- 1
- 1°F
- 1°F PORT
- 1ª série A
- 1ª série B
- 1ª série C
- 1ª série D
- 1ª série E
- 1ª série F
- 1F
- 2 série A
- 2° Série E
- 2°A tecnologia
- 2°B
- 2°B TECNOLOGIA
- 2°C
- 2°D
- 2°D TECNOLOGIA
- 2ª série B
- 2ª Série C
- 2ª série D
- 2ª série E
- 2C
- 3ª série A
- 3ª série B
- 3ª série C
- 3ª série D
- 6° E 7° ANOS ELETIVAS CULTURA REGIONAL. PROFESSORA ANA PAULA
- 6º ano A
- 6º ano B
- 6º ano C
- 7 A
- 7A
- 7c
- 7º ano A
- 7º ano B
- 7º ano C
- 7ºB
- 7ºC
- 8 B
- 8° e 9° anos eletivas oficina ortográfia
- 8º
- 8º A
- 8º ano A
- 8º ano A 8º ano B
- 8º ano B
- 8º ano C
- 8º B
- 8º B C
- 8º C
- 8º e 9º Ano.
- 9º ano A
- 9º ano B
- AAPs - EF - 6º 7º 8º e 9º Anos EM - 1º 2º e 3º
- Avisos Coordenação
- B
- C
- D
- Direção
- Eletiva Áudio Visual
- ELETIVA BIBLIOTECA
- Eletiva Cultura Regional 6º e 7º anos
- Eletiva de Biblioteconomia - Ensino Médio
- Eletiva de Cinema - Ensino Médio
- Eletiva de Eventos - Ensino Médio
- Eletiva de Fotografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Ortografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Reciclagem/Revitalização - 6º e 7º anos
- Eletiva de Teatro - Ensino Médio
- Eletiva de Técnicas de Redação para o Enem - Ensino Médio
- Eletiva Empreendedorismo - 8º e 9º anos
- Eletiva Feminícidio - Ensino Médio
- Eletiva Laboratório de Matemática - 8º e 9º anos
- Eletiva Laboratório de Matemática - Ensino Médio
- Eletiva Quadrinho - HQ - Ensino Médio
- Eletiva turismo
- Grêmio Estudantil
- PROFESSORA: DEBORAH
- PROFESSORA: MARIA MARLI
- PROFESSORA: MARIA MARLI 3º
- PROFESSORA: MARIA MARLI DE HISTÓRIA 7ºB
- PROFESSORA: MARIA MARLI- 1º
- PROFESSORA:DEBORAH
- PROFESSORA:MARIA MARLI
- Projeto de Vida Protagonismo Juvenil
quarta-feira, 10 de junho de 2020
Prof: Sandro R. Espinoli Série: 8° ano B e 8° ano C
Matéria: Língua Portuguesa
Notícia:
O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu, por unanimidade, nesta quinta-feira (5) a união estável entre casais do mesmo sexo como entidade familiar. Na prática, as regras que valem para relações estáveis entre homens e mulheres serão aplicadas aos casais gays. Com a mudança, o Supremo cria um precedente que pode ser seguido pelas outras instâncias da Justiça e pela administração pública. O presidente do Supremo, ministro Cezar Peluso, concluiu a votação pedindo ao Congresso Nacional que regulamente as consequência da decisão do STF por meio de uma lei. “O Poder Legislativo, a partir de hoje, tem que se expor e regulamentar as situações em que a aplicação da decisão da Corte seja justificada. Há, portanto, uma convocação que a decisão da Corte implica em relação ao Poder Legislativo para que assuma essa tarefa para a qual parece que até agora não se sentiu muito propensa a exercer”, afirmou Peluso. (...)
G1 05/05/2011
Tipologia dissertativa-argumentativa:
É aquela usada para expor ideias e, ao mesmo tempo, tentar convencer o leitor da validade dela. Argumentar é posicionar-se criticamente diante de um tema. Quem argumenta não apenas explica as diferentes correntes de opinião sobre o assunto em tela, como manifesta clara preferência por uma delas e tenta convencer o leitor por meio de argumentos.
Estrutural do texto argumentativo:
Introdução: contextualiza a informação e traz a tese (opinião), que será defendida nos parágrafos seguintes.
Desenvolvimento: justifica a tese por meio de argumentos.
Conclusão: retoma a ideia ou apresenta uma solução.
Editorial: . Expressão do posicionamento de determinado grupo midiático. Pessoalidade, subjetividade, parcialidade. .
Estrutura: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Artigo de opinião: . o autor se posiciona acerca de uma questão polêmica de interesse do público. Tem como função: informar os leitores, analisar e discutir a realidade.
Quanto ao conteúdo:
Posicionar-se explicitamente em relação a uma questão polêmica.
Os editoriais e os artigos de opinião giram em torno de questões polêmicas: assunto cujas soluções apresentadas não são consensuais. O autor deve localizar o leitor, inserindo-o no contexto da discussão. Além disso, é interessante fornecer dados que façam a diferença para se entender a questão.
Texto dissertativo-expositivo:
Tem como principal objetivo informar, transmitir conhecimentos, dados, conceitos a respeito de algum tema ou assunto. É objetivo e, geralmente, em prosa. Podem ser considerados textos dissertativos-expositivo: notícias, reportagens, livros didáticos, anúncios etc.
Principais características do texto expositivo .
.Utiliza a 3° pessoa do discurso.
. Verbo no modo indicativo.
. Norma Padrão – formal.
. É objetivo, não aceita termos subjetivos, que reflitam opinião.
A notícia no início da postagem é um exemplo de texto expositivo. (gênero - Notícia)
Leia o editorial a seguir para responder às próximas questões.
Comer, cuidar, educar
Um paradoxo saliente da vida contemporânea opõe um cuidado crescente com a alimentação saudável à progressiva do sobrepeso e da obesidade entre nós. A obsessão com as dietas tem mais a ver com os sintomas do que com o enfrentamento da moléstia do século 21.
(...)
Aqui no Brasil, mais da metade (53,9%) da população ultrapassa o peso ideal. Essa condição a predispõe a disfunções crônicas como hipertensão e diabetes e, em consequência, à morte prematura por doenças cardiovasculares.
Proporção similar afeta os clientes de planos de saúde, entre os quais 35,3% têm sobrepeso e 17% são obesos - vale dizer, apresentam índices de massa corporal (IMC, peso dividido pelo quadrado da altura) entre 25 e 30, respectivamente, igual ou superior a 30.
Pior: nos dois casos crescem os contingentes dos que acumulam mais massa do que o desejável.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que 39% da população adulta do mundo está acima do peso, e 13%, obesa. Em certo sentido, pode-se dizer que estamos diante de uma pandemia.
As razoes são comuns e conhecidas: sedentarismo e alimentação inadequada, decorrente do acesso ampliado a alimentos industrializados, que levam mais açúcar e gordura em seu processamento do que refeições preparadas com ingredientes in natura.
A essa tendência se contrapõe uma preocupação indiscriminada, e um tanto inócua, com as virtudes sanitárias dos alimentos. Proliferam as modas orgânicas e naturais, assim como as interdições - que vitimaram, em sucessão, a manteiga, o açúcar refinado, os ovos, o glúten, a lactose.
A devoção à dieta, no entanto, não se confunde com boa educação alimentar. Esta começa em casa e deve continuar na escola; ao sistema público e os planos de saúde cabe elevar a oferta de programas de prevenção das doenças crônicas associadas ao sobrepeso e â obesidade.
No cotidiano, pode-se recordar a tríade minimalista de conselhos do norte-americano Michael Pollan, autor de O dilema do onívoro: coma comida, não muita, de preferência vegetais. Em outras palavras, usar o bom senso e buscar uma alimentação nutritiva, simples e variada.
(Folha de S. Paulo, 221 de fev. 2017)
Exercícios
1) O primeiro parágrafo aborda o conflito entre duas situações típicas da contemporaneidade em relação à prática alimentar. Identifique-as:,
2) Ainda no primeiro parágrafo, há uma expressão que consegue traduzir, de forma eficiente, a contradição entre as situações identificadas na questão anterior. Transcreva do texto essa expressão.
3) No quinto parágrafo, o autor do editorial, ao analisar a questão da obesidade, afirma que, de certo modo, "estamos diante de uma pandemia." Explicite o que ele quis dizer com essa declaração:
4) O texto revela uma contradição peculiar em relação aos hábitos alimentares da sociedade do século XXI. Identifique-a.
Data da próxima postagem dia 11 de junho de 2020.
Nessa próxima postagem, eu vou colocar mais 4 questões do texto e as respostas. (total de 8 questões)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
2° Ano E Biologia Profa Solange Período para entrega: Até 28/10/2020 4° Bimestre: Unidade Temática: DNA- Tecnologias de Manipulação do DN...
-
Exercícios de fixação 1) Use MAL ou MAU: a) Antônio sempre foi um mau elemento. b) Na luta contra o mal , devemos nos lemb...
-
Atividades - Correção 1.Pesquise: 2 poemas ou 2 músicas, em seguida, identifique o esquema de rimas utilizado pelo autor/compositor. ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário