terça-feira, 12 de maio de 2020

  • 8A,8B e 8C . História- Maria José.


Atividade sobre Revolução Francesa . A aula foi transmitida no dia 06/05 pelo aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP. 
Atividade.

1) Descreva como era a sociedade francesa às vésperas da Revolução.

2) Leia a seguir um trecho de uma mensagem divulgada em folheto distribuído durante a Revolução Francesa.

O que é o Terceiro Estado?(...)
Tudo.
O que ele foi até agora na ordem política ?
Nada.
Que quer ele ?
Torna-se alguma coisa.

     Guy Chaussinand- Nogaret . A queda da Bastilha: o começo da Revolução Francesa
Rio de janeiro: Zahar, 1989. P 35 .

a) Por que o texto diz que o Terceiro Estado é Tudo ?

b) Qual é o significado da resposta dada à pergunta " O que ele foi até agora na ordem política"?

c) Para o Terceiro Estado, o que significava " torna-se alguma coisa" ?

3) Leia abaixo o trecho de um livro escrito por Louis-Antoine de Saint - Just, revolucionário francês. Em seguida, responda ás questões.

 A servidão consiste em depender de leis injustas; a liberdade, de leis sensatas   (...).
O espírito da igualdade consiste em que cada indivíduo seja uma porção igual da soberania (...).
Um povo é livre quando não pode ser oprimido nem conquistado, gozo de igualdade quando é soberano, é justo quando é dirigido por leis.

                   Louis- Antoine Léon de Saint - Just. O espírito da revolução e da Constituição na França . São Paulo: Ed. da Unesp , 1989 p. 37-38.

a) Quais são as "leis  injustas" que o autor menciona ?

b) Para Saint - Just, o que é a liberdade ?



Atenção!
Enviar para o  email profmariajose9@gmail.com até 19/05







Um comentário: