2° Bimestre
Atividade sobre a aula transmitida no dia 26/05 pelo aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP.
Acesse o link da aula: https://www.youtube.com/watch?v=hgrz5KyZY1Y
Habilidades: Diferenciar, com base na descrição de situações
concretas, fatores bióticos e abióticos de um ecossistema.
Conteúdos:
Ecossistemas, populações e comunidades; Características básicas de um
ecossistema.
Atividade
1- O que forma um ecossistema?
2- Existe um ecossistema totalmente independente da
luz? Qual a importância da luz em um ecossistema?
3- Considere a imagem e indique exemplos de fatores
bióticos e abióticos observados.
Podemos dizer que a imagem reflete um
ecossistema? Por quê?
4- Defina os termos seguintes:
A)
Habitat:
B)
Nicho ecológico:
C)
População
biológica:
D)
Comunidade Biológica:
E)
Bioma:
5- Um estudante de Biologia
pretende estudar uma espécie de planta que vive em uma região de serra de sua
cidade. Os indivíduos dessa espécie, que são encontrados apenas nessa região,
recebem a denominação de:
a)
comunidade.
b) população.
c) biosfera.
d) sociedade.
e) colônia.
Justifique sua
resposta:_________________________________
6-O golfinho-rotador é uma espécie que
habita águas oceânicas tropicais no Atlântico, Pacifico e Índico, sendo,
portanto, considerado uma espécie cosmopolita. A frase acima diz respeito:
a) ao nicho ecológico do golfinho-rotador.
b)
às relações entre o golfinho-rotador e
os seres encontrados na água oceânica.
c)
ao habitat do golfinho-rotador.
d)
às relações intraespecíficas do
golfinho-rotador.
e)
à sociedade dos golfinhos-rotadores.
Justifique
sua resposta:________________________________
7- O menor tamanduá do mundo é
solitário e tem hábitos noturnos, passa o dia repousando, geralmente em um
emaranhado de cipós, com o corpo curvado de tal maneira que forma uma bola.
Quando em atividade, se locomove vagarosamente e emite som semelhante a um assobio.
A cada gestação, gera um único filhote. A cria é deixada em uma árvore à noite
e é amamentada pela mãe até que tenha idade para procurar alimento. As fêmeas
adultas têm territórios grandes e o território de um macho inclui o de várias
fêmeas, o que significa que ele tem sempre diversas pretendentes à disposição
para namorar!
(Ciência
Hoje das Crianças, ano 19, n. 174, nov. 2006- Adaptado)
Essa descrição sobre o tamanduá diz
respeito ao seu:
a)
habitat.
b) biótipo.
c)
nível trófico.
d)
nicho ecológico.
e)
potencial biótico.
Justifique sua
resposta:_________________________________
8- Em uma região do Cerrado,
foram observados quatro grupos de indivíduos de espécies diferentes. Esses
quatro grupos constituem quantas comunidades?
a) 1.
b) 2.
c) 3.
d) 4.
e) 5.
Justifique sua
resposta:_________________________________
Entrega e dúvidas:
Enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 17/06 (próxima Quarta-feira) ou na turma do classroom.
Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE.
Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA e verifique se a foto está LEGÍVEL
Nenhum comentário:
Postar um comentário