quinta-feira, 2 de julho de 2020

2°A,B,D TECNOLOGIA -VALE NOTA -ASSUNTO ALGORITIMOS

QUERIDOS ALUNOS ATENÇÃO PARA AS INSTRUÇÕES: 
ANTES DE LER O TEXTO, DESÇA ATÉ O RODAPÉ E VEJA OS EXERCÍCIOS QUE SE PEDE. ( VALE NOTA PARA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO)
OBG, PROF TALI


Algoritmo o papel dele na sua vida


Já parou para pensar em como seu feed de notícias do Facebook é formado? Ou em como a Netflix sugere este ou aquele filme para você assistir? Isto tudo parte do algoritmo!
Um algoritmo é um conjunto finito de diretrizes que descrevem como executar uma tarefa. Simples assim!
Isso significa que até mesmo algo tão inócuo quanto uma receita ou uma lista de direções para a casa de um amigo pode ser entendido como um algoritmo.
As coisas são um pouco mais complicadas no contexto da ciência da computação, onde o termo geralmente aparece com muita frequência, mas apenas levemente.
Em seu livro The Master Algorithm, Pedro Domingos oferece uma definição magistralmente simples: “Um algoritmo é uma seqüência de instruções dizendo a um computador o que fazer.
Como Domingos explica, os algoritmos são redutíveis a três operações: "e", "ou" e "não".
Embora essas operações possam se encadear de maneiras extraordinariamente complexas, os algoritmos centrais são construídos a partir de associações racionais simples.

Porque parece que a palavra algoritmo está ligada à linguagens de computador?

A maioria das pessoas não tem uma clara compreensão de como computadores (ou telefones, ou tablets ou quaisquer equipamentos que utilizam dados) funcionam, mas tendem a ter pelo menos uma noção geral, que certamente deve envolver um código - ou alguma coisa assim!
Esta vaga noção de que deve haver um código ou alguma coisa assim norteando o que acontece na Internet deixa de ser tão vaga quando se começa a entender o papel do algoritmo. 
De um modo geral, quando as pessoas falam sobre algoritmos nos dias de hoje, elas estão falando sobre algo mais específico, como as operações que alimentam nossos feeds de notícias nas mídias sociais, por exemplo, ou que estabelecem o ranking do Google e nas demais SERPS.
De um modo ou de outro, a maioria desses sistemas são exemplos de uma tecnologia chamada aprendizado de máquina.
Em vez de processar repetidamente um conjunto estável de instruções, os sistemas baseados em aprendizado de máquina se reescrevem enquanto trabalham.
É isso que assusta algumas pessoas, já que faz com que os algoritmos pareçam vivos, possivelmente até sensíveis. Mas, que fique bem claro, eles não são nenhum dos dois!
Em um artigo sobre de Domingos, David Auerbach, da Slate, observa que “mesmo na ciência da computação, o aprendizado de máquina é notavelmente opaco”.
Mas também é cada vez mais importante para as formas em que vivemos, o que faz com que seja tão importante que se compreenda o que é e como trabalham os algoritmos.
Parte da questão, no entanto, é que os algoritmos de aprendizado de máquina estão efetivamente programando a si próprios, o que significa que às vezes podem ser imprevisíveis, ou até um pouco estranhos.
Suas operações podem ser, por vezes, obscuras até para aqueles que originalmente as criaram!
Portanto, embora o conceito de algoritmo possa ser aplicado a qualquer receita ou padrão aplicáveis e finitos, tem-se a impressão de que está associado às linguagens de programação e computação pois, atualmente, seu uso é, basicamente, voltado para o desenvolvimento de tecnologias.

O que se pode fazer com algoritmos?

Muitas, muitas coisas!
Eles são usados hoje em dia para uma infinidade de finalidades, como, por exemplo, a automação da negociação no mercado de ações ou a veiculação de anúncios para visitantes do site, para citar dois usos bem comuns. 
Uma das primeiras aplicações dessa tecnologia foi a chamada visão de máquina, na qual os computadores tentam identificar os vários elementos de uma imagem.
É o tipo de sistema que pode dizer (ou reivindicar) o quão quente você fica em uma foto ou identificar as pinturas mais inventivas de todos os tempos, por exemplo.
propriedade mais promissora - e mais preocupante! - de alguns algoritmos pode ser sua capacidade de decidir o que vemos e como o vemos.
Quando você faz uma pergunta a um assistente digital, como Siri ou Cortana, as operações algorítmicas informam tanto o sentido do que você pediu quanto a informação que elas fornece em resposta.
outros exemplos:
O aprendizado de máquina também ajuda o Google Maps a determinar a melhor rota de um local para outro
Algoritmos determinam quem deve receber benefícios do governo, contribuir para o policiamento preditivo, ajudar a antecipar crises de saúde, reprogramar vôos de companhias aéreas e muito mais.
Contudo, ainda há muitas coisas que os algoritmos não podem fazer.
Por exemplo, embora os algoritmos sejam muito bons em reservar viagens, as companhias aéreas descobriram que não podem dispensar agentes de reserva humanos.
Embora os algoritmos sejam bons para garantir eficiência, eles não são bons em simular compaixão e outras características humanas.
Um dos principais aspectos sobre o aprendizado de máquina e a forma como os algoritmos funcionam baseia-se no erro. 
Afinal, a partir dos erros os algoritmos aprendem e evoluem
Esses erros podem ser tolos, como quando o Wolfram Alpha confunde um bode bonitinho com um cachorro, mas eles também podem ser gritantes, como quando, em 2015, deu-se o chocante erro do Google Photos, que identificou erroneamente dois negros como gorilas.
Ninguém conscientemente ensinou o sistema a formar conclusões racistas, mas os parâmetros que os programadores criaram podem tê-lo preparado para chegar lá.
Confiar no aprendizado de máquina pode ser arriscado, porque são sistemas que aprendem a acertar as coisas, fazendo-os errar repetidamente.
Trabalhar com eles implica, portanto, aceitar erros e falhas quase inevitáveis.

Exemplo prático do papel de um algoritmo

O exemplo mais familiar de um algoritmo de aprendizado de máquina é provavelmente o feed de notícias do Facebook.
De certo que a grande maioria dos usuários da rede já teve a experiência de se reconectar com conhecidos há muito perdidos através das listas de amigos sugeridas pelo Facebook.
Essa é uma operação algorítmica, uma que nos aproxima, em vez de nos afastar.
O Facebook constantemente lida com a forma como seu feed de notícias funciona: não está apenas monitorando quanto tempo você passa olhando para cada postagem, como, principalmente, está avaliando cuidadosamente todas as suas atividades, concentrando-se em seus usuários e suas preferências, os dados que geram, e não apenas na matemática subjacente.
Da mesma forma, serviços de música como o Pandora usam nossos hábitos de audição para recomendar novas músicas e artistas que talvez não tivéssemos descoberto de outra forma, às vezes nos tirando de nossas zonas de conforto no processo.
Embora estas operações façam parte do cotidiano da maioria das pessoas e surgiram conexões que possam realmente ajudar a se conectar com o desconhecido, com o perdido ou com o esquecido, há críticas ferrenhas ao papel dos algoritmos presentes em nosso cotidiano.
_____________________________________________________

ATIVIDADE DE TECNOLOGIA 
(no caderno)
1- Leia todo texto acima e escreva no seu caderno apenas as partes destacadas em vermelho, e não esqueça de pôr o título "ALGORITMO".
(no caderno e no corpo do email)
2- Com no máximo 5 linhas , escreva (com suas palavras) o que você entendeu sobre algoritmo e seus (prós e contras) .

3- Explique um exemplo de qual seria um canal da internet ou rede social que obtemos um comando que seja reconhecido um algoritmo que seja relacionado ao trecho abaixo: 
"É o tipo de sistema que pode dizer (ou reivindicar) o quão quente você fica em uma foto"

4- Leia esse trecho e responda abaixo o que se pede:
"Um dos principais aspectos sobre o aprendizado de máquina e a forma como os algoritmos funcionam baseia-se no erro. Afinal, a partir dos erros os algoritmos aprendem e evoluem".
Os sistemas já reconhecem e aprendem com seus próprios erros, podendo assim buscar aperfeiçoamento tendo novas atualizações e versões, se isso já acontece , você concorda que no que nos termos de tecnologia virtual e de periféricos, o ser humano já é dispensável ? Explique:

5- Sabendo que os algoritmos são uma sequência de diretrizes que descrevem como executar uma tarefa, e um programador ou analista de sistemas é quem programa essa sequência , você concorda com esse trecho? Explique:
"Embora os algoritmos sejam bons para garantir eficiência, eles não são bons em simular compaixão e outras características humanas."
TERMINANDO TUDO ISSO ENVIE APENAS A PARTE SOLICITADA PARA FAZER, NO EMAIL.
 DESTA VEZ NÃO É NECESSÁRIO ENVIAR A IMAGEM DO CADERNO, É SÓ VOCÊ COPIAR E COLAR AS PERGUNTAS 2 A 5 E RESPONDER DIGITANDO COM SUAS PALAVRAS.
ENTENDA QUE A DIGITAÇÃO SERÁ NO PRÓPRIO CORPO DO EMAIL SEM ANEXAR ABSOLUTAMENTE NENHUM ARQUIVO DE WORD E NEM PDF.
OBS- COLOCAR NO ASSUNTO DO EMAIL: TECNOLOGIA- SEU NOME, NUMERO E SÉRIE.
EMAIL: envieseutrabalho.tali@gmail.com
DATA PARA ENTREGA: APENAS NOS DIAS 17 A 20. VALE NOTA PARA MÉDIA FINAL.



REFERÊNCIAS:
      https://c2ti.com.br/blog/entenda-o-que-e-algoritmo-e-qual-o-papel-dele-na-sua-vida-tecnologia-Créditos: Escrtito por Mariana Pret

Nenhum comentário:

Postar um comentário