AULA CMSP 16/7 – Conhecendo a Ginástica de Condicionamento
Físico: Capacidades físicas
Professoras: Mara e Juliana
Habilidade
Experimentar
e fruir exercícios físicos da ginástica de condicionamento físico que solicitem
diferentes capacidades físicas.
Objetivos
·
Experimentar exercícios físicos da ginástica que
envolvam diferentes capacidades físicas (CF)
·
Identificar a capacidade predominante nas atividades
propostas
Movimentos – momento de
interação/vivência
Problematização - quando falamos em ginástica, conseguimos
saber qual capacidade física predomina em determinado exercício?
Interação – investigando os
conhecimentos dos alunos sobre ginástica
Ginástica de
Condicionamento Físico (GCF) – se bem orientada, não possui
contraindicações, podendo ser direcionada para todos os grupos da população:
crianças, adolescentes, homens, mulheres, idosos e gestantes, lembrando que as
características e as particularidades de cada público devem ser respeitadas.
Mas o que é
Ginástica de Condicionamento Físico (GCF)?
É a
modalidade caracterizada por sessões planejadas de séries e repetições de
exercícios que visam contribuir para a melhoria das capacidades físicas e
promover melhor qualidade de vida.
Interação –
capacidades físicas
As
capacidade físicas são:
1.
Força
2.
Velocidade
3.
Resistência
4.
Agilidade
5.
Flexibilidade
Força – é a
capacidade de vencer uma resistência por meio de ações musculares.
Velocidade –
é a capacidade de realizar movimentos no menor tempo possível, como em uma
corrida de curda distância.
Resistência
– É a capacidade de permanecer o maior tempo possível em uma atividade sem fadiga, como nas corridas de longas distâncias.
Agilidade –
é a capacidade de realizar movimentos rápidos com mudança de direção.
Flexibilidade
– é a capacidade de realizar movimentos com amplitude adequada.
Interação –
práticas de GFC em todo lugar e como?
Vivência –
Circuito de Atividades (5 estações),nas aulas presenciais os alunos seriam
divididos em 5 grupos, um grupo em cada estação, após um determinado tempo os
grupos trocam de estação em uma
determinada sequência.
O intervalo
é a troca de estação.
Interação –
questionamento de quais capacidades envolvidas no circuito.
Fim
SP FAZ
ESCOLA 6º ano volume 2 parte 1
Fazer as
atividades das págs. 47 à 52
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 –
O UNIVERSO DAS DANÇAS
Nesta situação de aprendizagem, você será apresentado ao
Universo das Danças, e irá
descobrir como a dança influenciou diretamente as sociedades
ao longo dos tempos, na maneira
de se vestir, falar e de viver.
ATIVIDADE 1 – MAS, O QUE É DANÇA?
Para começar, que tal conversar mais sobre o que você
conhece das danças? Leia as perguntas a
seguir e responda-as no seu caderno. Após esta atividade,
compartilhe sua produção.
1. O que é dançar?
2. Você já dançou na escola? Qual foi a dança?
3. Quais danças você sabe dançar?
4. Você sabe quais movimentos utilizamos quando dançamos?
5. Você poderia explicar onde a dança acontece (espaço)?
6. Você conhece os elementos da dança?
Quais são eles?
ATIVIDADE 2 – A DANÇA E SEUS
RITMOS
Nessa atividade você irá experimentar vários ritmos. Não
importa se você sabe dançar, o importante é
que dançar faz bem ao corpo e à alma. Você está
preparado(a)? Vamos começar!
Após a vivência, analise as seguintes questões e responda no
seu caderno:
1. Você conhecia os ritmos vivenciados durante a aula? Qual
você se identificou mais?
2. Quais ritmos você sentiu mais dificuldade em realizar?
Por quê?
3. O que muda quando as músicas são trocadas?
4. Após observar os seus colegas dançando, você acredita que
é possível todos dançarem?
Justifique?
ATIVIDADE 3 – OS DIFERENTES
ESTILOS DE DANÇAS
Texto: dança como linguagem
universal (ler no caderno do aluno)
Após a leitura do texto, analise a seguinte questão e
responda no seu caderno:
• De que maneira a dança envolve as pessoas?
ATIVIDADE 4 – QUE ÉPOCA É ESSA?
NA TRILHA DO CONHECIMENTO…
É a hora da pesquisa! Chegou a hora de realizar uma reflexão
sobre as principais Danças
de cada época e suas principais características. A seguir,
anote no quadro suas respostas.
Década
|
Dança
|
Características
|
1970
|
|
|
1980
|
|
|
1990
|
|
|
2000
|
|
|
2010
|
|
|
Após a pesquisa, o resultado do trabalho deverá ser
apresentado aos colegas. Para isso, o
grupo pode utilizar imagens, vídeos, filmes, fotos,
reportagens, desenhos e até mesmo apresentar
uma coreografia de dança. É importante a socialização de
todos da classe, a fim de verificar
as semelhanças e diferenças entre as danças e os ritmos de
cada época, bem como as diferentes
abordagens e interpretações de acordo com o olhar de cada
um. Não se esqueça de registrar as
semelhanças e diferenças no seu
caderno.
ATIVIDADE 5 – DANÇAS URBANAS OU DANÇAS DE RUA?
Agora que você já experimentou alguns ritmos, terá a
oportunidade de experimentar, fruir,
planejar e recriar as danças urbanas, como o Hip Hop. Vamos
aprofundar nossos conhecimentos
acerca deste tema. Será que você conhece ou já ouviu falar
do Hip Hop? Vamos começar!
Texto: o universo do hip hop (ler no caderno do aluno)
Você sabia!
A expressão Hip Hop vem do inglês e significa balançar os
quadris.
Após a leitura do texto, vamos saber mais sobre o Hip Hop.
Em duplas vamos realizar uma
pesquisa.
Para isso indicamos alguns sites que podem ser utilizados:
História da cultura Hip Hop – Disponível em: http://www.overmundo.com.br/overblog/
historia-da-cultura-hip-hop. Acesso em 26.11.2019.
A história do Hip Hop – Disponível em: https://ahistoria.info/historia-do-hip-hop/. Acesso
em 26.11.2019.
Após a leitura do texto em dupla responda as questões:
1 – Em que década surgiu o movimento?
2 – Qual era o perfil social das pessoas que organizaram o
Hip Hop?
3 – Qual era o objetivo do Hip Hop?
Que tal criar um quadrinho sobre a História do Hip Hop? Pode
ser em dupla, grupo ou individualmente.
Nas atividades 6 ao 10, vocês poderão fazer somente a
leitura/estudo, não precisam entregar as atividades escritas.
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