sexta-feira, 17 de julho de 2020


Let's Go



EQUIPE GESTORA
2020


PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 18/07/2020




EQUIPE GESTORA
2020

ATENÇÃO TERCEIROS ANOS!!!







EQUIPE GESTORA
2020

ATIVIDADE 2 DE ARTE – 3º ano – Profa. Daniela

ATIVIDADE 2 DE ARTE – 3º ano – Profa. Daniela

OS FATORES DO MOVIMENTO

Vamos aqui conhecer um tipo de estudo do CORPO e de uma CONSCIÊNCIA E EXPRESSÕES corporais para compreendermos um pouco melhor a Dança. Esta metodologia é do húngaro RUDOLF LABAN (1879-1958). Laban foi um artista e profundo pesquisador do movimento e da dança e seu legado continua presente na educação dessas áreas nos dias de hoje. Ele criou um método amplo para falar da MANIFESTAÇÃO E EXPRESSÃO DO MOVIMENTO, bem como para criá-los e analisá-los. Laban era fascinado pelas várias manifestações do movimento. Criou coreografias que firmaram o expressionismo na dança. É considerado, junto a Mary Wigman e Martha Graham, um dos fundadores da dança moderna.

Criou um sistema de notação da dança bastante completo e utilizado ainda hoje. Desenvolveu um método de dança educacional que se tornou verdadeira cartilha básica para professores, em diversos países. Realizou estudos sobre eficiência e cansaço no trabalho. Buscou incentivar a criação de uma dança pessoal e expressiva, por meio de improvisações temáticas. Trabalhou também com atores e terapeutas. Fez grandes danças, as chamadas danças corais (com até dez mil pessoas). No Brasil, seu método foi introduzido pela professora Maria Duschenes.

Em todos os seus escritos deixou claro que, quando empregava a palavra corpo ou corporal, estava querendo significar TODOS OS ASPECTOS DO CORPO.
Laban baseou-se que o movimento humano é sempre constituído dos mesmos elementos, seja na arte, no trabalho, na vida cotidiana. Desenvolveu todo um estudo sobre os elementos que constituem o movimento e a sua utilização. Podemos observar que o ser humano, movimenta-se para satisfazer alguma necessidade, realizando a satisfação de algum desejo, de algo que lhe tenha valor.

Ele fez um estudo que dividiu OS FATORES DO MOVIMENTO, que abrangem as atitudes corporais na experiência do movimento, e são divididos em 4 fatores, sendo eles: ESPAÇO, TEMPO, PESO E FLUÊNCIA.

- ESPAÇO é onde se realiza o movimento. O movimento pode ser realizado para FRENTE, para TRÁS, para o LADO E DIAGONAIS, DIRETO, RETO OU OSCILANTE; nos NÍVEIS OU PLANOS ALTO, MÉDIO E BAIXO, se deslocando ou não no espaço, o também remete a idealizar movimentos em diversos lugares (cozinha, rua, academia, clube, escola etc.).

- TEMPO é o que remete a demora que se realiza o movimento, de acordo com um ritmo interno ou externo, o movimento pode ser RÁPIDO, LENTO, MODERADO, SÚBITO, DEMORADO OU PROLONGADO. Tempo também pode remeter à época, momento histórico específico (século, década ou ano). Equivale a dizer quando o movimento se realiza.

- PESO é a intensidade que se atribui ao movimento – FORTE, FRACO, FIRME, VIGOROSO, LEVE, PESADO, SUAVE E DELICADO. A gravidade exerce força sobre os corpos e por meio do treinamento, pode-se atingir um controle sobre o corpo, a ponto de cair e levantar-se parecendo que o corpo está alheio a gravidade. Equivale a dizer que uma pessoa se movimenta rítmica e expressivamente tão pesada como um elefante ou tão leve como uma folha; tão forte como um soco aplicado no rosto do adversário em uma luta, de forma raivosa ou tão fraco como um doente.

- FLUÊNCIA - dá a ideia de movimento que tenha CONTINUIDADE ou, inversamente, a falta de fluência corresponde à INTERRUPÇÃO DO MOVIMENTO. Um movimento contínuo corresponde ao movimento que termina no próximo, emendado, começando o outro de modo quase imperceptível - fluido, contínuo, ligado - ou, inversamente, antes mesmo dele terminar há um corte e se percebe outro (movimento interrompido). A fluência pode ser desembaraçada, livre de um lado ou embaraçada, controlada de outro. É bom compararmos o movimento fluido contínuo como as águas do mar que vem e que voltam sem interrupção e o movimento interrompido como a respiração humana que está contínua, mas ao levar um susto normalmente por um momento se interrompe e é seguida por uma respiração mais acelerada, houve uma interrupção da continuidade fluida da respiração.

ASSISTA, SE POSSÍVEL, O SEGUINTE VÍDEO, ONDE VOCÊ PODERÁ VER NA PRÁTICA UMA COREOGRAFIA DE DANÇA E OS 4 FATORES DO MOVIMENTO PRESENTES.

ATIVIDADE

RESPONDA DE MODO MAIS COMPLETO E DETALHADO POSSÍVEL:

1)    O QUE É O FATOR DO MOVIMENTO PESO?

2)    O QUE É O FATOR DO MOVIMENTO TEMPO?

3)    O QUE É O FATOR DO MOVIMENTO ESPAÇO?

4)    O QUE É O FATOR DO MOVIMENTO FLUÊNCIA?


ATENÇÃO

- RESPONDER E ENVIAR ESSAS RESPOSTAS NO E-MAIL professoradaniela.montessori@gmail.com  NÃO ESQUEÇA, POR FAVOR, DE COLOCAR SEU NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE

- EM CASO DE DÚVIDAS, MANDE UM E-MAIL COM SUA PERGUNTA OU ENVIE NO GRUPO DO WHATSAPP (A COORDENAÇÃO OU A DIREÇÃO ME ENCAMINHARÁ E EU O RESPONDEREI)

- CASO NÃO CONSIGAM ENVIAR POR E-MAIL A ATIVIDADE REALIZADA, FAVOR ENTREGAR AS RESPOSTAS NA PRÓPRIA ESCOLA, NÃO ESQUECENDO DE COLOCAR NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE, DIZENDO TAMBÉM QUE É DA MATÉRIA ARTE.

ATIVIDADE 2 DE ARTE – 9º ano – Profa. Daniela

ATIVIDADE 2 DE ARTE – 9º ano – Profa. Daniela

OS FATORES DO MOVIMENTO

Vamos aqui conhecer um tipo de estudo do CORPO e de uma CONSCIÊNCIA E EXPRESSÕES corporais para compreendermos um pouco melhor a Dança. Esta metodologia é do húngaro RUDOLF LABAN (1879-1958). Laban foi um artista e profundo pesquisador do movimento e da dança e seu legado continua presente na educação dessas áreas nos dias de hoje. Ele criou um método amplo para falar da MANIFESTAÇÃO E EXPRESSÃO DO MOVIMENTO, bem como para criá-los e analisá-los. Laban era fascinado pelas várias manifestações do movimento. Criou coreografias que firmaram o expressionismo na dança. É considerado, junto a Mary Wigman e Martha Graham, um dos fundadores da dança moderna.

Criou um sistema de notação da dança bastante completo e utilizado ainda hoje. Desenvolveu um método de dança educacional que se tornou verdadeira cartilha básica para professores, em diversos países. Realizou estudos sobre eficiência e cansaço no trabalho. Buscou incentivar a criação de uma dança pessoal e expressiva, por meio de improvisações temáticas. Trabalhou também com atores e terapeutas. Fez grandes danças, as chamadas danças corais (com até dez mil pessoas). No Brasil, seu método foi introduzido pela professora Maria Duschenes.

Em todos os seus escritos deixou claro que, quando empregava a palavra corpo ou corporal, estava querendo significar TODOS OS ASPECTOS DO CORPO.
Laban baseou-se que o movimento humano é sempre constituído dos mesmos elementos, seja na arte, no trabalho, na vida cotidiana. Desenvolveu todo um estudo sobre os elementos que constituem o movimento e a sua utilização. Podemos observar que o ser humano, movimenta-se para satisfazer alguma necessidade, realizando a satisfação de algum desejo, de algo que lhe tenha valor.

Ele fez um estudo que dividiu OS FATORES DO MOVIMENTO, que abrangem as atitudes corporais na experiência do movimento, e são divididos em 4 fatores, sendo eles: ESPAÇO, TEMPO, PESO E FLUÊNCIA.

- ESPAÇO é onde se realiza o movimento. O movimento pode ser realizado para FRENTE, para TRÁS, para o LADO E DIAGONAIS, DIRETO, RETO OU OSCILANTE; nos NÍVEIS OU PLANOS ALTO, MÉDIO E BAIXO, se deslocando ou não no espaço, o também remete a idealizar movimentos em diversos lugares (cozinha, rua, academia, clube, escola etc.).

- TEMPO é o que remete a demora que se realiza o movimento, de acordo com um ritmo interno ou externo, o movimento pode ser RÁPIDO, LENTO, MODERADO, SÚBITO, DEMORADO OU PROLONGADO. Tempo também pode remeter à época, momento histórico específico (século, década ou ano). Equivale a dizer quando o movimento se realiza.

- PESO é a intensidade que se atribui ao movimento – FORTE, FRACO, FIRME, VIGOROSO, LEVE, PESADO, SUAVE E DELICADO. A gravidade exerce força sobre os corpos e por meio do treinamento, pode-se atingir um controle sobre o corpo, a ponto de cair e levantar-se parecendo que o corpo está alheio a gravidade. Equivale a dizer que uma pessoa se movimenta rítmica e expressivamente tão pesada como um elefante ou tão leve como uma folha; tão forte como um soco aplicado no rosto do adversário em uma luta, de forma raivosa ou tão fraco como um doente.

- FLUÊNCIA - dá a ideia de movimento que tenha CONTINUIDADE ou, inversamente, a falta de fluência corresponde à INTERRUPÇÃO DO MOVIMENTO. Um movimento contínuo corresponde ao movimento que termina no próximo, emendado, começando o outro de modo quase imperceptível - fluido, contínuo, ligado - ou, inversamente, antes mesmo dele terminar há um corte e se percebe outro (movimento interrompido). A fluência pode ser desembaraçada, livre de um lado ou embaraçada, controlada de outro. É bom compararmos o movimento fluido contínuo como as águas do mar que vem e que voltam sem interrupção e o movimento interrompido como a respiração humana que está contínua, mas ao levar um susto normalmente por um momento se interrompe e é seguida por uma respiração mais acelerada, houve uma interrupção da continuidade fluida da respiração.

ASSISTA, SE POSSÍVEL, O SEGUINTE VÍDEO, ONDE VOCÊ PODERÁ VER NA PRÁTICA UMA COREOGRAFIA DE DANÇA E OS 4 FATORES DO MOVIMENTO PRESENTES.

ATIVIDADE

RESPONDA DE MODO MAIS COMPLETO E DETALHADO POSSÍVEL:

1)    O QUE É O FATOR DO MOVIMENTO PESO?

2)    O QUE É O FATOR DO MOVIMENTO TEMPO?

3)    O QUE É O FATOR DO MOVIMENTO ESPAÇO?

4)    O QUE É O FATOR DO MOVIMENTO FLUÊNCIA?


ATENÇÃO

- RESPONDER E ENVIAR ESSAS RESPOSTAS NO E-MAIL professoradaniela.montessori@gmail.com  NÃO ESQUEÇA, POR FAVOR, DE COLOCAR SEU NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE

- EM CASO DE DÚVIDAS, MANDE UM E-MAIL COM SUA PERGUNTA OU ENVIE NO GRUPO DO WHATSAPP (A COORDENAÇÃO OU A DIREÇÃO ME ENCAMINHARÁ E EU O RESPONDEREI)

- CASO NÃO CONSIGAM ENVIAR POR E-MAIL A ATIVIDADE REALIZADA, FAVOR ENTREGAR AS RESPOSTAS NA PRÓPRIA ESCOLA, NÃO ESQUECENDO DE COLOCAR NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE, DIZENDO TAMBÉM QUE É DA MATÉRIA ARTE.

ATIVIDADE 2 DE ARTE – 8º ano – Profa. Daniela

ATIVIDADE 2 DE ARTE – 8º ano – Profa. Daniela

OS FATORES DO MOVIMENTO

Vamos aqui conhecer um tipo de estudo do CORPO e de uma CONSCIÊNCIA E EXPRESSÕES corporais para compreendermos um pouco melhor a Dança. Esta metodologia é do húngaro RUDOLF LABAN (1879-1958). Laban foi um artista e profundo pesquisador do movimento e da dança e seu legado continua presente na educação dessas áreas nos dias de hoje. Ele criou um método amplo para falar da MANIFESTAÇÃO E EXPRESSÃO DO MOVIMENTO, bem como para criá-los e analisá-los. Laban era fascinado pelas várias manifestações do movimento. Criou coreografias que firmaram o expressionismo na dança. É considerado, junto a Mary Wigman e Martha Graham, um dos fundadores da dança moderna.

Criou um sistema de notação da dança bastante completo e utilizado ainda hoje. Desenvolveu um método de dança educacional que se tornou verdadeira cartilha básica para professores, em diversos países. Realizou estudos sobre eficiência e cansaço no trabalho. Buscou incentivar a criação de uma dança pessoal e expressiva, por meio de improvisações temáticas. Trabalhou também com atores e terapeutas. Fez grandes danças, as chamadas danças corais (com até dez mil pessoas). No Brasil, seu método foi introduzido pela professora Maria Duschenes.

Em todos os seus escritos deixou claro que, quando empregava a palavra corpo ou corporal, estava querendo significar TODOS OS ASPECTOS DO CORPO.
Laban baseou-se que o movimento humano é sempre constituído dos mesmos elementos, seja na arte, no trabalho, na vida cotidiana. Desenvolveu todo um estudo sobre os elementos que constituem o movimento e a sua utilização. Podemos observar que o ser humano, movimenta-se para satisfazer alguma necessidade, realizando a satisfação de algum desejo, de algo que lhe tenha valor.

Ele fez um estudo que dividiu OS FATORES DO MOVIMENTO, que abrangem as atitudes corporais na experiência do movimento, e são divididos em 4 fatores, sendo eles: ESPAÇO, TEMPO, PESO E FLUÊNCIA.

- ESPAÇO é onde se realiza o movimento. O movimento pode ser realizado para FRENTE, para TRÁS, para o LADO E DIAGONAIS, DIRETO, RETO OU OSCILANTE; nos NÍVEIS OU PLANOS ALTO, MÉDIO E BAIXO, se deslocando ou não no espaço, o também remete a idealizar movimentos em diversos lugares (cozinha, rua, academia, clube, escola etc.).

- TEMPO é o que remete a demora que se realiza o movimento, de acordo com um ritmo interno ou externo, o movimento pode ser RÁPIDO, LENTO, MODERADO, SÚBITO, DEMORADO OU PROLONGADO. Tempo também pode remeter à época, momento histórico específico (século, década ou ano). Equivale a dizer quando o movimento se realiza.

- PESO é a intensidade que se atribui ao movimento – FORTE, FRACO, FIRME, VIGOROSO, LEVE, PESADO, SUAVE E DELICADO. A gravidade exerce força sobre os corpos e por meio do treinamento, pode-se atingir um controle sobre o corpo, a ponto de cair e levantar-se parecendo que o corpo está alheio a gravidade. Equivale a dizer que uma pessoa se movimenta rítmica e expressivamente tão pesada como um elefante ou tão leve como uma folha; tão forte como um soco aplicado no rosto do adversário em uma luta, de forma raivosa ou tão fraco como um doente.

- FLUÊNCIA - dá a ideia de movimento que tenha CONTINUIDADE ou, inversamente, a falta de fluência corresponde à INTERRUPÇÃO DO MOVIMENTO. Um movimento contínuo corresponde ao movimento que termina no próximo, emendado, começando o outro de modo quase imperceptível - fluido, contínuo, ligado - ou, inversamente, antes mesmo dele terminar há um corte e se percebe outro (movimento interrompido). A fluência pode ser desembaraçada, livre de um lado ou embaraçada, controlada de outro. É bom compararmos o movimento fluido contínuo como as águas do mar que vem e que voltam sem interrupção e o movimento interrompido como a respiração humana que está contínua, mas ao levar um susto normalmente por um momento se interrompe e é seguida por uma respiração mais acelerada, houve uma interrupção da continuidade fluida da respiração.

ASSISTA, SE POSSÍVEL, O SEGUINTE VÍDEO, ONDE VOCÊ PODERÁ VER NA PRÁTICA UMA COREOGRAFIA DE DANÇA E OS 4 FATORES DO MOVIMENTO PRESENTES.

ATIVIDADE

RESPONDA DE MODO MAIS COMPLETO E DETALHADO POSSÍVEL:

1)    O QUE É O FATOR DO MOVIMENTO PESO?

2)    O QUE É O FATOR DO MOVIMENTO TEMPO?

3)    O QUE É O FATOR DO MOVIMENTO ESPAÇO?

4)    O QUE É O FATOR DO MOVIMENTO FLUÊNCIA?


ATENÇÃO

- RESPONDER E ENVIAR ESSAS RESPOSTAS NO E-MAIL professoradaniela.montessori@gmail.com  - NÃO ESQUEÇA, POR FAVOR, DE COLOCAR SEU NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE

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- CASO NÃO CONSIGAM ENVIAR POR E-MAIL A ATIVIDADE REALIZADA, FAVOR ENTREGAR AS RESPOSTAS NA PRÓPRIA ESCOLA, NÃO ESQUECENDO DE COLOCAR NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE, DIZENDO TAMBÉM QUE É DA MATÉRIA ARTE.

ATIVIDADE 2 DE ARTE – 7º ano – Profa. Daniela

ATIVIDADE 2 DE ARTE – 7º ano – Profa. Daniela

OS FATORES DO MOVIMENTO

Vamos aqui conhecer um tipo de estudo do CORPO e de uma CONSCIÊNCIA E EXPRESSÕES corporais para compreendermos um pouco melhor a Dança. Esta metodologia é do húngaro RUDOLF LABAN (1879-1958). Laban foi um artista e profundo pesquisador do movimento e da dança e seu legado continua presente na educação dessas áreas nos dias de hoje. Ele criou um método amplo para falar da MANIFESTAÇÃO E EXPRESSÃO DO MOVIMENTO, bem como para criá-los e analisá-los. Laban era fascinado pelas várias manifestações do movimento. Criou coreografias que firmaram o expressionismo na dança. É considerado, junto a Mary Wigman e Martha Graham, um dos fundadores da dança moderna.

Criou um sistema de notação da dança bastante completo e utilizado ainda hoje. Desenvolveu um método de dança educacional que se tornou verdadeira cartilha básica para professores, em diversos países. Realizou estudos sobre eficiência e cansaço no trabalho. Buscou incentivar a criação de uma dança pessoal e expressiva, por meio de improvisações temáticas. Trabalhou também com atores e terapeutas. Fez grandes danças, as chamadas danças corais (com até dez mil pessoas). No Brasil, seu método foi introduzido pela professora Maria Duschenes.

Em todos os seus escritos deixou claro que, quando empregava a palavra corpo ou corporal, estava querendo significar TODOS OS ASPECTOS DO CORPO.
Laban baseou-se que o movimento humano é sempre constituído dos mesmos elementos, seja na arte, no trabalho, na vida cotidiana. Desenvolveu todo um estudo sobre os elementos que constituem o movimento e a sua utilização. Podemos observar que o ser humano, movimenta-se para satisfazer alguma necessidade, realizando a satisfação de algum desejo, de algo que lhe tenha valor.

Ele fez um estudo que dividiu OS FATORES DO MOVIMENTO, que abrangem as atitudes corporais na experiência do movimento, e são divididos em 4 fatores, sendo eles: ESPAÇO, TEMPO, PESO E FLUÊNCIA.

- ESPAÇO é onde se realiza o movimento. O movimento pode ser realizado para FRENTE, para TRÁS, para o LADO E DIAGONAIS, DIRETO, RETO OU OSCILANTE; nos NÍVEIS OU PLANOS ALTO, MÉDIO E BAIXO, se deslocando ou não no espaço, o também remete a idealizar movimentos em diversos lugares (cozinha, rua, academia, clube, escola etc.).

- TEMPO é o que remete a demora que se realiza o movimento, de acordo com um ritmo interno ou externo, o movimento pode ser RÁPIDO, LENTO, MODERADO, SÚBITO, DEMORADO OU PROLONGADO. Tempo também pode remeter à época, momento histórico específico (século, década ou ano). Equivale a dizer quando o movimento se realiza.

- PESO é a intensidade que se atribui ao movimento – FORTE, FRACO, FIRME, VIGOROSO, LEVE, PESADO, SUAVE E DELICADO. A gravidade exerce força sobre os corpos e por meio do treinamento, pode-se atingir um controle sobre o corpo, a ponto de cair e levantar-se parecendo que o corpo está alheio a gravidade. Equivale a dizer que uma pessoa se movimenta rítmica e expressivamente tão pesada como um elefante ou tão leve como uma folha; tão forte como um soco aplicado no rosto do adversário em uma luta, de forma raivosa ou tão fraco como um doente.

- FLUÊNCIA - dá a ideia de movimento que tenha CONTINUIDADE ou, inversamente, a falta de fluência corresponde à INTERRUPÇÃO DO MOVIMENTO. Um movimento contínuo corresponde ao movimento que termina no próximo, emendado, começando o outro de modo quase imperceptível - fluido, contínuo, ligado - ou, inversamente, antes mesmo dele terminar há um corte e se percebe outro (movimento interrompido). A fluência pode ser desembaraçada, livre de um lado ou embaraçada, controlada de outro. É bom compararmos o movimento fluido contínuo como as águas do mar que vem e que voltam sem interrupção e o movimento interrompido como a respiração humana que está contínua, mas ao levar um susto normalmente por um momento se interrompe e é seguida por uma respiração mais acelerada, houve uma interrupção da continuidade fluida da respiração.

ASSISTA, SE POSSÍVEL, O SEGUINTE VÍDEO, ONDE VOCÊ PODERÁ VER NA PRÁTICA UMA COREOGRAFIA DE DANÇA E OS 4 FATORES DO MOVIMENTO PRESENTES.

ATIVIDADE

RESPONDA DE MODO MAIS COMPLETO E DETALHADO POSSÍVEL:

1)    O QUE É O FATOR DO MOVIMENTO PESO?

2)    O QUE É O FATOR DO MOVIMENTO TEMPO?

3)    O QUE É O FATOR DO MOVIMENTO ESPAÇO?

4)    O QUE É O FATOR DO MOVIMENTO FLUÊNCIA?


ATENÇÃO

- RESPONDER E ENVIAR ESSAS RESPOSTAS NO E-MAIL professoradaniela.montessori@gmail.com  - NÃO ESQUEÇA, POR FAVOR, DE COLOCAR SEU NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE

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- CASO NÃO CONSIGAM ENVIAR POR E-MAIL A ATIVIDADE REALIZADA, FAVOR ENTREGAR AS RESPOSTAS NA PRÓPRIA ESCOLA, NÃO ESQUECENDO DE COLOCAR NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE, DIZENDO TAMBÉM QUE É DA MATÉRIA ARTE.

ATIVIDADE 2 DE ARTE – 6º ano – Profa. Daniela


ATIVIDADE 2 DE ARTE – 6º ano – Profa. Daniela

OS FATORES DO MOVIMENTO

Vamos aqui conhecer um tipo de estudo do CORPO e de uma CONSCIÊNCIA E EXPRESSÕES corporais para compreendermos um pouco melhor a Dança. Esta metodologia é do húngaro RUDOLF LABAN (1879-1958). Laban foi um artista e profundo pesquisador do movimento e da dança e seu legado continua presente na educação dessas áreas nos dias de hoje. Ele criou um método amplo para falar da MANIFESTAÇÃO E EXPRESSÃO DO MOVIMENTO, bem como para criá-los e analisá-los. Laban era fascinado pelas várias manifestações do movimento. Criou coreografias que firmaram o expressionismo na dança. É considerado, junto a Mary Wigman e Martha Graham, um dos fundadores da dança moderna.

Criou um sistema de notação da dança bastante completo e utilizado ainda hoje. Desenvolveu um método de dança educacional que se tornou verdadeira cartilha básica para professores, em diversos países. Realizou estudos sobre eficiência e cansaço no trabalho. Buscou incentivar a criação de uma dança pessoal e expressiva, por meio de improvisações temáticas. Trabalhou também com atores e terapeutas. Fez grandes danças, as chamadas danças corais (com até dez mil pessoas). No Brasil, seu método foi introduzido pela professora Maria Duschenes.

Em todos os seus escritos deixou claro que, quando empregava a palavra corpo ou corporal, estava querendo significar TODOS OS ASPECTOS DO CORPO.
Laban baseou-se que o movimento humano é sempre constituído dos mesmos elementos, seja na arte, no trabalho, na vida cotidiana. Desenvolveu todo um estudo sobre os elementos que constituem o movimento e a sua utilização. Podemos observar que o ser humano, movimenta-se para satisfazer alguma necessidade, realizando a satisfação de algum desejo, de algo que lhe tenha valor.

Ele fez um estudo que dividiu OS FATORES DO MOVIMENTO, que abrangem as atitudes corporais na experiência do movimento, e são divididos em 4 fatores, sendo eles: ESPAÇO, TEMPO, PESO E FLUÊNCIA.

- ESPAÇO é onde se realiza o movimento. O movimento pode ser realizado para FRENTE, para TRÁS, para o LADO E DIAGONAIS, DIRETO, RETO OU OSCILANTE; nos NÍVEIS OU PLANOS ALTO, MÉDIO E BAIXO, se deslocando ou não no espaço, o também remete a idealizar movimentos em diversos lugares (cozinha, rua, academia, clube, escola etc.).

- TEMPO é o que remete a demora que se realiza o movimento, de acordo com um ritmo interno ou externo, o movimento pode ser RÁPIDO, LENTO, MODERADO, SÚBITO, DEMORADO OU PROLONGADO. Tempo também pode remeter à época, momento histórico específico (século, década ou ano). Equivale a dizer quando o movimento se realiza.

- PESO é a intensidade que se atribui ao movimento – FORTE, FRACO, FIRME, VIGOROSO, LEVE, PESADO, SUAVE E DELICADO. A gravidade exerce força sobre os corpos e por meio do treinamento, pode-se atingir um controle sobre o corpo, a ponto de cair e levantar-se parecendo que o corpo está alheio a gravidade. Equivale a dizer que uma pessoa se movimenta rítmica e expressivamente tão pesada como um elefante ou tão leve como uma folha; tão forte como um soco aplicado no rosto do adversário em uma luta, de forma raivosa ou tão fraco como um doente.

- FLUÊNCIA - dá a ideia de movimento que tenha CONTINUIDADE ou, inversamente, a falta de fluência corresponde à INTERRUPÇÃO DO MOVIMENTO. Um movimento contínuo corresponde ao movimento que termina no próximo, emendado, começando o outro de modo quase imperceptível - fluido, contínuo, ligado - ou, inversamente, antes mesmo dele terminar há um corte e se percebe outro (movimento interrompido). A fluência pode ser desembaraçada, livre de um lado ou embaraçada, controlada de outro. É bom compararmos o movimento fluido contínuo como as águas do mar que vem e que voltam sem interrupção e o movimento interrompido como a respiração humana que está contínua, mas ao levar um susto normalmente por um momento se interrompe e é seguida por uma respiração mais acelerada, houve uma interrupção da continuidade fluida da respiração.

ASSISTA, SE POSSÍVEL, O SEGUINTE VÍDEO, ONDE VOCÊ PODERÁ VER NA PRÁTICA UMA COREOGRAFIA DE DANÇA E OS 4 FATORES DO MOVIMENTO PRESENTES.

ATIVIDADE

RESPONDA DE MODO MAIS COMPLETO E DETALHADO POSSÍVEL:

1)    O QUE É O FATOR DO MOVIMENTO PESO?

2)    O QUE É O FATOR DO MOVIMENTO TEMPO?

3)    O QUE É O FATOR DO MOVIMENTO ESPAÇO?

4)    O QUE É O FATOR DO MOVIMENTO FLUÊNCIA?


ATENÇÃO

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ELETIVA BIBLIOTECONOMIA VÍDEO EXPLICATIVO.

BOM DIA,
ESTAMOS CHEGANDO PRÓXIMO DA ENTREGA DAS ELETIVAS. MAS POUCOS ALUNOS ESTÃO DANDO RETORNO PARTICIPATIVO. 
NA CONDIÇÃO DE ORIENTÁ-LOS GRAVEI UM PASSO A PASSO PARA A MONTAGEM DO PPT DE CULMINÂNCIA.

SEGUE:

ESTOU TENDO DIFICULDADES DE ANEXAR OS VÍDEOS. PEÇO QUE ENTREM EM CONTATO NO MEU PV DO WHATS E SOLICITE A SEQUÊNCIA DE VÍDEOS. 

OBG
PROF. TALI



ATIVIDADE 1 DE ARTE – 3º ano – Profa. Daniela

ATIVIDADE 1 DE ARTE – 3º ano – Profa. Daniela

A DANÇA COMO LINGUAGEM

Para o psicólogo Howard Gardner (1943), a dança é uma forma de inteligência cinestética (Cinestesia – é um conjunto de sensações que nos permite perceber os nossos movimentos musculares). É uma habilidade que possuímos para resolver problemas através do controle dos movimentos corporais. 

Podemos nos comunicar através do nosso corpo. Um exemplo é o caso de pessoas com algum tipo de deficiência auditiva (surdos), que tem a fala comprometida, que buscam empregar meios não-verbais para se referir a coisas que estão espacial e temporalmente afastadas delas.

Além disso, quando observamos crianças pequenas, percebemos o quanto seus gestos fornecem indicações do que ela criança está pensando, também de seus processos mentais e representações. Isso nos faz pensar que quando usamos nosso corpo inteiro como instrumento de dança, nosso potencial de comunicação ultrapassa em muito os simples gestos com as mãos. O CORPO TODO FALA!


A dança contém SEQUÊNCIAS DE MOVIMENTOS CORPORAIS com um SENTIDO DEFINIDO, AÇÕES INTENCIONAIS, SEGUINDO UM RITMO (INTERNO OU EXTERNO – PODEMOS DANÇAR COM OU SEM ALGUM TIPO DE SOM/MÚSICA) e culturalmente influenciadas, escolhidas de forma muito semelhante à escolha de sequências de linguagem verbal, visual ou musical. Dessa forma, compreendemos que a dança possui um vocabulário, AS “PALAVRAS” EM DANÇA SÃO PASSOS E GESTOS, uma gramática (regras para justificar por que um movimento pode se seguir a outro), e significados múltiplos, POR SER UMA FORMA DE ARTE, UMA LINGUAGEM ARTÍSTICA. 

As pessoas PODEM “LER E ESCREVER” ATRAVÉS DA DANÇA (SEM O USO DE PALAVRAS ESCRITAS OU FALADAS COMO ESTAMOS ACOSTUMADOS COTIDIANAMENTE) a partir da perspectiva de suas culturas e experiências pessoais, por isso acreditamos que a Arte é tão importante: quanto mais a conhecemos, mais temos matéria-prima para fazer e criticar Arte. Podemos LER EM DANÇA quando nós a assistimos, observamos, refletimos sobre o que o dançarino está realizando e o que ele quer dizer através do movimento. Também podemos dizer que ESCREVEMOS EM DANÇA quando nós nos expressamos através do nosso movimento ao dançar, ao colocarmos nos gestos e ações tudo o que queremos dizer, tudo o que estamos pensando e sentindo, passando para o corpo essas informações. OU SEJA, PODEMOS NOS EXPRESSAR ATRAVÉS DA UMA LINGUAGEM QUE TODOS NÓS TEMOS A NOSSA DISPOSIÇÃO, QUE É A DANÇA!

Se desejar (caso seja possível) ver na prática o que está colocado acima, assista o vídeo no seguinte link:



ATIVIDADE

RESPONDA DE MODO MAIS COMPLETO E DETALHADO POSSÍVEL:

11)    EXPLIQUE DE QUE MANEIRAS PODEMOS NOS EXPRESSAR ATRAVÉS DO NOSSO CORPO.

22)    DE QUE MANEIRA PODEMOS LER E ESCREVER ATRAVÉS DA DANÇA?


ATENÇÃO

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- EM CASO DE DÚVIDAS, MANDE UM E-MAIL COM SUA PERGUNTA OU ENVIE NO GRUPO DO WHATSAPP (A COORDENAÇÃO OU A DIREÇÃO ME ENCAMINHARÁ E EU O RESPONDEREI)


- CASO NÃO CONSIGAM ENVIAR POR E-MAIL A ATIVIDADE REALIZADA, FAVOR ENTREGAR AS RESPOSTAS NA PRÓPRIA ESCOLA, NÃO ESQUECENDO DE COLOCAR NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE, DIZENDO TAMBÉM QUE É DA MATÉRIA ARTE.

ATIVIDADE 1 DE ARTE – 9º ano – Profa. Daniela

ATIVIDADE 1 DE ARTE – 9º ano – Profa. Daniela

A DANÇA COMO LINGUAGEM

Para o psicólogo Howard Gardner (1943), a dança é uma forma de inteligência cinestética (Cinestesia – é um conjunto de sensações que nos permite perceber os nossos movimentos musculares). É uma habilidade que possuímos para resolver problemas através do controle dos movimentos corporais. 

Podemos nos comunicar através do nosso corpo. Um exemplo é o caso de pessoas com algum tipo de deficiência auditiva (surdos), que tem a fala comprometida, que buscam empregar meios não-verbais para se referir a coisas que estão espacial e temporalmente afastadas delas.

Além disso, quando observamos crianças pequenas, percebemos o quanto seus gestos fornecem indicações do que ela criança está pensando, também de seus processos mentais e representações. Isso nos faz pensar que quando usamos nosso corpo inteiro como instrumento de dança, nosso potencial de comunicação ultrapassa em muito os simples gestos com as mãos. O CORPO TODO FALA!


A dança contém SEQUÊNCIAS DE MOVIMENTOS CORPORAIS com um SENTIDO DEFINIDO, AÇÕES INTENCIONAIS, SEGUINDO UM RITMO (INTERNO OU EXTERNO – PODEMOS DANÇAR COM OU SEM ALGUM TIPO DE SOM/MÚSICA) e culturalmente influenciadas, escolhidas de forma muito semelhante à escolha de sequências de linguagem verbal, visual ou musical. Dessa forma, compreendemos que a dança possui um vocabulário, AS “PALAVRAS” EM DANÇA SÃO PASSOS E GESTOS, uma gramática (regras para justificar por que um movimento pode se seguir a outro), e significados múltiplos, POR SER UMA FORMA DE ARTE, UMA LINGUAGEM ARTÍSTICA. 

As pessoas PODEM “LER E ESCREVER” ATRAVÉS DA DANÇA (SEM O USO DE PALAVRAS ESCRITAS OU FALADAS COMO ESTAMOS ACOSTUMADOS COTIDIANAMENTE) a partir da perspectiva de suas culturas e experiências pessoais, por isso acreditamos que a Arte é tão importante: quanto mais a conhecemos, mais temos matéria-prima para fazer e criticar Arte. Podemos LER EM DANÇA quando nós a assistimos, observamos, refletimos sobre o que o dançarino está realizando e o que ele quer dizer através do movimento. Também podemos dizer que ESCREVEMOS EM DANÇA quando nós nos expressamos através do nosso movimento ao dançar, ao colocarmos nos gestos e ações tudo o que queremos dizer, tudo o que estamos pensando e sentindo, passando para o corpo essas informações. OU SEJA, PODEMOS NOS EXPRESSAR ATRAVÉS DA UMA LINGUAGEM QUE TODOS NÓS TEMOS A NOSSA DISPOSIÇÃO, QUE É A DANÇA!

Se desejar (caso seja possível) ver na prática o que está colocado acima, assista o vídeo no seguinte link:



ATIVIDADE

RESPONDA DE MODO MAIS COMPLETO E DETALHADO POSSÍVEL:

11)    EXPLIQUE DE QUE MANEIRAS PODEMOS NOS EXPRESSAR ATRAVÉS DO NOSSO CORPO.

22)    DE QUE MANEIRA PODEMOS LER E ESCREVER ATRAVÉS DA DANÇA?


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