quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Prof. Aline Rossi/ Ciências- 7° anos A e B

 Recuperação de habilidades e notas- 3° BIMESTRE

Olá Alunos!

Segue abaixo as atividades que solicitei para a nota do 3° bimestre. Por favor, façam as atividades atrasadas e enviem no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 08/10.


Atividade 1- Ecossistemas brasileiros

1-      Observe o mapa e identifique os ecossistemas brasileiros correspondentes as cores, construindo a legenda.

2-  Segundo o gráfico, em quais meses do ano mais chove no bioma Amazônia?

3-  Qual bioma que ocupa a faixa litorânea do território brasileiro? 

a) Caatinga

b) Cerrado

c) Amazônia

d) Mata Atlântica

e) Pantanal

4-Na flora predominam os cactos, árvores baixas e arbustos que em geral perdem as folhas na estação das secas. O clima é quente, com ventos fortes e secos. Na fauna, destacam-se os predadores como o gavião, pequenos herbívoros roedores como preás etc. O texto refere-se:

a) Caatinga

b) Amazônia

c) Pantanal

d) Pampas

e) Mata Atlântica

5- O Pantanal é um tipo de bioma que se caracteriza por ser uma das maiores planícies inundáveis do planeta. Marque a alternativa que corresponde aos estados brasileiros que possuem esse bioma.

a) Goiás e Mato Grosso

b) Bahia e Minas Gerais

c) Pará e Amazonas

d) Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

e) Rio Grande do Sul e Santa Catarina

6- É um tipo de ecossistema que se caracteriza por árvores  marcadas por troncos retorcidos e gramíneas e arbustos de pequeno porte e esparsas. As suas raízes são profundas e conseguem absorver a água dos lençóis subterrâneos.

a) Caatinga

b) Amazônia

c) Cerrado

d) Pampas

e) Mata Atlântica

7- Conhecido pela vegetação herbácea, com árvores de pequeno porte, campos limpos e favoráveis para a criação de gado. O texto refere-se ao ecossistema brasileiro:

a) Caatinga

b) Amazônia

c) Cerrado

d) Pampas

e) Mata Atlântica

8- É considerada o maior bioma brasileiro:

a) Caatinga

b) Amazônia

c) Cerrado

d) Pampas

e) Mata Atlântica


 Atividade 2- Saúde

1-      O que é saúde?

2-      Quais são os fatores que interferem, de modo geral, na saúde das pessoas?

3-      Cite uma atitude individual que pode contribuir com a saúde pública. Explique.

4-      Quando falamos de COVID-19 qual ou quais atitudes podemos ter para nos proteger e proteger as outras pessoas?

5- 

6- 

Atividade 3- Vírus e Bactérias

1-O que é um vírus? Quais suas principais características?

2- Como os vírus agem no organismo?

3- O que é uma bactéria? Quais suas principais características?

4- Como as bactérias agem no organismo?

5- Cite três doenças provocadas por vírus e explique como essas doenças são transmitidas.

6- Cite três doenças provocadas por bactérias e explique como essas doenças são transmitidas.


Atividade 4- Vacinas

Se possível, assista o vídeo abaixo e depois responda o questionário seguinte: https://portal.fiocruz.br/video/importancia-das-vacinas-akira-homma

1-      Você conhece uma ou mais doenças que requerem vacinação? Quais são elas?

2-      O que é vacina? Como ela atua no organismo?

3-      Qual a função da vacina para prevenção e manutenção da saúde?

4-      A vacina atua na proteção a uma doença ou na sua cura? Por quê?

5-      O que é imunização?


Atividade 5- Produção de texto- A História da vacina

Faça um resumo da aula transmitida no CENTRO DE MÍDIAS SP contando a história da vacina.

(Obs: o livro didático, o caderno do aluno volume 3 (São Paulo faz Escola) e a internet podem ser usados como material de apoio e pesquisa para a produção do texto).


Para realizar as atividades, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo Faz Escola-Volume 3), o livro de Ciências ou a internet.


Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE. Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL



Códigos das salas de Ciências no classroom:

7° ano A: ngcymyb

7° ano B: garee72

 









Nenhum comentário:

Postar um comentário