sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Prof. Sandro R. Espinoli

Matéria:  ELETIVA - OFICINA DE ESCRITA 


Alunos e alunas,

Nesta aula, o foco de aprendizado deve ser o conhecimento da importância da regência verbal na produção de textos escritos que sejam de acordo com a nomra-padrão.


Conceito da Sintaxe (Regência verbal) 

Oração é a frase ou elementos que se organizam ao redor de um verbo. (estrutura de uma oração: Sujeito + verbo + complemento)

Ex:

 Muitos alunos estudaram a matéria para prova. 

 Eu lavei o meu carro, mas ele continua sujo.

Período é a frase constituída por uma ou mais orações. O período começa com a letra maiúscula e encerra com um destes sinais de pontuação: (! . ? ...)

Classificação dos verbos: 

Para facilitar o entendimento dos verbos, convém dividi-los em categorias distintas em função do sentido que podem exprimir:

 1. Relacional (ou de ligação): é o verbo que exprime noção de estado ou de mudança de estado. Vale a pena decorar uma lista de verbos relacionais. 

João anda empolgado. (Verbo “andar” exprimindo o estado de João) 

2. Nocional: é o verbo que exprime o sentido de ação ou de fenômeno natural. Como não há uma lista para verbos dessa natureza, o conveniente é fazer uma divisão, que deve se pautar pela necessidade ou não de haver um complemento. Vejamos.

a. Intransitivo: é o verbo que não necessita de um complemento. Seu sentido se encerra no próprio verbo. São exemplos de verbos intransitivos: viver, correr, crescer e germinar 

• Aquela criança cresceu. (Verbo com o sentido encerrado em si)

 • Aquela criança cresceu rapidamente. (A palavra “rapidamente” exprime circunstância de “modo” em relação ao verbo) 

 b. Transitivo: é o verbo que necessita de um complemento, pois “negocia” o seu sentido com o verbo em questão. A depender da relação entre verbo e complemento, podemos dividir o verbo em três tipos. Direto: verbo que necessita de um complemento, porém esse complemento não necessita de uma preposição, ou seja, possui uma relação “direta” do verbo para o complemento. São exemplos de verbos transitivos diretos os verbos: contar, ler e dizer. 

Ex.: O réu disse a verdade. 

Indireto: verbo que necessita de um complemento, e esse complemento deve ser introduzido por uma preposição, ou seja, possui uma relação “indireta” do verbo para com o complemento. São exemplos de verbos transitivos indiretos os verbos: gostar, visar, aludir. 

Ex.: O concursando visava ao cargo mencionado.

Bitransitivo: verbo que necessita de dois tipos de complemento: um tipo deve ser direto; outro tipo deve ser indireto, por isso também pode ser chamado de verbo transitivo direto e indireto. São exemplos de verbos bitransitivos os verbos: dar, ceder, doar e pagar. 

Ex.: O gerente deu explicações ao funcionário.

Regência verbal: é a relação entre o verbo e o complemento. (se o verbo for mal regido, o significado da frase pode mudar)


Agradar:

– VTD: acariciar.

 • A garota agradava seu animal de estimação.

 – VTI (a): contentar. 

• O aluno agradou ao professor com seu desempenho.


Assistir

– VTD: ajudar. 

• O professor assistiu seus alunos. 

– VTI (a): ver. 

• O ministro assistiu à apresentação do evento.






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