Atividade- O que eu aprendi no 1° bimestre?
Habilidades:
- Discutir a aplicação das máquinas simples (martelo,
tesoura, uma alavanca, roldana, plano inclina - do entre outras) e propor
soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas;
-
Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica em diferentes situações
cotidianas de equilíbrio termodinâmico e identificar materiais de acordo com o
processo de propagação térmica;
Utilizar
o conhecimento das formas de propagação de calor para justificar a utilização
dos materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana;
-Explicar
o princípio do funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor
solar entre outros) e/ou construir soluções tecnológicas a partir desse
conhecimento.
Conteúdos:
-Máquinas simples;
-Propagação de calor;
Responda:
1- Quais são as utilidades das máquinas simples no nosso
cotidiano? Cite exemplos de máquinas simples que você utiliza em casa.
2- Como um abrigo feito de gelo (Iglu) pode proteger
uma pessoa em um ambiente de frio intenso?
3- Imagine duas panelas, uma com um longo cabo de
metal e outra com um longo cabo de madeira. Em seguida, responda às questões:
a)
Qual das panelas oferece maior
segurança ao usuário? Por quê?
b)
Que tipo de propagação de calor
ocorre na panela? Por quê?
4-Observe as imagens e responda às questões.
a)
Pessoas se aquecendo próximas a uma
fogueira.
b) Colher
dentro de uma panela na qual um alimento está sendo preparado.
c) Aparelho
de ar-condicionado instalado no alto de um ambiente.
Identifique qual
forma de propagação de calor está ocorrendo predominantemente em cada situação
mostrada.
Para realizar a atividade
proposta acima, vocês poderão utilizar o caderno do aluno (São Paulo faz
Escola-Volume 1), pesquisar no livro de Ciências ou na internet.
Enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 17/06 (próxima Quarta-feira) ou na turma do classroom.
Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE.
Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA e verifique se a foto está LEGÍVEL
Nenhum comentário:
Postar um comentário