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Professor:
James Alves
Disciplina:
Educação Física
Serie:
1° anos – ENSINO MÉDIO
Questionário do 2º
bimestre
Na
modernidade, o corpo foi descoberto, despido e modelado pelos exercícios
físicos da moda. Novos espaços e práticas esportivas e de ginástica passaram a
convocar as pessoas a modelarem seus corpos. Multiplicaram-se as academias de
ginástica, as salas de musculação e o número de pessoas correndo pelas
ruas.Diante do exposto, é possível perceber que houve um aumento da procura
por:
A)
exercícios físicos aquáticos (natação/hidroginástica), que são exercícios de
baixo impacto, evitando o atrito (não prejudicando as articulações), e que
previnem o envelhecimento precoce e melhoram a qualidade de vida.
B) mecanismos que permitem combinar alimentação
e exercício físico, que permitem a aquisição e manutenção de níveis adequados
de saúde, sem a preocupação com padrões de beleza instituídos socialmente.
C)
Programas saudáveis de emagrecimentos, que evitam os prejuízos causados na
regulação metabólica, função imunológica, integridade óssea e manutenção da
capacidade funcional ao longo do envelhecimento.
D)
exercícios de relaxamento, reeducação postural e alongamentos, que permitem um
melhor funcionamento do organismo como um todo, bem como uma dieta alimentar e
hábitos saudáveis com base em produtos naturais.
E)
dietas que preconizam a ingestão excessiva ou restrita de um ou mais
macronutrientes (carboidratos, gorduras ou proteínas), bem como exercícios que
permitem um aumento de massa muscular e/ou modelar o corpo.
A
dança é um importante componente cultural da humanidade. O folclore brasileiro
é rico em danças que representam as tradições e a cultura de várias regiões do
país. Estão ligadas aos
aspectos religiosos, festas, lendas, fatos históricos, acontecimentos do
cotidiano e brincadeiras e caracterizam-se pelas músicas animadas (com letras
simples e populares), figurinos e cenários representativos. A dança, como
manifestação e representação da cultura rítmica envolve a expressão corporal
própria de um povo. Considerando-a como elemento folclórico, dança revela:
A)
Manifestações afetivas, históricas, ideológicas, intelectuais e espirituais de
um povo ,refletindo seu modo de expressar-se no mundo.
B)
Aspectos eminentemente afetivos, espirituais e de entretenimento de um povo,
desconsiderando fatos históricos.
C)
Acontecimentos do cotidiano, sob influência mitológica e religiosa de cada
região, sobrepondo aspectos políticos.
D)
Tradições culturais de cada região, cujas manifestações rítmicas são
classificadas em um ranking das mais originais.
E)
Lendas, que se sustentam em inverdades históricas, uma vez que são inventadas,
e servem apenas para vivência lúdica de um povo.
Não
é raro ouvirmos falar que o Brasil é o país das danças ou um país dançante.
Essa nossa “fama” é bem pertinente, se levarmos em consideração a diversidade
de manifestações rítmicas e expressivas existentes de Norte a Sul. Sem contar a
imensa repercussão de nível internacional de algumas delas. Danças trazidas
pelos africanos escravizados, danças relativas aos mais diversos rituais,
danças trazidas pelos imigrantes etc. Algumas preservam suas características e
pouco se transformaram com o passar do tempo, como o forró, o maxixe, o xote, o
frevo. Outras foram criadas e são recriadas a cada instante: inúmeras
influências são incorporadas, e as danças transformam-se, multiplicam-se. Nos
centros urbanos existem as danças como o funk, hip hop, as danças de rua e de
salão. É preciso deixar claro que não há jeito certo ou errado de dançar. Todos
podem dançar, independentemente de biótipo, etnia ou habilidade, respeitando-se
as diferenciações de ritmos e estilos individuais. GASPARI, T. C. Dança e
educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de
Janeiro: Guanabara Koogan, 2008 (adaptado). Com base no texto, verifica-se que
a dança, presente em todas as épocas, espaços geográficos e culturais é uma:
A-
Prática corporal que conserva inalteradas suas formas independentes das
influências culturais da sociedade.
B-
Forma de expressão corporal baseada em gestos padronizados e realizada por quem
tem habilidade para dançar.
C-
Manifestação rítmica e expressiva voltada para as apresentações artísticas, sem
que haja preocupação com a linguagem corporal.
D-
Prática que traduz os costumes de determinado povo ou região e está restrita a
este.
E-
Representação das manifestações, expressões, comunicações e características
culturais de um povo.
O
voleibol é um dos esportes mais praticados na atualidade. Está presente nas
competições esportivas, nos jogos escolas e na recreação. Nesse esporte, os
praticantes usam alguns movimentos específicos como: saque, manchete, bloqueio,
levantamento, toque, entre outros.
Na
imagem acima identificam-se os movimentos de:
A-
Sacar e colocar a bola em jogo, defender a bola e realizar uma cortada como
forma de ataque.
B-
Arremessar a bola, tocar para passar a bola para o levantador e bloquear como
forma de ataque.
C-
Tocar e colocar a bola em jogo, cortar para defender e levantar a bola para
atacar.
D-
Passar a bola e iniciar a partida, lançar a bola ao levantador e realizar a
manchete para defender.
E-
Cortar como forma de ataque, passar para defender e bloquear como forma de
ataque.
A)
se tornaram um esporte, mas eram praticadas com objetivo guerreiro a fim de
garantir a sobrevivência.
B)
apresentam a possibilidade de desenvolver o autocontrole, o respeito ao outro e
a formação do caráter.
C)
possuem como objetivo principal a ‘’defesa pessoal’’ por meio de golpes
agressivos sobre o adversário.
D)sofreram
transformações em seus princípios filosóficos em razão de sua disseminação pelo
mundo.
E)
se disseminaram pela necessidade de luta pela Sobrevivência ou filosofia de vida.
A-
a velocidade, que permite ao músculo executar uma sucessão rápida de gestos em
movimentação de intensidade máxima.
B-
a resistência, que admite a realização de movimentos durante considerável
período de tempo, sem perda da qualidade da execução.
C-
a flexibilidade que permite amplitude máxima de um movimento, em uma ou mais
articulações, sem causar lesões.
D-
a agilidade, que possibilita a execução de movimentos rápidos e ligeiros com
mudanças de direção.
E-
o equilíbrio, que permite a realização dos mais variados movimentos, com o
objetivo de sustentar o corpo sobre uma base.
Afinal,
abrindo um jornal, lendo u ma revista ou assistindo à TV, insistentes são os
apelos feitos em prol da atividade física. A mídia não descansa; quer vender
roupas esportivas, propagandas de academias, tênis, aparelhos de ginástica e
musculação, vitaminas, dietas... uma... uma relação infindável de materiais,
equipamentos e produtos alimentares que, por trás de toda essa “parafernália”,
impõe um discurso do convencimento e do desejo de um corpo belo, saudável e, em
sua grande maioria, de melhor saúde. RODRIGUES,L. H.; GALVÃO, Z. Educação Física
na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara
Koogan, 2008. ˆ Em razão da mídia no comportamento das pessoas, no que diz
respeito ao padrão de corpo exigido, podem ocorrer mudanças de hábitos
corporais. A esse respeito, infere-se do texto que é necessário:
A-
Reconhecer o que é indicado pela mídia como referência para alcançar o objetivo
de ter um corpo belo e saudável.
B-
Valorizar o discurso da mídia, entendendo-o como incentivo à prática da
atividade física, para o culto do corpo perfeito.
C-
Diferenciar as práticas corporais veiculadas pela mídia daquelas praticadas no
dia a dia, considerando a saúde e a integridade corporal.
D-
Atender aos apelos midiáticos em prol da prática exacerbada de exercícios
físicos, como garantia de beleza.
E-
Identificar os materiais, equipamentos e produtos alimentares como o caminho
para atingir o padrão de corpo idealizado pela mídia.
Saúde,
no modelo atual de qualidade de vida, é o resultado das condições de
alimentação, habitação, educação, renda, trabalho, transporte, lazer, serviços
médicos e acesso à atividade física regular. Quanto ao acesso à atividade
física, um dos elementos essenciais é a aptidão física, entendida como a
capacidade de a pessoa utilizar seu corpo — incluindo músculos, esqueleto,
coração, enfim, todas as partes —, de forma eficiente em suas atividades
cotidianas; logo, quando se avalia a saúde de uma pessoa, a aptidão física deve
ser levada em conta. A partir desse contexto, considera-se que uma pessoa tem
boa aptidão física quando
A)
apresenta uma postura regular.
B)
pode se exercitar por períodos curtos de tempo.
C)
pode desenvolver as atividades físicas do dia-a-dia, independentemente de sua
idade.
D)
pode executar suas atividades do dia a dia com vigor, atenção e uma fadiga de
moderada a intensa.
E)
pode exercer atividades físicas no final do dia, mas suas reservas de energia
são insuficientes para atividades intelectuais.
Nunca
se falou e se preocupou tanto com o corpo como nos dias atuais. É comum
ouvirmos anúncios de uma nova academia de ginástica, de uma nova forma de
dieta, de uma nova técnica de autoconhecimento e outras práticas de saúde
alternativa, em síntese, vivemos nos últimos anos a redescoberta do prazer,
voltando nossas atenções ao nosso próprio corpo. Essa valorização do prazer
individualizante se estrutura em um verdadeiro culto ao corpo, em analogia a
uma religião, assistimos hoje ao surgimento de novo universo: a corpolatria.
CODO, W.; SENNE, W. O que é corpo(latria). Coleção Primeiros Passos.
Brasiliense, 1985 (adaptado). Sobre esse fenômeno do homem contemporâneo
presente nas classes sociais brasileiras, principalmente, na classe média, a
corpolatria:
A)
é uma religião pelo avesso, por isso outra religião; inverteram-se os sinais, a
busca da felicidade eterna antes carregava em si a destruição do prazer, hoje
implica o seu culto.
B)
criou outro ópio do povo, levando as pessoas a buscarem cada vez mais grupos
igualitários de integração social.
C)
é uma tradução dos valores das sociedades subdesenvolvidas, mas em países
considerados do primeiro mundo ela não consegue se manifestar porque a
população tem melhor educação e senso crítico.
D)
tem como um de seus dogmas o narcisismo, significando o “amar o próximo como se
ama a si mesmo”. E existe desde a Idade Média, entretanto esse acontecimento se
intensificou a partir da Revolução Industrial no século XIX e se estendeu até
os nossos dias.
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