terça-feira, 31 de março de 2020

FILOSOFIA Prof. Ricardo Passoli 1ºs B,C,D,E

Tema: A Alegoria da Caverna
                               (Platão)
a) Ler pequenos textos sobre o tema, há vários disponíveis na internet.
b) Assistir vídeos sobre o tema no Youtube ou em outros canais.

Atividades escritas:

1) Explique, de acordo com um dicionário qualquer, o significado da palavra alegoria:

2) Elaborar uma breve produção textual explicando o que o Filósofo Platão
quis ensinar com esta alegoria:

3) Opinião pessoal:

a) Qual seria, de acordo com o seu modo de ver a realidade que nos cerca, a "caverna atual"?

 b) O que você acredita ser necessário para que não estejamos aprisionados na "caverna atual"?


                       Boas reflexões, ótimas atividades!

                                "Se deres as costas à luz nada mais verás além da própria sombra."
                                                                                                                      (Platão)
História - Prof Maria José

Atividades para 6A, 6B,6C

1- Faça uma linha do tempo de sua vida e registre nela alguns acontecimentos que você gostaria de destacar. Depois, com base nessa reflexão, faça o que se  pede a seguir. 

  1. Por que você também é um agente e sujeito da história?
  2. Em sua opinião, como seus atos podem interferir na história de outras pessoas com as quais você convive? 
  3. Agora, escolha uma pessoa de sua família e proponha a ela que complete a linha do tempo com você. Registrando nessa linha os acontecimentos que essa pessoa gostaria de destacar sobre a vida dela e também algumas experiências que vocês compartilharam em algum momento da vida. 

Qualquer  dúvida entrar em contato pelo email profmariajose9@gmail.com

Projeto de Vida - Professora Rebeca Carneiro - 1º B,C,D,E e F, 2º A,B,C,D e E, 3º A,B e C

3ª Personagens Marcantes em sua Família. 

Habilidade: identificar valores presentes em personagens e nos familiares. 

Recursos necessários: síntese da peça teatral Romeu e Julieta, de William Shakespeare; material para a construção de um varal (barbante, pregadores, fita-crepe, papéis coloridos, botões etc.); Diário de Práticas e Vivências.  

Desenvolvimento da atividade: procurem na internet, um resumo da peça teatral Romeu e Julieta. Registre em seu Diário, as partes que mais te marcaram e porquê. Faça um link, dos problemas que existiam na família de Romeu e Julieta, com problemas que você encontra na sua família com a convivência que você tem em casa. 

4ª Projeto Concreto. 

Habilidade: desenvolver sua criatividade diante de um problema. 

Recursos necessários: link do filme Corrente do Bem (https://tudohd.tv/a-corrente-do-bem-2000-assistir-online/), material que tenha em casa para desenvolver a proposta da atividade. Diário de Práticas e Vivências. 

Desenvolvimento da atividade: assistir ao filme corrente do bem, e a partir da mensagem do filme, desenvolver um projeto (pode ser escrito ou em forma de vídeo), aonde possa fazer um ato concreto para ajudar na mudança atual do mundo.  

Entrega: enviar o projeto para o e-mail bekacarneiro2@hotmail.com, até o dia 22/04. 

segunda-feira, 30 de março de 2020

Prof. Sandro Espinoli (INGLÊS)

Bom Dia!

Atividade de inglês para os alunos e alunas do 3°A - 3°B E 3°C

The Simple Past (o passado simples)

Para estudarmos a forma dos verbos ingleses no Simple Past, temos que dividi-los em dois grupos:

Verbos regulares - são verbos que formam o Simple Past com o acréscimo de ed ao infinitivo. E isso para todas as pessoas do discurso.
Exemplo:
                   to work - worked
                   to attend- attended
Simples, não? Mas, cuidado com os finais do verbo infinitivo. Antes de acrescentar ed, lembre-se de que:

A) Se o verbo terminar por e precedido de consoante, acrescentamos apenas d:

Exemplos:
                    to - love    -    loved
                    to - indicate - indicated



B) Se o verbo infinitivo terminar por y precedido de consoante, transformamos esse y em i, antes de acrescentarmos - ed:

Exemplos:
                    to try    -    tried
                    to study -   studied

C) Se o infinitivo terminar por uma consoante precedida de vogal, dobra-se essa consoante, antes de acrescentarmos ed. Se o infinitivo tem só uma sílaba, isso sempre acontece. Se tiver duas sílabas, só acontecerá se a última sílaba for a tônica:

Exemplos:
                   to prefer    -     preferred
                   to register  -    registered

Prezados alunos (as), na próxima semana do continuidade do assunto.


Desejo a todos paz neste tempo de quarentena!

Logo nos veremos se Deus quiser!
                   


2°A - TECNOLOGIA -PROF TALITA - FAKE NEWS- 02.04

02.04 - Fake News


Temos também o famoso Boato, e as Correntes que acarretam enormes prejuízos a população que acredita sem nem pesquisar antes e repassa a informação errônea e também até para a empresa vítima que sofre a difamação.


2°A - TECNOLOGIA -CIBERBULLYING- PROF TALITA 26.03

26.03 - NOÇÕES CIBERBULLYING PARA QUEM ESCOLHEU ESTE TEMA.








Língua Portuguesa 9ºA e 9ºB - semana de 30/03 até 03/04 - profª Elizabeth



Atividade 1: leitura da sinopse e resenha crítica
Título: A Boa Mentira
Título Original: The Good Lie
Direção: Philippe Falardeau
Paris Filmes
Ano: 2014
Sinopse:
A guerra entre o Sudão do norte e do sul iniciou-se em 1983, destruindo vilarejos e devastando o país. Em 1987, milhares de crianças começam uma marcha em direção à Etiópia e depois ao Quênia, estas crianças ficaram conhecidas como ‘os garotos perdidos do Sudão’. O filme retrata a história dos sudaneses Mamere (Arnold Oceng), Jeremiah (Ger Duany), Paul (Emmanuel Jal) e Abital (Kuoth Wiel), que esperam no campo de refugiados do Quênia para serem levados aos Estados Unidos, conseguindo suas passagens apenas treze anos depois. Os quatro são recebidos por Carrie Davis (Reese Witherpoon), uma agente de empregos que foi destinada a lhes conseguir empregos, que é a condição de permanência no país.
Resenha crítica do filme
Como dito na sinopse (escrita por mim porque todas as que encontrei ou focam na personagem da Reese, o que não é o caso do filme ou são muito pobres em descrever o assunto), os quatro conseguem, depois de passarem treze anos aguardando, suas passagens para os Estados Unidos. Eles já se tornaram inseparáveis, tanto pelos tormentos passados juntos, já que foram várias as perdas pretéritas e durante os 1.500 quilômetros caminhados até o Quênia, assim como a dificuldade do trajeto por si só. A fome, a exaustão, a morte de dois irmãos e de várias outras crianças que tentavam fugir. No início do filme, acompanhamos toda a luta das crianças até que elas conseguem chegar ao campo de refugiados.
A partir daí, o filme salta, para quando os quatro vão embarcar para os Estados Unidos. Mamere e Abital são irmãos de sangue, mas os quatro sentem como se fossem todos irmãos e os laços afetivos são abalados assim que eles chegam no aeroporto. Mamere, Jeremiah e Paul vão para o Kansas e Abital, para Boston. Pelas regras da imigração, uma mulher somente pode ser recebida por famílias e, nenhuma família quis ficar com Abital no Kansas, já que os três estão sendo recebidos pelo ‘Caridade Baseada na Fé’, um instituto cristão.
Assim, os três seguem para a vida em Kansas, levados por Carrie Davis até o local onde irão se alojar. De fato, Carrie não é a representante da Caridade Baseada na Fé, mas como a responsável fica presa no trânsito, é ela quem os acolhe e leva até a casa.
As diferenças culturais e o desconhecimento das novidades tecnológicas pelos três é visível desde o primeiro momento em que eles chegam no país e logo, surgem as dificuldades de adaptação, o choque cultural, os problemas com os empregos. E, nesse meio tempo, Carrie, junto de seu amigo Jack, começam a se aproximar dos três.
Após um tempo, Carrie consegue que Abital se mude para sua própria casa, assim, ela pode permanecer junto de seus irmãos, no Kansas.
A história parecia evoluir de um modo tranquilo a esta altura (dentro do possível, é claro), parecendo que os problemas seriam todos solucionados com o tempo. Eles trabalham, Mamere, que desejava ser médico começara a estudar. E a proximidade de Abital deixava a todos mais felizes.
Mamere sempre fora muito inteligente e, uma parte específica em que ele está tendo aulas, analisando o livro As Aventuras de Huckleberry Finn, a professora pergunta qual o significado de ‘uma boa mentira’. A resposta de uma das alunas é de que Huck mente para ‘sobreviver em situações desagradáveis’. A professora então, diz que as mentiras mudam durante o livro e questiona o porquê disso. A resposta de Mamere, que reproduzo da cena em questão, é uma das melhores falas do filme e dá o link com o título:
Mudam porque o Huck muda. […] Quando diz aos caçadores de escravos que não tem escravos, sua mentira é crível. Ele mente bem. Mas ainda mais importante que é uma mentira altruísta, porque salva o Jim. A liberdade do Jim é mais importante para o Huck do que o dinheiro que ganharia ao entregá-lo. Então é uma boa mentira.

Contudo, surge uma reviravolta inesperada. Mamere recebe uma carta vinda do campo de refugiados. A carta dizia que seu irmão mais velho ainda estava vivo e estava no campo de refugiados a esta altura. O irmão mais velho, Theo, entregou-se aos soldados do norte quando estes estavam prestes a descobrir a ele e as outras crianças, salvando, em especial, Memere, que foi quem os soldados avistaram primeiro.
Jack e Carrie se disponibilizam a ajudar Memere a tentar trazer o irmão de volta, contudo, nada poderia ser feito. O mundo acabara de mudar. Os ataques de 11 de setembro acabaram de ocorrer e não havia previsão de quando outro avião de refugiados sairia, ou se sequer sairia. A única chance seria Mamere voltar até o campo de refugiados e, tendo certeza de que se tratava de seu irmão, tentar com todas as embaixadas amigas o visto de seu irmão.
E é o que ele faz, viaja de volta para o Quênia e lá, depois de muita procura, encontra com seu irmão Theo. Então, começam as inúmeras tentativas de buscar ajuda com as embaixadas, mas nenhuma se mostra flexível, disposta a negociar ou ajudar. E é assim que Memere decide dar seus documentos ao irmão Theo e fazer com que apenas o irmão embarque para os Estados Unidos, retornando para o campo de refugiados, em seu lugar.
Eu devo dizer que meu coração doeu – ainda mais – nessa parte do filme, Memere queria devolver a vida que ele sentia ter tomado do irmão, então é isso que ele faz, com uma ‘boa mentira’, dá a chance de uma vida diferente para Theo. Ninguém iria desmenti-lo ou qualquer coisa do gênero, não sua irmã, seus irmãos ou Carrie ou Jack. Porque é uma boa mentira, porque é altruísta.
O filme traz uma excelente reflexão não apenas neste ponto, mas também de muito que se desconhece ou se passa despercebido pela história. São milhares de refugiados, milhares de vidas. E cada uma delas merece o melhor, ainda que isso esteja longe de seu alcance.
 A mensagem final do filme mostra que milhares de refugiados, até o ano de 2000, chegaram aos Estados Unidos, a maioria tendo obtidos seus vistos e chegado até mesmo a cursar faculdade. tornando-se profissionais das mais diversas áreas.
Arnold Ocen, o ator que interpretou Mamere é filho de pai refugiado do Sudão. Ger Duan, o ator que interpretou Jeremiah é refugiado do Sudão e ex criança soldado. Emmanuel Jal, o ator que interpretou Paul, é refugiado do Sudão e ex criança soldado. Kuoth Wiel, a atriz que interpretou Abital é refugiada do Sudão.
Fonte de sinopse e resenha:    retipatia.com

Atividade 2: análise de sinopse e resenha crítica

1-      Tanto a sinopse quanto a resenha crítica falam sobre o mesmo filme. O objetivo desses dois textos é o mesmo?
2-      Pela leitura da resenha é possível identificar alguns personagens. Quais são eles?
3-      É possível determinar o tempo cronológico no qual ocorre a história?
4-      Cite em quais parágrafos da resenha predominam mais informações sobre a história do filme, e em quais parágrafos constam mais a opinião do resenhista.
5-      Quais as características comuns entre a sinopse e a resenha?
6-      Comente como você entendeu a explicação, no 8º parágrafo, sobre o que é uma boa mentira.


Atividade 3: elaboração de resenha crítica sobre o filme

Siga a seguinte ordem de elaboração de sua resenha:

1º e 2º parágrafos:  um breve resumo sobre o filme, falando sobre a história, as personagens e os cenários presentes
3º parágrafo: citar pontos bons e ruins do filme, mostrando o que aconteceu de melhor e alguma coisa que ficou a desejar, que poderia ser mais explorado
4º parágrafo: colocar sua opinião mais precisa, pontual sobre a história, o que mais chamou sua atenção e deixando um convite para que outros assistam.

OBS 1: a recomendação acima é sugestão e acontece para facilitar a escrita da resenha; sendo assim, você aluno pode começar pela parte que considerar mais fácil (história, opinião, pontos ruins ou bons etc)

OBS 2: as atividades escritas devem ser colocadas em folhas separadas a fim de serem entregues posteriormente; e nenhum texto colocado nestas atividades deve ser copiado, apenas as questões devem ser respondidas