Aula transmitida pelo CENTRO DE MÍDIAS SP dia 20/07- Revisão
de conteúdos do 2° bimestre
Habilidades: Identificar
a organização básica da célula, por meio de imagens impressas e digitais, de
animações computadorizadas e de instrumentos ópticos, reconhecendo-a como unidade
estrutural e funcional dos seres vivos unicelulares e pluricelulares, na
perspectiva da História e da Ciência.
Concluir, com base na análise de
ilustrações e/ ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de
sistemas com diferentes níveis de organização.
Objetivos
: Relembrar o que é uma célula procarionte e o que é uma célula eucarionte, bem
como o que são organismos unicelulares e pluricelulares. Como se dá a
observação desses seres vivos, sua organização em tecidos, órgãos e sistemas.
Prezados alunos,
Nós já trabalhamos todos os conteúdos referentes ao 2° bimestre, então, assim como no CENTRO DE MÍDIAS SP retomaremos as atividades do bimestre como revisão de conteúdos e recuperação de habilidades e notas.
Estou postando novamente abaixo a atividade sobre a organização dos seres vivos. Os alunos que já fizeram esta atividade irão somente revisá-la no caderno e não precisarão me enviar novamente, porém os alunos que ainda não fizeram devem fazer e enviar no meu email alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br ou na nossa turma no classroom institucional até o dia 28/07 (próxima Terça-feira).
Atividade
1- Como as
células se organizam nos seres vivos complexos como nós?
2- Complete as
frases com as palavras seguintes: célula-
tecido-órgão- sistema
A)
O conjunto de células com estrutura e funções semelhantes, recebe o nome
de ____________.
B)
Um _____________ pode ser definido como um conjunto de órgãos.
C)
Unidade microscópica estrutural e funcional dos seres vivos, constituída
fundamentalmente de material genético, citoplasma e membrana plasmática, recebe
o nome de _____________.
D)
Um grupo de tecidos que desempenham uma função específica ou
grupo de funções, recebe o nome de ____________.
3- Escreva um pequeno texto explicando o esquema seguinte: Célula → Tecido
→ órgão→ Sistema → organismo
4- Quais são os
sistemas que formam o corpo humano?
5- Escreva um
breve resumo
explicando como se dá a relação entre os sistemas digestório, respiratório e
circulatório ou cardiovascular.
Para
realizar a atividade proposta acima, vocês poderão utilizar como fonte de
pesquisa o caderno do
aluno (São Paulo Faz Escola-Volume 2), o livro de Ciências ou a internet.
Recados:
Eu já enviei o convite da minha sala no classroom institucional para todos os alunos, então vocês precisarão acessar o e-mail institucional que foi disponibilizado pela escola e aceitar o convite para participar. Espero vocês o mais rápido possível, pois em breve as atividades serão postadas somente lá!
Em caso de dúvidas, vocês podem enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br, chat da sala no aplicativo do Centro de Mídias SP ou classroom institucional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário