Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Portuguesa Série: 8°B - 8°C
Esta aula propõe o estudo dos contos policiais como forma de aprofundar as noções da tipologia textual narrativa. O objetivo não é só fornecer nomenclaturas e conceitos literários, mas fazer os alunos e alunas refletirem acerca de conhecimentos para ter uma leitura aprimorada sobre textos narrativos. Por essa razão, estou abordando nessa postagem as características dos gêneros textuais romance e conto.
Só lembrando: vamos nos aprofundar sobre o gênero conto. Na próxima postagem, vou dar continuidade sobre o mesmo assunto.
Alunos e alunas do 8°B e 8°C;
Copie no caderno o conteúdo abaixo.
Foco narrativo: é a forma que a história vai ser narrada.
Foco narrativo em 1° pessoa: o narrador é um dos personagens da história. Foco narrativo em 3° pessoa: o narrador não participa diretamente dos acontecimentos narrados.
Quando decidimos que o narrador participará da história, temos um foco narrativo em 1° pessoa. Nesse tipo de texto, o narrador será também um personagem, que pode ser protagonista (personagem principal) ou coadjuvante (personagem secundário) Entretanto, quando queremos que o nosso narrador não participe da história, adotamos o foco narrativo em terceira pessoa. Dessa forma, o narrador não está presente nos acontecimentos narrados e, por isso, assume uma postura objetiva diante dos eventos ocorridos. No foco narrativo em 3° pessoa, o narrador pode ser um mero espectador da história e apresentar os acontecimentos como se fosse uma câmera “filmando” os fatos conforme eles vão ocorrendo. Por isso, ele é chamado de narrador observador. Porém, há um tipo de narrador que conhece toda a história. Seu conhecimento vai além daquilo que se observa nas cenas da narrativa. Ele sabe tudo sobre o cenário, os fatos e os personagens, incluindo os pensamentos destes. Esse é o narrador onisciente.
Texto 1
Continho Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho, do sertão de Pernambuco. Na soalheira danada do meio-dia, ele estava sentado na poeira do caminho, imaginando bobagem, quando passou um gordo vigário a cavalo. - Você aí, menino, para onde vai está estrada? - Ela não vai não: nós é que vamos nela. - Engraçadinho duma figa! Como se chama? - Eu não me chamo não, os outros que me chama. (Campos, Paulo Mendes)
Texto 2 (...)
E eu? Eu fiquei, imóvel no meu lugar de uma fila que não mais existia. A final, eu tinha conseguido o segundo lugar, não tinha? Pois aquilo tinha de significar que eu merecia pelo menos o segundo prêmio do concurso, não tinha? Não tinha. A professora, vendo que nada mais havia a fazer, parou de berrar e pôs as mãos na cintura, num suspiro de desalento. De repente, deu pela presença daquele menininho ali, disciplinadamente imóvel, e falou: - Vá, menino! Va procurar os ovinhos. Saí correndo, já com a boca salivando na expectativa do chocolate. (...).
Romance x Conto Romance:
o fundamento do romance é “contar um fato” , que desencadeia outro fato, que ocasiona outro fato.
A estrutura do romance:
- Tem uma trama
- Tem vários personagens
- mais de um espaço
- um tempo narrativo
Conto: é uma narrativa curta e que se diferencia dos romances não apenas pelo tamanho, mas também pela sua estrutura:
Há poucos personagens, nunca analisados profundamente; há acontecimentos breves, sem grandes complicações de enredo; e há apenas um clímax, no qual a tensão da história atinge seu auge.
Espaço Físico: Lugar específico onde se passam os fatos. Trata-se do cenário
Espaço Social: Ambiente no qual os personagens atuam: atmosfera definida por condições sociais, políticas, econômicas, morais e psicológicas dos personagens.
Tempo Cronológico: “Tempo do relógio”, que segue uma linha reta, com durações determinadas. Abrange desde acontecimentos mais remotos até os mais recentes.
Tempo Psicológico: Varia de acordo com o estado de espírito do narrador. (ou personagem) e com a forma como as lembranças ou reflexões são expostas. Ocorrem idas e vindas no tempo, e a sensação temporal varia.
- 1
- 1°F
- 1°F PORT
- 1ª série A
- 1ª série B
- 1ª série C
- 1ª série D
- 1ª série E
- 1ª série F
- 1F
- 2 série A
- 2° Série E
- 2°A tecnologia
- 2°B
- 2°B TECNOLOGIA
- 2°C
- 2°D
- 2°D TECNOLOGIA
- 2ª série B
- 2ª Série C
- 2ª série D
- 2ª série E
- 2C
- 3ª série A
- 3ª série B
- 3ª série C
- 3ª série D
- 6° E 7° ANOS ELETIVAS CULTURA REGIONAL. PROFESSORA ANA PAULA
- 6º ano A
- 6º ano B
- 6º ano C
- 7 A
- 7A
- 7c
- 7º ano A
- 7º ano B
- 7º ano C
- 7ºB
- 7ºC
- 8 B
- 8° e 9° anos eletivas oficina ortográfia
- 8º
- 8º A
- 8º ano A
- 8º ano A 8º ano B
- 8º ano B
- 8º ano C
- 8º B
- 8º B C
- 8º C
- 8º e 9º Ano.
- 9º ano A
- 9º ano B
- AAPs - EF - 6º 7º 8º e 9º Anos EM - 1º 2º e 3º
- Avisos Coordenação
- B
- C
- D
- Direção
- Eletiva Áudio Visual
- ELETIVA BIBLIOTECA
- Eletiva Cultura Regional 6º e 7º anos
- Eletiva de Biblioteconomia - Ensino Médio
- Eletiva de Cinema - Ensino Médio
- Eletiva de Eventos - Ensino Médio
- Eletiva de Fotografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Ortografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Reciclagem/Revitalização - 6º e 7º anos
- Eletiva de Teatro - Ensino Médio
- Eletiva de Técnicas de Redação para o Enem - Ensino Médio
- Eletiva Empreendedorismo - 8º e 9º anos
- Eletiva Feminícidio - Ensino Médio
- Eletiva Laboratório de Matemática - 8º e 9º anos
- Eletiva Laboratório de Matemática - Ensino Médio
- Eletiva Quadrinho - HQ - Ensino Médio
- Eletiva turismo
- Grêmio Estudantil
- PROFESSORA: DEBORAH
- PROFESSORA: MARIA MARLI
- PROFESSORA: MARIA MARLI 3º
- PROFESSORA: MARIA MARLI DE HISTÓRIA 7ºB
- PROFESSORA: MARIA MARLI- 1º
- PROFESSORA:DEBORAH
- PROFESSORA:MARIA MARLI
- Projeto de Vida Protagonismo Juvenil
segunda-feira, 29 de junho de 2020
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
2° Ano E Biologia Profa Solange Período para entrega: Até 28/10/2020 4° Bimestre: Unidade Temática: DNA- Tecnologias de Manipulação do DN...
-
Exercícios de fixação 1) Use MAL ou MAU: a) Antônio sempre foi um mau elemento. b) Na luta contra o mal , devemos nos lemb...
-
Atividades - Correção 1.Pesquise: 2 poemas ou 2 músicas, em seguida, identifique o esquema de rimas utilizado pelo autor/compositor. ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário