terça-feira, 12 de maio de 2020

  • 8A,8B e 8C . História- Maria José.


Atividade sobre Revolução Francesa . A aula foi transmitida no dia 06/05 pelo aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP. 
Atividade.

1) Descreva como era a sociedade francesa às vésperas da Revolução.

2) Leia a seguir um trecho de uma mensagem divulgada em folheto distribuído durante a Revolução Francesa.

O que é o Terceiro Estado?(...)
Tudo.
O que ele foi até agora na ordem política ?
Nada.
Que quer ele ?
Torna-se alguma coisa.

     Guy Chaussinand- Nogaret . A queda da Bastilha: o começo da Revolução Francesa
Rio de janeiro: Zahar, 1989. P 35 .

a) Por que o texto diz que o Terceiro Estado é Tudo ?

b) Qual é o significado da resposta dada à pergunta " O que ele foi até agora na ordem política"?

c) Para o Terceiro Estado, o que significava " torna-se alguma coisa" ?

3) Leia abaixo o trecho de um livro escrito por Louis-Antoine de Saint - Just, revolucionário francês. Em seguida, responda ás questões.

 A servidão consiste em depender de leis injustas; a liberdade, de leis sensatas   (...).
O espírito da igualdade consiste em que cada indivíduo seja uma porção igual da soberania (...).
Um povo é livre quando não pode ser oprimido nem conquistado, gozo de igualdade quando é soberano, é justo quando é dirigido por leis.

                   Louis- Antoine Léon de Saint - Just. O espírito da revolução e da Constituição na França . São Paulo: Ed. da Unesp , 1989 p. 37-38.

a) Quais são as "leis  injustas" que o autor menciona ?

b) Para Saint - Just, o que é a liberdade ?



Atenção!
Enviar para o  email profmariajose9@gmail.com até 19/05







Prof. Aline Rossi/ Biologia- 2° anos A, B, C, D


Atividade sobre a aula transmitida no dia 12/05 pelo aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP.

Conteúdo: Células- Parte 2

Habilidades: Identificar os componentes básicos que compõem as células.

Questionário

1-  Durante uma conversa entre amigos da escola, surgiu como parte do assunto o fato das plantas respirarem. Um dos participantes afirmou que as plantas não respiram e que elas apenas realizam o processo da fotossíntese. Outro integrante do grupo disse que as plantas respiram sim. E então, as plantas respiram ou não? Explique.
2- O que difere a célula animal da célula vegetal?
3- Qual a importância da organela cloroplasto na célula vegetal?
4-Quantas células, aproximadamente, o corpo humano possui? Todas as células são iguais e possuem as mesmas funções?
5- Os vírus são considerados seres vivos?


Entrega e dúvidas: enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 19/05 (próxima terça-feira).

COMUNICADO IMPORTANTE ED.FISICA PROF. LUCIANA.

BOA NOITE.
COMUNICADO IMPORTANTE.
TURMAS:

2º ANOS E 3ºANOS. 
  • COLOCAR NOME, NÚMERO, SÉRIE E TEMA DO TRABALHO.
  • POR FAVOR A PARTIR DE HOJE OS TRABALHOS SERÃO DIGITADOS. (INFELIZMENTE TEM ATIVIDADE QUE NÃO DÁ PARA ENTENDER).
  • ATENÇÃO TEM ALUNOS QUE NÃO ENTREGARAM NENHUMA ATIVIDADE.
  • O 1º BIMESTRE ESTÁ ACABANDO.
  • ATIVIDADE CONTA PRESENÇA E NOTA.
AGRADEÇO PELA COMPREENSÃO.

Prof. Aline Rossi/ Biologia- 1° anos A, B, C, D, E, F


Atividade sobre a aula transmitida no dia 12/05 pelo aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP.

Conteúdo: Ciclos biogeoquímicos nos ecossistemas.

Habilidades: Descrever as relações alimentares que se estabelecem entre os seres vivos que participam de cadeias e teias alimentares.

Questionário

1-  O que é Ciclo biogeoquímico? Cite os exemplos encontrados.
2- Como ocorre o Ciclo da Água?
3- Explique o processo de respiração celular.
4- Como ocorre o Ciclo do Oxigênio?
5- Como ocorre o Ciclo do Carbono?
6- Qual é a relação entre o Ciclo do Oxigênio e o Ciclo do carbono?
7- O que é efeito estufa?
8- Por que a redução das florestas intensifica o efeito estufa e aumenta o aquecimento global?
9- Como ocorre o Ciclo do Nitrogênio?
10- O que é eutrofização?

Entrega e dúvidas: enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 19/05 (próxima terça-feira).


Prof.Luciana Ed.fisica Atividades para os 3 ºanos A,B,C 15/05


E.E Maria Montessori.
Atividade de Educação Física.
Turmas:   3ºanos A,B,C
 Prof. Luciana
Entregar a atividade por e-mail : prof.luedfisica@yahoo.com.br.
Data da entrega 20/05.
Assistir o vídeo que está no blogger Professor Luciano
Nossa atividade será referente a atividade física, musculação, hipertrofia...em parceria com o Professor Luciano (EF) que nos disponibilizou algumas atividades.
Vocês irão assistir o vídeo, depois fazer uma atividade por escrito referente á atividade física.
Não esqueça de colocar nome, série e o tema do trabalho.
Bom trabalho.
.



2°A - TECNOLOGIA - PROF TALI -AULA 2 PARA AVALIAÇÃO

Lição 2 -  Matéria para avaliação do dia 21

Fake News

Fake News são notícias falsas publicadas por veículos de comunicação como se fossem informações reais. Esse tipo de texto, em sua maior parte, é feito e divulgado com o objetivo de legitimar um ponto de vista ou prejudicar uma pessoa ou grupo (geralmente figuras públicas).
As Fake News têm um grande poder viral, isto é, espalham-se rapidamente. As informações falsas apelam para o emocional do leitor/espectador, fazendo com que as pessoas consumam o material “noticioso” sem confirmar se é verdade seu conteúdo.

O poder de persuasão das Fake News é maior em populações com menor escolaridade e que dependem das redes sociais para obter informações. No entanto, as notícias falsas também podem alcançar pessoas com mais estudo, já que o conteúdo está comumente ligado ao viés político.

Como surgiu o termo Fake News?

O termo Fake News ganhou força mundialmente em 2016, com a corrida presidencial dos Estados Unidos, época em que conteúdos falsos sobre a candidata Hillary Clinton foram compartilhados de forma intensa pelos eleitores de Donald Trump.

Apesar do recente uso do termo Fake News, o conceito desse tipo de conteúdo falso vem de séculos passados e não há uma data oficial de origem. A palavra “fake” também é relativamente nova no vocabulário, como afirma o Dicionário Merriam-Webster. Até o século XIX, os países de língua inglesa utilizavam o termo “false news” para denominar os boatos de grande circulação.
As Fakes News sempre estiveram presentes ao longo da história, o que mudou foi a nomenclatura, o meio utilizado para divulgação e o potencial de persuasão que o material falso adquiriu nos últimos anos.
Muito antes de o Jornalismo ser prejudicado pelas Fake News, escritores já propagavam falsas informações sobre seus desafetos por meio de comunicados e obras. Anos mais tarde, a propaganda tornou-se o veículo utilizado para espalhar dados destorcidos para a população, o que ganhou força no século xx

Por que as pessoas compartilham fake news?

Segundo levantamento feito por veículos de comunicação, como a Folha de São Paulo, as páginas de Fake News têm maior participação dos usuários de redes sociais do que as de conteúdo jornalístico real. De 2017 a 2018, os veículos de comunicação tradicionais apresentaram queda de 17% em seu engajamento (interação), enquanto os propagadores de fake news tiveram um aumento de 61%.
Para legitimar as Fake News, as páginas que produzem e divulgam esse tipo de informação costumam misturar as publicações falsas com a reprodução de notícias verdadeiras de fontes confiáveis. Outro problema presente nas redes sociais são as chamadas sensacionalistas que induzem ao erro. Quem deseja espalhar um boato pode retirar de contexto um dado ou declaração para usar em seu título ou no texto de sua postagem.
Outra característica das Fake News é a utilização de montagens em vídeos e imagens. O usuário da internet é muito visual, por isso, uma foto manipulada ou fora de contexto pode ser facilmente divulgada como verdadeira.

Consequências das Fake News

Divulgar Fake News é um ato muito perigoso. Compartilhar informações falsas, fotos e vídeos manipulados e publicações duvidosas pode trazer riscos para a saúde pública, incentivar o preconceito e resultar em mortes. Veja alguns exemplos:

• Linchamento de inocentes

Em 2014, o Brasil presenciou o caso de uma Fake News que teve um fim trágico. Notícia divulgada pelo UOL Notícias relatou que moradores de Guarujá/SP lincharam uma mulher até a morte por causa de um boato divulgado no Facebook. Ela foi acusada de sequestrar crianças para fazer rituais de magia negra, no entanto, a informação era falsa.
O uso das redes sociais para compartilhar notícias também perpetua a violência por causa das Fake News em outros países. A Índia é um cenário preocupante na divulgação de vídeos falsos pelo WhatsApp. Em 2018, cenas fictícias foram editadas e veiculadas como suposto sequestro de crianças em Rainpada, uma vila local na Índia. Desesperados, os moradores começaram a perseguir os supostos sequestradores, resultando na morte de cinco pessoas.

Como combater as Fake News?

O combate às Fake News é algo difícil. Os mecanismos de produção e veiculação das falsas informações são muito eficientes e escondem a identidade dos criminosos.
Para o usuário da internet, o importante é conseguir identificar uma notícia falsa ou sensacionalista e não compartilhar conteúdo duvidoso. Agências de jornalismo especializado são uma ferramenta útil para saber se um conteúdo é Fake News ou não.
A Agência Lupa é uma criação da Revista Piauí com a Fundação Getúlio Vargas e com a rede Um Brasil. Lançada em 2015, o site analisa conteúdo nacional e internacional e classifica-os em: verdadeiro; verdadeiro, mas…; ainda é cedo para dizer; exagerado; contraditório; insustentável; falso e de olho.
O Boatos.org é um site formado por vários jornalistas brasileiros que investigam conteúdos que circulam nas redes e informam aos leitores se são verdadeiros ou falsos.
Outra agência especializada em desvendar Fake News é “Aos Fatos”. Seus criadores fazem parte de uma rede internacional de investigadores e trabalham com a análise dos assuntos mais populares da internet. O site possui uma parceria com o Facebook para ajudar os usuários do Messenger (serviço de mensagens instantâneas da empresa) na navegação e identificação da veracidade dos posts. As notícias são definidas pela equipe como verdadeiras, imprecisas, exageradas, contraditórias, insustentáveis e falsas.




-------------------------------------------
Cyberbullying 


O cyberbullying é a prática da intimidação, humilhação, exposição vexatória, perseguição, calúnia e difamação por meio de ambientes virtuais, como redes sociais, e-mail e aplicativos de mensagens. A incidência maior de casos de cyberbullying ocorre entre os adolescentes, porém há um número considerável de jovens adultos que utilizam essa prática criminosa.

O bullying é uma forma de agressão física, verbal e psicológica que se mostra sistemática e contínua, fazendo com que um indivíduo ou um grupo ataque sistematicamente uma vítima com base em sua aparência ou no seu comportamento, que em geral não está enquadrado no padrão de normalidade estabelecido pelo grupo social. O cyberbullying, por sua vez, é a extensão da prática do bullying do ambiente físico para o plano virtual.
Enquanto o bullying entre adolescentes é largamente praticado no ambiente escolar, o cyberbullying ultrapassa qualquer fronteira física, tirando da vítima qualquer possibilidade de escapar dos ataques, que acontecem o tempo todo por meio, principalmente, das redes sociais e dos aplicativos de mensagens.
Podem ser consideradas cyberbullying ações como:

exposição de fotografias ou montagens constrangedoras;

divulgação de fotografias íntimas;

críticas à aparência física, à opinião e ao comportamento social de indivíduos repetitivamente.

Os agressores geralmente usam de perfis falsos (fakes), acreditando estarem totalmente protegidos quanto à sua identidade real, ou simplesmente se manifestam pelo meio virtual por não ter que encarar a sua vítima pessoalmente

Cyberbullying e a lei

Apesar da sensação de segurança em que o agressor acredita estar, ele está cometendo crime e pode ser punido. O cyberbullying é passível de punição por meio do Código Penal quando configura os crimes contra a honra (calúnia, difamação e injúria – Artigo 138 do Código Penal Brasileiro), crime de injúria racial (ataques racistas – Artigo 140 do Código Penal Brasileiro) e exposição de imagens de conteúdo íntimo, erótico ou sexual (Artigo 218-C do Código Penal Brasileiro incluído pela Lei 13.718, de 2018).
Em todos os casos, as punições previstas no Código Penal Brasileiro podem chegar a quatro anos de reclusão. Na esfera civil, os agressores podem ser condenados a pagar indenizações por dano moral. Quando o agressor é menor de idade, os seus responsáveis respondem pelos crimes diante do tribunal e podem ser condenados a pagar indenizações à vítima e à sua família.
Os perfis e e-mails falsos das redes sociais, utilizados por muitos agressores a fim de não terem a sua identidade real revelada, podem ser rastreados e descobertos por meio da análise do endereço de IP (uma espécie de endereço que registra e identifica qualquer ponto de acesso à internet). O IP pode ser descoberto por meio de uma investigação policial autorizada pelo poder judiciário.

Assim como ocorre com o bullying praticado fora do ambiente virtual, o cyberbullying pode ter sérias consequências para os jovens vitimados. Em geral, um quadro inicial de isolamento e tristeza pode evoluir para sérios quadros de depressão, transtorno de ansiedade e síndrome do pânico.
Se o caso não for descoberto e as sequelas não forem tratadas, as vítimas de cyberbullying podem carregar consigo sintomas de trauma pelo resto de suas vidas, o que provoca, muitas vezes, baixo desempenho escolar, baixa autoestima, dificuldades em se relacionar com os outros e se colocar no mercado de trabalho quando na vida adulta, além de problemas da busca de alívio dos problemas nas drogas e no álcool. Nos casos mais extremos, a vítima de cyberbullying pode cometer suicídio.

Quais atitudes você deve ter para evitar que seja vítima de cyberbullying

À primeira vista, falar em atitudes para evitar que o cyberbullying aconteça com você pode parecer estranho, visto que a vítima de uma agressão nunca deve ser responsabilizada pelo crime. No entanto, visto que as agressões existem, é sempre bom tomar certos cuidados para que você não seja uma vítima. Os principais cuidados são:

Não expor muito a sua vida nas redes sociais;

Evitar a exposição de intimidades na internet;

Quando for atacado por alguém, bloquear essa pessoa;

Não enviar fotos íntimas, contendo nudez parcial ou total, para outras pessoas, mesmo que seja seu/sua parceiro/parceira e que confie nessa pessoa;

Em caso de exposição de fotos íntimas na rede, procurar uma delegacia de polícia para registrar imediatamente um boletim de ocorrência;

Em caso de agressões que possam causar danos morais por injúria, calúnia e difamação, procurar uma delegacia de polícia e registrar um boletim de ocorrência;

Se for vitimado por alguma agressão, antes de tomar qualquer atitude, converse com seus responsáveis ou algum adulto de sua confiança que possa te apoiar e te auxiliar;

Pais, mães e responsáveis devem sempre monitorar o que os menores fazem na internet, a fim de auxiliá-los quando sofrerem agressões ou coibirem possíveis atos agressivos praticados por eles.

‐-------------------------------------------





Referencia www.brasilescola.com.br


boa sorte,
gratidão e saúde p vcs.
prof.  Tali

Professora Maria Cristina 3 ANO A,B,C,D Química

Olá ... tudo bem com vocês?

Atividade da Semana...

Pesquisar:
 O conceito de catalisador dentro de uma reação química.
Como funciona o catalisador de um carro? Explique

Entregar a atividade semana que vem no email...cristinamcma75@gmail.com

Atividade aos 6ºAnos: A,B,C (Português - Clayton)



                                         Exercícios de Ortografia

 1 – Complete as frases a seguir com “mau” ou “mal”.

a)      O homem _______ humorado sofre de problema cardíaco.
b)      Você realizou uma pintura _______ feita.
c)       Seu trabalho foi ________ sucedido.
d)      Ele sempre foi um ________ profissional.
e)      Ela causou um _________ estar em todos daquela reunião.
f)       Acredito que ele fez um _________ negócio.
g)      _________ chegou na casa e quis bagunçar tudo.
h)      O _________ aluno sempre faz as lições de português.
i)        Você irá ao dentista por bem ou por _________.
j)        Ela fez __________ uso do material didático.

Regra: O contrário de mau é bom / o contrário de mal é bem

2   – Complete as frases a seguir com: r, rr, s, ss, z, x, s, sc, xc, m, n.


a)      En___ascada
b)      I ____itado
c)       Con____iência
d)      E_____ilado
e)      E_____ótico
f)       Co_____bate


g)      A___a____ino
h)      I____tolerância
i)        Con____iente
j)        E____onerado
k)      Co___espondência
l)        A___arado

m)    A__arão
n)      Fregue___ia
o)      Freguê____
p)      A____inatura
q)      En____ustido
r)       Hon___ado

                                               Regras:
-    Antes de  de “p” e “b” se usa: “m. (exemplo: “embarcação”)
-    Depois de “n” se usa: “r” . (exemplo: “enroscado”)

Professora Maria Cristina - Eletivas 6 e 7 Anos

Olá meus amigos...
Vocês estão bem?

Pesquisa da Semana:

- Quais são as ações feitas em Brumadinho e Mariana para a recuperação do leito do rio.Do que é composto o  rejeito liberado pelas barragens?

Entregar a atividade na semana que vem... no email:

cristinamcma75@gmail.com

Prof. Aline Rossi/ Ciências- 7° anos A e B


Atividade sobre a aula transmitida no dia 12/05 pelo aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP.

Propagação de calor

Habilidades: Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica em diferentes situações cotidianas de equilíbrio termodinâmico e identificar materiais de acordo com o processo de propagação térmica.

Questionário

1-  O que é calor?
2- O que é temperatura? 
3- O que é sensação térmica?
 4-  Cite materiais que transmitem calor.
5-  Quais os tipos de propagação de calor?
 6- Como ocorre a propagação de calor através da condução? Cite exemplos do cotidiano.
 7- Como ocorre a propagação de calor através da convecção? Cite exemplos do cotidiano.
8- Como ocorre a propagação de calor através da Irradiação? Cite exemplos do cotidiano.
9- Cite materiais que são isolantes térmicos.

Entrega e dúvidas: enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 19/05 (próxima terça-feira).



Professora Maria Cristina - Projeto Vida - A,B,C

Escreva um texto falando sobre:

Quais são os meus valores e as minhas virtudes. O que eu posso melhor em mim para me tornar uma pessoa melhor.
Entregue essa atividade para semana que vem no email...

cristinamcma75@gmail.com

Professora Maria Cristina 2 ANOS A,B,C,D Química

Pesquisar sobre os dejetos que são lançados no Rio Tiête. Quais são esse dejetos?  Da onde vem, e quais são as consequências para o meio ambiente. Você tem que apontar as concentrações (g/l ou g/ml) desses resíduos, que podem ser fecais, ou resíduos industriais.
Existe algum programa de despoluição para o rios rios Tietê e Pinheiros? Explique.

Entregar na próxima semana para o seguinte email...

cristinamcma75@gmail.com 

2ºA - Correção das atividades do dia:28/04/2020 (Clayton - Português)



                                                        Correção da Atividade

Releia atentamente o conteúdo que seu professor de Português lhe passou na última aula (Conjunções Subordinativas), que você possui em seu caderno e em seguida faça o que é pedido no exercício a seguir.

1)      Assinale: ( A ) para Conjunção Subordinativa Temporal,  ( B ) para Conjunção Subordinativa Condicional,  ( C ) para Conjunção Subordinativa Causal, ( D ) para Conjunção Subordinativa Final, ( E ) para Conjunção Subordinativa Comparativa, ( F ) para Conjunção Subordinativa Concessiva, ( G ) para Conjunção Subordinativa Integrantes, ( H ) para Conjunção Subordinativa Conformativa, ( I ) para Conjunção Subordinativa Consecutiva,  ( J ) para Conjunção Subordinativa Proporcional.

a) ( F ) "Ainda que você prefere morar fora do Brasil, irei para Portugal."
b) ( B ) "Nós viabilizaremos o negócio, caso o chefe não faça."
c) ( F ) "Embora eu saiba que o carro está prometido a ele, quero dar uma voltinha."
d) ( B ) " Ficaremos até o fim do filme, contanto que tenha bastante pipoca."
e) ( H) "Segundo dizem os melhores informes, o país está indo para o topo de sua economia."
f) ( E ) "Os penedos apontavam para o céu como enormes e negros dedos." (C.M. da Costa)
g) ( A ) "Logo que ela saiu, seu irmão havia chegado.
h) ( C ) "Capitu esperou alguns minutos, depois teve um choro tão convulso que não pôde contê-lo." (Machado de Assis)
i) ( C ) "Lá vai ela e pensa que é mulher." (Jair Amorim)
j) ( I ) "Tal pai, tal filho."
k) ( D ) "Ela não foi à festa Para quê ?
l)  ( E ) "Esta mulher é forte assim como o Incrível Hulk."
m)(  J ) "Quanto mais eu rezo, mais assombrações me aparecem."
n) ( D ) “ Ocorreu aquela reunião, a fim de que haja mais trabalho em equipe”

15/05Educação Fisica A atividade por e-mail : prof.luedfisica@yahoo.com.br.



E.E Maria Montessori.
Atividade de Educação Física.
Turmas:   2º Anos. A,B,C,D,E.
 Prof. Luciana
Entregar a atividade por e-mail : prof.luedfisica@yahoo.com.br.
Data da entrega 20/05.
Assistir o vídeo que está no blogger Professor Luciano
Nossa atividade será referente a atividade física, musculação, hipertrofia...em parceria com o Professor Luciano (EF) que nos disponibilizou algumas atividades.
Vocês irão assistir o vídeo, depois fazer uma atividade por escrito referente á atividade física.
Não esqueça de colocar nome, série e o tema do trabalho.
Bom trabalho.
.







Projeto de Vida - 3º ano

Bom dia pessoal,

fazer a leitura, e anotações sobre o a atividade: Nós e as Redes do Mundo do trabalho.
Caderno do aluno, páginas 146, 147, 148 e 149.
Enviar arquivo em Word, ou manuscrito enviar a foto, para o e-mail bekacarneiro2@hotmail.com.
Data de entrega até dia 15/05.

Projeto de Vida 2º ano

Olá pessoal,

façam a atividade do caderno do aluno, página 152, o item 3 iremos fazer por vídeo chamada.
Enviar para o e-mail bekacarneiro2@hotmail.com, arquivo em word, ou manuscrito através do envio da foto.
Entrega até dia 15/05.

Projeto de Vida 1º ano

Bom dia, segue atividade.

Para vocês do primeiro ano, essa atividade se encontra no caderno do aluno, página 150, olhem lá para responder melhor a atividade.

Por favor, enviar para o e-mail bekacarneiro2@hotmail.com.
Salvo em arquivo word, ou manuscrito através de foto, caso me envie fora deste padrão não irei aceitar. Enviar até dia 15/05 sexta-feira.


Projeto de Vida - Semana 11 até 15 de maio.

É importante refletir sobre, quem somos e o que queremos. As escolhas e metas que você fizer no presente vão orientar seu projeto de vida.

  1. Cite, pelo menos, cinco exemplos de ações que você realizou em conformidade com seus valores.
  2. Procure se lembrar se você já teve atitudes que não combinam com os valores de sua pirâmide. Em caso afirmativo, aponte exemplos.
  3. Cite exemplos de ações que seus valores não permitiram que você realizasse.