quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Prof. Aline Rossi/ Ciências- 6° anos A, B e C

 Recuperação de habilidades e notas- 3° BIMESTRE

Olá Alunos!

Segue abaixo as atividades que solicitei para a nota do 3° bimestre. Por favor, façam as atividades atrasadas e enviem no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 08/10.


Atividade 1- Os cinco sentidos

1-      Em quantas partes se divide a orelha?

2-      Qual a função da orelha?

3-      O que é som?

4-      Que órgãos são responsáveis pela audição e que tipo de estímulos eles captam?

5-      O que é membrana timpânica? Qual seu papel na audição?

6-      Observe algumas atitudes que podem ser tomadas para evitar problemas de audição:

I.                    Não ficar exposto a locais com ruídos altos e constantes por longos períodos de tempo.

II.                  Não inserir objetos pontiagudos para limpar as orelhas, evitando ferir a membrana timpânica.

III.                Evitar utilizar fones de ouvidos com volume muito alto e por mais que uma hora seguida, pois a potência do som emitido pode ser maior do que as estruturas do interior da orelha podem suportar.

Você realiza os cuidados descritos acima? Você os considera importantes? 

7-      Que sentidos são responsáveis pelo sabor dos alimentos?

8-      Quais são os gostos identificados pelo paladar?

9-      Cite duas situações em que o olfato pode ajudar a proteger a saúde do corpo humano.

10-   Qual é o órgão do sentido responsável pelo tato? Qual é a importância do tato na nossa vida?


Atividade 2- Visão

1-      Quais os fatores ou condições que nos possibilitam enxergar?

2-      Desenhe a estrutura do olho e depois responda as questões seguintes:

a)      Qual é o nome da parte colorida do olho?

b)      Por que a pupila aumenta e diminui de tamanho?

c)       Qual é o papel da lente, retina e nervo óptico na visão?

3-      Como ocorre a formação e a interpretação das imagens?

4-      Cite dois problemas de visão que podem ser corrigidos com o uso de lentes corretivas, o que causam e como podem ser corrigidos.

5-      Desenhe o que ocorre com a luz quando ela atravessa uma lente convergente e uma lente divergente.


Atividade 3- Sistema muscular e locomotor

1-      Quais estruturas são responsáveis pela locomoção e sustentação nos animais?

2-      Faça uma pesquisa no livro didático sobre os tipos de tecidos musculares e organize o resultado da sua pesquisa no quadro abaixo:

Tipo de tecido

Onde é encontrado

Tipo de contração

Função

Tecido muscular estriado cardíaco

 

 

 

Tecido muscular estriado liso

 

 

 

Tecido muscular estriado esquelético

 

 

 

 

 

3-

4-      Para que servem os ossos?

5-      O que são articulações e ligamentos?

6-      Qual são as funções dos tendões na realização de movimentos?


Atividade 4- Drogas

1-      Ao beber café, uma pessoa fica mais sonolenta ou mais desperta? Que substância presente no café provoca esta alteração?

2-      Como essas alterações causadas pela cafeína ocorrem? Em qual parte do corpo?

3-      Assim como a cafeína, que outras substâncias podem causar alterações no nosso sistema nervoso?

4-      O que são substâncias lícitas e ilícitas?

5-      O que são drogas? Liste três exemplos e pesquise as ações que essas drogas causam no nosso cérebro.

6-      Após assistir a aula, você mudou sua opinião sobre as drogas? Comente utilizando os conhecimentos adquiridos.


Para realizar as atividades, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo Faz Escola-Volume 3), o livro de Ciências ou a internet.


Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE. Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL


Códigos das salas de Ciências no classroom:
6° ano A:dmz4eje
6° ano B:3xpfpq3
6° ano C:q7455qs


Nenhum comentário:

Postar um comentário