sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Prof. Aline Rossi/ Ciências- 6° anos A, B e C

 Atividade de Recuperação de Habilidades Essenciais




Habilidades: Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais, a partir da observação e da comparação das características e propriedades de diferentes materiais, por meio de execução de experimentos simples como a mistura de água e sal, água e areia, dentre outros;

Selecionar métodos para separação de sistemas heterogêneos;

Observar, identificar e registrar evidências de transformações químicas decorrentes da mistura de diversos materiais, ocorridos tanto na realização de experimentos quanto em situações do cotidiano, como a mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio, como também pelo conhecimento, por meio de eletrônica ou impressa, de situações relacionadas ao sistema de produção.

Conteúdos: Misturas homogêneas e heterogêneas; separação de misturas; transformações químicas e físicas.

1-      Diferencie mistura homogênea e mistura heterogênea. Cite exemplos do seu cotidiano para cada tipo de mistura.

2-      Como separar os componentes de uma mistura? Cite exemplos de separação de misturas que ocorrem no seu dia-a-dia.

3-      Cite exemplos de transformações químicas que ocorrem no seu dia-a-dia.

4-      Cite exemplos de transformações físicas que ocorrem no seu dia-a-dia.

5-      Observe as situações abaixo:

SITUAÇÃO 1- fusão do gelo;



SITUAÇÃO 2- Corrente enferrujada;



a)      Qual tipo de transformação (química ou física) está ocorrendo na situação 1? Justifique sua resposta.

b)      Qual tipo de transformação (química ou física) está ocorrendo na situação 2? Justifique sua resposta.

 

 Para realizar as atividades, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo Faz Escola-Volume 1), o livro de Ciências ou a internet.

Dúvidas e entrega: no e-mail 
alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 29/10.

Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE. Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL


Códigos das salas de Ciências no classroom:
6° ano A:dmz4eje
6° ano B:3xpfpq3
6° ano C:q7455qs





Nenhum comentário:

Postar um comentário