sexta-feira, 15 de maio de 2020

Professora Gabriella - Tecnologia 1º F

Boa tarde,

segue link, para vocês acessarem e responderem.
https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=3C52UFD5SE-0Oew0IoJgDC4ZkAdov3FBu2KGXH9CLndUNzNPTEc2VUhNUE4yNllBRVJSTThPVVFIQi4u

Até mais,

Professora Gabriella.

COMUNICADO PARA 7º ANO C PROF. LUCIANA ED.FÍSICA.

BOA TARDE.


Galerinha do 7°ano C, estamos na reta final do 1°  bimestre.
Tem aluno que não entregou nenhuma atividade, preciso dessas atividades até dia 21/05 depois dessa data não irei aceitar nenhum trabalho. 
 Dia 26/05 preciso de fechar as notas.
Entenda que atividades vai contar presença e nota do bimestre, então vamos agilizando qualquer duvida só deixar mensagem no watsp: 9989404-58
Entrega do trabalho pelo e-mail prof.luedfisica@yahoo.com.br

  • Bom final de semana .
  • Obrigada pela compreensão. 

Eletiva - Arte na História (alguns alunos 2B,C,E - lista em anexo)

Olá

Segue atividade de Eletiva:

ARTE NA HISTÓRIA

Turma:
2º B - Everton Silva, Giovanna Paula, Kemellu Beatriz, Lizbeth, Matheus do Carmo, Matheus Henrique, Mayra, Nataly, Vitória Caroline Pereira, Wagner Almeida,
2º C - Ana Betariz Santos, Angel, Bruna Cristina, Caue Araujo, Emily Alves, Gabriel Ribeiro, João Vitor, José Bladimir, Kaylany Alyce, Laura, Naomy, Natalia Maria, Oscar, Vitor Hugo Ribeiro
2º E - Alex Gabriel, Alex Silva,Ana Beatriz,Daniel, Danilo Mendes, Enzo Bettini,
3ºB Natan Santos, Richar, Thais, Vitor Gabriel, Vitória Cristina, Wagner Bruno, Wesley Silva



A Arte na História é muito vasta e complexa, pois acompanha todo o desenvolvimento do ser humano. Sendo assim, ela está dividida em vários períodos, nos quais se verificam as variadas formas de produção artística de inúmeras civilizações ao longo da história humana. Alguns historiadores entendem que a História da Arte, desde a Pré História até os nossos dias, traduz a própria história da humanidade, isto é, revela o processo de autocompreensão humana.
Um dos temas iniciais em história da arte, por exemplo, é “A Arte na Pré-História”, período no qual podem ser colhidas informações sobre os sistemas simbólicos desenvolvidos pelos homens primitivos, suas técnicas (como a arte rupestre) e os principais lugares do mundo onde esse tipo de arte pode ser encontrado atualmente.

Assista ao vídeo:

Responda:
1- Como eram chamadas as pinturas feitas nas cavernas pelos povos da pré história?
2- Quais as técnicas utilizadas pelos povos da pré história nas "produções artísticas"?
3- Qual a importância da arte da pré história? Quais evidências eles podem trazer sobre o comportamento desses povos?

Enviar até o dia 22/05/2020
email: esterbottasin@professor.educacao.sp.gov.br

Eletiva - Quadrinhos - HQ - Ensino Médio ( alguns alunos do 2 B, E e 3A - lista em anexo)

Olá Segue atividade referente à eletiva:

Quadrinhos

Alunos:
2º B - Ana Luiza, Camila Eduarda
2º E - Evandro Marques, Fabricio, Jéssica Marques, João Pedro, Kaiky Lopes, Leandro F. Livia, Maryane, Mateus Domingos, Thyfane, Vinicius da Silva, Vitória Noroes
3ºA - Amanda Mariano, Brenda, Bruno Bonifácio, Deborah, Diego, Douglas, Edson, Erik, Jenifer Conceição, Jonathan Gabriel, Julia dos Santos, Luiz Henrique, Marcella, Michael Douglas, Nathan, Otavio, Rafael Barbosa, Raphael Silva, Rosa, Sergio Ferreira, Sergio Murilo


Assista ao vídeo e responda às questões:

https://www.youtube.com/watch?v=TNFZdtEZQH0

1- O que é o gênero HQ?
2- Quais os objetivos de uma HQ?
3- Para que servem os "balões" numa HQ? Quais os tipos?
4- O que são onomatopeias?
5- De que forma uma HQ pode contribuir no estímulo à leitura?4


Encaminhar para o email:
esterbottasin@professor.educacao.sp.gov.br


3ºD - Geografia - Profª Ester

Segue atividade de Geografia - 15/05/2020


Países do Norte x Sul


Regionalização que utiliza um critério econômico dividindo o mundo em duas porções: Países do Norte (desenvolvidos) e Países do Sul ( subdesenvolvidos). Vale lembrar que no grupo dos países subdesenvolvidos temos os Emergentes: Industrializados porém com muitos problemas sociais.


Segue Link para vídeo aula.

Norte x Sul


REGIONALIZAÇÃO NORTE X SUL


regionalização norte-sul foi elaborada para designar a atual conjuntura socioeconômica internacional, em substituição à antiga divisão do mundo em países de 1º, 2º e 3º mundo.
Nessa antiga divisão, o 1º mundo era composto pelas nações capitalistas desenvolvidas, caracterizadas pelo elevado PIB e pelas melhores condições de vida das populações; o 2º mundo era composto pelas nações socialistas, alinhadas à União Soviética e que se caracterizavam pelo alto grau de estatização de sua economia; já o 3º mundo era formado pelas nações subdesenvolvidas, em especial aqueles países que se declaravam como “não alinhados”, ou seja, que não tomavam partido em favor de nenhum dos dois grandes polos mundiais: EUA e URSS.
Com o fim do segundo mundo e os sucessivos processos de independência da África, que culminaram no aparecimento de novas nações extremamente pobres, a divisão entre os três mundos tornou-se obsoleta.
Com o fim do segundo mundo e os sucessivos processos de independência da África, que culminaram no aparecimento de novas nações extremamente pobres, a divisão entre os três mundos tornou-se obsoleta.
Considerando que a maior parte dos países subdesenvolvidos se encontra no sul e os desenvolvidos, no norte, criou-se a divisão norte-sul. Entretanto, conforme podemos observar no mapa abaixo, essa divisão não representa a divisão do mundo conforme o ordenamento cartográfico dos hemisférios norte e sul.
Os países do Norte são caracterizados pelo elevado Produto Interno Bruto (PIB) e pelas condições históricas de poder e acúmulo de riquezas. São representados, em geral, pelos Estados Unidos, União Europeia e Japão. Apesar das boas condições econômicas, nesses países também existem desigualdades sociais e pessoas em condições de acentuada pobreza.
Os países do sul apresentam as maiores taxas de pobreza, violência e problemas sociais do planeta. Sua situação de dependência econômica se deve aos processos de colonização, imperialismo e neocolonização impostos pelas nações consideradas desenvolvidas. Entre os países do sul, existem aqueles países chamados “emergentes” ou em desenvolvimento, são os BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), os Tigres Asiáticos e o México.
Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
mundoeducacao.uol.com.br

Responda:
1- O que é a regionalização norte x sul?
2- O que são países emergentes?
3- Por que a linha do Equador não é uma referência para a regionalização Norte X Sul?
4- O que são BRICs? Quais os objetivos desse grupo?


Entregar as questões até dia 29/05/2020
esterbottasin@professor.educacao.sp.gov.br

1ABCD - Física - Maria Regina








Física - ( Prof. Maria Regina) - 15 / 05 /20 -  Atividade para o ensino médio: 1A, 1B, 1C, e 1D.   


Nome:                                                Nº:                         Série:         data:        /           /        .       


Aula do Centro de Mídia de São Paulo    -   Física


Atividade de fixação de aprendizagem.


1) O que foi falado nessa aula? Descreva.


2) Quais são as áreas que atuam a física? E de exemplos:


3) Calcule as grandezas e unidades de medidas:  sendo uma polegada e igual a 2,54 cm .
   

Quais são as polegadas dessas  tv  medindo sua  diagonal em cm as seguintes tv :


a) 38,10  cm   =   


b) 152,40 cm  =


c) 12,50 cm  =


d) 177,80 cm =


4) O que envolve nas  grandezas físicas:  vetoriais e escalares?


5) Efetue a conversão de:


a) 103 km/s  para  m/s.                                f) 20 m/s para km/h


b) 125,5 km/ h  para  m/s.                           g) 78,25 m/s para km/h


c) 72 km/h para m/s.                                    h) 104 m/s para km/h


d) 115,5 km/h para m/s.                               i)  25,5 m/s para km/h


e) 70,25 km/ h para m/s                               j) 125,55 m/s para km/h



6 )  Um cão estava a perseguir um gato a uma velocidade de 5 m/s . Qual a velocidade do gato em km/h?



Bom estudo!

Atividade 15/05 - ELETIVA DE TEATRO - PROFESSORA REBECA RIGHETTI RAMOS- 3

ATIVIDADE 

(Enviar fotos do caderno com as respostas ou arquivo word das atividades respondidas por e-mail ou pelo grupo do WhatsApp)


Após ler o texto postado no blog e assistir à adaptação cinematográfica do texto de Ariano Suassuna “O Auto da Compadecida”, responda às seguintes questões:
01. (FUVEST) Aponte a alternativa correta em relação a Gil Vicente:
a) Compôs peças de caráter sacro e satírico.
b) Introduziu a lírica trovadoresca em Portugal.
c) Escreveu a novela Amadis de Gaula.
d) Só escreveu peças e português.
e) Representa o melhor do teatro clássico português.

02. (FUVEST-SP) Caracteriza o teatro de Gil Vicente:
a) A revolta contra o cristianismo.
b) A obra escrita em prosa.
c) A elaboração requintada dos quadros e cenários apresentados.
d) A preocupação com o homem e com a religião.

3. (UEL) As questões de 03 a 05 referem-se ao texto abaixo.
João Grilo: Ah isso é comigo. Vou fazer um chamado especial, em verso. Garanto que ela vem, querem ver? (Recitando.)
Valha-me Nossa Senhora, Mãe de Deus de Nazaré! A vaca mansa dá leite, a braba dá quando quer. A mansa dá sossegada, a braba levanta o pé.
Já fui barco, fui navio, mas hoje sou escaler. Já fui menino, fui homem, só me falta ser mulher.
Encourado: Vá vendo a falta de respeito, viu?
João Grilo: Falta de respeito nada, rapaz! Isso é o versinho de Canário Pardo que minha mãe cantava para eu dormir. Isso tem nada de falta de respeito!
Já fui barco, fui navio, mas hoje sou escaler. Já fui menino, fui homem, só me falta ser mulher. Valha-me.
Nossa Senhora, Mãe de Deus de Nazaré.
Cena igual à da aparição de Nosso Senhor, e Nossa Senhora, A compadecida, entra.
Encourado, com raiva surda: Lá vem a compadecida! Mulher em tudo se mete!
João Grilo: Falta de respeito foi isso agora, viu? A senhora se zangou com o verso que eu recitei?
A Compadecida: Não, João, porque eu iria me zangar? Aquele é o versinho que Canário Pardo escreveu para mim e que eu agradeço. Não deixa de ser uma oração, uma invocação. Tem umas graças, mas isso até a torna alegre e foi coisa de que eu sempre gostei. Quem gosta de tristeza é o diabo.
João Grilo: É porque esse camarada aí, tudo o que se diz ele enrasca a gente, dizendo que é falta de respeito.
A Compadecida: É máscara dele, João. Como todo fariseu, o diabo é muito apegado às formas exteriores. É um fariseu consumado.
Encourado: Protesto.
Manuel: Eu já sei que você protesta, mas não tenho o que fazer, meu velho. Discordar de minha mãe é que eu não vou.
(...)
Fonte: Auto da Compadecida. 15 ed. Rio de Janeiro: Agir, 1979.
A obra “Auto da Compadecida” foi escrita para o teatro:
a) Por João Cabral de Mello Neto e aborda temas recorrentes do Nordeste brasileiro.
b) E seu autor, Ariano Suassuna, aborda o tema da seca que sempre marcou o Nordeste.
c) Pelos autores do ciclo armorial, abordando temas religiosos e costumes populares.
d) Por Ariano Suassuna, tendo como base romances e histórias populares do Nordeste brasileiro.
e) Por João Cabral de Mello Neto e aborda temas religiosos divulgados pela literatura de cordel.

4. Ao humanizar personagens como Manuel e a Compadecida, o autor pretende:
a) Denunciar o lado negativo do clero, na religião católica.
b) Exaltar o sentimento da justiça divina ao contemplar os simples de coração.
c) Mostrar um sentimento religioso simples e humanizado, mais próximo do povo.
d) Retratar o sentimento religioso do povo nordestino, numa visão iconoclasta.
e) Fazer caricatura com as figuras de Cristo e de Nossa Senhora.

5. Com base no texto e nos seus conhecimentos sobre a obra, as personagens João Grilo e Chicó identificam-se com:
a) Os bobos da corte da Idade Média.
b) Os palhaços dos circos populares.
c) As figuras de arlequim e pierrô da tradição romântica universal.
d) Tipos humanos autenticamente brasileiros.
e) Figuras lendárias da literatura popular nordestina, semelhantes a Lampião e Padre Cícero.