Após a leitura do texto: "Cyberbullying: a violência virtual" responda as questões abaixo (resposta pessoal)
Interpretação do texto
1) O quê é bullying?
2) Você já foi vítima de Bullying ou conhece alguém que foi? Justifique.
3) Como se comportam as pessoas que praticam bullying?
4) Como ficam as pessoas que recebem o bullying?
5) Qual seria, na sua opinião, a melhor maneira de combater o bullying?
6) Conte uma experiência que você, ou um conhecido passou ao receber bullying na internet.
- 1
- 1°F
- 1°F PORT
- 1ª série A
- 1ª série B
- 1ª série C
- 1ª série D
- 1ª série E
- 1ª série F
- 1F
- 2 série A
- 2° Série E
- 2°A tecnologia
- 2°B
- 2°B TECNOLOGIA
- 2°C
- 2°D
- 2°D TECNOLOGIA
- 2ª série B
- 2ª Série C
- 2ª série D
- 2ª série E
- 2C
- 3ª série A
- 3ª série B
- 3ª série C
- 3ª série D
- 6° E 7° ANOS ELETIVAS CULTURA REGIONAL. PROFESSORA ANA PAULA
- 6º ano A
- 6º ano B
- 6º ano C
- 7 A
- 7A
- 7c
- 7º ano A
- 7º ano B
- 7º ano C
- 7ºB
- 7ºC
- 8 B
- 8° e 9° anos eletivas oficina ortográfia
- 8º
- 8º A
- 8º ano A
- 8º ano A 8º ano B
- 8º ano B
- 8º ano C
- 8º B
- 8º B C
- 8º C
- 8º e 9º Ano.
- 9º ano A
- 9º ano B
- AAPs - EF - 6º 7º 8º e 9º Anos EM - 1º 2º e 3º
- Avisos Coordenação
- B
- C
- D
- Direção
- Eletiva Áudio Visual
- ELETIVA BIBLIOTECA
- Eletiva Cultura Regional 6º e 7º anos
- Eletiva de Biblioteconomia - Ensino Médio
- Eletiva de Cinema - Ensino Médio
- Eletiva de Eventos - Ensino Médio
- Eletiva de Fotografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Ortografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Reciclagem/Revitalização - 6º e 7º anos
- Eletiva de Teatro - Ensino Médio
- Eletiva de Técnicas de Redação para o Enem - Ensino Médio
- Eletiva Empreendedorismo - 8º e 9º anos
- Eletiva Feminícidio - Ensino Médio
- Eletiva Laboratório de Matemática - 8º e 9º anos
- Eletiva Laboratório de Matemática - Ensino Médio
- Eletiva Quadrinho - HQ - Ensino Médio
- Eletiva turismo
- Grêmio Estudantil
- PROFESSORA: DEBORAH
- PROFESSORA: MARIA MARLI
- PROFESSORA: MARIA MARLI 3º
- PROFESSORA: MARIA MARLI DE HISTÓRIA 7ºB
- PROFESSORA: MARIA MARLI- 1º
- PROFESSORA:DEBORAH
- PROFESSORA:MARIA MARLI
- Projeto de Vida Protagonismo Juvenil
terça-feira, 19 de maio de 2020
2ºA - Leitura e interpretação de texto (Clayton - Português)
Faça a releitura do texto: "Cyberbullying: a violência virtual" e elabore 10 questões, respondendo-as.
2° B,C,D - AULA 3 FIGURAS DE LINGUAGEM MAT. PROVA- PROF TALI PORTUGUES
AULA 3
Personificação / Prosopopeia como Figura de Linguagem e Pensamento
Como toda figura de linguagem, a Personificação / Prosopopeia privilegia o aspecto conotativo. Empresta ao texto a subjetividade própria deste estilo. E é considerada figura de pensamento, pelo fato de trabalhar com significados escondidos. Ou seja que estejam implícitos na expressão ou vocábulo.
É desta forma que através dela podemos dar vida a qualquer objeto ou animal. Ou melhor dizendo, ela nos permite “personificar” seres inanimados e irracionais.
Esta figura de linguagem, que também podemos chamar de figura de estilo ou de retórica, nos apresenta um lado bastante interessante da Língua. Ela põe à nossa disposição um recurso estilístico capaz de ampliar as possibilidades de criação. É estratégia que permite que todos os seres tenham voz, atividades, sensações e sintam emoções.
Exemplos de Personificação / Prosopopeia
Observe os exemplos e não deixe de ler as justificativas entre parênteses para entender onde está a Personificação ou Prosopopeia.
- Pelo caminho nos deparamos com uma “nevasca cruel”. – (A nevasca é considerada como portadora de um sentimento – a crueldade.)
- “Ora, chora cavaco, ora chora viola”, Já disse pro samba que eu não vou me embora” (Candeia – no samba “Lá vai Viola”) (Aqui a viola e o cavaco são capazes de chorar.)
- Nada mais pude fazer, a não ser aceitar a “sinistra face da morte”. (A morte ganha uma face e assume a característica de ser sinistra)
- Oh! Que “noite cruel e nefasta”. (Neste caso, é a noite que ganha características de seres vivos.)
- E o “sol encantado” com sua beleza, “sorria”. (O sol se anima nestes versos. Se encanta com a beleza e ganha a capacidade de sorrir)
Personificação ou Prosopopeia na Poesia
A poesia é um gênero literário que muito se utiliza destas figuras de pensamento. Raramente encontramos textos líricos sem a presença da Personificação ou Prosopopeia. Talvez seja por isto, que tanto nos fascinam os versos de poetas como Carlos Drummond de Andrade:
“As casas espiam os homens
Que correm atrás das mulheres.”
Que correm atrás das mulheres.”
Observe que o eu lírico atribui uma ação própria dos seres humanos – espiar - a seres inanimados, “as casas”, personificando-as.
Personificação / Prosopopeia na Música
- Cazuza também usa Prosopopeia na música Exagerado. Onde acusa a “paixão” de ser “cruel” e “desenfreada”. Observe o trecho:
“Paixão cruel, desenfreada”
…mil rosas roubadas.
----------------------------------------------------------------------------------
EUFENISMO
O eufemismo é uma figura de linguagem que caracteriza-se pela substituição de palavras ou expressões com o objetivo de suavizar a mensagem, torná-la menos chocante. Termos rudes são trocados por palavras mais brandas, permitindo falar de coisas desagradáveis de uma forma melhor, embora o sentido essencial permaneça inalterado.
O eufemismo é bastante empregado quando se fala sobre morte, por exemplo. As dezenas de expressões que usamos para nos referirmos ao fenômeno da morte revelam o quanto o assunto é incômodo.
Por se tratar de uma substituição de termos, o eufemismo também pode ser admitido como um tipo de perífrase.
Exemplos de eufemismo:
- A expressão “faltou com a verdade” está aí substituindo o verbo “mentiu”.
- O uso da expressão “inteligência bastante limitada” permite dizer de uma forma mais amena que tratava-se uma moça “burra”.
- Para evitar dizer que a pessoa morreu, foi usada a expressão “partiu desta para melhor”. Entre os muitos outros eufemismos para a morte, estão os termos “falecer”, “partir” e “descansar”.
A testemunha faltou com a verdade.
Era uma moça de inteligência bastante limitada.
O jovem rapaz partiu desta para melhor.
ATENÇÃO: Certas expressões usadas para substituir as palavras “morte” e “morrer” possuem um forte caráter cômico, e por isso deixam de ser consideradas eufemismo. Como exemplos podemos citar as expressões “esticar as canelas”, “ir para a terra dos pés juntos”, “comer capim pela raiz”, entre outras.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ANÁFORA
A anáfora consiste na repetição de uma ou mais palavras no início de orações, períodos ou versos sucessivos. É um recurso bastante utilizado em poemas e letras de músicas. Essa figura de linguagem também se dá pela utilização depronomes demonstrativos e pronomes relativos que substituem palavras ditas em orações anteriores.
Exemplos de anáfora:
- Na letra dessa música, todos os versos começam com a palavra “quando”, repetida de propósito.
Quando não tinha nada, eu quis
Quando tudo era ausência, esperei
Quando tive frio, tremi
Quando tive coragem, liguei
(À Primeira Vista – Chico César)
- No poema de Drummond, temos versos sucessivos iniciados com a conjunção condicional “se”.
Se você gritasse,
se você gemesse,
se você tocasse
a valsa vienense,
se você dormisse,
se você cansasse,
se você morresse…
Mas você não morre,
você é duro, José!
(E agora, José? – Carlos Drummond de Andrade)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
GRATIDÃO
PROF. TALI
REFERENCIAS
www.figuradelinguagem.com/prosopopeia-personificacao/
Os trechos poéticos dos poemas e músicas utilizadas como exemplo foram retiradas dos sites: http://pensador.uol.com.br/ e https://www.vagalume.com.br
Professora Maria Cristina - Projeto de vida - 6 ABC
Olá meninos e meninas tudo bem com vocês?
Segue aqui um tema para você desenvolver um texto a respeito desse assunto
Juliana Spinelli Ferrari
Colaboradora Brasil Escola
Graduada em psicologia pela UNESP - Universidade Estadual Paulista
Curso de psicoterapia breve pela FUNDEB - Fundação para o Desenvolvimento de Bauru
Mestranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP - Universidade de São Paulo
TAREFA DO DIA
Responda : Como lidar com a frustração?
email para enviar o trabalho: cristinamcma75@gmail.com
Segue aqui um tema para você desenvolver um texto a respeito desse assunto
O que é Frustração?
Frustração é o sentimento decorrente da não realização de um desejo ou
tendência, ou seja, é a reação diante da expectativa não correspondida. Para
entender melhor, podemos dizer que é aquilo que sentimos quando algo que
queremos ou esperamos não acontece. Essa não satisfação do desejo gera uma
espécie de tensão interna, experienciada, geralmente, como uma sensação de
tristeza e aborrecimento ou, em alguns casos, de desespero.
Como diferenciar tristeza e frustração?
É importante, especialmente na infância, que os pais, cuidadores e
educadores, sejam capazes de perceber quando a criança está triste e quando se
sente frustrada. Na vida adulta, essa distinção também é relevante. Isso
porque, apesar de apresentarem sintomas muito parecidos, os dois sentimentos
têm origens e consequências bastante distintas. Quando uma expectativa é
frustrada, os sentimentos de tristeza levam a atitudes de mudança e a uma
melhor adaptação do sujeito, que é completamente diferente dos casos de
Depressão, por exemplo, em que a tristeza também é sintoma característico.
Para exemplificar, vamos tomar a situação de uma pessoa que não consegue
o emprego que almejava. Quando há uma frustração, esse sentimento está ligado a
essa situação específica e pode gerar o desejo de aprimoramento para tentar
outros empregos. No caso de uma Depressão, esse acontecimento seria apenas mais
um dos motivos para o desânimo, uma vez que a tristeza não está ligada a causas
específicas e pode imobilizar o sujeito.
A frustração é importante?
Apesar de parecer um sentimento decorrente de situações de fracasso, a
frustração é de extrema importância para a constituição psicológica dos
indivíduos. Alguns autores descrevem a frustração como necessária ao
desenvolvimento infantil. Em níveis suportáveis, a falta, a carência ou a
desilusão estão associadas ao desenvolvimento da capacidade de adiar
gratificações, que é fundamental para a vida em sociedade. Nesse sentido,
evitar frustrações pode ser um dos fatores de uma formação adaptativa
deficiente: uma criança muito protegida ou cujos desejos foram sempre
imediatamente satisfeitos pode ter dificuldades em compreender a realidade da
existência adulta, em que o desejo e a satisfação estão cada vez mais distantes
e exigem cada vez mais trabalho e dedicação. Uma criança despreparada para
suportar frustrações pode se transformar em um adulto que desenvolve crises
emocionais por razões ínfimas ou que se sente constantemente insatisfeito.
Não pare agora... Tem mais depois da
publicidade ;)
Não se pode, todavia, resumir a dificuldade adaptativa dos adultos à
superproteção dos pais, já que existem outros fatores que influenciam nessa
formação deficiente, como a cultura e as formas de organização da sociedade.
Na sociedade em que vivemos, o prazer e a satisfação são constantemente
cultuados e a frustração aparece como a pior experiência. Todos os esforços
estão voltados para evitá-la. A medicina se esforça para evitar as dores,
entorpecendo seus pacientes. As escolas se esforçam para satisfazer os desejos
de crianças e seus pais. As políticas públicas se empenham em produzir conforto
psicológico, oferecendo a sensação de segurança que as pessoas necessitam para
não pensarem em situações desconfortantes, como a realidade em que vivem. Nesse
sentido, a inadaptação é generalizada: os adultos e crianças, incapazes de
experienciar a frustração, porque foram despreparados para isso, são inundados
por falsas realizações e se apegam ao conforto proporcionado artificialmente
por elas. Falar em frustração está longe de se resumir ao sentimento de
tristeza ou aborrecimento, antes disso, está na importância de ressaltar que a
habilidade de adiar a recompensa é uma capacidade adaptativa que está sendo
perdida por grande parte das pessoas.
Juliana Spinelli Ferrari
Colaboradora Brasil Escola
Graduada em psicologia pela UNESP - Universidade Estadual Paulista
Curso de psicoterapia breve pela FUNDEB - Fundação para o Desenvolvimento de Bauru
Mestranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP - Universidade de São Paulo
TAREFA DO DIA
Responda : Como lidar com a frustração?
email para enviar o trabalho: cristinamcma75@gmail.com
Professora Maria Cristina - Eletivas - Reciclagem - 6 Anos / 7 Anos
Bom dia meninos? Tudo bem?
Segue a atividade do dia...
Pesquisar o tempo médio que os plásticos,pneus, vidros e metais ficam na natureza para serem degradados.
Qual é a diferença entre o plástico degradável e biodegradável?
As novas sacolinhas que estão sendo distribuídas no mercado são realmente biodegradáveis?
Email para a entrega da atividade: cristinamcma75@gmail.com
Segue a atividade do dia...
Pesquisar o tempo médio que os plásticos,pneus, vidros e metais ficam na natureza para serem degradados.
Qual é a diferença entre o plástico degradável e biodegradável?
As novas sacolinhas que estão sendo distribuídas no mercado são realmente biodegradáveis?
Email para a entrega da atividade: cristinamcma75@gmail.com
Professora Maria Cristina : 3 A,B,C,D Química
Estudo do Equilíbrio Químico
Estado de equilíbrio químico – coexistência de reagentes e
produtos em certas transformações químicas
Pesquise:
a) Qual é o conceito de equilíbrio em uma reação química?
Exemplifique
b) Qual é a expressão matemática utilizada para
expressar um equilíbrio químico?
Entrega da atividade : cristinamcma75@gmail.com ( entregar semana que vem)
Professora Maria Cristina - 2 anos A,B,C,D - Química
Assunto Abordado... Concentração de Soluções
Atividade:Pesquise a periculosidade dos produtos de higiene que você tem em casa.
Qual é o perigo ao misturarmos hipoclorito de sódio com amoníaco? Descreva com detalhes e cite a substância formada.
Entregue no email cristinamcma75@gmail.com ( entregar na semana que vem)
Anvisa alerta sobre
aumento de intoxicação por produtos de limpeza
A Agência pede mais
atenção com as crianças
Publicado em
18/05/2020 - 08:06 Por Agência Brasil* - Brasília
A fim de reduzir os riscos à saúde
causados pelo aumento da exposição tóxica por produtos de limpeza no país, a
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou a Nota Técnica (NT) 11/2020,
que alerta a população sobre o crescimento dos casos de intoxicação.
De acordo com a Anvisa, embora não
haja informações que demonstrem o vínculo definitivo entre a exposição e os
esforços de higienização e desinfecção para evitar a disseminação da covid-19,
parece haver uma associação temporal com o aumento do uso dos produtos.
O documento orienta também sobre o
uso e o armazenamento adequados dos chamados saneantes domissanitários, ou
seja, os saneantes de uso domiciliar que contêm substâncias ou preparações
destinadas à higienização e à desinfecção.
A nota foi elaborada com base nos
dados dos centros de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox). “Para se
ter uma ideia do crescimento dos casos de intoxicação, de janeiro a abril deste
ano os CIATox receberam 1.540 registros de intoxicação devido a produtos de
limpeza envolvendo adultos, um aumento equivalente a 23,3%, comparado ao mesmo
período de 2019, e de 33,68%, com relação a 2018”, informa a Anvisa.
Crianças
No que se refere às crianças, foram
registrados 1.940 casos, um aumento de 6,01% e de 2,7%, em relação a 2019 e
2018, respectivamente. De acordo com a Agência, os números mostram que os
acidentes domésticos envolvendo exposição tóxica a substâncias químicas são
mais frequentes com o público infantil e, portanto, há necessidade de dispensar
mais cuidados às crianças.
Orientações básicas
1- Mantenha os produtos de limpeza
fora do alcance de crianças e animais. Esses produtos podem atrair a atenção
principalmente de crianças pequenas, entre 1 e 5 anos de idade.
2- Evite o armazenamento desses
produtos em recipientes diferentes e não etiquetados.
3- Supervisione as crianças, não
permitindo que elas acessem os ambientes onde esses produtos são guardados.
4- Não deixe detergentes e produtos
de limpeza em geral embaixo da pia ou no chão dos banheiros.
5- Leia e siga as instruções
descritas no rótulo de cada produto.
6- Evite a mistura de produtos
químicos.
7- Garanta a ventilação quando for
manusear um desses produtos destinados à limpeza, higienização e desinfecção.
8- Inutilize as embalagens vazias.
Isso porque elas sempre ficam com resíduos, ou seja, restos dos produtos. Jogue
fora as embalagens vazias, preferencialmente valendo-se do sistema de coleta
seletiva, de modo a separá-las do lixo orgânico.
9- Em caso de emergências
toxicológicas, não provoque vômito. Tenha em mãos o número do Centro de
Informação e Assistência Toxicológica, o CIATox: 0800-722-6001.
*Com informações da Anvisa
Edição: Aécio Amado
Qual é o perigo ao misturarmos hipoclorito de sódio com amoníaco? Descreva com detalhes e cite a substância formada.
Entregue no email cristinamcma75@gmail.com ( entregar na semana que vem)
Assinar:
Postagens (Atom)
-
2° Ano E Biologia Profa Solange Período para entrega: Até 28/10/2020 4° Bimestre: Unidade Temática: DNA- Tecnologias de Manipulação do DN...
-
Exercícios de fixação 1) Use MAL ou MAU: a) Antônio sempre foi um mau elemento. b) Na luta contra o mal , devemos nos lemb...
-
Atividades - Correção 1.Pesquise: 2 poemas ou 2 músicas, em seguida, identifique o esquema de rimas utilizado pelo autor/compositor. ...