sexta-feira, 30 de outubro de 2020

 2E- GEOGRAFIA-4° BIMESTRE

SEGUE ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 4° BIMESTRE, ENTREGAR ATÉ 05/11
adriana.barbosa33@yahoo.com
95791-8631
 



                                         Como é feita a gestão dos recursos naturais?
A gestão de recursos naturais é um assunto cada vez mais explorado dentro da sociedade moderna que investe em sustentabilidade e preservação ambiental. O desafio está em aliar o desenvolvimento social e econômico com práticas ecologicamente corretas especialmente por meios da conscientização de pessoas, empresas e governos.
Uma das principais maneiras de estabelecer uma eficaz gestão dos recursos naturais é por meio de políticas públicas que incentivam a preservação do meio ambiente e a recuperação de áreas desmatadas ou degradadas. Também precisam ser realizadas ações de reflorestamento e medidas mais vigentes como a exploração sustentável em todos os sentidos.
- Benefícios da gestão de recursos naturais
Além da preservação direta da fauna e flora, a gestão de recursos naturais valoriza um uso consciente de recursos naturais e incentiva a melhora do comportamento das pessoas envolvidas nos processos produtivos.
No aspecto financeiro, uma boa gestão de recursos pode garantir economia para as empresas. Isso porque, ao trabalhar de maneira mais consciente e equilibrada, o gasto com matérias-primas é reduzido e a margem de lucro aumente.
- As principais leis ambientais brasileiras
A legislação ambiental no Brasil é uma das mais completas e avançadas do mundo.
Essas leis ambientais definem normas e infrações e devem ser conhecidas, entendidas e praticadas. Afinal, há um processo  de mudança de comportamento na sociedade civil e no mundo empresarial, que não está associada apenas às eventuais penalidades legais, mas `adoção de uma postura de responsabilidade compartilhada entre todos para vencer desafios ambientais que já vivenciamos.
-Lei 9605/1998- Lei dos crimes ambientais- Reordena a legislação ambiental quanto às infrações e punições. Concede a sociedade, aos órgãos ambientais e ao Ministério Público, mecanismo para punir os infratores do meio ambiente.
Lei 12.305/2010-Institui a Política Nacional de Resíduos sólidos e altera a Lei 9.605/98- Estabelece diretrizes à gestão integrada e ao gerenciamento de seus objetivos em amplitude nacional e interpreta a responsabilidade como compartilhada entre governo, empresas e sociedade.

Atividade
1) Preencha a lacuna conforme seu significado:
a) O_________________ é um dos principais problemas ambientais no Brasil que acontece desde a chegada dos portugueses em 1500.
a) assoreamento
b) efeito estufa
c) desmatamento
d) empobrecimento do solo
e) uso de agrotóxico

2) Sobre as queimadas, é INCORRETO afirmar:
a) uma das consequências das queimadas é a mudança de temperatura e umidade do solo.
b) as queimadas somente acontecem de maneira, ou seja, por pessoas que provocam os incêndios.
c) as queimadas intensificam o efeito estufa e o aquecimento global.
d) diversas práticas agrícolas estão relacionadas com as causas das queimadas.
e) as queimadas trazem alguns benefícios tais quais, a limpeza e a fertilização do solo.

3) Pelo artigo 54 da Lei n 9605/98, quem causar poluição de qualquer natureza em níveis que resultem ou possam causar danos à saúde humana, ou que provoquem a mortalidade de animais, ou a destruição da flora, caso o crime torne uma área, urbana ou rural, imprópria para a ocupação humana, cause poluição hídrica que torne necessária a interrupção do abastecimento, ou ocorra por lançamento de resíduos sólidos, líquidos ou gasosos, ou com as exigências estabelecidas em leis ou regulamentos, terá pena de:
a) Reclusão de 5 anos
b) reclusão de 1 a 4 anos e multa
reclusão de 1 a 3 anos ou multa
d) reclusão 1 ano e multa
e) multa



Nenhum comentário:

Postar um comentário