segunda-feira, 27 de abril de 2020

Aula para o 2º Colegial A (Professor: Clayton - Português)


Conjunções

               Conjunções são palavras que atuam como elementos de ligação entre termos semelhantes de uma oração ou entre duas orações, estabelecendo relações de coordenação ou de subordinação. Vamos iniciar o aprendizado pelas "Conjunções Subordinativas" analisem com atenção o quadro a seguir:


Conjunções Subordinativas Temporais
Conjunções Subordinativas Condicionais
exprimem circunstância de tempo


exprimem condição
Quando, enquanto, depois que, logo que, sempre que, senão, quando, assim que, desde que, antes que, depois que, até agora, agora.

Se, salvo se, caso, contanto que, uma vez que, dado que, a menos que, sem que (=se não), a não ser que


Conjunções Subordinativas Causais
Conjunções Subordinativas Finais
Exprimem circunstância de causa


Expressam circunstância de finalidade
Porque, porquanto, visto que, visto como, como, já que, uma vez que, desde que.

Para que, a fim de que, porque (=para que), que.


Conjunções Subordinativas Comparativas
Conjunções Subordinativas Concessivas
Ao estabelecer comparação
Exprimem concessão


Que, do que(depois de mais, menos, maior, menor, melhor, pior), qual (depois de tal), como, assim como, bem como, que nem, tanto mais que (mais do que) menos (que/ do que), tanto quanto.
Embora, ainda que, posto que, por muito que, nem que, conquanto, mesmo que, posto que, por mais que, por menos que, se bem que, nem que, dado que.



Conjunções Subordinativas Integrantes
Conjunções Subordinativas Conformativas
Pois com a segunda oração completam o sentido da primeira.
Ao expressar conformidade


Que, se, como

Como, conforme, consoante, segundo.



Conjunções Subordinativas Consecutivas
Conjunções Subordinativas Proporcionais
Exprimem com a segunda oração uma conseqüência ou resultado do que foi declarado na primeira oração
Quando indicam aumento ou diminuição que se faz paralelamente no mesmo sentido, ou no sentido contrário a outro aumento ou diminuição.
Tão, tal, tanto, tamanho, de sorte que , de modo que, de forma que, que (não)
Quanto mais...tanto mais, quanto menos, tanto menos, quanto mas, à medida que, à proporção que, quanto mais... mais, quanto mais... menos, quanto menos... mais.

Profº Luciana Educação Física atividade para os alunos 3 anos.


E.E Maria Montessori.
Atividade de Educação Física  . 27\04
Turmas:   3ºanos .
3° A, B, C
Prof. Luciana
Entregar a atividade por e-mail : prof.luedfisica@yahoo.com.br.
Salvar  numa pasta também.
 Coloca nome, nº e serie. Data da entrega. 07\05.

Fazer uma pesquisa sobre:

Contemporaneidade:
Situação de Aprendizagem:A invenção da roda e a criatividade sobre rodas
Habilidades – Identificar características especificas dos esportes radicais.

Relacionar experiências do Se - Movimentar para elaborar conhecimentos sobre o “estilo de vida” dos praticantes de esportes radicais.
Identificar, em textos ou imagens, características especificas dos esportes radicas (Skate, rafting, le parkour, rappel, bicicross, dounhil, BMX e feestyle
Rwlacionar experiências do Se - Movimentar côo estilo de vida dos praticantes de esportes radicais.  
                       Bom trabalho.
                    # FICA EM CASA#



Prof. Luciana Educação física atividades para 2º anos.


E.E Maria Montessori.
Atividade de Educação Física  . 27/04
Turmas:   2ºanos .
2º A B C D E F.
Prof. Luciana
Entregar a atividade por e-mail : prof.luedfisica@yahoo.com.br.
Salvar  numa pasta também.
 Coloca nome, nº e serie. Data da entrega. 07\05.
Fazer uma pesquisa sobre:
Contemporaneidade:
Corpo, cultura de movimento, diferença e preconceito.
Situação de aprendizagem – Musculação e Hipertrofia Muscular
Riscos e Benefícios
Identificar os diferentes tipos de  hipertrofia
Discriminar possíveis riscos, benefícios e recomendações quanto a pratica da musculação na infância e na adolescência
Discriminar possíveis benefícios e recomendações quanto a pratica da musculação por adultos e idosos.
Identificar os diferentes tipos de  hipertrofia
Discriminar possíveis riscos, benefícios e recomendações quanto a pratica da musculação na infância e na adolescência
Discriminar possíveis benefícios e recomendações quanto a pratica da musculação por adultos e idosos.
                        Bom trabalho.
                    # FICA EM CASA#

SOCIOLOGIA (COMUNICADO)

Caros, boa tarde a todos.

Desejo a todos um bom retorno as aulas neste primeiro momento. 

Foram publicadas atividades para serem executadas no final de Março/Abril. Mas até o momento poucos encaminharam esses exercícios. Sei que infelizmente a pontualidade não é um pratica muito comum para esta geração, mas temos que fazer valer neste momento o comprometimento para concluirmos o ano.

Portanto, ressalto a importância da conclusão e encaminhamento das atividades de sociologia para finalizarmos o 1°bimestre e darmos continuidade aos nossos conteúdos. Caso alguma sala queira otimizar melhor nossas aulas utilizando outras ferramentas de apoio tais como: (Google class room, Meet, Hangouts, Facebook ou afins!) Me encaminhem por e-mail a proposta e vejo a possibilidade de montarmos salas.

Obs: Escolham um representante de sala e este representante me manda a proposta.

Qualquer duvida quanto aos exercícios me encaminhem e-mails para que possa auxilia-los. Lembrando que todos devem acessar o aplicativo CMSP para acompanhar as aulas das demais disciplinas conforme cronograma e horários.

Abraços,

Adriano.

"Atenção" - Encaminha as atividades até dia 30/04/2020.




Matéria destinada ao: 6º ano A, 6º ano B, 6º ano C . (Professor: Clayton - Português)

Matéria destinada ao: 6º ano A, 6º ano B,  6º ano C


PONTO DE EXCLAMAÇÃO
Por que usamos esse ponto no final de algumas frases?

          Você já deve ter visto frases com essa pontuação, são frases exclamativas.
          Muitas vezes, ao conversarmos, damos entonações diferentes em nossa voz, deixando a fala mais clara, para que a outra pessoa compreenda o que estamos dizendo.
          Algumas dessas frases podem aparecer como medo, espanto, surpresa, entusiasmo, admiração, raiva, dor, etc.
          Exemplo: Que menino levado! (surpresa ou espanto)
          A forma escrita é representada por sinais e cada língua utiliza os sinais da sua cultura. No português usamos o alfabeto indo-arábico e o ponto de exclamação faz parte desses símbolos.
          As frases que usam o ponto de exclamação são chamadas de frases exclamativas.
          Quando vemos um acidente, ou levamos um susto, fazemos cara de espanto e dizemos alguma coisa que caracterize isso.
          Exemplo: Meu Deus, que horror!
          Veja outros exemplos:
          - Coitada da galinha d’angola! Não anda regulando da bola!
          - Puxa! Que menina inteligente!
          - Que carro bonito!
                                                                                                         Por Jussara de Barros
______________________________________________________________________

Linguagem formal e Linguagem informal

          Linguagem formal: caracteriza-se por ser a linguagem que obedece à gramática aos padrões da língua (linguagem padrão). É uma linguagem organizada e cuidada.

          Linguagem informal: caracteriza-se por conter expressões utilizadas na linguagem oral, de forma descontraída, sem preocupação de obedecer às normas gramaticais. É uma linguagem mais livre e espontânea.


Linguagem formal
Linguagem informal

Nós estamos muito cansados.
Estou perdido e não sei chegar no local.
Olá! Como você está ?


A gente tá muito cansado.
Caramba! Tô perdido e não sei chegar no local.
E aí ? Como cê anda ?

Professora Maria Cristina Alves - Projeto de Vida 6° anos

Olá pessoal tudo bem? Ajude-nos a entrar em contato com todos os seus amigos.
Nós vamos dar inicio as nossas atividades EAD ( Ensino a distância) , OK?

Endereço para a entrega das atividades : cristinamcma75@gmail.com

Data de entrega: 04/05

Elaboração de  um texto ( digite o texto e o envie para o endereço acima)

1 - Como tem sido a sua experiência longe da escola e dos colegas? Fale um pouquinho sobre a sua rotina e do que você tem sentido mais falta.

Professor Alex Educação Física dos 6º A, B, C e 7º A e B

Olá galera!!
Estamos retomando as aulas de maneira remota devido a crise da pandemia.
São novos tempos, com muitas novidade, principalmente na área tecnológica, com acesso a várias formas de mídia para manter-nos conectados. Passaremos por muitas dificuldades, algumas mídias não funcionarão a contento, eu não funcionarei direito, me sinto perdido e vamos todos procurar nos achar, nos ajudar.
Bom retorno a todos e MUITA, MAS MUITA SORTE E PACIÊNCIA também.
Abraços;
Professor Alex