terça-feira, 5 de maio de 2020

6A, 6B e 6C
PROFESSORA: Maria José
DISCIPLINA: História
Por favor enviar para (e-mail: profmariajose9@gmail.com) até 15/05.

Retomada de Conteúdos

1) Um dos principais objetivos da História é resgatar os aspectos culturais de um
determinado povo ou região para o entendimento do processo de desenvolvimento.
Entender o passado também é importante para a compreensão do presente. Escreva uma
frase explicando o que são fontes históricas.

2) Faça uma pesquisa, utilizando diferentes tipos de fonte. O tema a ser pesquisado é o
ano em que você nasceu, para saber o que aconteceu naquele ano consulte livros, internet,
jornais, etc. Apresento a seguir algumas ideias de informações que você pode procurar:
a) Grupos Musicais e Músicas Mais Tocadas;
b) Acontecimentos Políticos;
c) Lançamentos de Livros, Jogos e Brinquedos;
d) Resultados Esportivos.

3) Indique a que século pertencem os seguintes anos: 1996, 716, 1750, 1800, 2000, 1822,
1000, 1500 e 2020.
4) Dentre as opções abaixo, qual delas apresenta apenas exemplos de fontes escritas?
a) Diários, Jornais e Leis.
b) Pinturas, Utensílios Domésticos e Certidões de Nascimento.
c) Revistas, Livros e Vestimentas.
d) Brinquedos, Documentos e Móveis.
e) Cartões-Postais, Fósseis e Lendas.

5) De acordo com a divisão tradicional da História, a evolução cronológica correta dos
períodos históricos é:
a) Pré-História, Idade Antiga, Idade Contemporânea, Idade Média, e Idade Moderna.
b) Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.
c) Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna, e Idade Contemporânea.
d) Idade Contemporânea, Idade Moderna, Idade Antiga e Idade Média.
e) Pré-História, Idade Contemporânea, Idade Moderna, Idade Média e Idade Antiga.


PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO


HORÁRIO DAS AULAS DOS DIAS 04/05/ à 08/05/2020 




Clique na imagem:






                                                                                     Equipe Gestora

PROF° ADRIANO - PROJETO DE VIDA (1°A) Novo!!


6º Ano: A,B,C (Professor Clayton - Português) - Reportagem | Gêneros textuais - Brasil Escola. Assistam este vídeo com atenção.

2ºA - Grande Sertão Veredas - Atividade (Clayton - Português)


                   EXERCÍCIOS SOBRE GUIMARÃES ROSA
 “Quem é pobre, pouco se apega, é um giro-o-giro no vago dos gerais, que nem os pássaros de rios e lagoas. O senhor vê: o Zé-Zim, o melhor meeiro meu aqui, risonho e habilidoso. Pergunto: — Zé-Zim, por que é que você não cria galinhas-d‘angola, como todo o mundo faz? — Quero criar nada não... — me deu resposta: — Eu gosto muito de mudar... [...] Belo um dia, ele tora. Ninguém discrepa. Eu, tantas, mesmo digo. Eu dou proteção. [...] Essa não faltou também à minha mãe, quando eu era menino, no sertãozinho de minha terra. [...] Gente melhor do lugar eram todos dessa família Guedes, Jidião Guedes; quando saíram de lá, nos trouxeram junto, minha mãe e eu. Ficamos existindo em território baixio da Sirga, da outra banda, ali onde o de-Janeiro vai no São Francisco, o senhor sabe.”
ROSA, J. G. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: José Olympio (fragmento).

               Na passagem citada, Riobaldo expõe uma situação decorrente de uma desigualdade social típica das áreas rurais brasileiras marcadas pela concentração de terras e pela relação de dependência entre agregados e fazendeiros. No texto, destaca-se essa relação porque o personagem-narrador:

a) (    ) relata a seu interlocutor a história de Zé-Zim, demonstrando sua pouca disposição em ajudar seus agregados, uma vez que superou essa condição graças à sua força de trabalho.

b) (    ) descreve o processo de transformação de um meeiro — espécie de agregado — em proprietário de terra.

c) (    ) denuncia a falta de compromisso e a desocupação dos moradores, que pouco se envolvem no trabalho da terra.

d) (    ) mostra como a condição material da vida do sertanejo é dificultada pela sua dupla condição de homem livre e, ao mesmo tempo, dependente.

e) (    ) mantém o distanciamento narrativo condizente com sua posição social, de proprietário de terras.

2A . 2B . 2C e 2D MATEMÁTICA prof. Antonio Carlos

Circunferência Trigonométrica.
Sabendo que independente do tamanho da circunferência,  seu arco inteiro (volta completa)  sempre será 2 Pi radianos, metade de seu arco será  PI radianos ,  um quarto do arco da circunferência será  metade de Pi radianos,
responda :
Atividade 5 - 6  e  7  da  página 13

Responder Atividade 8 - Página 14  e Atividade 9 página 15
Considere que :
. Y = seno X  portanto se o Seno = 1/2 ,  significa que o Y = 1/2 .
Para saber onde o Y vale 1/2, basta traçar uma reta paralela ao eixo do X passando por y = 1/2 e verificar onde ela curta a curva, no intervalo definido.

Enviar atividades realizadas para e.mail  escola.ac@hotmail.com  prof. Antonio Carlos.

8A e 8B MATEMÁTICA prof. ANTONIO CARLOS

Caderno Vermelho - Páginas 25 e 26 - Atividade 1 - Combinações Perfeitas
.Sabendo que a resposta é número de saias x número de blusas =  3 x 3 = 9 ,
Responda os itens 1.2  e  1.3  da página 26 e também o item  1.4 da página 27
. Enviar as atividades para prof. Antonio Carlos . e.mail  escola.ac@hotmail.com

3º A,B e C - Matemática - Prof Carol


Aulas  - Matemática 3º Ano A,  B , C
Professora Carol


Aula 8 – Inclinação da reta


1º passo -  Assistir aos seguintes vídeos sobre inclinação da reta e coeficiente angular:





2º passo – Responder o exercício abaixo:

Determine o coeficiente angular da reta que passa pelos pontos:

a) A( 2,3) e B (3,-4)
b) A( 2,3) e B (3,-2)
c) A ( -2,-3) e B (-2,-3)

2ºE Matemática - Prof Carol


Matemática 2º ano E
Professora Carol

Aula 8 – Arcos côngruos e Seno e Cosseno na circunferência


Dando continuidade aos nossos estudos vamos falar agora sobre arcos côngruos e seno e cosseno na circunferência trigonométrica, para isso assistir aos seguintes vídeos:



Prof. Aline/ Ciências e Biologia/ LEMBRETE

Olá alunos!

Atenção ao cronograma das atividades de Ciências e Biologia!

6° anos A, B, C= Trabalho Coronavírus (enviar até dia 06/05) e Atividade Misturas (enviar até 07/05).

7° anos A, B= Trabalho Coronavírus (enviar até dia 06/05) e Atividade Máquinas (enviar até 07/05).

1° anos A, B, C, D, E, F= Trabalho Coronavírus (enviar até dia 06/05) e Atividade cadeia e teia alimentar (enviar até 07/05).

2° anos A, B, C, D= Trabalho Coronavírus (enviar até dia 06/05) e Atividade Células (enviar até 07/05).


Entrega de atividades e dúvidas: enviar no email alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br


Obs.: Os alunos que não visualizaram as atividades postadas anteriormente, poderão pesquisar Prof. Aline aqui no Blogger e assim terão acesso as atividades que eu já postei até agora, basta encontrar as atividades referente a sua turma.


Até mais e bons estudos!

Professora Maria Cristina Alves - Projeto Vida - 6 ABC


Olá meus amores

Atividade do dia: Solidariedade
Para você se inspirar no tema, vou sugerir que você assista ao filme: " Até o Último Homem" excelente filme...maravilhoso.
Após assistir ao filme, reflita e escreva um texto dizendo: Qual ação solidária você pode fazer no seu bairro, para os teus amigos e conhecidos.
Envie a atividade com nome, número e série.
Bjs e Fique em casa  

 Endereço para o envio da atividade 

cristinamcma75@gmail.com

data da entrega:12/05


1°F PORT. - PROF. TALI - AULA 02 Tipos de texto

AULA 02   (matéria avaliação)


CORDEL ( tipo de texto)

literatura de cordel teve sua origem ainda em Portugal com os trovadores medievais (poetas que cantavam poemas no século 12 e 13), os quais espalhavam histórias para a população, que, na época, era em grande parte analfabeta. Na Renascençacom os avanços tecnológicos que permitiram a impressão em papéis, possibilitou-se a distribuição de textos, que, até então, eram apenas cantados.


Essas impressões de poemas rimados que eram apresentadas penduradas em cordas – ou cordéis, como é chamado em Portugal – chegaram ao Nordeste brasileiro junto com os colonizadores portugueses, dando origem à literatura de cordel como conhecemos hoje, famosa em Pernambuco, Ceará, Paraíba, Bahia e Rio Grande do Norte.

Principais características

  • O texto é escrito com métrica fixa e rimas que fazem a musicalidade dos versos;
  • É de grande importância para o folclore, já que os cordéis tratam dos costumes locais, fortalecendo as identidades regionais;
  • A literatura de cordel é muito conhecida por suas xilogravuras (gravuras em madeira)que ilustram as páginas dos poemas.
Exemplo:
O testamento do cachorro, Leandro Gomes de Barros (trecho)

Eu vi narrar um fato
Que fiquei admirado
Um sertanejo me disse
Que nesse século passado
Viu enterrar um cachorro
Com honras de um potentado.
Um inglês tinha um cachorro 
De uma grande estimação.
Morreu o dito cachorro 
E o inglês disse então:
Mim enterra esse cachorro
Inda que gaste um milhão.

Imagens das impressões

8º A,B,C 9º A,B que fazem parte da ELETIVA DE FOTOGRAFIA- PROF. ANA CARLA

Tema: Origens da Câmera Fotográfica

Após assistir o vídeo abaixo, tracem, em seu caderno, uma Linha do Tempo sobre a História da Câmera Fotográfica.  (Prestem atenção às datas e como a Câmera evoluiu através dos tempos). 

Escrever no Word ou no Caderno. 

IMPORTANTE! Enviar para o email: analis71@gmail.com  até o dia 12/05/20
ESCREVER NO EMAIL: Nome Completo,  ELETIVAS DE FOTOGRAFIA . LINHA DO TEMPO.


Você não sabe o que é uma LINHA DO TEMPO?
Assista ao vídeo abaixo! Devo lembrá-los que vocês não precisam fazer igual e, sim, é apenas um vídeo ilustrativo para que entendam o que é a Linha do Tempo.
https://www.youtube.com/watch?v=XZSxe5z7TUw



Para qualquer dúvida estou no grupo do FacebooK todas as manhãs! 

ARTE. PROFESSORA ANA.      EE MARIA MONTESSORI

Até mais! 

Professora Maria Cristina - Química - 3 A,B,C,D - Cinética Química

Olá meus amores ... como vocês estão?
Segue atividade referente a aula exibida pelo Centro de Multimídia da semana passada.
Você entregará  as minhas atividades sempre pelo email...

         cristinamcma75@gmail.com

data da entrega:12/05



Química – 3ANO – Profa. Maria Cristina Alves ( aula do dia 29/04)

Fatores que aceleram a velocidade da reação

1) (PUC-RS) Relacione os fenômenos descritos na coluna I com os fatores que influenciam sua velocidade mencionados na coluna II.
Coluna I
1-Queimadas alastrando-se rapidamente quando está ventando;
2-Conservação dos alimentos no refrigerador;
3-Efervescência da água oxigenada na higiene de ferimentos;
4 - Lascas de madeiras queimando mais rapidamente que uma tora de madeira.
Coluna II
A - superfície de contato
B - catalisador
C - concentração
D – temperatura
A alternativa que contém a associação correta entre as duas colunas é
a) 1 - C; 2 - D; 3 - B; 4 – A.
b) 1 - D; 2 - C; 3 - B; 4 – A.
c) 1 - A; 2 - B; 3 - C; 4 – D.
d) 1 - B; 2 - C; 3 - D; 4 – A.
e) 1 - C; 2 - D; 3 - A; 4 – B.
2) A temperatura é um fator que controla a velocidade das reações químicas que ocorrem no organismo. Quando a temperatura corporal aproxima-se de 41,7 ºC, pode causar morte, pois acelera todas as reações do corpo, destruindo substâncias vitais como as enzimas, que atuam como catalisadores de reações bioquímicas. A partir do que foi exposto, analise as afirmativas a seguir:
I. O aumento da temperatura provoca o aumento da velocidade das partículas formadoras de um sistema reacional, consequentemente, diminui a velocidade das reações.
II. Os catalisadores, em qualquer reação química, são consumidos, aumentando a energia de ativação do processo.
III. Enzimas são catalisadores biológicos que diminuem a velocidade das reações, diminuindo a energia de ativação.
IV. Enzimas são catalisadores biológicos que aumentam a velocidade das reações, diminuindo a energia de ativação.
Assinale a alternativa que apresenta o item ou itens correto(s):
a) III
b) IV
c) I e II
d) I e III
e) II e IV
3) Como funciona um catalisador? Dê exemplos.
4) Quais são as condições favoráveis para que uma colisão seja de fato efetiva?Explique

9º Ano A - PROF. ANA CARLA . PROJETO DE VIDA

Tema: Protagonismo

Na última aula de Projeto de Vida do Centro de Mídias SP , a professora cita o termo "Protagonismo" que significa:

"Protagonismo é o processo de protagonizar, de ser o protagonista, o figurante principal de uma apresentação."

Pensando nisso, a atividade da semana é, escrever em uma folha avulsa (para que possamos colar em nosso diário de bordo que está na escola):
 1) O que é, para você, ser um Jovem Protagonista?
 2) O que isso implica em seu Projeto de Vida?


Esta atividade deverá ser enviada para o e-mail : analis71@gmail.com  até o dia 12/05/20

IMPORTANTE!!! Colocar Nome, Número, Série - PV - PROTAGONISMO para identificar a atividade. 

Qualquer dúvida estou no grupo do Face todas as manhãs para conversar com vocês. 

Grupo do Face: ARTE. PROFESSORA ANA.      EE MARIA MONTESSORI

Até mais!!! 

1os anos A,B,C,D,E,F. ARTE- PROF. ANA CARLA

Tema: Patrimônio Histórico.

[Investigar a arte e as práticas culturais como patrimônio cultural no contexto da cultura urbana. Heranças culturais; patrimônio cultural imaterial e material; estética do cotidiano; tradição e ruptura; ligação arte e vida; arte contemporânea.]


Patrimônio Histórico pode ser definido como um bem material, natural ou imóvel que possui significado e importância artística, cultural, religiosa, documental ou estética para a sociedade. 
Nos vídeos a seguir, vocês encontrarão explicações bem simples para o tema e, após assisti-los respondam, no CADERNO DE ARTE, as perguntas abaixo.

IMPORTANTE!!!!!  Esta atividade deve ser enviada para o e-mail analis71@gmail.com até o dia 12/05/20.
Ao enviar escrevam : Nome Completo , número, série Atividade: Patrimônio

 Vocês podem digitar as questões e respondê-las no Word para ficar mais fácil o envio, ou tirar foto do caderno (de forma que eu consiga ler as perguntas e respostas) .

Qualquer dúvida, estou todas as manhãs no grupo do Face para tirar dúvidas ou através do mesmo e-mail. 

https://www.youtube.com/watch?v=GxX8XRf1Ktw&list=PLk_Z46iyKq-2FWgqguOA2v1SmYvvA6Oiv&index=2&t=0s

https://www.youtube.com/watch?v=RJX-wTMONWM


Questões:
1- O que você entendeu pelo termo Patrimônio Histórico?
2- Cite a diferença entre Patrimônio Material e Patrimônio Imaterial.
3- Quando pensamos em preservação do Patrimônio explique a utilização dos termos "Tombamento" e "Registro". 
4- Pesquise sobre a diferença entre Restauro e Reforma. 


Imagem: Cidade de Paraty. RJ