sexta-feira, 21 de agosto de 2020


PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 22/08/2020




EQUIPE GESTORA
2020

Hello!!!





EQUIPE GESTORA
2020
GEOGRAFIA 3A- PROFESSORA ADRIANA

OLÁ QUERIDOS ALUNOS!
SEGUIMOS COM À NOSSA AULA DE GEOGRAFIA DESSA SEMANA SOBRE O CONTINENTE AFRICANO.  ENTREGAR ATÉ 27/08
LEIAM O TEXTO, RESPONDAM AS QUESTÕES NO CADERNO, TIREM FOTO E ENVIEM PARA EMAIL OU WHATSAP.
EMAIL adriana.barbosa33@yahoo.com
whatsap 95791-8631

                                     


                                           ÁFRICA E EUROPA

A ÁFRICA É CONSIDERADA O BERÇO DA HUMANIDADE E DA CIVILIZAÇÃO, POIS TEM EM SUA HISTÓRIA UMA DAS MAIORES DIVERSIDADES CULTURAIS DO MUNDO. NO CONTINENTE AFRICANO HÁ MAIS DE MIL LÍNGUAS E DIALETOS DIFERENTES, E CONFLITOS POLÍTICOS E ÉTNICOS QUE ACARRETAM, AO LONGO DO TEMPO, CRISES SOCIAIS, ECONÔMICAS, AMBIENTAIS E CULTURAIS. M
MUITOS PAÍSES QUE COLONIZARAM A ÁFRICA SE APROPRIARAM DOS RECURSOS NATURAIS E, AO MESMO TEMPO, ACIRRARAM AS DESIGUALDADES, A SEGREGAÇÃO E A EXCLUSÃO SOCIAL. ATUALMENTE, OS PRODUTOS ALIMENTÍCIOS TÊM UM ENORME PESO NAS IMPORTAÇÕES AFRICANAS, GERANDO UM DÉCIFIT EM SUAS BALANÇAS COMERCIAIS. PODE-SE EXPLICAR A ESCASSEZ DE ALIMENTOS POR UM CONJUNTO DE FATORES: PROCESSO COLONIAL, CLIMÁTICOS, POLÍTICOS, ECONÔMICOS, AGRÍCOLAS, ETC.

ATIVIDADE

a) DE ACORDO COM OS SEUS CONHECIMENTOS E O TEXTO ACIMA, COMENTE A QUESTÃO DA APROPRIAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS E O ACIRRAMENTO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS NO CONTINENTE AFRICANO:
GEOGRAFIA 2 E - PROFESSORA ADRIANA

OLÁ QUERIDOS ALUNOS!
SEGUE AULA DESSA SEMANA, LEIAM O TEXTO RESPONDAM NO CADERNO, TIREM FOTO, ENVIAR PARA EMAIL OU WHATSAP, CONFORME ACHAREM MAIS PRÁTICO.
ENTREGAR ATÉ 27/08. ESTOU À DISPOSIÇÃO PARA QUALQUER DÚVIDA.
EMAIL   adriana.barbosa33@yahoo.com
WHATSAP 95791-8631


                                                                ETNIA E RAÇA

É TOTALMENTE ERRADO PENSAR QUE ETNIA E RAÇA SÃO AS MESMAS COISAS, POIS ESSAS PALAVRAS TÊM SIGNIFICADOS SEPARADOS.
RAÇA É A PALAVRA USADA PARA DESCREVER AS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DE UMA PESSOA. ESSAS CARACTERÍSTICAS ESTÃO ASSOCIADAS À COR DA PELE, COR DOS OLHOS, COR DOS CABELOS E ESTRUTURA FÍSICA.
ETNIA É A PALAVRA USADA PARA DESCREVER A IDENTIDADE CULTURAL DE UMA PESSOA. ESSAS IDENTIDADES PODEM INCLUIR IDIOMA, RELIGIÃO, NACIONALIDADE, ASCENDÊNCIA, VESTIMENTA E COSTUMES.
OS GRUPOS ÉTNICOS COMPARTILHAM UMA ORIGEM COMUM, APRESENTAM UMA NOÇÃO DE HISTÓRIA EM COMUM E PROJETAM UM FUTURO COMO POVO.



ATIVIDADE

1)  O BRASIL É CONHECIDO POR SER PAÍS MULTIÉTNICO. SÃO COLOCADOS COMO OS PRINCIPAIS ELEMENTOS FORMADORES NA NAÇÃO BRASILEIRA:

a) OS NATIVOS BRASILEIROS, BRANCOS EUROPEUS, INDÍGENAS, NEGROS AFRICANOS.
b) INDÍGENAS, ITALIANOS, AFRICANOS
c) EUROPEUS, AFRICANOS, ÁRABES, LATINOS.

2) EXPLIQUE O QUE É XENOFOBIA E COMO ELA AFETA A PLURALIDADE CULTURAL NO ESPAÇO BRASILEIRO:


PREZADOS ALUNOS!


Notas do 1º bimestre disponível.



SED.EDUCACAO.SP.GOV.BR
Secretaria Escolar Digital SP - Secretaria da Educação do Estado de São Paulo


PREZADOS ALUNOS!


Na próxima semana, vamos dar um tempo nas aulas!
A ideia é que todos descansem...!
Mas estaremos por aqui com conteúdos de entretenimento para te ajudar a relaxar!
Logo vamos divulgar a programação!
Acompanhe por aqui😉!








EQUIPE GESTORA
2020
GEOGRAFIA- 8A,B,C - PROFESSORA ADRIANA

OLÁ QUERIDOS ALUNOS!
SEGUE AULA DESSA SEMANA, LEIAM TEXTO, RESPONDAM AS QUESTÕES NO CADERNO TIREM FOTO, ENVIAR PARA EMAIL OU WHASAP, CONFORME ACHAREM MAIS PRÁTICO. ENTREGAR ATÉ 27/08

EMAIL  adriana.barbosa33@yahoo.com
WHATSAP 95791-8631

                                    ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS
AS ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS, SÃO ENTIDADES CRIADAS PELAS PRINCIPAIS NAÇÕES DO MUNDO COM O OBJETIVO DE TRABALHAR EM COMUM PARA O O PLENO DESENVOLVIMENTO DAS DIFERENTES ÁREAS DAS ATIVIDADES HUMANA, POLÍTICA, ECONOMIA, SAÚDE, SEGURANÇA, ETC.
ESSAS ORGANIZAÇÕES SÃO IMPORTANTÍSSIMAS NO CONTEXTO GEOPOLÍTICO INTERNACIONAL. ALGUMAS DELAS POSSUEM UM PODER POLÍTICO MUITO FORTE E UMA INFLUÊNCIA QUE SE ESTENDE NAS DIVERSAS PARTES DO MUNDO.

ATIVIDADE  

1) EM RELAÇÃO AO TEXTO, PESQUISE, IDENTIFIQUE E COMENTE ALGUMAS ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS EXISTENTES:


GEOGRAFIA-  7A,B,C - PROFESSORA ADRIANA

OLÁ QUERIDOS ALUNOS! SEGUE AULA DESSA SEMANA DE GEOGRAFIA CONTINUAÇÃO DO TEXTO ANTERIOR
.
LEIAM O TEXTO COM ATENÇÃO, RESPONDAM NO CADERNO TIREM FOTO, ENVIAR PARA EMAIL OU WHATSAP, CONFORME VOCÊS ACHAREM MAIS PRÁTICO.

EMAIL  adriana.barbosa33@yahoo.com
WHATSAP  95791-8631


        ANALISANDO A NATUREZA DAS REDES DE COMUNICAÇÃO E                 TRANSPORTE


UMA TRAMA COMPLEXA RECOBRE O ESPAÇO GEOGRÁFICO CONTEMPORÂNEO, REDEFININDO SEU CONTEÚDO E TRANSFORMANDO A NATUREZA DAS AÇÕES NELE EMPREENDIDAS. ESSA TRAMA É FORMADA POR UM CONJUNTO DE DIFERENTES REDES QUE, NUM MOVIMENTO DIALÉTICO, AO MESMO TEMPO INTERLIGAM E FRAGMENTAM O TERRITÓRIO.
ESSE FENÔMENO CHAMADO REDE NÃO É NOVO, VISTO QUE HÁ MUITO TEMPO A GEOGRAFIA DISCUTE E ANALISA UM GRANDE NÚMERO DE REDES INSCRITAS NO TERRITÓRIO, EXPRESSAS SOBRETUDO, PELAS REDES URBANAS, DE COMÉRCIO, DE TRANSPORTES E DE INÚMERAS OUTRAS ATIVIDADES SOCIAIS.
AS PRIMEIRAS REDES TINHAM COMO FUNÇÃO PRINCIPAL A DISTRIBUIÇÃO. POR ELAS CIRCULAVAM MATÉRIAS PRIMAS, OBJETOS, PESSOAS E O OBJETIVO PRINCIPAL ERA A PRODUÇÃO DESSE MOVIMENTO.  

ATIVIDADE
1) EXISTEM VÁRIAS REDES DE TRANSPORTES NO BRASIL E NO MUNDO.
IDENTIFIQUE E COMENTE SOBRE ALGUMA DELAS.                
ELETIVA - COMUNICAÇÃO PROFESSORA ADRIANA- 1B,C, 2C, 3C

OLÁ QUERIDOS ALUNOS! VAMOS DAR INÍCIO A NOSSA ELETIVA DESSE SEGUNDO SEMESTRE DE 2020.

O NOSSO PROJETO É COMUNICAÇÃO, LEIAM O TEXTO E RESPONDAM AS QUESTÕES NO CADERNO, TIREM FOTO E ENVIEM PARA MEU EMAIL OU WHATSAP. ENTREGAR ATÉ 27/08

EMAIL  adriana.barbosa33@yahoo.com
WHATSAP 95791- 8631



                         COMUNICAÇÃO E ORATÓRIA

FALAR E OUVIR ESTÃO ENTRE AS HABILIDADES MAIS IMPORTANTES DO SER HUMANO.  NO MUNDO MODERNO, A MAIOR PARTE DO TEMPO É GASTO COM A COMUNICAÇÃO VERBAL. NO MUNDO DO TRABALHO, A VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL ESTÁ NA SUA HABILIDADE DE TRANSFORMAR PENSAMENTO EM IDÉIAS, IDÉIAS EM PALAVRAS, PALAVRAS QUE POSSAM SE COMPREENDIDAS, ASSIMILADAS E ADMIRADAS POR QUEM OUVE.


ATIVIDADE
1) RESPONDA AS QUESTÕES:

a) O QUE É COMUNICAÇÃO?
b) PARA QUE SERVE A COMUNICAÇÃO?
c) O QUE PODEMOS FAZER PARA MELHORAR A COMUNICAÇÃO?

ELETIVA FOTOGRAFIA- PROFESSORA ANA CARLA

Olá Alunos

Sejam muito bem vindos às aulas de Fotografia nessa turma de Eletivas.
Nosso Tema chama-se "Olhares Poéticos em Fotografia". Nas aulas vamos procurar desenvolver um olhar atento e captar, através da câmera fotográfica ou do celular, muitas imagens representativas e importantes.

A próxima semana será de descanso. Assim, nos encontraremos por aqui e pelo grupo privado no Facebook (posteriormente deixarei o endereço) a partir do dia 31/08/20 para iniciarmos as atividades.


Conto com vocês

Beijos
Descansem!
Profª Ana Carla




PROJETO DE VIDA- PROFESSORA ANA CARLA 9ºA

Queridos alunos

Como na próxima semana teremos uma pausa para descanso, solicito apenas que vocês assistam ao vídeo da aula da semana do Centro de Mídias e não é necessário entregar atividades referentes a esse tema. Ele será retomado posteriormente.

Link da Aula:

https://www.youtube.com/watch?v=J6ewr8jdLUk


Descansem!
Bjos
Profª Ana Carla

ARTE PROFESSORA ANA CARLA - 3ºS ANOS

Queridos alunos

Como na próxima semana teremos uma pausa para descanso, solicito apenas que vocês assistam ao vídeo da aula da semana do Centro de Mídias e não é necessário entregar atividades referentes a esse tema. Ele será retomado posteriormente.

Link da Aula:


https://www.youtube.com/watch?v=OvUFogtTn4U

Descansem!
Bjos
Profª Ana Carla

ARTE PROFESSORA ANA CARLA 2ºS ANOS

Queridos alunos

Como na próxima semana teremos uma pausa para descanso, solicito apenas que vocês assistam ao vídeo da aula da semana do Centro de Mídias e não é necessário entregar atividades referentes a esse tema. Ele será retomado posteriormente.

Link da Aula:

https://www.youtube.com/watch?v=dhH8_nvwndM


Descansem!
Bjos
Profª Ana Carla

ARTE PROFESSORA ANA CARLA 1ºS ANOS

Queridos alunos

Como na próxima semana teremos uma pausa para descanso, solicito apenas que vocês assistam ao vídeo da aula da semana do Centro de Mídias e não é necessário entregar atividades referentes a esse tema. Ele será retomado posteriormente.

Link da Aula:
https://www.youtube.com/watch?v=aoxtdjVAalw



Descansem!
Bjos
Profª Ana Carla




COMUNICADO AOS ALUNOS PAIS/E OU RESPONSÁVEIS

A Secretária da Educação promoverá, uma semana de descanso para todos os profissionais da educação (professores, funcionários, direção e coordenação) e alunos de 24/08/ a 28/08/2020.

Retornaremos dia 31/08/.

Durante toda a semana, não haverá aulas no Centro de Mídias, nem atendimento via fone na escola.

Orientamos aos alunos, que aproveitem esse período para descarregar e recarregar suas energias.

Fiquem bem!!!

Juntos venceremos esse desafio.

Equipe Gestora
2020


Prof. Cristiano - História - 7º Anos A e C - 3º Bimestre

Boa tarde Estudantes, Iniciamos o 3º Bimestre e as postagens já foram feitas no Google sala de aula, acesso pelo e-mail institucional. Estou replicando as atividades aqui no blogger, clicando no link será possivel  responder as questões, após a leitura do texto.

Texto 1 = A colonização portuguesa na América

Atividade 1 = A colonização portuguesa na América https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdf5nAHM_13055ptLThzaQS0o8Zu3WsYLoz51G-PxihH81gxg/viewform

Recado aos meus alunos - Prof Angela

                                                                     Recado  Classroom
Turmas: 7ºC, 8ºA,8ºB,8ºC, 9ºA, 9ºB, 1ºF, 2ºA, 2ºB, 2ºC, 2ºD, 2ºE, 3ºA,3ºB,3ºC,3ºD



A partir deste bimestre solicito que utilizem o Classroom para enviar as atividades e não mais pelo email ( estou desativando o email).  Pelo Classroom, as atividades ficam separadas automaticamente em turma, com seu nome e também por atividade, não tem como esquecer de colocar nome ou série. Se precisar enviarei novamente o código do Classroom nos grupos de WhatsApp.
Obrigada.
Profª Ângela 

Atividade de Química 2ºA - 21/08 - Profº Scarlet

Olá Pessoal! Tudo bem?

Segue a atividade dessa semana! Qualquer dúvida estou a disposição pelo e-mail: scarletfs@hotmail.com ou pelo WhatsApp.

https://docs.google.com/document/d/1o5TWf7VP3Q4ope6PlXhlnqExBDTAVWT3bem-vD4lSAg/edit?usp=sharing

Deus abençoe :)

9ºA, 9ºB - Inglês - Pet Store - Prof Angela

3º Bimestre - Tema Pet Store

Copie o texto, faça a tradução do texto e responda as questões de interpretação. Envie o trabalho pelo Classroom. Data entrega: 28/08




                    The pet store
George is at the pet store, looking at what kind of pet he might want to get for his birthday. 
George asked if he could have a horse, but his parents said no because horses are too big.
First, he sees dogs and cats. Baby dogs are called puppies. Baby cats are called kittens. 
George likes them because they are easy to take care of and can play a lot, but they will get bigger. George wants a small pet.
Then George sees animals that have to live in a cage. He sees rabbits, guinea pigs, and mice. Mice are what you call more than one mouse. He likes these animals because they are small. Birds live in cages too. George sees a parrot and a canary. He likes them all, but he doesn’t want to clean the cage.
George sees the animals in tanks. The tanks full of water have fish and turtles in them. He thinks about a goldfish but decides he likes the turtles more. There are also tanks with rocks and sand that have snakes, spiders, and scorpions, but George is afraid of them. George likes the turtles best, but they won’t fit in the little fishbowls. Turtles need bigger tanks, so they can swim sometimes and hide sometimes.
George decides he wants to get a turtle for his birthday. He buys a book on how to take care of a turtle and a list of what types of turtles the store has.

1- What kind of pet did George want, but his parents said no because they were too big?

(   ) a horse   (   ) a kitten  (     )  a puppy     (    )   a rabbit

2- What kind of pet does NOT live in a cage?

(     )  guinea pigs     (    )  mice/mouse   (      )   rabbits   (      )    goldfish

3- Which kind of pet did NOT scare George?

(   ) the scorpions   (    )   the spiders   (   )   the snakes    (    )   the canaries  

4- What kind of pet did George decide he wanted to get for his birthday?

(   ) parrot    (   )  mouse   (    )  goldfish     (       )   turtle 


Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Portuguesa                         Série: 8°B e 8°C


Continuação da aula de 20 de agosto.

Métrica

A palavra métrica deriva de "metro", que significa "melodia", e é utilizada para se referir ao número de sílabas poéticas dos versos do poema. A divisão silábica dos versos é diferente  da divisão que estamos acostumados a fazer de acordo com a gramática, pois  é considerada o modo como cada verso é falado (ou declamado). Assim, nem sempre as sílabas poéticas coincidem com as sílabas gramaticais.

Observe a diferença entre duas formas de contar sílabas:

Divisão silábica gramatical:

Per / des / te / o / so! / E / eu / vos / di / rei / , no / en / tan / to

Divisão silábica poética

Per / des / te o / sen / so! E eu / vos / di / rei /  , no en / tan/  to
1        2        3        4            5         6     7     8           9       10     X


Conforme demonstrado acima, você pode verificar que a contagem das sílabas é feita de forma diferente. Na contagem das sílabas poética, a terceira é formada  pela união de duas sílabas gramaticais: "te" e "o". O que há em comum  nessas junções silábicas? É simples: sempre que as vogais  átonas se encontram e criam ritmo, há união das sílabas gramaticais em uma ´só sílabas poética.

O outro ponto a ser observado é o fato de a última sílaba, que é átona, não ser contabilizada. Isso significa que a contagem ocorre apenas até a última sílaba tônica - no caso - "tan", da palavra "entanto|"

A contagem das sílabas poéticas recebe o nome de escanção.
Há nomenclatura para os versos que apresentam determinadas sílabas poéticas: Observe:

- monossílabo - uma sílaba
- dissílabo -       duas sílabas
- trissílabo -      três sílabas
- redondilha menor -cinco sílabas
- redondilha maior -  sete sílabas
- decassílabo -dez sílabas
- alexandrino - doze sílabas


Alunos e alunas,

Não deixem de copiar esse conteúdo no caderno. Ele vai servir como um apoio para os exercícios. 

(ATEBÇÃO: É A CONTINUAÇÃO DA AULA DE ONTEM, 20 DE AGOSTO)

Atividade de Química do 1º ABCDEF - 21/08 - Profª Scarlet

Olá Pessoal! Tudo bem? Segue a atividade dessa semana! Qualquer dúvida estou a disposição pelo e-mail: scarletfs@hotmail.com ou pelo WhatsApp.

Acesse: https://docs.google.com/document/d/1DWUzNhckFL5QgKLusmJGRDpaV_HTGtbH0UahVUD_4zY/edit?usp=sharing Deus abençoe :)
Prof. Sandro R. Espinoli         
Matéria: ELETIVA - OFICINA DE REDAÇÃO



O que é tipologia textual?
São as diferentes formas que um texto pode apresentar, visando responder a diferentes intenções comunicativa. Os aspectos constitutivos de um texto divergem mediante a sua finalidade:
Narrativo: Contar
Descritivo: Caracterizar
Dissertativo (argumentativo ou expositivo) debater ou apresentar um saber
Injuntivo: orientar
Prescritivo: Normatizar

O que é argumentar? 
Argumentar é apresentar fatos, razões lógicas, provas, etc. que comprovam uma tese (ponto de vista).

Convencer ou persuadir?
Convencer: a noção de convencer está no plano das ideias > fazer o receptor mudar de ideia

Persuadir: o conceito de persuadir está intimamente relaciona ao plano da ação > fazer seu interlocutor agir de maneira diferente.

Texto expositivo:
 O texto expositivo tem por finalidade tornar algo desconhecido conhecido. Esse tipo de texto tem como pressuposto que o leitor não sabe algo e a leitura o levará a saber. Ao contrário do texto argumentativo, o texto expositivo não tem por finalidade convencer o leitor, tampouco polemiza, o que lhe confere um caráter de neutralidade.

Texto 1 

Ayrton Senna ganhou seu primeiro kart do pai quando tinha 4 anos. Era um garoto levado e extrovertido nas brincadeiras de rua e um aluno mediano na escola. Foi casado com Lilian de Vasconcellos, uma amiga de infância, por apenas 14 meses e mudou-se para Europa em 1981 para competir nas fórmulas europeias, onde conquistou vitórias e dizimou recordes.



Texto 2

 Santo Agostinho afirmou, em Confissões, que “a vida mortal é a esperança da vida imortal” e, com isso, sintetizou de modo magistral o verdadeiro motivo pelo qual vivemos: alcançarmos a imortalidade, seja esta tomada como uma realidade concreta ou uma grande metáfora dos nossos feitos quando vivos. (redação Enem)


Alunos e alunas,

Os dois textos citados pertencem a tipologia dissertativa, mas dependendo da sua finalidade, eles vão ser estruturados de forma expositiva ou argumentativa. Essa estrutura é fundamental para que o texto alcance seu objetivo.