8A, 8B e 8C. História - Prof Maria José
Caros alunos,
Para a atividade de hoje, leiam os textos e assistam a aula do CMSP 05/08 - Primeiro Reinado no Brasil.
(O Primeiro Reinado (1822-1831)
Conquista a independência, era preciso organizar o novo país, estabelecer leis, criar instituições, regulamentações, sistema se ensino, símbolos e órgãos administrativos.
Era preciso também conciliar interesses diversos. Mais de um quinto da população era formada por escravizados. Havia ainda muitas diferenças entre o modo de vida na zona rural ( onde residia a grande maioria da população) e nas áreas urbanas. As desigualdades sociais também eram enormes. Uma maioria de grandes proprietários rurais e comerciantes vivia com luxo e ostentação, enquanto a maior parte da população permanecia na pobreza.
O analfabetismo atingia cerca de 85% da população brasileira. Praticamente não havia escolas regulares. A educação das crianças ricas ficava a cargo de preceptores, ou seja, homens e mulheres que transmitiam a elas os primeiros ensinamentos.
A constituição de 1823
Em maio de 1823, reuniram-se no Rio de Janeiro os representantes eleitos da Assembleia Constituinte. Cabia a eles elaborar uma constituição para o Brasil.
Esses homens ( pois não era permitido às mulheres participar das eleições ) representavam grupos sociais pertencentes à elite do império: eram proprietários rurais, advogados, religiosos, militares, etc . Assim como não havia mulheres, não havia entre eles representantes das camadas mais pobres da população.
Escrito no decorrer de alguns meses, o projeto de Constituição não agradou ao imperador, pois diminuía seus poderes. Habituado a impor suas opiniões, educado na concepção absolutista de governo, dom Pedro I dissolveu a Assembleia Constituinte em novembro de 1823.
Alguns deputados foram presos e outros, enviados ao exilio. O clima de festa e otimismo dos primeiros momentos da independência começava a se modificar .
A constituição de 1824
O imperador encarregou então o conselho de Estado, órgão controlado por ele, de elaborar um novo projeto de Constituição. Feito isso, em março de 1824, dom Pedro I finalmente jurou a Constituição feita para atender às suas exigências.
De fato, a Carta Constitucional estabelecia um Executivo forte e criava um novo poder: o Moderador , que deveria ser exercido pelo imperador e tinha como objetivo garantir a harmonia entre os outros três poderes ( Executivo, Legislativo e Judiciário) . Por meio do Poder Moderador , dom Pedro I poderia dissolver a Câmara dos Deputados, convocar eleições e aprovar ou vetar decisões adotadas pela Assembleia Geral. Cabia ainda ao imperador a indicação dos presidentes que governaram as províncias .
1) Em março de 1824 , dom Pedro I jurou a Constituição. Nela se refletia o desejo do imperador de garantir para si mesmo poderes especiais . Que aspectos da Constituição de 1824 asseguravam esses poderes ao imperador ?
2) Leia os textos e responda às questões propostas.
A Constituição é a principal lei de um país. Acima dela não há nenhuma outra lei. No Brasil, a primeira Constituição entrou em vigor em 1824 . E, como vimos, ela foi imposta ao povo pelo imperador , sem uma ampla discussão entre os parlamentares que deveriam elaborá-la, caso a Assembleia Constituinte não tivesse sido dissolvida.
Hoje, antes de entrarem em vigor, as leis passam por intensas discussões entre ops integrantes do Poder Legislativo. O artigo a seguir o ajudará a compreender como nasce uma lei federal . Leia-o e responda às questões propostas.
Os deputados federais, os senadores, os tribunais superiores, a comissão da Câmara dos Deputados ( por exemplo, a Camissão de Legislação Participativo), o Supremo Tribunal Federal, o procurador - geral da República, o presidente da República ou a iniciativa popular ( o povo). Todos eles podem apresentar um projeto de lei.
O que é projeto de lei?
Antes de ser aprovada pelo Congresso Nacional, a lei leva outro nome: é um projeto- ou seja, apenas uma sugestão colocada no papel, uma ideia projetada que pode, ou não, dependendo de sua aceitação pelos representantes do povo, ser transformada em lei no futuro. Para poder tramitar e ser aprovada pela Câmara, essa ideia precisa preencher algumas condições. As principais são:
- atender ao interesse coletivo ou de classe e grupos sociais que tinham importância na organização social do país .
- obedecer aos princípios da moralidade e da legalidade - vale dizer, estar de acordo com a Constituição Federal e com a estrutura legal vigente no Brasil ( o conjunto das leis que regulam a vida em sociedade);
- Ser compatível com os recursos orçamentários disponíveis - de nada adianta prever a criação de benefícios que o conjunto da sociedade não e capaz de financiar .
Todo projeto de lei vira lei de verdade ?
Para ser transformado em lei, qualquer projeto deve ser aprovado pelas duas Casas do Congresso - a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. Depois de aprovada pela Câmara, a proposta legislativa segue para o Senado, onde terá transmutação (caminho) semelhante. Se aprovada também naquela Casa, ela segue para segue para Sansão presidencial , que poderá aceitá- la em sua totalidade (e então ela é publicada pelo Diário Oficial e se transforma em lei), apenas em parte ou vetá-la (recusá-la) integralmente.
COMO, nasce uma lei. Disponível em: www.plenarinhocom.org.br
a ) De acordo com o texto, a elaboração de uma lei é privilégio de uma só pessoa ou grupo? Justifique sua resposta .
b) Pesquise quais são os cargos e funções dos poderes : Legislativo, Executivo e Judiciário.
3) Após a independência do Brasil, as estruturas internas referentes à política, à economia e a vida social alteraram aspectos de todas as pessoas que viveram nesse período ?
4) Explique com suas palavras, o que é uma Constituição.
5) Explique com suas palavras, o que é um projeto de lei.
Enviar para o email: profmariajose9@gmail.com
- 1
- 1°F
- 1°F PORT
- 1ª série A
- 1ª série B
- 1ª série C
- 1ª série D
- 1ª série E
- 1ª série F
- 1F
- 2 série A
- 2° Série E
- 2°A tecnologia
- 2°B
- 2°B TECNOLOGIA
- 2°C
- 2°D
- 2°D TECNOLOGIA
- 2ª série B
- 2ª Série C
- 2ª série D
- 2ª série E
- 2C
- 3ª série A
- 3ª série B
- 3ª série C
- 3ª série D
- 6° E 7° ANOS ELETIVAS CULTURA REGIONAL. PROFESSORA ANA PAULA
- 6º ano A
- 6º ano B
- 6º ano C
- 7 A
- 7A
- 7c
- 7º ano A
- 7º ano B
- 7º ano C
- 7ºB
- 7ºC
- 8 B
- 8° e 9° anos eletivas oficina ortográfia
- 8º
- 8º A
- 8º ano A
- 8º ano A 8º ano B
- 8º ano B
- 8º ano C
- 8º B
- 8º B C
- 8º C
- 8º e 9º Ano.
- 9º ano A
- 9º ano B
- AAPs - EF - 6º 7º 8º e 9º Anos EM - 1º 2º e 3º
- Avisos Coordenação
- B
- C
- D
- Direção
- Eletiva Áudio Visual
- ELETIVA BIBLIOTECA
- Eletiva Cultura Regional 6º e 7º anos
- Eletiva de Biblioteconomia - Ensino Médio
- Eletiva de Cinema - Ensino Médio
- Eletiva de Eventos - Ensino Médio
- Eletiva de Fotografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Ortografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Reciclagem/Revitalização - 6º e 7º anos
- Eletiva de Teatro - Ensino Médio
- Eletiva de Técnicas de Redação para o Enem - Ensino Médio
- Eletiva Empreendedorismo - 8º e 9º anos
- Eletiva Feminícidio - Ensino Médio
- Eletiva Laboratório de Matemática - 8º e 9º anos
- Eletiva Laboratório de Matemática - Ensino Médio
- Eletiva Quadrinho - HQ - Ensino Médio
- Eletiva turismo
- Grêmio Estudantil
- PROFESSORA: DEBORAH
- PROFESSORA: MARIA MARLI
- PROFESSORA: MARIA MARLI 3º
- PROFESSORA: MARIA MARLI DE HISTÓRIA 7ºB
- PROFESSORA: MARIA MARLI- 1º
- PROFESSORA:DEBORAH
- PROFESSORA:MARIA MARLI
- Projeto de Vida Protagonismo Juvenil
terça-feira, 11 de agosto de 2020
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
2° Ano E Biologia Profa Solange Período para entrega: Até 28/10/2020 4° Bimestre: Unidade Temática: DNA- Tecnologias de Manipulação do DN...
-
Exercícios de fixação 1) Use MAL ou MAU: a) Antônio sempre foi um mau elemento. b) Na luta contra o mal , devemos nos lemb...
-
Atividades - Correção 1.Pesquise: 2 poemas ou 2 músicas, em seguida, identifique o esquema de rimas utilizado pelo autor/compositor. ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário