terça-feira, 19 de maio de 2020

2ºE Português - Profª Ângela

 Atividade para o 2º Bimestre 

livro de Português páginas 36 e 37 ( livro que vocês retiraram no colégio). Responder as questões referente ao texto ( de 01 a 06)  enviar para meu email professoraortega@yahoo.com
data entrega desta atividade: 28/05 
 Tema deste trabalho: Uso do Substantivo

** Não esquecer de colocar nome, número e série no email ***

Quem não retirou o livro de português, segue as páginas abaixo:





7 ano C  -  Professora Maria Regina ( matemática )

Colocar : Nome:                                        N°:               Série:      Data    /     /


Atividade sobre porcentagem

1 ) Definir como você entende sobre porcentagem?
De exemplos.

2 )  Qual o símbolo de porcentagem?

3) Calcule a porcentagem de:

a ) 35% de 500

b ) 72% de 100

c ) 30% de 900

d ) 50% de 400

e ) 60% de 800

f ) 50% de 700

4 ) Fiz uma compra no valor de R$ 120,00 e consegui um desconto de 30% . Quanto economizei na compra?

5 ) Como você define decréscimo e acréscimo?
De exemplos:


prazo até      22 / 05 /20


 Bom estudo!



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     Atividade  aula de hoje 19 /05/ 20      -     Matemática  -        Prof. Mª Regina


1 ) A aula que você assistiu hoje foi sobre qual assunto?


2)  A letra indica o que?

3 ) A diferença na variável da incógnita, se sim ? Qual a diferença?

4 ) Na tabela que foi passado da idade da criança e quantidade de peso tem uma fórmula para cada idade, quais são as fórmulas  que foi colocado para achar a quantidade de gotas?

5 ) A variável m represente o preço de uma maçã e a variável p o preço de uma pera. Erica comprou 7 maçã e 3 peras.

a ) Qual  é a expressão algébrica que representa o preço por Erica?

b ) Quanto Erica gastou , se cada maçã custo R$ 1,50 e cada pera ,R$ 1,70.


Prazo 22 / 05 /20


Bom estudo!


6º anos: A,B,C (professor: Clayton - Português)

Após a leitura do texto: "Cyberbullying: a violência virtual" responda as questões abaixo (resposta pessoal)

                                            Interpretação do texto

1) O quê é bullying?

2) Você já foi vítima de Bullying ou conhece alguém que foi? Justifique.

3) Como se comportam as pessoas que praticam bullying?

4) Como ficam as pessoas que recebem o bullying?

5) Qual seria, na sua opinião, a melhor maneira de combater o bullying?

6) Conte uma experiência que você, ou um conhecido passou ao receber bullying na internet.

2ºA - Leitura e interpretação de texto (Clayton - Português)

Faça a releitura do texto: "Cyberbullying: a violência virtual" e elabore 10 questões, respondendo-as.

2° B,C,D - AULA 3 FIGURAS DE LINGUAGEM MAT. PROVA- PROF TALI PORTUGUES

AULA 3 

Personificação / Prosopopeia como Figura de Linguagem e Pensamento

Como toda figura de linguagem, a Personificação / Prosopopeia privilegia o aspecto conotativo.  Empresta ao texto a subjetividade própria deste estilo. E é considerada figura de pensamento, pelo fato de trabalhar com significados escondidos.  Ou seja que estejam implícitos na expressão ou vocábulo.
É desta forma que através dela podemos dar vida a qualquer objeto ou animal. Ou melhor dizendo, ela nos permite “personificar” seres inanimados e irracionais.
Esta figura de linguagem, que também podemos chamar de figura de estilo ou de retórica, nos apresenta um lado bastante interessante da Língua. Ela põe à nossa disposição um recurso estilístico capaz de ampliar as possibilidades de criação. É estratégia que permite que todos os seres tenham voz, atividades, sensações e sintam emoções.

Exemplos de Personificação / Prosopopeia

Observe os exemplos e não deixe de ler as justificativas entre parênteses para entender onde está a Personificação ou Prosopopeia.
  • Pelo caminho nos deparamos com uma “nevasca cruel”. – (A nevasca é considerada como portadora de um sentimento – a crueldade.)
  • “Ora, chora cavaco, ora chora viola”, Já disse pro samba que eu não vou me embora” (Candeia – no samba “Lá vai Viola”) (Aqui a viola e o cavaco são capazes de chorar.)
  • Nada mais pude fazer, a não ser aceitar a “sinistra face da morte”. (A morte ganha uma face e assume a característica de ser sinistra)
  • Oh! Que “noite cruel e nefasta”. (Neste caso, é a noite que ganha características de seres vivos.)
  • E o “sol encantado” com sua beleza, “sorria”. (O sol se anima nestes versos. Se encanta com a beleza e ganha a capacidade de sorrir)
Personificação ou Prosopopeia na Poesia
A poesia é um gênero literário que muito se utiliza destas figuras de pensamento. Raramente encontramos textos líricos sem a presença da Personificação ou Prosopopeia. Talvez seja por isto, que tanto nos fascinam os versos de poetas como Carlos Drummond de Andrade:
“As casas espiam os homens
Que correm atrás das mulheres.”

Observe que o eu lírico atribui uma ação própria dos seres humanos – espiar - a seres inanimados, “as casas”, personificando-as.

Personificação / Prosopopeia na Música

  • Cazuza também usa Prosopopeia na música Exagerado. Onde acusa a “paixão” de ser “cruel” e “desenfreada”. Observe o trecho:
“Paixão cruel, desenfreada”
…mil rosas roubadas.
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EUFENISMO
O eufemismo é uma figura de linguagem que caracteriza-se pela substituição de palavras ou expressões com o objetivo de suavizar a mensagem, torná-la menos chocante. Termos rudes são trocados por palavras mais brandas, permitindo falar de coisas desagradáveis de uma forma melhor, embora o sentido essencial permaneça inalterado.
O eufemismo é bastante empregado quando se fala sobre morte, por exemplo. As dezenas de expressões que usamos para nos referirmos ao fenômeno da morte revelam o quanto o assunto é incômodo.
Por se tratar de uma substituição de termos, o eufemismo também pode ser admitido como um tipo de perífrase.

Exemplos de eufemismo:

    A testemunha faltou com a verdade.
  • A expressão “faltou com a verdade” está aí substituindo o verbo “mentiu”.
  • Era uma moça de inteligência bastante limitada.
  • O uso da expressão “inteligência bastante limitada” permite dizer de uma forma mais amena que tratava-se uma moça “burra”.
  • O jovem rapaz partiu desta para melhor.
  • Para evitar dizer que a pessoa morreu, foi usada a expressão “partiu desta para melhor”. Entre os muitos outros eufemismos para a morte, estão os termos “falecer”, “partir” e “descansar”.
ATENÇÃO: Certas expressões usadas para substituir as palavras “morte” e “morrer” possuem um forte caráter cômico, e por isso deixam de ser consideradas eufemismo. Como exemplos podemos citar as expressões “esticar as canelas”, “ir para a terra dos pés juntos”, “comer capim pela raiz”, entre outras.
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ANÁFORA

anáfora consiste na repetição de uma ou mais palavras no início de orações, períodos ou versos sucessivos. É um recurso bastante utilizado em poemas e letras de músicas. Essa figura de linguagem também se dá pela utilização depronomes demonstrativos e pronomes relativos que substituem palavras ditas em orações anteriores.

Exemplos de anáfora:

    Quando não tinha nada, eu quis
    Quando tudo era ausência, esperei
    Quando tive frio, tremi
    Quando tive coragem, liguei
    (À Primeira Vista – Chico César)
  • Na letra dessa música, todos os versos começam com a palavra “quando”, repetida de propósito.
    Se você gritasse,
    se você gemesse,
    se você tocasse
    a valsa vienense,
    se você dormisse,
    se você cansasse,
    se você morresse…
    Mas você não morre,
    você é duro, José!
    (E agora, José? – Carlos Drummond de Andrade)
  • No poema de Drummond, temos versos sucessivos iniciados com a conjunção condicional “se”.
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GRATIDÃO
PROF. TALI


REFERENCIAS
www.figuradelinguagem.com/prosopopeia-personificacao/
Os trechos poéticos dos poemas e músicas utilizadas como exemplo foram retiradas dos sites: http://pensador.uol.com.br/ e https://www.vagalume.com.br


Professora Maria Cristina - Projeto de vida - 6 ABC

Olá meninos e meninas tudo bem com vocês?
 Segue aqui um tema para você desenvolver um texto a respeito desse assunto



O que é Frustração?
Frustração é o sentimento decorrente da não realização de um desejo ou tendência, ou seja, é a reação diante da expectativa não correspondida. Para entender melhor, podemos dizer que é aquilo que sentimos quando algo que queremos ou esperamos não acontece. Essa não satisfação do desejo gera uma espécie de tensão interna, experienciada, geralmente, como uma sensação de tristeza e aborrecimento ou, em alguns casos, de desespero.
Como diferenciar tristeza e frustração?
É importante, especialmente na infância, que os pais, cuidadores e educadores, sejam capazes de perceber quando a criança está triste e quando se sente frustrada. Na vida adulta, essa distinção também é relevante. Isso porque, apesar de apresentarem sintomas muito parecidos, os dois sentimentos têm origens e consequências bastante distintas. Quando uma expectativa é frustrada, os sentimentos de tristeza levam a atitudes de mudança e a uma melhor adaptação do sujeito, que é completamente diferente dos casos de Depressão, por exemplo, em que a tristeza também é sintoma característico.
Para exemplificar, vamos tomar a situação de uma pessoa que não consegue o emprego que almejava. Quando há uma frustração, esse sentimento está ligado a essa situação específica e pode gerar o desejo de aprimoramento para tentar outros empregos. No caso de uma Depressão, esse acontecimento seria apenas mais um dos motivos para o desânimo, uma vez que a tristeza não está ligada a causas específicas e pode imobilizar o sujeito.
A frustração é importante?
Apesar de parecer um sentimento decorrente de situações de fracasso, a frustração é de extrema importância para a constituição psicológica dos indivíduos. Alguns autores descrevem a frustração como necessária ao desenvolvimento infantil. Em níveis suportáveis, a falta, a carência ou a desilusão estão associadas ao desenvolvimento da capacidade de adiar gratificações, que é fundamental para a vida em sociedade. Nesse sentido, evitar frustrações pode ser um dos fatores de uma formação adaptativa deficiente: uma criança muito protegida ou cujos desejos foram sempre imediatamente satisfeitos pode ter dificuldades em compreender a realidade da existência adulta, em que o desejo e a satisfação estão cada vez mais distantes e exigem cada vez mais trabalho e dedicação. Uma criança despreparada para suportar frustrações pode se transformar em um adulto que desenvolve crises emocionais por razões ínfimas ou que se sente constantemente insatisfeito.
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Não se pode, todavia, resumir a dificuldade adaptativa dos adultos à superproteção dos pais, já que existem outros fatores que influenciam nessa formação deficiente, como a cultura e as formas de organização da sociedade.
Na sociedade em que vivemos, o prazer e a satisfação são constantemente cultuados e a frustração aparece como a pior experiência. Todos os esforços estão voltados para evitá-la. A medicina se esforça para evitar as dores, entorpecendo seus pacientes. As escolas se esforçam para satisfazer os desejos de crianças e seus pais. As políticas públicas se empenham em produzir conforto psicológico, oferecendo a sensação de segurança que as pessoas necessitam para não pensarem em situações desconfortantes, como a realidade em que vivem. Nesse sentido, a inadaptação é generalizada: os adultos e crianças, incapazes de experienciar a frustração, porque foram despreparados para isso, são inundados por falsas realizações e se apegam ao conforto proporcionado artificialmente por elas. Falar em frustração está longe de se resumir ao sentimento de tristeza ou aborrecimento, antes disso, está na importância de ressaltar que a habilidade de adiar a recompensa é uma capacidade adaptativa que está sendo perdida por grande parte das pessoas.

​Juliana Spinelli Ferrari
Colaboradora Brasil Escola
Graduada em psicologia pela UNESP - Universidade Estadual Paulista
Curso de psicoterapia breve pela FUNDEB - Fundação para o Desenvolvimento de Bauru
Mestranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP - Universidade de São Paulo




TAREFA DO DIA


Responda : Como lidar com a frustração? 

email para enviar o trabalho: cristinamcma75@gmail.com


Professora Maria Cristina - Eletivas - Reciclagem - 6 Anos / 7 Anos

Bom dia meninos? Tudo bem?

Segue a atividade do dia...

Pesquisar o tempo médio que os plásticos,pneus, vidros e  metais ficam na natureza para serem degradados.
Qual é a diferença entre o plástico degradável e biodegradável?
As novas sacolinhas que estão sendo distribuídas no mercado são realmente biodegradáveis?

Email para a entrega da atividade: cristinamcma75@gmail.com