sexta-feira, 3 de julho de 2020

7º ABC - Geografia - Prof. João


Profº João - Geografia

7º anos A,B,C – EF

Leitura dos textos 1, 2 e 3 (pgs. 28 e 29)
Leitura dos textos 1,2,3 e 4 (pgs. 30, 31 e 32)
Assistir ao vídeo do Youtube (link na pg. 32 da apostila 2)
Obs.: As questões encontram-se nas pgs. 32 e 33 da apostila 2.

Com base no material descrito acima, responder as questões a seguir no caderno:
01) O enfraquecimento das lavouras tradicionais de cana-de-açúcar, algodão e tabaco na região Nordeste estimulou a expansão da cafeicultura na região Sudeste. Explique como se deu essa expansão e quais regiões do Estado de São Paulo participaram deste ciclo.
02) Indique quais fatores físico-naturais contribuíram para o desenvolvimento da cultura do café no Estado de São Paulo.
03) Aponte quais grupos sociais podem ser relacionados com o ciclo do café e comente os tipos de relações estabelecidas nas diferentes fases desse ciclo.
04) Com base na afirmação do Texto 2 “Toda a seiva foi bebida e, sob forma de grão, ensacada e mandada para fora”, explique como eram as relações comerciais nesse período.
05) Quais evidências apresentadas nos textos estão relacionadas com a crise do ciclo do café?
06) O texto 2 possui trechos da obra Cidades Mortas de Monteiro Lobato, publicada em 1919. O que esses trechos revelam sobre o Ciclo do Café?
07) Explique o papel da ferrovia no desenvolvimento do ciclo do café, em especial no Estado de São Paulo.
08) Relacione o tripé Café, Ferrovias e Crescimento Populacional, e elabore um breve comentário com as suas percepções.
09) Comente qual o papel do café atualmente para a economia do Estado de São Paulo.




Enviar para: joaopatrociniohenrique@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário