quarta-feira, 10 de junho de 2020


Prof: Sandro R. Espinoli                     Série: 8° ano B e 8° ano C
Matéria: Língua Portuguesa


Notícia:

      O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu, por unanimidade, nesta quinta-feira (5) a união estável entre casais do mesmo sexo como entidade familiar. Na prática, as regras que valem para relações estáveis entre homens e mulheres serão aplicadas aos casais gays. Com a mudança, o Supremo cria um precedente que pode ser seguido pelas outras instâncias da Justiça e pela administração pública. O presidente do Supremo, ministro Cezar Peluso, concluiu a votação pedindo ao Congresso Nacional que regulamente as consequência da decisão do STF por meio de uma lei. “O Poder Legislativo, a partir de hoje, tem que se expor e regulamentar as situações em que a aplicação da decisão da Corte seja justificada. Há, portanto, uma convocação que a decisão da Corte implica em relação ao Poder Legislativo para que assuma essa tarefa para a qual parece que até agora não se sentiu muito propensa a exercer”, afirmou Peluso. (...)                                          
G1 05/05/2011


Tipologia dissertativa-argumentativa:

    É aquela usada para expor ideias e, ao mesmo tempo, tentar convencer o leitor da validade dela. Argumentar é posicionar-se criticamente diante de um tema.      Quem argumenta não apenas explica as diferentes correntes de opinião sobre o assunto em tela, como manifesta clara preferência por uma delas e tenta convencer o leitor por meio de argumentos.

Estrutural do texto argumentativo:
 Introdução: contextualiza a informação e traz a tese (opinião), que será defendida nos parágrafos seguintes.

Desenvolvimento: justifica a tese por meio de argumentos.

Conclusão: retoma a ideia ou apresenta uma solução.

Editorial: . Expressão do posicionamento de determinado grupo midiático. Pessoalidade, subjetividade, parcialidade. .

Estrutura: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Artigo de opinião: . o autor se posiciona acerca de uma questão polêmica de interesse do público. Tem como função: informar os leitores, analisar e discutir a realidade.

Quanto ao conteúdo:
 Posicionar-se explicitamente em relação a uma questão polêmica.
Os editoriais e os artigos de opinião giram em torno de questões polêmicas: assunto cujas soluções apresentadas não são consensuais.  O autor deve localizar o leitor, inserindo-o no contexto da discussão. Além disso, é interessante fornecer dados que façam a diferença para se entender a questão.


 Texto dissertativo-expositivo:

 Tem como principal objetivo informar, transmitir conhecimentos, dados, conceitos a respeito de algum tema ou assunto. É objetivo e, geralmente, em prosa. Podem ser considerados textos dissertativos-expositivo: notícias, reportagens, livros didáticos, anúncios etc.

Principais características do texto expositivo .
   .Utiliza a 3° pessoa do discurso.
  . Verbo no modo indicativo.
  . Norma Padrão – formal.
 . É objetivo, não aceita termos subjetivos, que reflitam opinião.

A notícia no início da postagem é um exemplo de texto expositivo. (gênero - Notícia)


Leia o editorial a seguir para responder às próximas questões.

  Comer, cuidar, educar

   Um paradoxo saliente da vida contemporânea opõe um cuidado crescente com a alimentação saudável à progressiva do sobrepeso e da obesidade entre nós. A obsessão com as dietas tem mais a ver com os sintomas do que com o enfrentamento da moléstia do século 21.
   (...)
   Aqui no Brasil, mais da metade (53,9%) da população ultrapassa o peso ideal. Essa condição a predispõe a disfunções crônicas como hipertensão e diabetes e, em consequência, à morte prematura por doenças cardiovasculares.
   Proporção similar afeta os clientes de planos de saúde, entre os quais 35,3% têm sobrepeso e 17% são obesos - vale dizer, apresentam índices de massa corporal (IMC, peso dividido pelo quadrado da altura) entre 25 e 30, respectivamente, igual ou superior a 30.
   Pior: nos dois casos crescem os contingentes dos que acumulam mais massa do que o desejável.
   Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que 39% da população adulta do mundo está acima do peso, e 13%, obesa. Em certo sentido, pode-se dizer que estamos diante de uma pandemia.
   As razoes são comuns e conhecidas: sedentarismo e alimentação inadequada, decorrente do acesso ampliado a alimentos  industrializados, que levam mais açúcar e gordura em seu processamento do que refeições preparadas com ingredientes in natura.
    A essa tendência se contrapõe uma preocupação indiscriminada, e um tanto inócua, com as virtudes sanitárias dos alimentos. Proliferam as modas orgânicas e naturais, assim como as interdições - que vitimaram, em sucessão, a manteiga, o açúcar refinado, os ovos, o glúten, a lactose.
   A devoção à dieta, no entanto, não se confunde com boa educação alimentar. Esta começa em casa e deve continuar na escola; ao sistema público e os planos de saúde  cabe elevar a oferta de programas de prevenção das doenças crônicas associadas ao sobrepeso e â obesidade.
   No cotidiano, pode-se recordar a tríade minimalista de conselhos do norte-americano Michael Pollan, autor de O dilema do onívoro: coma comida, não muita, de preferência vegetais. Em outras palavras, usar o bom senso e buscar uma alimentação nutritiva, simples e variada.
(Folha de S. Paulo, 221 de fev. 2017)

                                                            Exercícios

1) O primeiro parágrafo aborda o conflito entre duas situações típicas da contemporaneidade em relação à prática alimentar. Identifique-as:,

2) Ainda no primeiro parágrafo, há uma expressão que consegue traduzir, de forma eficiente, a contradição entre as situações identificadas na questão anterior. Transcreva do texto essa expressão.

3) No quinto parágrafo, o autor do editorial, ao analisar a questão da obesidade, afirma que, de certo modo, "estamos diante de uma pandemia." Explicite o que ele quis dizer com essa declaração:

4) O texto revela uma contradição peculiar em relação aos hábitos alimentares da sociedade do século XXI. Identifique-a.


Data da próxima postagem dia 11 de junho de 2020.

Nessa próxima postagem, eu vou colocar mais 4 questões do texto e as respostas. (total de 8 questões) 




Nenhum comentário:

Postar um comentário