ATIVIDADE 2 DE ARTE – 6º ano – Profa. Daniela
OS FATORES DO MOVIMENTO
Vamos
aqui conhecer um tipo de estudo do CORPO e de uma CONSCIÊNCIA E EXPRESSÕES
corporais para compreendermos um pouco melhor a Dança. Esta metodologia é do
húngaro RUDOLF LABAN (1879-1958). Laban foi um artista e profundo pesquisador
do movimento e da dança e seu legado continua presente na educação dessas áreas
nos dias de hoje. Ele criou um método amplo para falar da MANIFESTAÇÃO E
EXPRESSÃO DO MOVIMENTO, bem como para criá-los e analisá-los. Laban era
fascinado pelas várias manifestações do movimento. Criou coreografias que firmaram
o expressionismo na dança. É considerado, junto a Mary Wigman e Martha Graham,
um dos fundadores da dança moderna.
Criou
um sistema de notação da dança bastante completo e utilizado ainda hoje.
Desenvolveu um método de dança educacional que se tornou verdadeira cartilha
básica para professores, em diversos países. Realizou estudos sobre eficiência
e cansaço no trabalho. Buscou incentivar a criação de uma dança pessoal e
expressiva, por meio de improvisações temáticas. Trabalhou também com atores e
terapeutas. Fez grandes danças, as chamadas danças corais (com até dez mil
pessoas). No Brasil, seu método foi introduzido pela professora Maria
Duschenes.
Em
todos os seus escritos deixou claro que, quando empregava a palavra corpo ou
corporal, estava querendo significar TODOS OS ASPECTOS DO CORPO.
Laban baseou-se que o movimento humano é sempre constituído dos mesmos
elementos, seja na arte, no trabalho, na vida cotidiana. Desenvolveu todo um
estudo sobre os elementos que constituem o movimento e a sua utilização. Podemos
observar que o ser humano, movimenta-se para satisfazer alguma necessidade,
realizando a satisfação de algum desejo, de algo que lhe tenha valor.
Ele fez um estudo que dividiu OS FATORES DO MOVIMENTO, que abrangem as
atitudes corporais na experiência do movimento, e são divididos em 4 fatores,
sendo eles: ESPAÇO, TEMPO, PESO E FLUÊNCIA.
- ESPAÇO é onde se realiza o movimento. O movimento pode ser realizado
para FRENTE, para TRÁS, para o LADO E DIAGONAIS, DIRETO, RETO OU OSCILANTE; nos
NÍVEIS OU PLANOS ALTO, MÉDIO E BAIXO, se deslocando ou não no espaço, o também
remete a idealizar movimentos em diversos lugares (cozinha, rua, academia,
clube, escola etc.).
- TEMPO é o que remete a demora que se realiza o movimento, de acordo
com um ritmo interno ou externo, o movimento pode ser RÁPIDO, LENTO, MODERADO, SÚBITO,
DEMORADO OU PROLONGADO. Tempo também pode remeter à época, momento histórico
específico (século, década ou ano). Equivale a dizer quando o movimento se
realiza.
- PESO é a intensidade que se atribui ao movimento – FORTE, FRACO, FIRME,
VIGOROSO, LEVE, PESADO, SUAVE E DELICADO. A gravidade exerce força sobre os
corpos e por meio do treinamento, pode-se atingir um controle sobre o corpo, a
ponto de cair e levantar-se parecendo que o corpo está alheio a gravidade.
Equivale a dizer que uma pessoa se movimenta rítmica e expressivamente tão
pesada como um elefante ou tão leve como uma folha; tão forte como um soco
aplicado no rosto do adversário em uma luta, de forma raivosa ou tão fraco como
um doente.
- FLUÊNCIA - dá a ideia de movimento que tenha CONTINUIDADE ou,
inversamente, a falta de fluência corresponde à INTERRUPÇÃO DO MOVIMENTO. Um
movimento contínuo corresponde ao movimento que termina no próximo, emendado,
começando o outro de modo quase imperceptível - fluido, contínuo, ligado - ou,
inversamente, antes mesmo dele terminar há um corte e se percebe outro
(movimento interrompido). A fluência pode ser desembaraçada, livre de um lado
ou embaraçada, controlada de outro. É bom compararmos o movimento fluido
contínuo como as águas do mar que vem e que voltam sem interrupção e o
movimento interrompido como a respiração humana que está contínua, mas ao levar
um susto normalmente por um momento se interrompe e é seguida por uma
respiração mais acelerada, houve uma interrupção da continuidade fluida da respiração.
ASSISTA, SE POSSÍVEL, O SEGUINTE
VÍDEO, ONDE VOCÊ PODERÁ VER NA PRÁTICA UMA COREOGRAFIA DE DANÇA E OS 4 FATORES
DO MOVIMENTO PRESENTES.
ATIVIDADE
RESPONDA DE MODO MAIS COMPLETO E
DETALHADO POSSÍVEL:
1) O QUE É O FATOR
DO MOVIMENTO PESO?
2) O QUE É O FATOR
DO MOVIMENTO TEMPO?
3) O QUE É O FATOR
DO MOVIMENTO ESPAÇO?
4) O QUE É O FATOR
DO MOVIMENTO FLUÊNCIA?
ATENÇÃO
- RESPONDER E ENVIAR ESSAS RESPOSTAS
NO E-MAIL professoradaniela.montessori@gmail.com - NÃO ESQUEÇA, POR FAVOR, DE COLOCAR SEU
NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE
- EM CASO DE DÚVIDAS, MANDE UM E-MAIL
COM SUA PERGUNTA OU ENVIE NO GRUPO DO WHATSAPP (A COORDENAÇÃO OU A DIREÇÃO ME
ENCAMINHARÁ E EU O RESPONDEREI)
- CASO NÃO CONSIGAM ENVIAR POR E-MAIL
A ATIVIDADE REALIZADA, FAVOR ENTREGAR AS RESPOSTAS NA PRÓPRIA ESCOLA, NÃO
ESQUECENDO DE COLOCAR NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE, DIZENDO TAMBÉM QUE É DA
MATÉRIA ARTE.
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