quinta-feira, 23 de julho de 2020

Prof. Aline Rossi- Ciências- 6° anos A, B e C


Aula transmitida pelo CENTRO DE MÍDIAS SP dia 20/07- Revisão de conteúdos do 2° bimestre



Habilidades: Identificar a organização básica da célula, por meio de imagens impressas e digitais, de animações computadorizadas e de instrumentos ópticos, reconhecendo-a como unidade estrutural e funcional dos seres vivos unicelulares e pluricelulares, na perspectiva da História e da Ciência.
Concluir, com base na análise de ilustrações e/ ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.

Objetivos : Relembrar o que é uma célula procarionte e o que é uma célula eucarionte, bem como o que são organismos unicelulares e pluricelulares. Como se dá a observação desses seres vivos, sua organização em tecidos, órgãos e sistemas.

Prezados alunos,

 Nós já trabalhamos todos os conteúdos referentes ao 2° bimestre, então, assim como no CENTRO DE MÍDIAS SP retomaremos as atividades do bimestre como revisão de conteúdos e recuperação de habilidades e notas.


Estou postando novamente abaixo a atividade sobre a organização dos seres vivos. Os alunos que já fizeram esta atividade irão somente revisá-la no caderno e não precisarão me enviar novamente, porém os alunos que ainda não fizeram devem fazer e enviar no meu email alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br ou na nossa turma no classroom institucional até o dia 28/07 (próxima Terça-feira).




Atividade
1-   Como as células se organizam nos seres vivos complexos como nós?

2-  Complete as frases com as palavras seguintes: célula- tecido-órgão- sistema
A)     O conjunto de células com estrutura e funções semelhantes, recebe o nome de ____________.

B)      Um _____________ pode ser definido como um conjunto de órgãos.

C)      Unidade microscópica estrutural e funcional dos seres vivos, constituída fundamentalmente de material genético, citoplasma e membrana plasmática, recebe o nome de _____________.

D)     Um grupo de tecidos que desempenham uma função específica ou grupo de funções, recebe o nome de ____________.

3- Escreva um pequeno texto explicando o esquema seguinte: Célula → Tecido → órgão→ Sistema → organismo

4- Quais são os sistemas que formam o corpo humano?

5- Escreva um breve resumo explicando como se dá a relação entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório ou cardiovascular.

 Para realizar a atividade proposta acima, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo Faz Escola-Volume 2), o livro de Ciências ou a internet.

 Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE. Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL

Recados:
Eu já enviei o convite da minha sala no classroom institucional para todos os alunos, então vocês precisarão acessar o e-mail institucional que foi disponibilizado pela escola e aceitar o convite para participar. Espero vocês o mais rápido possível, pois em breve as atividades serão postadas somente lá!


Em caso de dúvidas, vocês podem enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br, chat da sala no aplicativo do Centro de Mídias SP ou classroom institucional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário