segunda-feira, 10 de agosto de 2020

6A, B e C História - Prof Maria José .

Caros alunos,

Para a atividade de hoje, Leiam os textos e  assistam a aula do CMSP -  Roma Antiga.

A Lenda da Origem de Roma.

       Uma lenda conta que Roma foi fundada por dois irmãos gêmeos: Rômulo e Remo. Eles seriam netos de um rei da cidade de Alba Longa chamado Numitor, que tinha sido destronado por seus inimigos.
       De acordo com a lenda, Rômulo e Remo foram colocados recém-nascidos dentro de um cesto e abandonados no Rio Tibre, até que a correnteza os deixou na margem, junto ao Monte Palatino. Lá teriam sido encontrados e amamentados por uma loba. Depois, um pastor chamado Faustolo teria cuidado das crianças.
    Quando se tornaram adultos, Rômulo e Remo reconquistaram o trono de Alba Longa para seu avô. Por isso, receberam a permissão dele para fundar uma cidade na colina ande a loba os teria encontrado. Essa cidade era Roma. Porém, uma disputa entre os dois para decidir quem seria o rei teve um final trágico: Rômulo matou Remo, tornando-se rei de Roma, que teria sido fundada em 753 a. C.

                 Saber e fazer história - Gilberto Cotrim e Jaime Rodrigues . Pag 146.

1) Faça uma tirinha de até oito quadrinhos,  contando a lenda da fundação de Roma.

                  Organização Social da Roma Antiga .

Os principais grupos sociais que viviam em Roma eram os patrícios, os plebeus e os escravos. Havia ainda os clientes, que não eram exatamente um grupo social distinto, mas representavam uma condição social.

Os patrícios- recebiam esse nome porque se consideravam descendentes dos primeiros pater famílias (chefes familiares) fundadores da cidade. Só eles podiam ser grandes proprietários de terras, rebanhos e escravos. Eram cidadãos romanos, por isso tinham direitos políticos e podiam ter cargos no exército, na justiça e na administração, além de conduzir os cultos religiosos. Apenas eles podiam exercer as funções de rei, senador ou membro da Assembleia Curial na monarquia romana.
   Os Plebeus - Os plebeus eram homens e mulheres livres que praticavam o comercio, faziam artesanato e trabalho agrícolas. Compunham a maioria da população, mas, durante a Monarquia , não eram considerados cidadãos.
       Os Clientes - Os Clientes eram pessoas livres que se assosiavam aos patrícios, prestando-lhrs serviços pessoais e apoiando-os na dominação  exercida sobre a plebe em troca de ajuda econômica e de proteção .
      Em geral, Plebeus e clientes eram descendentes de grupos que viviam perto do local onde Roma foi fundada . Esses grupos foram dominados e incorporados à sociedade romana, embora não tivessem os mesmos direitos dos patrícios.
    Na Monarquia, os escravos eram aqueles que não conseguiam pagar dívidas. Com a expansão militar durante a República e o império, esse grupo social romano passou a incluir também os prisioneiros de guerra.

                  Saber e fazer história - Gilberto Cotrim e Jaime Rodrigues . Pag 149

       
2) Rei, cidadão idoso, patrício, soldado, plebeu, cliente e escravo, todos faziam parte da organização social da Monarquia romana. Escreva um texto contando fatos do dia a dia dessa época como se fossem vividos por uma dessas pessoas .

       Pão e Circo
Controle da tensão social

       Roma foi uma das maiores cidades do mundo antigo. No século II, tinha cerca de 1200 000 habitantes. Eram gregos, egípcios, gauleses e pessoas nascidas em muitas outras regiões próximas ao Mediterrâneo, conquistadas pelos romanos.
      Para controlar essa enorme população, da qual boa parte vivia pelas ruas, sem trabalho, as autoridades distribuíam alimentos e promoviam espetáculos públicos. Essa foi a polícia adotada pelos governantes para diminuir as tensões sociais. O poeta latino Juvenal criticava o povo romano dessa época por não querer mais do que "Pão e circo" .
      Eram tantos espetáculos e festas que o calendário chegou a ter 175 feriados por ano. Mas era só quem não tinha direitos políticos que vivia assim: dos 450 mil cidadãos romanos, cerca de 320 mil sobreviviam graças à distribuição de trigo feita pelo governo.

              Gladiadores fazem o espetáculo.

           Os combates dos gladiadores - entre si ou contra animais ferozes - eram os espetáculos mais populares nós domínios romanos. Na cidade de Roma, um dos anfiteatros onde aconteciam esses espetáculos era o COLISEU, que podia acomodar quase 90 mil espectadores.
           Os cidadãos romanos apenas assistiam aos espetáculos públicos, pois, segundo os patricios, participar deles era função de prisioneiros. Os gladiadores eram prisioneiros de guerra ou escravos, treinados em escolas de luta. Conforme a região de onde vinham, eles lutavam de maneiras diferentes. Os gauleses, por exemplo, usavam uma espécie de capacete chamada de elmo, escudo e espada. Já os samnitas, um dos povos italiotas dominados pelos romanos, lutavam com armas parecidas, mas quase nus.

3) Analisando algumas formas de diversão pública da Roma Antiga, aqueles espetáculos populares parecem muito violentos. Nos dias de hoje, como recebemos as informações sobre a violência cotidiana ? Ainda sobre a violência, o que mudou e o que permaneceu desde os antigos romanos até hoje ?

4) Qual era o objetivo das autoridades ao criarem a política do "pão e circo" na Roma antiga ?

5) Leia com atenção o texto a seguir , que traz uma citação do historiador romano Tácito .

Penso realmente que ... a paixão pelos gladiadores e cavalos (é), por assim dizer, concebia no ventre materno...Na verdade, poucos são os que falam de qualquer outro assunto em suas casas, e ao entrar numa sala de aula de que mais trata a conversa dos jovens a não ser de combates e corridas ?

Moses Hadas. Roma imperial .  Rio de Janeiro : José Olympio. 1969. p. 178.

a) Identifique o autor do texto, o século em que foi escrito.

b) Que sujeitos históricos são mensionados no texto ?

C) O que o autor pretende demonstrar no texto ?

d) Pesquise quais assuntos e atividades mais atraem os jovens atualmente . Depois, compare- os com os mensionados pelo autor do texto e aponte as semelhanças e as diferenças encontradas . Em sua opinião , o que pode influenciar essas escolhas ? Ao terminar , faça um resumo de suas ideias .


Enviar para o e-mail: profmariajose9@gmail.com até 14/08

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