Habilidades: Caracterizar
os principais Ecossistemas Brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água,
ao tipo de solo, à disponibilidade de Luz solar, à temperatura, entre outros,
correlacionando essas características à flora e a fauna específicas.
Conteúdos: Ecossistemas
brasileiros
Objetivos: Entender
a importância, em relação à biodiversidade, ao clima e ao potencial econômico,
de cada ecossistema brasileiro.
Atividade
1-
Observe o
mapa e identifique os ecossistemas brasileiros correspondentes as cores.
2-
Segundo o gráfico, em quais meses do ano mais chove no
bioma Amazônia?
3- Qual
bioma que ocupa a faixa litorânea do território brasileiro?
a) Caatinga
b) Cerrado
c) Amazônia
d) Mata Atlântica
e) Pantanal
4-Na
flora predominam os cactos, árvores baixas e arbustos que em geral perdem as
folhas na estação das secas. O clima é quente, com ventos fortes e secos. Na
fauna, destacam-se os predadores como o gavião, pequenos herbívoros roedores
como preás etc. O texto refere-se:
a) Caatinga
b)
Amazônia
c)
Pantanal
d)
Pampas
e) Mata
Atlântica
5-
O Pantanal é um tipo de bioma que se caracteriza por ser uma das maiores
planícies inundáveis do planeta. Marque a alternativa que corresponde aos
estados brasileiros que possuem esse bioma.
a)
Goiás e Mato Grosso
b)
Bahia e Minas Gerais
c) Pará
e Amazonas
d) Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
e) Rio
Grande do Sul e Santa Catarina
6- É um
tipo de ecossistema que se caracteriza por árvores
marcadas por troncos retorcidos e gramíneas e arbustos de pequeno porte
e esparsas. As suas raízes são profundas e conseguem absorver a água dos
lençóis subterrâneos.
a)
Caatinga
b)
Amazônia
c)
Cerrado
d)
Pampas
e) Mata
Atlântica
7- Conhecido pela vegetação herbácea,
com árvores de pequeno porte, campos limpos e favoráveis para a criação de gado.
O texto refere-se ao ecossistema brasileiro:
a)
Caatinga
b)
Amazônia
c)
Cerrado
d)
Pampas
e) Mata
Atlântica
8- É
considerada o maior bioma brasileiro:
a)
Caatinga
b)
Amazônia
c)
Cerrado
d)
Pampas
e) Mata
Atlântica
Para realizar a atividade proposta acima, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo Faz Escola-Volume 2), o livro de Ciências ou a internet.
Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE. Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA e verifique se a foto está LEGÍVEL
Recados:
Eu já enviei o convite da minha sala no classroom institucional para todos os alunos, então vocês precisarão acessar o e-mail institucional que foi disponibilizado pela escola e aceitar o convite para participar. Espero vocês o mais rápido possível, pois em breve as atividades serão postadas somente lá!
Em caso de dúvidas, vocês podem enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br, chat da sala no aplicativo do Centro de Mídias SP ou classroom institucional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário