terça-feira, 28 de abril de 2020

Aula para os 6º anos: A,B,C (Prof. Clayton Português)


             Caros alunos dos 6º anos: A,B,C o conteúdo abaixo define, mostra as diferenças e dá exemplos entre a linguagem culta e a linguagem coloquial. Leiam com atenção. (Se possível peçam para suas mães fazerem a leitura junto com vocês).
               Conhecer as diferenças entre a linguagem culta e a linguagem coloquial é importante para o aprimoramento das competências linguísticas dos falantes.
               Você já ouviu falar sobre os níveis de linguagem?
               A língua é um código utilizado para elaborar mensagens, sendo, portanto, um dos mais eficientes meios para a comunicação entre os falantes. Os níveis de linguagem dizem respeito a duas modalidades da língua, ambas executadas em diferentes contextos comunicacionais. São elas:
→ Linguagem culta: Essa modalidade é responsável por representar as práticas linguísticas embasadas nos modelos de uso encontrados em textos formais. É o modelo que deve ser utilizado na escrita, sobretudo nos textos não literários, pois segue rigidamente as regras gramaticais. A norma culta conta com maior prestígio social e normalmente é associada ao nível cultural do falante: quanto maior a escolarização, maior a adequação com a língua padrão.
Observe o exemplo:
               Venho solicitar a clarividente atenção de Vossa Excelência para que seja conjurada uma calamidade que está  prestes a desabar em cima da juventude feminina do Brasil. Refiro-me, senhor presidente, ao movimento entusiasta que está empolgando centenas de moças, atraindo-as para se transformarem em jogadoras de futebol, sem se levar em conta que a mulher não poderá praticar este esporte violento sem afetar, seriamente, o equilíbrio fisiológico de suas funções orgânicas, devido à natureza que dispôs a ser mãe. Ao que dizem os jornais, no Rio de Janeiro, já estão formados nada menos de dez quadros femininos. Em São Paulo e Belo Horizonte também já estão se constituindo outros. E, neste crescendo, dentro de um ano, é provável que em  todo o Brasil estejam organizados uns 200 clubes femininos de futebol: ou seja: 200 núcleos destroçados da  saúde de 2,2 mil futuras mães, que, além do mais, ficarão presas a uma mentalidade depressiva e propensa aos exibicionismos rudes e extravagantes.
→ Linguagem coloquial: é aquela utilizada em nosso cotidiano nas situações em que o nível de formalidade é menor, portanto, requer menor adequação às regras gramaticais. A linguagem coloquial, ou linguagem popular, é mais dinâmica, sendo marcada por grande fluidez verbal, já que não existe a preocupação excessiva com a norma-padrão da língua. Nela são permitidos recursos expressivos da linguagem, como gírias, e pode ser mais facilmente encontrada nos textos literários, nos quais se admitem licenças poéticas. Observe um exemplo:

Até quando?
Não adianta olhar pro céu 
Com muita fé e pouca luta 
Levanta aí que você tem muito protesto pra fazer 
E muita greve, você pode, você deve, pode crer 
Não adianta olhar pro chão 
Virar a cara pra não ver 
Se liga aí que te botaram numa cruz e só porque Jesus 
Sofreu não quer dizer que você tenha que sofrer!

GABRIEL, O PENSADOR. Seja você mesmo (mas não seja sempre o mesmo).
 Rio de Janeiro: Sony Music, 2001 (fragmento).
              São notáveis as diferenças entre a linguagem culta e a linguagem coloquial, contudo, isso não significa que exista uma modalidade superior à outra. Ambas, variedade padrão e não padrão, devem ser respeitadas e seus usos devem estar condicionados ao contexto comunicacional no qual o falante está inserido. Saber quando utilizar cada uma das linguagens faz do falante um poliglota do próprio idioma que sabe definir o momento adequado para adotar cada um dos níveis de linguagem. É preciso ressaltar que, embora o conhecimento das variedades linguísticas amplie nossas possibilidades de comunicação, é a norma culta que garante a manutenção da unidade linguística de um país.

               Notaram a diferença da Linguagem Culta e da Linguagem Coloquial? Nas Próximas aulas vamos continuar!

COMUNICADO Prof. Luciana Ed.Física 7 ano C

Boa tarde, estou alterando a data de entrega da atividade dos alunos 7 ºano C era p\ dia para dia 04\05 então ficará p\ dia 11\05.

Grato....
Qualquer dúvida só chamar no whatsapp.
1ºE   1ºF    2ºA       2ºB     2ºC       PROFESSORA: CIDA /   FÍSICA

   Olá pessoal, espero que estejam todos bem, cumprindo o isolamento corretamente, só assim
voltaremos a normalidade o mais rápido possível.
   Essa semana começaram as aulas no CMSP, é importante que vocês  assistam, no início vamos
ter dificuldades, estamos aprendendo e o importante é não desistirmos.
   As atividades que eu passei para vocês nos dias 23/03 e 02/04 eu peço que me enviem pelo
email:  cida.am.sousa05@gmail.com     até o dia 10/05, coloquem o nome e sala em cada página eu
vou corrigindo e dando o retorno para vocês .
   Dúvdas pode ser neste email por enquanto.
As próximas atividades vamos aguardar as aulas do CMSP.
 

Professora Maria Cristina Alves - 3° Ano EM ( Química)

Olá pessoal tudo bem? Ajude-nos a entrar em contato com todos os seus amigos.
Nós vamos dar inicio as nossas atividades EAD ( Ensino a distância) , OK?

Endereço para a entrega das atividades : cristinamcma75@gmail.com

Data de entrega: 05/05

Elaboração de  um texto ( digite o texto e o envie para o endereço acima)

1 - Como tem sido a sua experiência longe da escola e dos colegas? Fale um pouco  sobre a sua rotina e do que você tem sentido mais falta.( Pode ser honesto!!!)
2- Diante de um quadro tão grave de saúde pública,como você acha que será a nossa vida daqui para frente?

OBS: Tenho visto muitas pessoas levando uma vida normal. Andam pelas ruas sem proteção. NÃO PODE...PROTEJAM-SE E FIQUEM EM CASA!
Vou esperar  o conteúdo preparado pelo Centro de Mídias para trabalharmos a química. Masenquanto eles não publicam passarei atividades diferenciadas, oK? Bjão para vocês!!!

Professora Maria Cristina Alves - 2 °ANOS EM ( Química)

Olá pessoal tudo bem? Ajude-nos a entrar em contato com todos os seus amigos.
Nós vamos dar inicio as nossas atividades EAD ( Ensino a distância) , OK?

Endereço para a entrega das atividades : cristinamcma75@gmail.com

Data de entrega: 05/05

Elaboração de  um texto ( digite o texto e o envie para o endereço acima)

1 - Como tem sido a sua experiência longe da escola e dos colegas? Fale um pouco  sobre a sua rotina e do que você tem sentido mais falta.( Pode ser honesto!!!)
2- Diante de um quadro tão grave de saúde pública,como você acha que será a nossa vida daqui para frente?

OBS: Tenho visto muitas pessoas levando uma vida normal. Andam pelas ruas sem proteção. NÃO PODE...PROTEJAM-SE E FIQUEM EM CASA!
Vou esperar  o conteúdo preparado pelo Centro de Mídias para trabalharmos a química. Masenquanto eles não publicam passarei atividades diferenciadas, oK? Bjão para vocês!!!

2A . 2B . 2C . 2D . MATEMÁTICA . AULAS CENTRO DE MÍDIAS SP

DÚVIDAS
ENVIAR PARA O PROF. ANTONIO CARLOS ATRAVÉS DO E.MAIL escola.ac@hotmail.com

ATIVIDADES SOLICITADAS
APÓS REALIZADAS ENVIAR PARA O PROF. ANTONIO CARLOS ATRAVÉS DO E.MAIL escola.ac@hotmail.com

ACOMPANHAR ESSE BLOG CONTINUAMENTE POIS HAVERÃO ATIVIDADES COMPLEMENTARES  CONTINUAMENTE.

8A e 8B MATEMÁTICA . AULAS DO CENTRO DE MÍDIA SP

DÚVIDAS
ENVIAR AO PROF. ANTONIO CARLOS ATRAVÉS DO E.MAIL  escola.ac@hotmail.com

ATIVIDADES  SOLICITADAS
APÓS FINALIZADAS, ENVIAR PARA O PROF. ANTONIO CARLOS ATRAVÉS DO E.MAIL  escola.ac@hotmail.com

ACOMPANHAR ESSE BLOG POIS SEMPRE HAVERÃO ATIVIDADES COMPLEMENTARES.