terça-feira, 8 de setembro de 2020

ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FíSICA---- PROFº LUCIANA -- TURMAS: 3º ANOS A, B, C

 

São Paulo, 08 de Setembro de 2020.

E.E Maria Montessori.

Atividade de Educação Física.

Turmas:   3ºanos.A,B,C,

 Prof. Luciana

Entregar a atividade por e-mail : prof.luedfisica@yahoo.com.br.

ATIVIDADE P / NOTA E PRESENÇA 3°BIMESTRE.

 Todas atividades ou pesquisa ser digitada pelo Word.

 Educação Física 3º Bimestre.

Queridos alunos, todos bem?

Segue a segunda atividade para nosso processo de avaliação do 3° Bimestre. Peço por gentileza encaminharem para o e-mail acima na data estipulada.

 3° BIMESTRE

Data para entrega 17/09/2020

 Tema: Atividade Rítmica – Manifestação e representação da Cultura Rítmica Nacional – SAMBA

Todas as culturas têm algum tipo de manifestação rítmica e expressiva. No Brasil, existe uma riqueza muito grande dessas manifestações: danças trazidas pelos africanos, pelos imigrantes, por povos da fronteira, etc., cada região ou cidade do Brasil têm suas festas e danças (Moçambique, maculelê, maracatu, reisado, carimbó, cacuriá, folia, bumba, forró, samba, pezinho, congada, coco, pastoril, quadrilha etc.). Cada manifestação dessas tem uma história, uma razão de ser, e revela um pedacinho da história do Brasil, contada, recontada, recortada e ampliada. Os grandes centros urbanos também têm suas tradições:bailes funk, forrós, lambadas, escolas de samba, gafieira, pagode, carnaval de rua e muito mais.

(Brasil – Parâmetros Curriculares Nacional – Educação Física 1998, p.84)

  

ATIVIDADE 1 – A dança do Jongo, isso dá samba:

ü  Identificar por meio de fontes documentais, elementos centrais do processo histórico do samba

 ATIVIDADE 2 – Compreender o Processo Histórico do Samba

O termo “samba” tem sua origem associada à expressão angolana “semba”, que designa um ritmo religioso. O primeiro samba gravado em disco, intitulado “Pelo telefone”, foi registra do pelo cantor e compositor Donga. Assim, o samba refere-se a um estilo musical e a uma forma de dança. Ao identificar seus vários subgêneros, percebe-se uma ligação direta com os instrumentos musicais utilizados. A forte influência do samba pode ser percebida, redominantemente, em alguns estados brasileiros, como na Bahia, no Rio de Janeiro e em São Paulo, locais em que a presença da mão de obra negra escravizada foi mais acentuada nos engenhos e nas fazendas. Nesse sentido, tanto o samba baiano como o carioca remetem ao samba de roda. É provável que o samba de roda seja uma ramificação original da Bahia, presente nas rodas de capoeira, em forma de dança. A cantoria acompanhada por palmas é essencial nessa manifestação.

(São Paulo, Caderno do Professor, Educação Física 2014).

 

PESQUISE: em revistas, internet, jornais, livros e até mesmo ilustrar os estilos de samba existentes, a seguir:

 ü  Samba de roda

ü  Samba-enredo

ü  Samba exaltação

ü  Samba de gafieira

ü  Pagode

ü  Samba de breque

ü  Samba de partido alto

ü  Samba rock Samba-reggae

ü  Bossa nova

ü  Samba carnavalesco

ü  Sambalanço

 

ATIVIDADE 3 – VAMOS MERGULHAR? NA RODA DE SAMBA...

No samba de roda, destacam-se os instrumentos como a viola, o pandeiro, o chocalho, o atabaque, o ganzá, o reco-reco, o agogô e o berimbau. Tocado por um grupo de músicos e acompanhado por palmas das pessoas presentes, forma-se uma roda e uma pessoa de cada vez entram nela para dançar. Normalmente, são as mulheres que entram na roda, enquanto os homens cantam, batem palma e tocam os instrumentos.

Músicas do samba de roda: O repertório do samba de roda é muito extenso. Diversos músicos brasileiros foram responsáveis por popularizar o ritmo. Para completar esse momento, pesquise vários tipos de sambas. Ouça a melodia, a batida, a evolução histórica e as mudanças, e verifique do que tratavam as letras, que histórias elas traziam.

Essa pesquisa dará suporte para próxima atividade.

Sugerimos assistir ao vídeo: Samba de Roda do Recôncavo Baiano, produzido pelo

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) - Disponível em:

<https://www.youtube.com/watch?time_continue=249&v=z42pA3xaegk>

Acesso em 27 jan. 2020.

 

NÃO DEIXE O SAMBA MORRER...

*      Agora que já “mergulhamos” nesse universo, convidamos você a criar uma música, expressando suas sensações sobre a temática trabalhada. 

 

 

Exercitar-se é preciso, mantenha o corpo em movimento.

Não esqueça a data da entrega que é de muita importância para que possamos fechar nosso bimestre.

 

Enviar por e-mail: prof.luedfisica@yahoo.com.br

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário