segunda-feira, 4 de maio de 2020


PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO


HORÁRIO DAS AULAS DOS DIAS 04/05/ à 08/05/2020 




Clique na imagem:










                                                                                                          Equipe Gestora

SOCIOLOGIA 1° ANOS A,B,C,D,E,F (ATIVIDADE) 04/05/2020 Novo!!

Boa noite, Caros coleguinhas!!

Segue atividade para resolução conforme aula aplicada hoje pelo CMSP (04/05/2020), aula de Sociologia para os 1°Anos.

Para quem não assistiu, ver a vídeo aula através do link do youtube: https://www.youtube.com/watch?v=wbgHY4_dGOY e Responda:

1° O que é sociologia?

2° Como a sociologia é pensada hoje?

3° O que a Sociologia busca analisar hoje são questões próximas as de sua criação no século XIX?

4° O que diferencia a Sociologia das outras Ciências da Humanidade?

5° As “desigualdades humanas” (renda, classe social, relação homem x mulher), podem ser consideradas relações naturais, ou são ideias irrefletidas?

6° As ideias irrefletidas, ou seja, aquelas que são construídas sem reflexão, sem elaboração cientifica, fazem parte do Senso Comum? Lembrando que a ideia de senso comum já foi apresentada em sala de aula (Texto – Como pensar diferentes realidades: “O imediatismo no olhar”).

7° Cite alguns exemplos de falas de Senso Comum que estão disseminadas na sociedade?

8° A sociologia se propõe a combater os preceitos do Senso Comum disseminados na sociedade. Explique?

9° Crie uma charge relacionando a Sociologia com o Senso Comum?


OBS: Cada atividade vale 1 ponto e a Charge (Exercício 9) 2 pontos, contabilizando nota final 10. A Charge poderá ser feita no caderno ou na sulfite, basta encaminhar uma foto e as demais atividades também.

Observe o poema:

“Nenhum homem é uma ilha, isolado em si mesmo; cada ser humano é uma parte do continente, uma parte de um todo. Se um torrão de terra for levado pelas águas até o mar, a Europa ficará diminuída, como se fosse um promontório, como se fosse o solar de teus amigos ou o teu próprio; a morte de qualquer homem me diminui, porque sou parte do gênero humano. E por isso não pergunte por quem os sinos dobram; eles dobram por ti” (John Donne, Meditações VII).


Atividade de reflexão:

- Faça uma redação (mínimo 30 linhas), com título, começo, meio e fim. Relacionando o poema de Jonh Donne com nosso cotidiano atual, pensando nas questões de isolamento social impostas pela pandemia do covid-19. (nota de 0 a 10).

*Vale ressaltar que John Donne (nasceu em 1572 e morreu em 1631) , não era filosofo como informado na vídeo aula, mas sim poeta e escritor, lembrando também que este poeta viveu no século XVII e não XVIII. E só para concluir, seu pensamento esta mais relacionado a questões religiosas do que propriamente filosóficas, ou pior ainda sociológicas, pois como sabemos a sociologia somente surgira no seculo XIX  :) #ficaadica

A duas atividades deverão ser entregues separadamente até o dia 08/05/2020 (sexta-Feira)





PROFJAMES ED.FÍSICA MATÉRIA PARA 9º A/B E 1º A/B/C/D/E/F







Uso de suplementos alimentares por adolescentes

Evidências médicas sugerem que a suplementação alimentar pode ser benéfica para um pequeno grupo de pessoas, aí incluídos atletas competitivos, cuja dieta não seja balanceada. Tem-se observado que adolescentes envolvidos em atividade física ou atlética estão usando cada vez mais tais suplementos. A prevalência desse uso varia entre os tipos de esportes, aspectos culturais, faixas etárias (mais comum em adolescentes) e sexo (maior prevalência em homens). Poucos estudos se referem a frequência, tipo e quantidade de suplementos usados, mas parece ser comum que as doses recomendadas sejam excedidas.
A mídia é um dos importantes estímulos ao uso de suplementos alimentares ao veicular, por exemplo, o mito do corpo ideal. Em 2001, a indústria de suplementos alimentares investiu globalmente US$ 46 bilhões em propaganda, como meio de persuadir potenciais consumidores a adquirir seus produtos. Na adolescência, período de autoafirmação, muitos deles não medem esforços para atingir tal objetivo.


              QUESTIONÃRIO SOBRE SUPLEMENTOS ALIMENTARES

1)- Segundo o texto acima qual a finalidade da ingestão desses suplementos por adoslecentes?

2)- Segundo o texto acima, as doses diárias recomendadas são respeitadas?

3)- Oque são suplementos alimentares?

4)- Quem precisa usar suplementos alimetares e por quê?

5)- Quem deve prescrever suplementos alimentares para as pessoas?

6)- O que é WHEY PROTEIN, para que serve?

7)- O que é BCAA e para que serve?

8)- O que é MALTODEXTRINA e para que serve?

9)- O que é ISOTÔNICO e para que serve?

10)- O que é dieta LOW CARB?

MEU E-MAIL: jamesisee@outlook.com

Geografia - 3º D - Prof. Ester

Olá alunos do 3 D

Segue atividade de Geografia:

Como Funciona a ONU

https://www.youtube.com/watch?v=SomD6r_a5ac


Assista ao vídeo com o link acima, e em seguida faça uma pesquisa sobre a OMS ( Organização Mundial da Saúde) e elabore um texto de no mínimo 15 linhas abordando:

 De que forma a OMS está atuando na pandemia da Covid 19?
Qual a importância das orientações da OMS em relação a pandemia de Covid 19?
De que forma os países recebem e  acatam as orientações da OMS?



Entregar a pesquisa e o texto elaborado por você para o email: esterbottasin@professor.educacao.sp.gov.br

Data: 08/05/2020

Até.

Retirada de Materiais

Olá alunos da EE Maria Montessori


Recado importante aos alunos das 1ª, 2ª séries do Ensino Médio e 6º anos do Ensino Fundamental


Alunos e responsáveis das turmas:  1ª , 2ª séries e 6º anos 

 Devido ao atraso na entrega de alguns materiais: volumes do Aprender Sempre de Língua Portuguesa e Matemática, e caderno de orientações do uso do aplicativo Centro de Mídias, convocamos novamente esses alunos para retirada do restante dos materiais na escola no dia e pedimos desculpas pelo transtorno. 


06/05/2020 - Quarta-feira

09:00 às 10:00 - 1ª e 2 séries do Ensino Médio

11:00 às 12:00 - 6º anos



Lembramos ainda, que aqueles alunos que não retiraram NENHUM material ainda, poderão fazê-lo na Terceira Chamada nesse mesmo dia.

11:00 às 12:00 - Todas as turmas que não retiraram  nenhum material.

Após essa data não há mais entregas programadas.

Coordenação



Prof. Cristiano - História - 3º D - "Retomada de conteúdos"


Boa tarde estudantes. Encaminho duas atividades referente ao 1º Bimestre. Por favor leiam o texto, responda as questões e me encaminhe por e mail: cristianohistoria@gmail.com
Não precisa copiar as questões, apenas responder.

Atividade 1 

- Fazer a leitura do Livro ( Foi entregue o livro de História para cada estudante).
Unidade 1 - Coesão e Coerção - Capítulo 1 - Primeira Guerra Mundial - pagina 11 à 21.

Responder Questões

1 – Responder a questão número 1 da pagina 22 do livro.

2 – Explique o que foi o Movimento Nacionalista no período que antecedeu a Primeira Guerra Mundial.

3 – Explique o que foi a Paz Armada.

4 – Porque a Alemanha considerou o Tratado de Versalhes como e  injustas, vingativas e humilhantes, provocando intensas reações das forças políticas alemãs?

5 – Qual a principal missão da recém criada Liga das Nações após o fim do conflito da Primeira Guerra?

6 – O que levou os Estados Unidos a prosperar economicamente desde às ultimas décadas do século XIX?

7 – Responder a questão número 7 da pagina 23 do livro.

Atividade 1 

Fazer a leitura do Livro - Capítulo 2 - Revolução Russa -  - pagina 25 à 34.

Responder Questões

1 - Quais as características da sociedade russa no começo do século XX?

2 - O que levou os trabalhadores russos criarem um partido socialista?  

3 - Qual a diferença entre os membros do Partido Operário Social-Democrata Russo, conhecidos como Bolcheviques e Mencheviques?

4 – Após o inicio da Revolução de 1917, foi instaurado um governo provisório pelo órgão Conselho dos Comissários do Povo. Quais medidas foram determinadas por esse governo?

5 - Responder a questão número 4 da pagina 35 do livro.
a)
b)
c)

6 – Após o fim da guerra civil a economia e a sociedade russas estavam arrasadas. Foi necessário abandonar o chamado comunismo de guerra que havia mantido a economia dos pais sob o controle governamental entre 1918 e 1921 e adotar em março 1921, a Nova Política Econômica, conhecida como NEP. Foi necessário adotar um partido único que levou uma perseguição implacável contra as oposições internas e externas. Com a morte de Lenin em 1924, Stalin assumi o poder e divergiu com Trotsky sobre como deveria prosseguir na construção do socialismo. Explique quais eram as divergências entre Stalin e Trotsky em relação ao socialismo.

7 – O que foram as “depurações stalinistas”?

8 - Responder a questão número 5 da pagina 36 do livro.
a)
b)

///////////////////////////////////
                  ///////////////////////////////////////
                                      /////////////////////////////////// 
Obs:   Enviar por e mail: cristianohistoria@gmail.com  Colocar o Nome, Atividade em questão 1 ou 2 e responder a caneta.

6º Anos: A,B,C (Professor Clayton - Português) Maratona em Casa com a Turma #FicaemCasa �� | Turma da Mônica

6º ano A, B, C (Professor Clayton - Português) VOCÊ CONHECE OS GÊNEROS TEXTUAIS? | QUER QUE DESENHE? | DESCOMPLICA

2ºA (Clayton Português) Façam a leitura da obra comentada: "Os Sertões" de Euclides da Cunha


Obra comentada de: "Os Sertões"
Os Sertões de Euclides da Cunha: entenda a Guerra de Canudos

Euclides denunciou um dos maiores massacres da história do Brasil

          Foi em outubro de 1987 que o jornalista, engenheiro e militar Euclides da Cunha descobriu um sertão muito diferente do que ele e outros colegas costumavam relatar nas páginas dos jornais da capital. Enviado como correspondente ao nordeste da Bahia pelo jornal O Estado de S.Paulo, o autor passou quase dois meses observando de perto o conflito de Canudos. A cobertura rendeu, em 1902, o livro “Os Sertões”, hoje considerado o primeiro livro-reportagem brasileiro. 
          Antes da experiência, Euclides já havia defendido ferrenhamente em artigos que o movimento de Canudos era monarquista e tinha como único objetivo derrubar a república, mas revê essa posição em Os Sertões, depois de conhecer as condições de vida dos sertanejos e a organização da comunidade liderada por Antônio Conselheiro. 
          Em sua terceira e última parte, Os Sertões traz um relato minucioso da Guerra de Canudos, considerado por críticos literários um estudo historiográfico. Mas, antes disso, nas duas primeiras partes do livro, Euclides situa o leitor sobre dois elementos decisivos para o entender a Luta: A Terra e o Homem. 
          Valendo-se de suas habilidades militares e até científicas, ele descreve na primeira parte a flora, a fauna, o relevo e outros aspectos do sertão nordestino, fazendo um balanço final da seca que assola a região. Na parte central do livro, fala sobre o sertanejo que padece sob essas condições e o trecho é visto como um estudo antropológico e sociológico.
          É importante mencionar que a formação intelectual de Euclides era determinista (teoria filosófica que pregava que o meio e a raça determinam o indivíduo) e positivista (corrente que defendia ideais de moral e progresso), o que sem dúvidas influenciou a forma como ele descreveu os habitantes e sua relação com a terra. O racismo é especialmente latente nessa parte da obra e o autor reafirma diversas vezes que o “mestiço” seria uma raça biologicamente inferior às outras. 
          Vivo em contradições, Os Sertões consegue ser, ao mesmo tempo, um livro preso e a frente do seu tempo, já que embora tenha aderido a correntes racistas e deterministas em voga na época, denunciou a o exército nacional e a República por dizimar Canudos e assassinar milhares de seus habitantes.

A Guerra de Canudos
Antecedentes

          A pequena comunidade de Canudos, no nordeste baiano, já existia desde o século 18, mas viveu seu auge apenas no século seguinte. A partir de 1893, o vilarejo passou por um crescimento vertiginoso com a chegada de uma figura que marcaria para sempre a história do lugar. Antônio Conselheiro era o apelido de Antônio Vicente Mendes Maciel, que há anos vagava pelos sertões pregando valores sociais e cristãos. 
          Tido como profeta por seus seguidores, Conselheiro criticava a recém instaurada república pelo seu afastamento da Igreja e abarcava também em seus discursos as condições miseráveis de vida dos sertanejos e o pouco auxílio que recebiam dos governantes. 
          A República, na verdade, aparecia no sertão quase que unicamente com um objetivo: a cobrança de impostos. A tudo isso, associava-se ainda o histórico de concentração de terras improdutivas e a seca da região. Com seu discurso messiânico, Antônio Conselheiro passou a atrair cada vez mais gente para a região de Canudos, vivendo sob regras e princípios que se descolavam cada vez mais da República. Ele rebatizou o povoado de Belo Monte.
          Incomodados com o crescimento da vilarejo e com a ameaça que seus moradores poderiam representar, os latifundiários da região moldaram pouco a pouco a opinião pública fazendo acreditar que o plano de Antônio Conselheiro era construir um exército para restaurar a monarquia. Em 1896, um episódio aparentemente banal desencadeia a Guerra de Canudos. 

Estopim e as quatro expedições

          Em outubro de 1896, Conselheiro encomenda uma remessa de madeira de Juazeiro, para a construção de uma igreja. Mesmo tendo sido paga, a encomenda não chega, e espalham-se rumores que de que os sertanejos de Canudos pretendiam buscá-la a força. Cem soldados do estado da Bahia são enviados para esperar a chegada dos seguidores de Conselheiro, mas quando estes não chegam, decidem partir para o vilarejo. 
          No meio do caminho, os “conselheiristas” se encontram com os militares e acontece o conflito da primeira expedição de Canudos.    Apesar das tropas do governo terem “vencido”, já que foram 150 sertanejos mortos contra 10 do outro lado, o exército não tinha mais forças para atacar Canudos.
          Depois dessa, foram necessárias mais três expedições até que o exército de fato derrotasse Canudos. Contabiliza-se que entre 20 e 25 mil sertanejos tenham sido mortos, sem distinção entre crianças, idosos e mulheres. Uma parte deles chegou a se entregar sob a promessa de perdão da República, mas, depois de presos, também foram assassinados. As casas do vilarejo foram destruídas e queimadas. 
          O conflito só acaba em 5 de outubro, quando os últimos defensores morrem. Depois disso, o corpo de Antônio Conselheiro, morto há dias em decorrência de uma desinteria, foi encontrado e sua cabeça decepada para ser levada como troféu. 

2ºA (Clayton - Português) Baseado na obra de Euclides da Cunha, uma curta metragem produzida pela turma do Curso Técnico em Carpintaria da EEEP Maria Célia Pinheiro Falcão - Pereiro/CE. Assistam.

Professora Ana Paula de Língua Portuguesa do 8° A. Fazer a apostila vermelha volume 1 que foi entregue na escola semana passada. Páginas 7 até 20. Entregar dia 15/05 no meu e-mail.
OBS: não esqueçam de entregar as atividades que foram passadas aqui no blog logo quando vocês pararam de ir por causa do covid 19. Mandar no meu e-mail.
Professora Ana Paula de língua portuguesa do 7° A,B, C. Fazer à apostila verde volume 1 que foi entregue semana passada na escola. Páginas 17, 18, 19, 20, 21, 22 e 23 até atividade 3. Como foi postado nos grupos.
Entregar dia 11/05 no meu e-mail (tirar foto)
E-mail: paulapomarico40@gmail.com
Obs: o que couber fazer na apostila, caso não tenha espaço faça no caderno.
.
Professora de eletiva dos 8° e 9° anos: fazer um quiz com pergunta e respostas, sobre o uso do acento ortográfico. Individualmente. Entregar dia 15/05 no meu e-mail.
E-mail: paulapomarico40@gmail.com
Professora Ana Paula de eletiva : alunos do 6° e 7° anos, terminar a pesquisa sobre o nordeste que foi conversada em sala de aula. Fazer individualmente referente ao seu grupo. Com ilustrações. Entregar no meu e-mail dia 15/05.
E-mail: paulapomarico40@ gmail.com
Eletiva: Feminícidio( Ensino Médio )
Professora Maria José .
 Boa Tarde! 
- Fazer uma resenha crítica do filme - Frida Kahlo enviar no e-mail profmariajose9@gmail.com até 08/5 

Professor Cristiano - Filosofia - 1º A - Retomada de conteúdos

Boa tarde estudantes. Bem vou encaminhar uma atividade referente a continuidade da matéria do 1º Bimestre.

Atividade 1 

- Fazer a leitura do Livro ( Foi entregue o livro de Filosofia para cada estudante). Unidade 1 - Como pensamos? - Filosofia: o que é isso? Pagina 09 à 19 - Vamos relembrar o que estudamos em sala de aula.

- Fazer a leitura da pagina 17 à 19 - Sub Titulo: Os textos filosóficos  e Filosofia e Opinião.
Após a leitura responder as questões em folha separada, copiando as questões abaixo.


Atividade 1 

1 - Quais as formas utilizada pelos filósofos gregos para passar seus ensinamentos sobre filosofia?
2 - Quais as diferenças da pratica de ensinamento adotada por Sócrates e seu discípulo Platão?
3 - Explique a prática discursiva que Sócrates adotava, chamada de Maiêutica.
4 - Explique o método desenvolvido por Platão para chegar ao refinamento das ideias filosóficas.
5 - Elabore um texto com suas próprias palavras, explicando a diferença entre Filosofia e Opinião.

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////


Atividade 2 

Apologia de Sócrates - O papel do filósofo


Para a Atividade 2 a proposta é de ler o texto do Livro " Textos Básicos de Filosofia: Dos Pré-Socráticos a Wittgenstein" Danilo Marcondes. - Paginas 19 à 23 e responder as questões de 1 a 3, Novamente em folha separada e copiar as questões.
Obs: As duas atividades devem ser enviadas por e mail:  cristianohistoria@gmail.com
Contendo o Nome do aluno e a Atividade em questão 1 ou 2, podem enviar as duas no mesmo arquivo ou foto, da forma que acharem melhor....Boa Sorte.



Livro:  Textos Básicos de Filosofia: Dos Pré-Socráticos a Wittgenstein" Danilo Marcondes. 

Capa
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4

Questões - O papel do Filósofo


1 - Segundo Sócrates, qual o papel do filósofo?

2 - Como podemos entender a afirmação de Sócrates de que "a vida sem reflexão não vale a pena ser vivida"?

3 - Como Sócrates responde às acusações que lhe são feitas?



Atividade para 8A, 8B e 8C.

Disciplina: História
Professora: Maria José

Enviar para e-mail profmariajose9@gmail.com até 08/5

Retomada de conteúdo.
- Iluminismo

1)  Em sua opinião, quais são os direitos naturais do ser humano? O que devemos fazer quando esses direitos são violados ?

2) Que palavra pode ser considerada sinônimo de luz, ou de iluminação, de acordo com o pensamento iluminista ?

3) " Não concordo com uma única palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o direito de dizê-la"

A frase acima  é exemplo de um dos filósofos iluministas mais conhecidos. Quem é o autor dessa frase ?

a) Montesquieu   b) John Locke c) Voltaire   d) Rousseau.

4) Cite casos na sociedade atual, que você percebe influência das ideias iluministas.

5) Explique com suas palavras, o que foi o iluminismo.


Eletiva - Laboratório de Matemática - 8º e 9º Ano.- Professora Rebeca Carneiro

Boa tarde pessoal,

estamos retornando as atividades, e peço que me envie ainda a atividade, que foi solicitada antes das ferias.
Segue abaixo, as instruções:

Eletiva Laboratório de Matemática - 8º e 9º Ano – Professora Rebeca. 

1ª Atividade  

Tema: Operações Fundamentais. 

Desenvolvimento: Fazer uma pesquisa sobre o do uso do material dourado e como encontramos as quatro operações. 

Ato concreto: Criar um material dourado, com os matérias que você possui em casa. 
Entrega: enviar para o e-mail bekacarneiro2@hotmail.com, até o dia 11/05/2020. 

Vídeos para Base:   

8º A , B, C 9º A, B - Professora Ana Carla ELETIVAS FOTOGRAFIA

AVISO IMPORTANTE!

Na semana passada solicitei que a atividade realizada no mês de março seja enviada para o e-mail analis71@gmail.com até o dia 07/05.

 Hoje estamos no dia 04/05 e, até o momento, nenhum aluno enviou as fotos. 
Não deixem para a última hora pois preciso avaliar a atividade e, nesta semana, serão postados novos conteúdos. 

Conto com vocês!

Prof. Ana 

Professora Maria Cristina - ELETIVAS ( RECICLAGEM/ REVITALIZAÇÃO 6° e 7°)

Queridos aluninhos...
Espero que estejam todos bem...
Todas as vezes que vocês postarem atividade, POR FAVOR...vocês devem colocar : NOME, NÚMERO e SÉRIE.
Atividades sem a devida identificação serão desconsideradas! Eu tenho 15 diários não tem condição de procurar você nos diários.Nessa primeira postagem eu fiz isso, mas não temos condições dessa prática. OK?
Então colabora comigo.
Tem que ser a primeira coisa a ser escrita!
Um beijão grande para vocês!!!

Professora Maria Cristina - Projeto Vida ( 6A/6B/6C) - Avisos Importantes

Queridos aluninhos...
Espero que estejam todos bem...
Todas as vezes que vocês postarem atividade, POR FAVOR...vocês devem colocar : NOME, NÚMERO e SÉRIE.
Atividades sem a devida identificação serão desconsideradas! Eu tenho 15 diários não tem condição de procurar você nos diários.Nessa primeira postagem eu fiz isso, mas não temos condições dessa prática. OK?
Então colabora comigo.
Tem que ser a primeira coisa a ser escrita!
Um beijão grande para vocês!!!

Professora Maria Cristina - QUÍMICA- Avisos Importantes

Queridos aluninhos...
Espero que estejam todos bem...
Todas as vezes que vocês postarem atividade, POR FAVOR...vocês devem colocar : NOME, NÚMERO e SÉRIE.
Atividades sem a devida identificação serão desconsideradas! Eu tenho 15 diários não tem condição de procurar você nos diários.Nessa primeira postagem eu fiz isso, mas não temos condições dessa prática. OK?
Então colabora comigo.
Tem que ser a primeira coisa a ser escrita!
Um beijão grande para vocês!!!

Língua Portuguesa 9º A e 9º B - professora Elizabeth (27 a 30 de abril)

Atividade: Ler os dois textos abaixo, observar quem fez cada um (está no final de cada texto), anotar o que eles têm de parecido um com o outro, e escrever o que você entendeu dos dois textos. Enviar para email : elizabethaugusto594@gmail.com



6ª fei
Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;
Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.
Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.

Texto Bíblico

Ainda que eu falasse a língua dos homens
E falasse a língua dos anjos
Sem amor, eu nada seria

É só o amor, é só o amor
Que conhece o que é verdade
O amor é bom, não quer o mal
Não sente inveja ou se envaidece

O amor é o fogo que arde sem se ver
É ferida que dói e não se sente
É um contentamento descontente
É dor que desatina sem doer

Ainda que eu falasse a língua dos homens
E falasse a língua dos anjos
Sem amor, eu nada seria

É um não querer mais que bem querer
É solitário andar por entre a gente
É um não contentar-se de contente
É cuidar que se ganha em se perder
É um estar-se preso por vontade
É servir a quem vence, o vencedor
É um ter com quem nos mata a lealdade
Tão contrário a si é o mesmo amor

Estou acordado e todos dormem
Todos dormem, todos dormem
Agora vejo em parte
Mas então veremos face a face

É só o amor, é só o amor
Que conhece o que é verdade

Ainda que eu falasse a língua dos homens
E falasse a língua dos anjos
Sem amor, eu nada seria

Letra: Monte Castelo
Compositor: Renato Russo