Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: ELETIVA - OFICINA DE REDAÇÃO
O que é tipologia textual?
São as diferentes formas que um texto pode apresentar, visando responder a diferentes intenções comunicativa.
Os aspectos constitutivos de um texto divergem mediante a sua finalidade:
Narrativo: Contar
Descritivo: Caracterizar
Dissertativo (argumentativo ou expositivo) debater ou apresentar um saber
Injuntivo: orientar
Prescritivo: Normatizar
O que é argumentar?
Argumentar é apresentar fatos, razões lógicas, provas, etc. que comprovam uma tese (ponto de vista).
Convencer ou persuadir?
Convencer: a noção de convencer está no plano das ideias > fazer o receptor mudar de ideia
Persuadir: o conceito de persuadir está intimamente relaciona ao plano da ação > fazer seu interlocutor agir de
maneira diferente.
Texto expositivo:
O texto expositivo tem por finalidade tornar algo desconhecido conhecido. Esse tipo de texto
tem como pressuposto que o leitor não sabe algo e a leitura o levará a saber. Ao contrário do texto argumentativo,
o texto expositivo não tem por finalidade convencer o leitor, tampouco polemiza, o que lhe confere um caráter
de neutralidade.
Texto 1
Ayrton Senna ganhou seu primeiro kart do pai quando tinha 4 anos. Era um garoto levado e extrovertido nas
brincadeiras de rua e um aluno mediano na escola. Foi casado com Lilian de Vasconcellos, uma amiga de
infância, por apenas 14 meses e mudou-se para Europa em 1981 para competir nas fórmulas europeias, onde
conquistou vitórias e dizimou recordes.
Texto 2
Santo Agostinho afirmou, em Confissões, que “a vida mortal é a esperança da vida imortal” e, com isso,
sintetizou de modo magistral o verdadeiro motivo pelo qual vivemos: alcançarmos a imortalidade, seja esta
tomada como uma realidade concreta ou uma grande metáfora dos nossos feitos quando vivos.
(redação Enem)
Alunos e alunas,
Os dois textos citados pertencem a tipologia dissertativa, mas dependendo da sua finalidade, eles vão ser estruturados de forma expositiva ou argumentativa. Essa estrutura é fundamental para que o texto alcance seu objetivo.
- 1
- 1°F
- 1°F PORT
- 1ª série A
- 1ª série B
- 1ª série C
- 1ª série D
- 1ª série E
- 1ª série F
- 1F
- 2 série A
- 2° Série E
- 2°A tecnologia
- 2°B
- 2°B TECNOLOGIA
- 2°C
- 2°D
- 2°D TECNOLOGIA
- 2ª série B
- 2ª Série C
- 2ª série D
- 2ª série E
- 2C
- 3ª série A
- 3ª série B
- 3ª série C
- 3ª série D
- 6° E 7° ANOS ELETIVAS CULTURA REGIONAL. PROFESSORA ANA PAULA
- 6º ano A
- 6º ano B
- 6º ano C
- 7 A
- 7A
- 7c
- 7º ano A
- 7º ano B
- 7º ano C
- 7ºB
- 7ºC
- 8 B
- 8° e 9° anos eletivas oficina ortográfia
- 8º
- 8º A
- 8º ano A
- 8º ano A 8º ano B
- 8º ano B
- 8º ano C
- 8º B
- 8º B C
- 8º C
- 8º e 9º Ano.
- 9º ano A
- 9º ano B
- AAPs - EF - 6º 7º 8º e 9º Anos EM - 1º 2º e 3º
- Avisos Coordenação
- B
- C
- D
- Direção
- Eletiva Áudio Visual
- ELETIVA BIBLIOTECA
- Eletiva Cultura Regional 6º e 7º anos
- Eletiva de Biblioteconomia - Ensino Médio
- Eletiva de Cinema - Ensino Médio
- Eletiva de Eventos - Ensino Médio
- Eletiva de Fotografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Ortografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Reciclagem/Revitalização - 6º e 7º anos
- Eletiva de Teatro - Ensino Médio
- Eletiva de Técnicas de Redação para o Enem - Ensino Médio
- Eletiva Empreendedorismo - 8º e 9º anos
- Eletiva Feminícidio - Ensino Médio
- Eletiva Laboratório de Matemática - 8º e 9º anos
- Eletiva Laboratório de Matemática - Ensino Médio
- Eletiva Quadrinho - HQ - Ensino Médio
- Eletiva turismo
- Grêmio Estudantil
- PROFESSORA: DEBORAH
- PROFESSORA: MARIA MARLI
- PROFESSORA: MARIA MARLI 3º
- PROFESSORA: MARIA MARLI DE HISTÓRIA 7ºB
- PROFESSORA: MARIA MARLI- 1º
- PROFESSORA:DEBORAH
- PROFESSORA:MARIA MARLI
- Projeto de Vida Protagonismo Juvenil
sexta-feira, 21 de agosto de 2020
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
2° Ano E Biologia Profa Solange Período para entrega: Até 28/10/2020 4° Bimestre: Unidade Temática: DNA- Tecnologias de Manipulação do DN...
-
Exercícios de fixação 1) Use MAL ou MAU: a) Antônio sempre foi um mau elemento. b) Na luta contra o mal , devemos nos lemb...
-
Atividades - Correção 1.Pesquise: 2 poemas ou 2 músicas, em seguida, identifique o esquema de rimas utilizado pelo autor/compositor. ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário