chamada Primeira República. Tal prática revelava a:

a. (  ) ignorância, por parte dos eleitores, dos rumos políticos do País, tornando esses eleitores adeptos de ideologias políticas nazifascistas.
b. (  ) ausência de autonomia dos eleitores e sua fidelidade forçada a alguns políticos, as quais limitavam o direito de escolha e demonstravam a fragilidade das instituições republicanas.
 c. (  ) restrição provocada pelo voto censitário, que limitava o direito de participação política àqueles que possuíam um certo número de animais.
d. (  ) facilidade de acesso à informação e propaganda política, permitindo aos eleitores a rápida identificação dos candidatos que defendiam a soberania nacional frente às ameaças estrangeiras.
e. (  ) ampliação do direito de voto trazida pela República, que passou a incluir os analfabetos e facilitou sua manipulação por políticos inescrupulosos.

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