sexta-feira, 17 de julho de 2020

Professor Alex Educação Física - 6º A, B e C


AULA CMSP 16/7 – Conhecendo a Ginástica de Condicionamento Físico: Capacidades físicas
Professoras: Mara e Juliana
Habilidade
Experimentar e fruir exercícios físicos da ginástica de condicionamento físico que solicitem diferentes capacidades físicas.

Objetivos
·         Experimentar exercícios físicos da ginástica que envolvam diferentes capacidades físicas (CF)
·         Identificar a capacidade predominante nas atividades propostas

Movimentos – momento de interação/vivência

Problematização -  quando falamos em ginástica, conseguimos saber qual capacidade física predomina em determinado exercício?

Interação – investigando os conhecimentos dos alunos sobre ginástica

Ginástica de Condicionamento Físico (GCF) – se bem orientada, não possui contraindicações, podendo ser direcionada para todos os grupos da população: crianças, adolescentes, homens, mulheres, idosos e gestantes, lembrando que as características e as particularidades de cada público devem ser respeitadas.
Mas o que é Ginástica de Condicionamento Físico (GCF)?
É a modalidade caracterizada por sessões planejadas de séries e repetições de exercícios que visam contribuir para a melhoria das capacidades físicas e promover melhor qualidade de vida.

Interação – capacidades físicas

As capacidade físicas são:
      1.       Força
      2.       Velocidade
      3.       Resistência
      4.       Agilidade
      5.       Flexibilidade
Força – é a capacidade de vencer uma resistência por meio de ações musculares.
Velocidade – é a capacidade de realizar movimentos no menor tempo possível, como em uma corrida de curda distância.
Resistência – É a capacidade de permanecer o maior tempo possível em uma atividade sem fadiga, como nas corridas de longas distâncias.


Agilidade – é a capacidade de realizar movimentos rápidos com mudança de direção.
Flexibilidade – é a capacidade de realizar movimentos com amplitude adequada.
Interação – práticas de GFC em todo lugar e como?

Vivência – Circuito de Atividades (5 estações),nas aulas presenciais os alunos seriam divididos em 5 grupos, um grupo em cada estação, após um determinado tempo os grupos trocam  de estação em uma determinada sequência.
O intervalo é a troca de estação.

Interação – questionamento de quais capacidades envolvidas no circuito.
Fim
SP FAZ ESCOLA 6º ano volume 2 parte 1
Fazer as atividades das págs. 47 à 52
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 –
O UNIVERSO DAS DANÇAS
Nesta situação de aprendizagem, você será apresentado ao Universo das Danças, e irá
descobrir como a dança influenciou diretamente as sociedades ao longo dos tempos, na maneira
de se vestir, falar e de viver.

ATIVIDADE 1 – MAS, O QUE É DANÇA?
Para começar, que tal conversar mais sobre o que você conhece das danças? Leia as perguntas a
seguir e responda-as no seu caderno. Após esta atividade, compartilhe sua produção.
1. O que é dançar?
2. Você já dançou na escola? Qual foi a dança?
3. Quais danças você sabe dançar?
4. Você sabe quais movimentos utilizamos quando dançamos?
5. Você poderia explicar onde a dança acontece (espaço)?
6. Você conhece os elementos da dança? Quais são eles?

ATIVIDADE 2 – A DANÇA E SEUS RITMOS
Nessa atividade você irá experimentar vários ritmos. Não importa se você sabe dançar, o importante é
que dançar faz bem ao corpo e à alma. Você está preparado(a)? Vamos começar!
Após a vivência, analise as seguintes questões e responda no seu caderno:
1. Você conhecia os ritmos vivenciados durante a aula? Qual você se identificou mais?
2. Quais ritmos você sentiu mais dificuldade em realizar? Por quê?
3. O que muda quando as músicas são trocadas?
4. Após observar os seus colegas dançando, você acredita que é possível todos dançarem?
Justifique?

ATIVIDADE 3 – OS DIFERENTES ESTILOS DE DANÇAS
Texto: dança como linguagem universal (ler no caderno do aluno)
Após a leitura do texto, analise a seguinte questão e responda no seu caderno:
• De que maneira a dança envolve as pessoas?

ATIVIDADE 4 – QUE ÉPOCA É ESSA?
NA TRILHA DO CONHECIMENTO…
É a hora da pesquisa! Chegou a hora de realizar uma reflexão sobre as principais Danças
de cada época e suas principais características. A seguir, anote no quadro suas respostas.
Década
Dança
Características
1970


1980


1990


2000


2010




Após a pesquisa, o resultado do trabalho deverá ser apresentado aos colegas. Para isso, o
grupo pode utilizar imagens, vídeos, filmes, fotos, reportagens, desenhos e até mesmo apresentar
uma coreografia de dança. É importante a socialização de todos da classe, a fim de verificar
as semelhanças e diferenças entre as danças e os ritmos de cada época, bem como as diferentes
abordagens e interpretações de acordo com o olhar de cada um. Não se esqueça de registrar as
semelhanças e diferenças no seu caderno.

ATIVIDADE 5 – DANÇAS URBANAS OU DANÇAS DE RUA?
Agora que você já experimentou alguns ritmos, terá a oportunidade de experimentar, fruir,
planejar e recriar as danças urbanas, como o Hip Hop. Vamos aprofundar nossos conhecimentos
acerca deste tema. Será que você conhece ou já ouviu falar do Hip Hop? Vamos começar!
Texto: o universo do hip hop (ler no caderno do aluno)

Você sabia!
A expressão Hip Hop vem do inglês e significa balançar os quadris.
Após a leitura do texto, vamos saber mais sobre o Hip Hop. Em duplas vamos realizar uma
pesquisa.
Para isso indicamos alguns sites que podem ser utilizados:
História da cultura Hip Hop – Disponível em: http://www.overmundo.com.br/overblog/
historia-da-cultura-hip-hop. Acesso em 26.11.2019.
A história do Hip Hop – Disponível em: https://ahistoria.info/historia-do-hip-hop/. Acesso
em 26.11.2019.
Após a leitura do texto em dupla responda as questões:
1 – Em que década surgiu o movimento?
2 – Qual era o perfil social das pessoas que organizaram o Hip Hop?
3 – Qual era o objetivo do Hip Hop?
Que tal criar um quadrinho sobre a História do Hip Hop? Pode ser em dupla, grupo ou individualmente.

Nas atividades 6 ao 10, vocês poderão fazer somente a leitura/estudo, não precisam entregar as atividades escritas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário