quinta-feira, 23 de julho de 2020


PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 24/07/2020



EQUIPE GESTORA
2020
E.E. Maria Montessori
7 Ano C - Atividade de Matemática - Profª Maria Regina

Aulas do dia 13 até 22/07/20 - 3º Bimestre

Colocar o nome, série, nº e a data

Prazo de entrega 03/08/ 20.

Atividade de matemática


1) Fazer o resumo das aulas dada e conclusão dos dias 13 até o dia 22/07/20



2) O que é translação, reflexão e rotação no plano cartesiano?



3) O que é simetria? E de exemplos:



4) Faça o plano cartesiano indicando os pares ordenados e suas respectivas letras (use o papel quadriculado se quiser).
 
   a) L (2,1)     

    b) M 1,3)     

   c) N (2, 5)     

   d) P (3,3), que desenho formou?

   e) L1 (2,-1)   

   f) M1(1,-3)   

   g) N1(2, -5)   

   h) P1 (3,-3), o que ocorreu nesse desenho?


5) Quando amplio um desenho qual é o cálculo usado? E quando é para reduzir que cálculo tenho que fazer?
   De exemplos:   





Bom estudo!
E.E. Maria Montessori  -  6 Ano A-B-C - Atividade de Matemática – Prof. Maria Regina

Julho e Agosto de 2020 – 3º Bimestre

Prazo de entrega:  03/08/2020.

Nome do aluno, número, série e a data.

Atividades de matemática

1)      Resumo e conclusão das aulas dada no CMSP ou da TV Cultura no período de:
13 à 22/08/2020


2)      Fazer o plano cartesiano localizando os pares ordenado identificando com a letra os
Pontos:

a)       A (6,7)      b) B (3,2)      c) C (1,-1)       d) D (2, 5)      e) E (0,0)      f) F ( -1,-4)
        


3)      Faça o plano cartesiano e identifique os pares ordenados, identificando com as letras dos pares ordenados e a figura que formou:

a)       H ( -4,4)       b) I ( -1,4)     c) J (-2, 2)     d) K (-3,2)



4)      Como você entende de estatística?



5)      Quais os tipos de gráficos que você conhece?




6)      O que devemos observar num gráfico?



7)      O que é simetria pra você? De Exemplo.




Bom estudo!


E.E Maria Montessori
1ª ano do EM: A, B, C, D – Atividade de Física – Profª  Maria Regina

Aulas assistida no dia: 14/07/20 e 21/07/20

Prazo de entrega: 03/08/20

Atividade de Física


 1)      Fazer o resumo e conclusões das aulas assistidas do CMSP ou TV Cultura.



 2)      O que é roldana e sua utilidade?



 3)      Qual é a fórmula de trabalho, e envolve o que?



 4)      Quais são as máquinas simples?



 5)      Qual o significado de impulso você entende? De exemplo e sua fórmula.



 6)      Explique força de atrito.



 7)      Qual a noção de ponto de apoio?

       

 8)      Explique empuxo e de exemplo:




Bom estudo!
Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Portuguesa                        Série: 8°B e 8°C

Boa Tarde, turmas!

No dia 21/07 - terça-feira- eu postei uma atividade avaliativa valendo nota para o 2° bimestre. Somente 3 alunos entregaram a avaliação.  É muito importante que todos vocês realizem essa atividade.

Prazo de entrega da atividade -  24 de julho de 2020. 



Aula de hoje - Resenha Crítica

Nesta aula, vamos aproveitar o conhecimento adquirido nas aulas da semana passada sobre charges e cartum para conhecer um gênero textual que circula com frequência no nosso dia a dia: a resenha crítica.

                                                              RESENHA CRÍTICA

    Inúmeros tipos de textos se caracterizam por apresentar informações selecionadas e resumidas sobre o conteúdo de outros textos. Outros, além de apresentar essas informações, também apresentam comentários e avaliações. Os primeiros são resumos e os segundos são resenhas.
    A resenha difere do resumo por conter elementos avaliativos, ou seja, comentários do resenhista sobre a obra resenhada. Como no caso do resumo a resenha é um texto sobre outro texto. Assim, é natural que haja menções ao texto original, o que, no caso da resenha, vem acompanhado de comentários feitos pelo resenhista.

O que você deve concluir em relação à linguagem que deve ser usada em uma resenha? 
Deve-se tentar ser “polido”, evitando agredir o autor, procurando garantir neutralidade emocional ao que é dito.



Texto 1 

   Ayrton Senna ganhou seu primeiro kart do pai quando tinha 4 anos. Era um garoto levado e extrovertido nas brincadeiras de rua e um aluno mediano na escola. Foi casado com Lilian de Vasconcellos, uma amiga de infância, por apenas 14 meses e mudou-se para Europa em 1981 para competir nas fórmulas europeias, onde conquistou vitórias e dizimou recordes.


Texto 2 

                                          As Bicicletas de Belleville 

   Quem disse que, com uma simples história não se faz excelente filme? Graças a simplicidade e à criatividade que, ultimamente vêm ampliando ainda mais os limites e a imaginação dos desenhos animados. As Bicicletas de Belleville é uma singela animação em 2D que conta a divertida história de uma vovó adorável em busca do seu neto raptado.
   (...)
    É sensacional! Méritos para o estreante, roteirista e diretor Sylvian Chomet, que criou um universo charmoso e criativo, no qual opta por espelhar-se no cinema mudo apresentando uma mistura de raros diálogos, canções e movimentos. Além da simples história que exibe uma trama cativante e envolvente, o encanto certamente está no gráfico em 2D. (...)

                                                     EXERCÍCIO

1) Qual texto acima pode ser considerado uma resenha? Justifique sua escolha.

Alunos e alunas;

Enviar somente a resposta para o meu e-mail: espinoli2020@bol.com.br











Tecnologia - 2ºC - Profª Alice

Atividade 06

FAKE NEWS – PARTE II - ESTUDOS

Na última atividade pedi que vocês pesquisassem sobre frases que circulam muito na internet. Quem pesquisou pode ter notado que elas são atribuídas a mais de uma autora/autor. Repararam?

Na aula de hoje peço que leiam a seguinte matéria, ela fala exatamente sobre essas frases:
https://eredigindo.wordpress.com/2018/09/25/quem-disse/

E estudem sobre as Fake News e como escapar delas através da seguinte matéria:
https://www.politize.com.br/noticias-falsas-pos-verdade/


Enviem todas as atividades do segundo bimestre no meu e-mail até dia 27/07 segunda-feira para que eu possa fechar as notas!

Prof. Aline Rossi/ Ciências- 7° anos A e B


Atividade sobre a aula transmitida no dia 20/07 pelo aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP.



Habilidades: Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura, entre outros, correlacionando essas características à flora e à fauna específicas.

Conteúdos: Ecossistemas Brasileiros- Amazônia

Objetivos: Entender a importância da Amazônia em relação à Biodiversidade, ao clima e ao potencial econômico.

Prezados alunos,

A aula do CENTRO DE MÍDIAS SP desta semana está caracterizando o Ecossitema Amazônia e provavelmente fará o mesmo com os demais ecossistemas brasileiros nas semanas seguintes. A atividade que eu postei na semana passada contempla a caracterização de todos os ecossistemas brasileiros, então eu postarei novamente a mesma atividade. Os alunos que já fizeram não precisarão me enviar novamente, porém os alunos que ainda não fizeram devem fazer e enviar no meu e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br ou na nossa turma no classroom institucional até o dia 28/07 (próxima terça-feira).

Questionário
1-  O que é ecossistema?


2- Quais são os principais Ecossistemas Brasileiros?

3-  O que são fatores bióticos do ecossistema?

4-O que são fatores abióticos do ecossistema?

5-  Por que existem essas variedades de ecossistemas no Brasil?

6-  Qual é o ecossistema em que a cidade de São Paulo está inserida?


Atividade- Caracterização dos principais Ecossistemas Brasileiros.
Para cada Ecossistema Brasileiro listado abaixo, comente brevemente as suas principais características, como fauna e flora típica, clima predominante e a sua localização geográfica.  Faça também um desenho ou coloque fotos, destacando as características citadas.
a)      Amazônia:
Desenho ou foto caracterizando a Amazônia:

b)      Cerrado:
Desenho ou foto caracterizando o Cerrado:

c)       Caatinga:
Desenho ou foto caracterizando a Caatinga:

d)      Pantanal:
Desenho ou foto caracterizando o Pantanal:

e)      Mata Atlântica:
Desenho ou foto caracterizando a Mata Atlântica:

f)       Pampas ou Campos Sulinos:
Desenho ou foto caracterizando  Pampas ou Campos Sulinos:

 Para realizar esta atividade, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo faz Escola-Volume 2), o livro de Ciências ou a internet.


Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE. Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL


Recuperação de conteúdos, habilidades e notas:
Na próxima semana estarei fechando as notas do 2° bimestre. Os alunos que estão devendo atividades do 1° e 2° bimestres podem enviar no meu e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br ou na nossa turma no classroom institucional até o dia 28/07 (próxima terça-feira).

Classroom institucional:
Eu já enviei o convite da minha sala no classroom institucional para todos os alunos, então vocês precisarão acessar o e-mail institucional que foi disponibilizado pela escola e aceitar o convite para participar. Espero vocês o mais rápido possível, pois em breve as atividades serão postadas somente lá!

Em caso de dúvidas, vocês podem enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br, chat da sala no aplicativo do Centro de Mídias SP ou classroom institucional.

Prof. Aline Rossi- Ciências- 6° anos A, B e C


Aula transmitida pelo CENTRO DE MÍDIAS SP dia 20/07- Revisão de conteúdos do 2° bimestre



Habilidades: Identificar a organização básica da célula, por meio de imagens impressas e digitais, de animações computadorizadas e de instrumentos ópticos, reconhecendo-a como unidade estrutural e funcional dos seres vivos unicelulares e pluricelulares, na perspectiva da História e da Ciência.
Concluir, com base na análise de ilustrações e/ ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.

Objetivos : Relembrar o que é uma célula procarionte e o que é uma célula eucarionte, bem como o que são organismos unicelulares e pluricelulares. Como se dá a observação desses seres vivos, sua organização em tecidos, órgãos e sistemas.

Prezados alunos,

 Nós já trabalhamos todos os conteúdos referentes ao 2° bimestre, então, assim como no CENTRO DE MÍDIAS SP retomaremos as atividades do bimestre como revisão de conteúdos e recuperação de habilidades e notas.


Estou postando novamente abaixo a atividade sobre a organização dos seres vivos. Os alunos que já fizeram esta atividade irão somente revisá-la no caderno e não precisarão me enviar novamente, porém os alunos que ainda não fizeram devem fazer e enviar no meu email alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br ou na nossa turma no classroom institucional até o dia 28/07 (próxima Terça-feira).




Atividade
1-   Como as células se organizam nos seres vivos complexos como nós?

2-  Complete as frases com as palavras seguintes: célula- tecido-órgão- sistema
A)     O conjunto de células com estrutura e funções semelhantes, recebe o nome de ____________.

B)      Um _____________ pode ser definido como um conjunto de órgãos.

C)      Unidade microscópica estrutural e funcional dos seres vivos, constituída fundamentalmente de material genético, citoplasma e membrana plasmática, recebe o nome de _____________.

D)     Um grupo de tecidos que desempenham uma função específica ou grupo de funções, recebe o nome de ____________.

3- Escreva um pequeno texto explicando o esquema seguinte: Célula → Tecido → órgão→ Sistema → organismo

4- Quais são os sistemas que formam o corpo humano?

5- Escreva um breve resumo explicando como se dá a relação entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório ou cardiovascular.

 Para realizar a atividade proposta acima, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo Faz Escola-Volume 2), o livro de Ciências ou a internet.

 Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE. Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL

Recados:
Eu já enviei o convite da minha sala no classroom institucional para todos os alunos, então vocês precisarão acessar o e-mail institucional que foi disponibilizado pela escola e aceitar o convite para participar. Espero vocês o mais rápido possível, pois em breve as atividades serão postadas somente lá!


Em caso de dúvidas, vocês podem enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br, chat da sala no aplicativo do Centro de Mídias SP ou classroom institucional.

6º Anos: A,B,C (Clayton - Português) Devolutiva de: 15/07/2020



Correção da atividade de: quarta-feira, 15 de julho de 2020

Questão 1
“O conjunto de letras do alfabeto chama-se ______.” Das alternativas abaixo a que preenche corretamente a lacuna é
a)      Abecedário
b)      Abecedalho
c)      Abcdário
d)     Abecdário
e)      abcedária
Alternativa correta: a) abecedário
O abecedário (ou alfabeto) é um substantivo masculino que pode também ser chamado de ABC (a-bê-cê).

Questão 2

Na frase “O lugar onde se vende carne chama-se ______.” A palavra que preenche a lacuna corretamente é

a)      açogue
b) assogue
c) açouge
d) asougue
e) açougue
Alternativa correta: e) açougue
Por mais que na linguagem oral as pessoas dizem o termo açougue sem o "u", esse substantivo masculino se escreve com c cedilha (ç) e a semivogal u.

Questão 3

“A professora pediu que abrissem os cadernos e escrevessem o ______.” A escrita correta da palavra é
a)      cabeçário
b) cabeçalho
c) cabessalho
d) cabezalio
e) cabeçalo
Alternativa correta: b) cabeçalho
O substantivo masculino "cabeçalho" é escrito com c cedilha (ç) e o dígrafo "lh".

Questão 4

A alternativa em que todas as palavras estão escritas corretamente é

a)      caçula, açude, paçoca, açaí e açafrão
b) cassula, açude, passoca, açaí e açafrão
c) caçula, assude, paçoca, assaí e açafrão
d) caçula, assude, paçoca, açaí e assafrão
e) cassula, açude, passoca, assaí e assafrão

Alternativa correta a) caçula, açude, paçoca, açaí e açafrão
Apesar de serem pronunciadas com som de dois ss, todas as palavras do exercício são escritas com c cedilha.

Questão 5

Todas as alternativas estão corretas, exceto

a) deslize - deslizar
b) enraizado - raiz
c) paralização - paralizar
d) realização - realizar
e) vizinhança – vizinho

Alternativa correta: c) paralização - paralizar
O "s" é usado, dentre outras regras, nas palavras derivadas de outra que seja escrita com essa letra. Um exemplo disso são os termos "paralisação" e "paralisar".
Da mesma forma, o "z" é utilizado nas palavras derivadas de outra que sejam escritas com essa letra, por exemplo:
  • deslize - deslizar
  • enraizado - raiz
  • realização - realizar
  • vizinhança - vizinho

Questão 6

Complete com x ou ch:

a)      en__urrada
b) __uvisco
c) cai__a
d) me__er
e) __antagem

Alternativas corretas:

a) enxurrada: depois da sílaba “en” usa-se a letra “x”.
b) chuvisco: substantivo derivado do verbo “chover”.
c) caixa: depois de ditongos usa-se a letra “x”.
d) mexer: depois da sílaba “me” usa-se a letra “x”.
e) chantagem: derivados de
palavras com ch.

Questão 7

“Mal” e “mau” são duas palavras homófonas. Ou seja, elas são pronunciadas da mesma maneira, mas escritas de formas diferentes. A alternativa abaixo em que a palavra está usada corretamente é

a)      Estou me sentindo mau essa tarde.
b) Fui muito mau na prova de química.
c) Henrique foi muito mau comigo.
d) O chefe da empresa sempre estava de mal humor
e) Os professores dizem que Pedro é mal aluno.

Alternativa correta: c) Henrique foi muito mau comigo.
A palavra mau com "u" é um adjetivo contrário de "bom". Já a palavra mal com "l" é contrário de "bem" e pode desempenhar o papel de advérbio de modo, substantivo e conjunção subordinativa temporal.

Questão 8

(São Marcos-SP) Assinale a alternativa cujas palavras estejam corretamente grafadas:

a) pajé, xadrês, flecha, mixto, aconchego
b) abolição, tribo, pretensão, obsecado, cansaço
c) gorjeta, sargeta, picina, florescer, consiliar
d) xadrez, ficha, mexerico, enxame, enxurrada
e) pagé, xadrês, flexa, mecherico, enxame

Alternativa correta: d) xadrez, ficha, mexerico, enxame, enxurrada
As palavras corretas das outras alternativas:

a) xadrez, misto
b) obcecado
c) sarjeta, piscina, conciliar
e) pajé, xadrez, flecha, mexerico

2ºA (Clayton - Português) Devolutiva de: 20/07/2020



Respostas dos Exercícios de: segunda-feira, 20 de julho de 2020


Exercício resolvido da questão 1

a) paralisar, pesquisar, ironizar, deslizar.

Exercício resolvido da questão 2 

c) expectativa – tensão – hesitante

Exercício resolvido da questão 3 

d) aniz

Exercício resolvido da questão 4 

a) paralisar, pesquisar, ironizar, deslizar

Exercício resolvido da questão 5 

d) xadrez, ficha, mexerico, enxame, enxurrada

Exercício resolvido da questão 6 

c) an…iar, e…pontâneo, repre…a, abu…ao

Exercício resolvido da questão 7 

a – varejista
b – viagem
c – majestade
d – fuligem
e – vertigem
f – ferrugem
g – miragem
i – falange
j – laranjeira

Exercício resolvido da questão 8 

análise – analisar
catálise – catalisar
pesquisa – pesquisar
aviso – avisar
paralisia – paralisar

Exercício resolvido da questão 9 

lúcido – lucidez
surdo – surdez
altivo – altivez
honrado – honradez
pequeno – pequenez
sensato – sensatez
insensato – insensatez
pálido – palidez

Exercício resolvido da questão 10 

a) s (suspense)
b) s (descanso)
c) ç (licença)
d) c (coceira)
e) s (subsídio)
f) ss (excesso)
g) ç (exceção)
h) s (ansioso)