segunda-feira, 11 de maio de 2020

Aula para os 6ºanos: A,B,C (professor Clayton - Português)



Discurso direto e indireto
Discurso direto e discurso indireto são dois tipos de discurso que existem, ou seja, dois tipos de introdução das falas de uma personagem numa narrativa.
O que é o discurso direto?
O discurso direto é caracterizado por ser uma transcrição exata da fala das personagens, sem participação do narrador.
O que é o discurso indireto?
O discurso indireto é caracterizado por ser uma intervenção do narrador no discurso ao utilizar as suas próprias palavras para reproduzir as falas das personagens.
Exemplo de discurso direto:
A aluna afirmou:
— Preciso estudar muito para o teste.
Exemplo de discurso indireto:
A aluna afirmara que precisava estudar muito para o teste.

Características do discurso direto e do discurso indireto

O discurso direto:
  • é introduzido por um verbo de elocução, seguido de dois-pontos e mudança de linha para um novo parágrafo;
  • é iniciado por um travessão, que indica a mudança da voz do narrador para a voz da personagem;
  • é feito na 1.ª pessoa do discurso (eu ou nós).
O discurso indireto:
  • é introduzido por um verbo de elocução, seguido de uma preposição que marca a mudança da voz do narrador para a reprodução da voz da personagem feita também pelo narrador.
  • é construído na mesma frase, não havendo mudança de linha ou de parágrafo;
  • é feito na 3.ª pessoa do discurso (ele, ela, eles, elas).


Eletiva: Feminícidio (Ensino Médio) Prof Maria José.

Boa Tarde!

Por gentileza assistam o vídeo e realizem a  atividade proposta.  Enviar para o email: profmariajose9@gmail.com até  15/05.


1) Explique com suas palavras, o que é feminícidio.

2)Quais são os tipos de violência doméstica ?

3) Faça uma pesquisa sobre:

- Lei do Feminícidio
- Lei Maria da Penha
- Misogenia
- Cultura do Machismo.
- Sexismo
- Homofobia.
https://youtu.be/SLfF9aAntQU



PROF. LUCIANA ED.FÍSICA 7ANO C





E.E Maria Montessori.
Trabalho de Educação Física 7°C
Tema: Brincadeiras e jogos.
Atividades da semana dia 11/05.
1ºBimestre.
1-Atividade sobre Capoeira.
Refletindo sobre a história da Capoeira.
Responda:
·          Qual é o significado da palavra Capoeira.
·         Porque a Capoeira no contexto histórico é complexo?
·         Os praticantes de Capoeira relatam que já sofreram atitudes de preconceitos em sua origem? Quais séria?
·         O que é o jogo da Zebra ( animal Africano) na capoeira.
·         Como se caracteriza a competividade na capoeira?
·               Você acredita que dá para praticar lutas, no caso a capoeira, sem machucar o oponente.
  2- Atividade: Reproduzir um vídeo sobre os movimentos básicos da capoeira, golpes.

SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS ESSA ATIVIDADE QUE ESTOU PEDINDO NÃO SERÁ DIVULGADO EM NENHUMA REDE SOCIAL.
Vídeo está no blogger.
Assistir o vídeo que está blogger do professor de Capoeira, depois reproduzir um vídeo com os movimentos do Mestre Castro.
Material: uma cadeira.
ORIENTAÇÕES IMPORTANTE:
·         Atividade pode ser feita na sala, quarto, no quintal, por favor não e para sair de casa: FICA EM CASA.
·         Atividade deve ser feita com segurança, use short, calça de moletom, calça legging e tênis para facilitar os movimentos.
·         Caso tem dificuldade pede ajuda, para o responsável.
·         Quando realizar o vídeo, por favor identificar, seu nome, série, qual tipo de movimentos, golpes básicos e gingas etc.     
Entrega do trabalho, por e-mail  dia 21/5
Bom trabalho, qualquer dúvida deixar recando no whatspp: 998940458.

Eletiva: Turismo
Prof Maria José
Boa tarde!

Faça uma pesquisa sobre os pontos turísticos da  cidade que você mora .


Roteiro:

Características do lugar.

Dados históricos

Data de construção

Localização

Curiosidades

Enviar para o email profmariajose9@gmail.com

Até 15/5
                                 ATIVIDADES DE FÍSICA      Profª  Cida
Entregar até o dia 15/05/2020

1) Um móvel  percorre uma distância de 1200 metros em 4 minutos. Qual a sua
velocidade média?

2)Um ponto móvel descreve uma trajetória retilínea de 480 km num instante de
40 segundos. Qual foi a velocidade média deste móvel durante o percurso?

3) Um automóvel passa pelo km 25 às 8 h e 10 min, e, pelo km 60 às 8h e 50 min.
Determine:
a) a distância percorrida
b) o tempo gasto no percurso
c) a velocidade média

4)Um nadador percorre a extensão de uma piscina de 50 metros de comprimento
em 25 segundos. Qual a velocidade média do nadador?

5)Um trem viaja a uma velocidade de 80 km/h. Quantos quilômetros (S) o trem
percorre em uma hora e 15 minutos?

6)Um móvel mantém a velocidade de 72 km/h durante um percurso de 1000 metros.
quanto tempo durou esse movimento? Dê o tempo em segundos

7) Uma moto anda com velocidade de 25m/s durante 2 horas. Quantos quilômetros
( S ) ela percorreu nessa viagem?

8) Se um ônibus andar a velocidade de 54 km/h e percorrer 1,5 km, qual será o
tempo gasto no percurso?

9)  Em uma estrada, um carro passa pela placa que indica a posição 15 km e após
3 minutos e 20 segundos passa  pela placa que indica a posição 9 km. Qual a
velocidade média desse carro?

10) Se você pegasse carona em um foguete, que viaja com velocidade média de
aproximadamente 60.000 km/h, quanto tempo você gastaria para chegar a Lua?
( A  distância da Terra a Lua é de aproximadamente 184.000 km).

 Fórmulas:  Vm = S/T          S=Vm.T          T= S/T
   para transformar km/ h para m/s   divide por 3,6
                               m/s para km/h multiplica por 3,6

       Segue abaixo exemplos para auxiliá-los na resolução dos problemas
e também os links no YouTube: Aula 01: https://www.youtube.com/watch?v=wlTa_yTElGM&list=PLzjR7HXQnrcf851TbygNYAZMAxd7xaj6s e Aula 02: https://www.youtube.com/watch?v=1oElVNKSMOE&list=PLzjR7HXQnrcf851TbygNYAZMAxd7xaj6s&index=2

1)Um carro percorre 320 quilômetros em 4 horas. Calcule a velocidade média
Vm = S/T
Vm = 320 km/4h = 80km/h

2) Com uma velocidade média de de 90km/h , quantas horas um carro  levaria
para percorrer 180km?
T=S/Vm
T= 180/90 = 2 horas

3) Ao cobrar uma falta em um jogo de futebol, um jogador imprime à bola uma
velocidade de 43,2 km/h. Sabendo que a bola gasta 3 segundos até atingir a rede
determine a distância percorrida pela bola. 
      43,2 / 3,6 = 12m/s
S= Vm . T
S = 12. 3 = 36 metros

4) Um ponto móvel descreve uma trajetória retilínea  de 300 metros num instante
de 2 minutos. Qual a velocidade média no percurso?
Vm=S/T
T = 60.2 = 120 segundos
Vm=  300/120 = 2,5 m/s     
 
    Fazer no caderno, tirar fotos e enviar no email ; cida.am.sousa05@gmail.com
Escrever o nome e série em cada página.
   










Atividades Avaliativas - Prof Carol - 3º A, B e C


Aulas  - Matemática 3º Ano A,  B , C
Professora Carol

ATIVIDADES AVALIATIVAS
1) Fazer os exercícios das aulas 1 a 10 postadas aqui no blog. 

Enviar as respostas, com a resolução, para o seguinte e-mail carolbritoff2@gmail.com

Discriminar no e-mail: NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE

Deixar todos os exercícios de forma organizada, discriminando a qual aula se refere.

Valor da atividade: 10

Entrega: até 20/5



2)   Fazer a atividade 1 a 4  do caderno do aluno (1º bimestre) páginas 7  a 9.

Enviar as respostas, com a resolução, para o seguinte e-mail carolbritoff2@gmail.com

Discriminar no e-mail: Nome completo, número e a série

Deixar todos os exercícios de forma organizada, discriminando a qual exercício se refere.

Valor da atividade: 10

Entrega: até 20/5

Matemática - Prof Carol - 3º A,B e C


Aulas  - Matemática 3º Ano A,  B , C
Professora Carol


Aula 10 – Posição relativa entre duas retas no plano cartesiano

1º passo -  Assistir ao seguinte vídeo



2º passo – Responder o exercício abaixo:

Confira se os pares de reta são concorrentes ou paralelas:

a) (r) -4x +2y – 4 = 0
    (s) 6x – 3y -1 = 0

b) (r) 3x + y -5 = 0
    (s) -8x + 2y + 1 = 0


c) (r) –x + 2y -2 = 0
    (s) x + y -4 = 0

d) (r) -2x + 3y -1 = 0
    (s) -5x + 6y -2 = 0