terça-feira, 24 de março de 2020

PROFª CLEUSA | Atividade para o 7º ANO - PROJETO DE VIDA




Enviar para o e-mail: cleusamouracoelho@gmail.com

PROFª CLEUSA | Atividade para o 9º B - PROJETO DE VIDA

PROJETO DE VIDA - 9º ANO B

ATIVIDADE 1

Tema: "Quem sou, o que gosto de fazer e como me vejo no presente e no futuro?"

Respondam as questões do quadro autoconhecimento da pagina 58 da apostila.
Apos a finalização do questionário em folha separada coloque  nome, numero e serie e respondam as perguntas a seguir:

  1. É importante reconhecer as próprias qualidades, assim como os aspectos em que se pode melhorar? Isso é importante para o trabalho colaborativo? Porque?
  2. Essa atividade contribui de algum modo para o auto conhecimento de vocês? Como vocês se percebem, quais elementos acreditam constituir sua individualidade? E para a auto estima, que diz a respeito da valorização desses elementos?
  3. Pensar nesses aspectos fundamentais, ajudou vocês a se conectarem com o que gostam de fazer no presente, como o que podem estar fazendo no futuro? Seja daqui a um ano, quando estiverem no ensino médio, ou seja daqui cinco anos?
ATIVIDADE 2

Tema: "Minha evolução na linha do tempo"

Responder os quadros das paginas 59 e 60 da apostila.
Após o termino, construa no diário de praticas e vivencias a sua linha do tempo.
Essa linha deve conter:

  • Datas importantes (exemplo: seu nascimento, melhores momentos como: a primeira viagem, op primeiro desafio..etc)
Enviar para o e-mail: cleusamouracoelho@gmail.com


PROF. TALITA - MATERIAL DE APOIO (VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS)


Eletiva - Laboratório de Matemática - 8º e 9º ano - Professora Rebeca Carneiro


1ª Atividade  

Tema: Operações Fundamentais. 

Desenvolvimento: Fazer uma pesquisa sobre o do uso do material dourado e como encontramos as quatro operações. 

Ato concreto: Criar um material dourado, com os matérias que você possui em casa. 

Entrega: enviar para o e-mail bekacarneiro2@hotmail.com, até o dia 31/03/2020. 

Vídeos para Base:   

1° F - PROF. TALITA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

24.03 - VARIAÇÃO LINGUÍSTICA 

Criação de Oswald de Andrade

Para dizerem milho dizem mio
Para melhor dizem mió
Para pior pió
Para telha dizem teia
Para telhado dizem teiado
E vão fazendo telhados


Essas modificações na fala através das palavras são chamadas variações linguísticas, podem ocorrer pelo tempo, região , classe social ou idade.


Veja as variações acarretadas pelo tempo na língua  exemplo a palavra você:

Vossa mercê  =  vosmicê  = mercê   =você
E ainda numa roda de conversa se abrevia a fala quando nos dirigimos ao outro exemplo:
“ vai na festa  hoje?
O “você” sofre novamente uma variação resultando em uma abreviação na fala, e todas as pessoas entendem perfeitamente.
Também vemos frequentemente abreviações em redes sociais:
Você = vc

veja no quadro abaixo variações regionais:


Região Sul


1 
        Região Nordeste



    Região Norte





EXERCÍCIOS PARA 27.03


1- Pesquise exemplos de expressões de variações e seus significados, que aponte variações linguísticas de idade, local , situação ou classe social.

Exemplo:


E aí brother , como vai? = E aí mermão, tudo em cima?

classificação: idade ( gíria falada por jovens), região ( São paulo e Rio de Janeiro)


Boa sorte!
Prof. Tali.




r

2° B, C, D PROF. TALITA - NORMA PADRÃO E VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

24.03 -REVISÃO NORMA PADRÃO e VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

Tradição gramatical que define alguns parâmetros para a escrita e para a fala, em situações mais formais , pois traz grande prestígio social. Ela tem a função principal de minimizar as mudanças que ocorrem muito rapidamente na fala através do tempo.
Essas mudanças são as variações linguísticas relacionadas  a  região , classe social e idade.

Exemplo

A forma de falar nas redes sociais, ou numa roda de amigos é bem diferente de uma entrevista ou da forma de redigir uma carta de apresentação para uma vaga de emprego.

Além disso temos as variações acarretadas pelo tempo na língua  exemplo
Vossa mercê  =  vosmicê  = mercê   =você

E ainda numa roda de conversa se abrevia a fala quando nos dirigimos ao outro.

Exemplo:

“ vai na festa  hoje?
O “você” sofre novamente uma variação resultando em uma abreviação na fala, e todas as pessoas entendem perfeitamente.
Também vemos frequentemente abreviações em redes sociais:
Você = vc


Exercício no caderno

11-  Você está prestes a participar de uma entrevista de emprego muito esperada, em uma conceituada empresa. Escreva com suas palavras utilizando a norma padrão uma carta de solicitação para a vaga da qual está concorrendo. Lembre-se que há outros candidatos, então faça o melhor que puder dentro da norma padrão, mantendo parágrafo, data, nome, assinatura, para quem a carta se refere, seu objetivo, suas aptidões etc. O conteúdo deverá ter pelo menos 7 a 10  linhas.



Boa sorte!
Prof. Tali
Bom dia, segue nova atividade para os 6º anos e os 7º A e B.
Professor Alex Educação Física - 24/03/2020


TIPOS E ESPORTES E SUAS DEFINIÇÕES
TIPOS DE LINGUAGEM DOS ESPORTES, SEGUNDO A LÓGICA INTERNA DE FUNCIONAMENTO
DEFINIÇÃO
Esporte de marca
Caracterizadas pela comparação dos resultados registrados por tempo, distância ou carga (por exemplo, as modalidades do atletismo, levantamento de peso, remo, ciclismo, natação etc.)
Esportes de precisão
Caracterizadas por arremessar/lançar um objeto em direção a um alvo fixo ou móvel, comparando número de tentativas e ou distâncias (por exemplo, bocha, tiro com arco, curling, golfe etc.)
Esportes técnico-combinatórios
Caracterizadas pela atribuição de notas relacionadas ao desempenho e padrão de movimento (por exemplo, solto ornamental, ginástica artística e rítmica, patinação artística etc.)
Esportes de rede/quadra dividida ou parede de rebote
Caracterizadas por volear, arremessar, lançar ou rebater um objeto em direção a setores da quadra adversária ou meta (por exemplo, voleibol, peteca, tênis decampo e mesa, badminton, goalball, pelota basca, squash, etc.)
Esportes de campo e taco
Caracterizadas por rebater o objeto lançado pelo adversário (por exemplo, beisebol, críquete, softbol etc.)
Esportes de invasão ou territorial
Caracterizadas pela progressão ao campo adversário atacando/defendendo uma meta ou território (por exemplo, tchouckball, frisbee, futebol de campo, futsal, rúgbi, handebol, basquetebol, hóquei in line/grama etc.).
Esportes de combate
 Caracterizadas pelas interações de oposição direta, promovendo ações de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço (por exemplo, judô, esgrima, boxe, MMA etc.)

Registrar/copiar, em seu caderno, o quadro acima. Para os 6º anos e os 7º A e B.
Fazer as atividades abaixo:
6º Anos
Exemplificar, mínimo de 2 exemplos, com esportes olímpicos os esportes de marca que compara:
      a)      Tempo (2 modalidades olímpicas);
      b)      Distância (2 modalidades olímpicas);
      c)      Carga (2 modalidades olímpicas),
7º Anos
Em qual tipo de esporte o handebol, esporte olímpico, se encaixa de acordo com a tabela acima. Por que?
Pesquise e redija um texto informativo, sobre a formação tática do handebol de marcação individual, marcação 6X0 e marcação 5X1.

Professor Alex – Educação Física
23/03/2020