Let's go! Sábado temos aquele encontro...
A gente te espera no App e na TV Educação! Alunos a partir do 6° Ano e todos os professores.
#VaiLáNoApp
#estamosjuntos
#centrodemidiasp
Let's go! Sábado temos aquele encontro...
A gente te espera no App e na TV Educação! Alunos a partir do 6° Ano e todos os professores.
#VaiLáNoApp
#estamosjuntos
#centrodemidiasp
Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Portuguesa Série: 8°B e 8°C
e-mail: espinoli2020@gmail.com.br
Alunos e alunas,
Nesta aula, vamos trabalhar com a interpretação de texto. Depois de realizarem a tarefa, ela deve ser encaminhada para o meu e-mail. VALE NOTA PARA O 3° BIMESTRE
Obrigado.
"VAZIO CORAÇÃO"
Longa-metragem traz drama sobre
cantor de música sertaneja
Dirigido por Alberto Araújo, o
longa-metragem “Vazio Coração” conta o drama do famoso cantor de música
sertaneja Hugo Kari (Murilo Rosa) para reconquistar a confiança de seu pai, o
embaixador Mário Menezes (Othon Bastos), que não aceita a escolha profissional
do filho.
Com canções de tom confessional,
nas quais põe para fora suas aflições, Hugo chegou ao sucesso e está no auge da
carreira. Tem dinheiro, shows lotados, milhares de fãs. Mas, apesar de toda a
realização profissional, sua vida afetiva guarda um lado obscuro e esquecido.
Prestes a se aposentar, o embaixador
tem convicção de que nunca mais quer falar novamente com seu filho. Cabe à
esposa de Hugo (Larissa Maciel) ajudar o marido no desafio de reconquistar o
amor do pai.
O cantor e a esposa fazem uma pausa
na turnê a fim de se encontrarem com Mário no Grande Hotel Termas de Araxá, no
qual a família passava férias quando Hugo era criança. Naquele local de fortes
memórias para os dois, pai e filho tentam remontar o quebra-cabeças de uma
relação fragmentada por ideais e sonhos conflitantes. E por um trágico acontecimento
que os marcara para sempre.
Filmado nas cidades de Araxá e
Patrocínio, em Minas Gerais, “Vazio Coração” é o longa-metragem de estreia do
diretor Alberto Araújo. A produção nacional conquistou os prêmios de Melhor
Filme e Melhor Ator (Murilo Rosa) na 26ª edição do Festival de Cinema de Natal
(RN), em 2013.
Disponível em: <https://tvbrasil.ebc.com.br/>. (Com cortes).
Questão 1 – Pode-se afirmar que
o assunto do texto é:
( ) o preço da fama.
( ) a relação pai e
filho.
( ) um longa-metragem.
Questão 2 – Segundo o texto,
quem “não aceita a escolha profissional do filho”?
( ) Alberto Araújo.
( ) o famoso cantor de
música sertaneja Hugo Kari.
( ) o embaixador Mário
Menezes.
Questão 3 – No período “Com
canções de tom confessional, nas quais põe para fora suas aflições, Hugo chegou
ao sucesso e está no auge da carreira.”, as vírgulas assinalam:
( ) a omissão de uma
informação.
( ) a intercalação de uma
informação.
( ) o deslocamento de uma
informação.
Questão 4 – Na frase “[…] apesar
de toda a realização profissional, sua vida afetiva guarda um lado obscuro e
esquecido.”, o autor do texto expõe:
( ) um fato que justifica
o outro no longa-metragem “Vazio Coração”.
( ) um fato que se soma a
outro no longa-metragem “Vazio Coração”.
( ) um fato que se
contrasta com outro no longa-metragem “Vazio Coração”.
Questão 5 – Em “[…] nunca
mais quer falar novamente com seu filho.”, os termos grifados:
( ) indicam lugar.
( ) indicam modo.
( ) indicam tempo.
Questão 6 – Releia este segmento
do texto:
“Naquele local de fortes memórias
para os dois, pai e filho tentam remontar o quebra-cabeças de uma relação
fragmentada por ideais e sonhos conflitantes.”
Nesse segmento do texto, o autor:
( ) conta uma parte do
longa-metragem “Vazio Coração”.
( ) levanta uma hipótese
sobre o longa-metragem “Vazio Coração”.
( ) expressa uma opinião
sobre o longa-metragem “Vazio Coração”.
Questão 7 – No trecho “E por um
trágico acontecimento que os marcara para sempre.”, “os”:
( ) retoma “pai e filho”.
( ) apresenta “pai e
filho”.
( ) caracteriza “pai e
filho”.
Questão 8 – Na passagem “[…] na
26ª edição do Festival de Cinema de Natal (RN), em 2013.”, há dois numerais que
se classificam respectivamente como:
( ) ordinal e cardinal.
( ) fracionário e
cardinal.
( ) multiplicativo e
ordinal.
Caros alunos,
Segue a lista dos alunos que estão inscritos na Eletiva Feminicídio, por gentileza enviar o número do WhatsApp no email profmariajose9@gmail.com para que possa incluir no grupo.. Desde já agradeço.
Turma
FEMINICÍDIO
PROF: MARIA JOSÉ.
ALICIA LORRAINY MORAIS
ALLAN MATHIAS DOS SANTOS SILVA
ANA BEATRIZ SIMIAO BRANDAO
ANA CAROLINE ALVES DE LIMA
ANNA FLAVIA OLIVEIRA DE ARAUJO
CAMILA NEVES DE LIMA
CASSIO NUNES
JOZIVANI SOUZA COSTA
JULIA ZENAIDE
JESSICA DO NASCIMENTO BORGES
LARISSA BATISTA
LEONARDO NASCIMENTO ARAUJO
KETLYN FRADE FEITOZA
MARIA LUIZA SILVA SOARES
MAYLEN PACHECO
NAHUEL FERNANDO RAMOS TICONA
NICOLAS AUGUSTO MORAES NASCIMENTO
OLIVIA BIANCHI
MARCELLA VICTORIA DE SOUZA DOS SANTOS
RAISSA APARECIDA ARAUJO DA SILVA
RENAN JESUS SANTOS
VIMAEL ANILSON MALLQUI MAMANI
VITOR LAURENTINO MATEUS
DANIELLY LOPES VILASBOAS
STEFFANY FERNANDES DE OLIVEIRA
VITORIA CAROLINE QUEIROZ SABINO SANTANA
WILLIAM RUDNEI DE OLIVEIRA JUNIOR
YUDITH EVELYN MAMANI ARGANDONA
MIGUEL PAES DE CARVALHO
CARLOS HENRIQUE
CAIO P SOUZA.
CAIO ARAÚJO.
BRENDA PORTO
JULIA DOS SONTOS
MARIANE CASTRO.
MILENA FABIANA RIBEIRO MELO
MARIA LUIZA SILVA SOARES
NAOMY DOS SANTOS CRUZ .
Professor: Sandro R. Espinoli
Matéria: Inglês Série: 2E
e-mail: espinoli2020@bol.com.br
Alunos e alunas,
O 3° bimestre está acabando. Portanto, vamos realizar uma atividade valendo nota.
ATIVIDADE VALENDO NOTA PARA O 3° BIMESGTRE
1- Preencha as lacunas com o Past Continuous dos verbos em parênteses.
a) She -------- (watch) TV when he called.
b) When the prhone rang, they --------(write) a letter.
c) He ------ (study) while she -------(make) dinner.
Bom dia,
Segue o link para acesso do vídeo explicativo e do documento PDF com texto e questões. Lembrando que nas eletivas o que conta para a avaliação é a sua participação, a qual será medida a partir da entrega das atividades propostas semanalmente. As atividades propostas podem ser entregues em qualquer momento do curso. Estou a disposição para dúvidas.
https://drive.google.com/drive/folders/1YZhdv75VrSvLRrdMIxccFjSZuKA1g1Uh?usp=sharing
Façam download do vídeo para conseguir abrir. Enviarei também no grupo da Eletiva no Whatsapp.
Abraços,
Prof. Rebeca.
Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: ELETIVA - OFICINA DE ESCRITA
Alunos e alunas,
Nesta aula, o foco de aprendizado deve ser o conhecimento da importância da regência verbal na produção de textos escritos que sejam de acordo com a nomra-padrão.
Conceito da Sintaxe (Regência verbal)
Oração é a frase ou elementos que se organizam ao redor de um verbo. (estrutura de uma oração: Sujeito + verbo + complemento)
Ex:
Muitos alunos estudaram a matéria para prova.
Eu lavei o meu carro, mas ele continua sujo.
Período é a frase constituída por uma ou mais orações. O período começa com a letra maiúscula e encerra com um destes sinais de pontuação: (! . ? ...)
Classificação dos verbos:
Para facilitar o entendimento dos verbos, convém dividi-los em categorias distintas em função do sentido que podem exprimir:
1. Relacional (ou de ligação): é o verbo que exprime noção de estado ou de mudança de estado. Vale a pena decorar uma lista de verbos relacionais.
João anda empolgado. (Verbo “andar” exprimindo o estado de João)
2. Nocional: é o verbo que exprime o sentido de ação ou de fenômeno natural. Como não há uma lista para verbos dessa natureza, o conveniente é fazer uma divisão, que deve se pautar pela necessidade ou não de haver um complemento. Vejamos.
a. Intransitivo: é o verbo que não necessita de um complemento. Seu sentido se encerra no próprio verbo. São exemplos de verbos intransitivos: viver, correr, crescer e germinar
• Aquela criança cresceu. (Verbo com o sentido encerrado em si)
• Aquela criança cresceu rapidamente. (A palavra “rapidamente” exprime circunstância de “modo” em relação ao verbo)
b. Transitivo: é o verbo que necessita de um complemento, pois “negocia” o seu sentido com o verbo em questão. A depender da relação entre verbo e complemento, podemos dividir o verbo em três tipos. Direto: verbo que necessita de um complemento, porém esse complemento não necessita de uma preposição, ou seja, possui uma relação “direta” do verbo para o complemento. São exemplos de verbos transitivos diretos os verbos: contar, ler e dizer.
Ex.: O réu disse a verdade.
Indireto: verbo que necessita de um complemento, e esse complemento deve ser introduzido por uma preposição, ou seja, possui uma relação “indireta” do verbo para com o complemento. São exemplos de verbos transitivos indiretos os verbos: gostar, visar, aludir.
Ex.: O concursando visava ao cargo mencionado.
Bitransitivo: verbo que necessita de dois tipos de complemento: um tipo deve ser direto; outro tipo deve ser indireto, por isso também pode ser chamado de verbo transitivo direto e indireto. São exemplos de verbos bitransitivos os verbos: dar, ceder, doar e pagar.
Ex.: O gerente deu explicações ao funcionário.
Regência verbal: é a relação entre o verbo e o complemento. (se o verbo for mal regido, o significado da frase pode mudar)
Agradar:
– VTD: acariciar.
• A garota agradava seu animal de estimação.
– VTI (a): contentar.
• O aluno agradou ao professor com seu desempenho.
• Assistir:
– VTD: ajudar.
• O professor assistiu seus alunos.
– VTI (a): ver.
• O ministro assistiu à apresentação do evento.
Bom dia, Pessoal
Com o final do 3º bimestre se aproximando, na semana que vem. Vocês não podem ficar sem NOTA, não é mesmo?
Portanto peço a gentileza que, para compor ou recuperar a nota de GEOGRAFIA de vocês;
À tdas e tdos do 3ºB e C, sem excessão!!!
Respondam a atividade abaixo e me entreguem até terça-feira 07/10. Sem falta!!!
Respondam como quiserem (caderno, celular) e me enviem para zarrella@prof.educacao.sp.gov.br
ATIVIDADE AVALIATIVA - Recuperação 3º BIMESTRE
Questão 1. Que climas podemos encontrar no continente africano? *