terça-feira, 17 de novembro de 2020

SOCIOLOGIA - PROF°ADRIANO 4°BIMESTRE ATIVIDADE II - 1°ANOS A,B,C,D,E,F

 Orientações:

1-As atividades deverão ser respondidas e encaminhadas conforme orientação do professor;

2-As atividades deverão ser encaminhadas via e-mail;

3- Para quem utiliza a plataforma classroom enviar por ela;

4-As atividades postadas no blog / classrom serão sempre as mesmas;

5- Enviar a atividade **Sempre com nome, número e serie**

6- ATENÇÃO DEVIDO A PROBLEMAS JUNTO A GOOGLE MEU E-MAIL MUDOU PARA (adrlaurentino87@gmail.com), favor encaminhar para este e-mail;

7- Data de entrega: 27/11/2020

 

RAÇA E ETNIA

1.1 Introdução

conceito de raça é altamente complexo e objeto de grandes estudos sociológicos. O uso por parte do senso comum dessa forma de categorização perpetuou a ideia de que os grupos humanos são divididos de acordo com características biológicas. As teorias sobre as diferentes raças humanas surgiram inicialmente no final do século XVIII e início do século XIX, tendo como autor principal Joseph Arthur de Gobineau (1816-1882), filósofo francês e principal defensor da ideia de superioridade da raça branca. Desde então, vários trabalhos derivados da ideia de raças diferentes entre a espécie humana foram concebidos, de modo que, enquanto alguns autores distinguiram quatro ou cinco raças, outros chegaram a especificar mais de 20.

As teorias raciais surgiram como forma de tentar justificar a ordem social que surgia à medida que países europeus tornavam-se nações imperialistas, submetendo outros territórios e suas populações ao seu domínio. O conceito foi amplamente adotado em todo o mundo até o período da Segunda Guerra Mundial, quando o surgimento da ameaça nazista elevou a proporções astronômicas o preconceito e o ódio em relação a grupos humanos específicos.

Diante dos fatos, a comunidade científica praticamente abandonou o uso do termo “raça”. Da mesma maneira, muitos autores da Sociologia concordam que o conceito de raça é apenas uma noção socialmente construída e perpetuada pelo preconceito ou pelo valor conceitual que alguns teóricos acreditam existir nos trabalhos que tratam de problemas sociológicos ligados à diferença. Nesse sentido, o conceito de raça é utilizado para tratar de problemas ligados ao valor socialmente atribuído a certas características físicas, como casos de discriminação ou segregação racial que ainda hoje observamos.

1.2 Seguindo as características descritas no texto, desenvolva:

A) Uma pesquisa (via internet ou livros) que aborde as características do que é raça?

B) A diferenciação entre Raça e Etnia?

C) A contribuição ideológica do conceito de raça “superior e inferior” para propagação do racismo.

D) Todos os itens acima ou pelo menos dois deles devem estar presentes na pesquisa (trabalho).

E) Não há quantidade de páginas, basta pesquisar, ler, resumir e enviar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário