segunda-feira, 29 de junho de 2020

Professor Alex educação física 6ºs A, B e C Danças Urbanas

Olá galera, segue informações da aula do CMSP de 25/06 - Danças Urbanas e no final a atividade a ser realizada.

6º ano aula CMSP 25jun danças urbanas elementos constitutivos
Professoras Mara e Juliana
Habilidades
·         Experimentar, fruir e recriar danças urbanas, identificando seus elementos constitutivos (ritmo, espaço e gestos)
Objetivos
·         Identificar os elementos constitutivos da dança
·         Conhecer o breakdance (estio de dança urbana)
·         Conhecer o mundo do rap
·         Vivenciar movimentos da dança urbana
Problematização
·         Conhecer o mundo do hip hop é entender a história dessa dança urbana e tudo que a envolve. Você consegue diferenciar esse movimento dos demais estilos existentes?
Hora da conversa sobre o conhecimento prévio do rap

Conceito – A palavra rap tem como significados ritmo e poesia. É uma mistura de ritmos intensos com rimas poéticas e letras que integram os contextos social, cultural e político em que o artista está inserido. Esse movimento também é composto por danças caracterizadas por movimentos rápidos e malabarismos corporais.
·         No Brasil, o rap surgiu por volta de 1986, na cidade de São Paulo
·         Na década de 80, no século 20, não era bem aceito pela maioria das pessoas
·         Era considerado um estilo de música muito violente e típico da periferia
·         Na década de 90, também no século 20, ganhou força com as rádios e a indústria fonográfica
Estilo musical – rap
É aquele que envolve o movimento hip hop
Nesse estilo de música, podemos encontrar dois elementos:
·         O DJ
·         O MC
O Break – relembrando o conteúdo da semana passada
É caracterizado por uma dança oriunda dos EUA, no período da guerra do Vietnã com movimentos e coreografias que expressavam situações da guerra como forma de protesto.
Após a guerra do Vietnã, esse estilo de dança continuou a existir como um movimento de protesto e resistência às situações de opressão ocorridas na sociedade, sendo utilizado também como estratégia para diminuir as brigas que ocorriam entre gangues de rua.
Por meio de competições denominadas “batalhas”, alguns grupos organizaram-se com o intuito de criar movimentos e coreografias para concorrer com outros ou gangues.
O break – vídeo1 da professora Michele: comentários/interação
Elementos constitutivos
·         Ritmo – aquilo que flui, que se move. Combinação de sons e movimentos repetitivos, sequência de passos, intensidade do movimento e concentração.
·         Espaço – a dança acontece em diferentes:
o   Direções: para o lado, para a frente, para trás, nas diagonais, em cima e em baixo
o   Extensões: perto, médio e longe
o   Níveis (relacionado com à altura): alto, médio e baixo
o   Dimensões: pequeno, médio e grande
·         Tempo e Gestos
o   Tempo: representa uma mudança na velocidade do movimento (rápido, moderado e lento)
o   Gestos: expressa os movimentos realizados através do corpo (sentimento e forma)
2 vídeos com retomadas dos movimentos/passos (footwork) da aula passada professora Michele
Retomada da aula
·         Os elementos constitutivos da dança
·         O break (estilo de dança urbana)
·         A música no hip hop e no rap
·         Movimentos da dança urbana
Fim


Vocês podem fazer a Atividade 1 – Mas, o que é dança? Questões de 1 à 6, da página 47/48 Caderno do Aluno vol. 2, componente curricular Educação Física.

Bora trabalhar pessoal!!

Professor Alex

Nenhum comentário:

Postar um comentário